Eclipse 1 de setembro 2016

path-760

Para quem estava com saudade, de novo entramos em mês de eclipses!

Cantem comigo: ai, ai, ai ai…

O mapa abaixo mostra a trajetória do eclipse:

path-760

O eclipse vai basicamente passar pela África, que já não tinha problemas suficientes. Especificamente, vai passar por regiões conflituosas como Congo, Zâmbia, Moçambique e Angola. Eclipses nestes casos tendem a acirrar o conflito nas fronteiras destes países. O eclipse acontece mais ou menos ao meio dia para Ruanda, que está mais ou menos no centro da zona. Como o eclipse dura entre 3 e 4 horas, temos de 3 a 4 anos como período de duração. Mais especificamente, de acordo com Ptolomeu, os efeitos serão sentidos no segundo terço do período, ou seja, algo como 1 ano e uns 4 meses, então começando por volta de janeiro de 2018 até abril de 2019.

O eclipse acontece em virgem. De acordo com Ptolomeu os signos de terra representam a África, outro sinal de problema. Também não é muito bom para o Brasil. Muitos pop-astrólogos dão o signo de virgem para o Brasil, o que não confio no mínimo, mas Dr H, que é bem minucioso, disse que coisas em virgem afetam fortemente a América Latina. Eu também acho que, sob a divisão de Ptolomeu, a América Latina também deve ser incluída na triplicidade de terra, então, sim, o período complicado no Brasil deve continuar.

Na carta abaixo, para o eclipse em Brasília, vemos que o eclipse acontece bem no ascedente…

eclipse1set2016

Mansão Lunar

A mansão lunar é a Juba do Grande Leão e tem entre outras simbologias:

  • peixes, ossos, costelas, ossos da bacia e da coxa (quem tem parentes velhos, é bom tomar cuidado).
  • o poder da profecia e oráculos
  • Messianismo (Trump? Pelo menos ele também tem uma juba, mesmo que falsa)
  • Orgulho, não querer se render por orgulho
  • Ser dobrado apesar do orgulho, um orgulhoso sendo montado como um cavalo

Astrologia eletiva

Evite coisas mais importantes (principalmente inícios, fazer coisas pela primeira vez) durante o período de mais ou menos uma semana antes do eclipse. No mínimo tente evitar 3 dias antes e 2 dias depois, mas coisas como casamentos e compras de casas, etc, deveria ter pelo menos uma semana.

Como é comum na pop astrologia, o povo começa a minimizar todos os aspectos negativos e começam a aparecer as bobagens. “O eclipse é apenas energia. Use a energia do eclipse”, blá, blá, blá. Sim, o eclipse é energia, mas energia 220 V, boa para seu chuveiro, mas se você conecta seu barbeador na voltagem 220 V ele não vai funcionar duas vezes melhor, e sim explodir. O eclipse pode sim ter consequências positivas, mas os riscos não valem a pena.

Astrologia Natal

É muito raro na astrologia tradicional ver menções a efeitos de eclipses em cartas natais. Eu acredito cada vez mais que a introdução de eclipses em astrologia natal é outra consequência da falta de método da pop astrologia: você pega todos os eclipses do ano (pelo menos 4) e é óbvio que um monte de coisa vai conectar com um monte de coisa. O que a astrologia pop não faz é comparar com os anos que não aconteceu nada.

As menções na astrologia natal geralmente se referem a reis e famosos, que imagino que não seja o seu caso, caro leitor, mas se for você sempre pode fazer como os babilônios e contratar um dublê para pegar a carga negativa em seu lugar.

Se você quer usar o eclipse no seu mapa natal, use orbes pequenas (1 ou 2 graus, não 10) apenas para planetas e pontos importantes no seu mapa.

Lembre que, no fundo, os eclipses são os efeitos mundanos, mas do ponto de vista do mapa natal, não são mais do que a conjunção do sol e lua  com o trânsito dos nodos lunares passando por seu mapa. Eu prefiro usar o trânsito dos nodos (que por si só já é um fator menor – não se usa muito trânsito em previsão).

 

Outros artigos

Masha´allah sobre eclipses – Bebendo na fonte

Resultados do Eclipse de 15 de abril 2014

Resposta: Como usar o mapa da lunaçao anterior ao nascimento?

 

 

Posted in Eventos e política Tagged with: , ,

Cursos de astrologia atualização 2016!

Muita gente querendo aproveitar e começar a estudar seriamente a astrologia tradicional, aqui um post pra dizer as novidades.

1 – os cursos serão em formato semanal.

Faz alguns meses eu deixei o curso de Direções secundárias aberto o tempo todo. Eu não gostei muito do resultado, as pessoas parece que passaram pelo conteúdo muito rápido. Então a partir de agora os cursos terão um formato semanal para as que as coisas possam ser digeridas.

2 – Curso de Introdução a Astrologia Tradicional.

Este curso permite os primeiros passos para quem quer aprender astrologia tradicional direito.

Temas a discutir

  • fundamentos da astrologia tradicional
  • princípios de astrologia eletiva – elegendo seu cotidiano pela lua e sua carta natal, mansões lunares e trânsitos
  • princípios de astrologia horária – aprendendo cartas básicas de estado, principalmente amorosas e cartas de demissão, clima e objetos perdidos.
  • princípios de astrologia natal – aprender a calcular o básico de toda análise natal – senhor das maneiras (personalidade), temperamento, estado da mente, motivação da carta, almuten figuris.

Formato

  • Curso semanal com áudio ou vídeo e pdf.
  • uma lição de casa por semana para enviar para mim
  • Preço – apenas R$ 120
  • Duração 12 semanas
  • Início: 12/9/2016

Pagamento pelo paypal ou cartão de crédito




 

3 – Curso A análise do Mapa Natal.

  • Curso detalhado para análise profunda do mapa natal
  • A pessoa já deve ter bases sólidas e saber analisar o mapa natal
  • Mais detalhes nas próximas semanas
  • Início em 10 de outubro 2016
  • Preço: 270
  • Duração 20 semanas (sujeito a modificação)

Pagamento pelo paypal ou cartão de crédito    Preço: 270    





Pagamento por depósito bancário por favor entre em contato comigo pelo email yuzuruizawa@gmail.com para detalhes.

Após o pagamento por qualquer meio eu entro em contato por email para confirmar que está na lista do curso.

descarga (1)

 

Posted in astrology, Iniciantes e Tutoriais Tagged with:

Mercúrio retrógrado agosto 2016

mercury-retrograde-514x600

 

O planeta mais retrógrado de todos fica retrógrado novamente! Parabéns a mercúrio, que fica retrógrado entre 29 de agosto (29 virgem) a 21 de setembro 2016 (14 virgem), e daí volta ao movimento normal.

A grande mentira de Mercúrio retrógrado

Como todos sabem, quando mercúrio fica retrógrado, TUDO VAI DAR ERRADO:

  • Fogo e enxofre caem dos céus
  • Rios e os mares entram em ebulição
  • Quarenta anos de escuridão, terremotos, vulcões
  • os mortos se levantam das tumbas
  • Gatos e cães vivendo juntos…

Como diz Christopher Warnock, com a retirada dos planetas maléficos, a única coisa que restou para indicar a maleficidade dos planetas acaba sendo a lua fora de curso e mercúrio retrógrado. Então, 3 vezes por ano temos que aguentar os avisos de apocalipse iminente.

Obviamente, quando saímos da pop-astrologia, isto não acontece.

Em astrologia eletiva

 

O problema principal é que as pessoas partem do princípio que quando mercúrio fica retrógrado, tudo que é mercuriano dá errado. Isto obviamente não é verdade. Quando marte fica retrógrado os cirurgiões não se confundem o apêndice com o coração, quando saturno está retrógrado os prédios não caem.

Sendo um fator eletivo, mercúrio retrógrado afeta (indiretamente) as coisas mercurianas que comecem durante este período. Isto obviamente é um fator universal, e portanto genérico, e seu efeito eletivo vai variar com vários fatores, como a lua.

Estando mercúrio retrógrado, ele prejudica as coisas mercurianas, como jornalismo, advogados, tecnologia, computadores, comércio, estudos que começarem durante este período (outros fatores iguais).

Portanto abrir um escritório de advocacia durante este período tem mais riscos que o normal (outros fatores constantes), mas isto NAO significa que todos os advogados do mundo vão ao mesmo tempo cometer erros básicos e processar seus próprios clientes por engano.

Portanto, como é óbvio, seu computador não vai quebrar durante o período. O que acontece é que, se sua carta estiver aflita por mercúrio, se você começar algo mercuriano como reformatar seu computador, daí você está convidando problemas. Mas este é o fato eletivo de resultado da ação (reformatar).

Em astrologia horária

Note que mercúrio vai fazer uma coisa muito curiosa… parando no grau 29 de virgem, ele vai (nos dias anteriores) estar em conjunção com vênus. Vênus vai completar o aspecto e mudar de signo.  Horárias neste dia podem trazer um tema de separação se forem depois do aspecto.

Horárias em que mercúrio é um significador importante também serão afetadas de uma maneira estranha. Primeiro com o simbolismo de algo em crise perto de sair de graça (em 29 de virgem, sua exaltação) e parando e voltando. Talvez coisas como sair da beira do abismo.

Em astrologia mundana

Como mercúrio rege mercados e comerciantes a Bolsa de Valores tende (palavra chave) a mudar de direção durante este período. Não é um significador nem para baixo nem para cima, apenas de mudança de direção, qualquer que ela seja.

A retrogradação vai afetar a casa 9 do ingresso solar em Câncer.

Abaixo vemos os céus da retrogradação.

mercurio1

Os céus no início da retrogradação mostra mercúrio perto de Denebola, o rabo do leão, que tem conotação negativa, apesar de falar sobre generosidade, representa finais e quedas de poder.

Enquanto marte e saturno estão preocupados em sua própria dança de poder, relacionada a golpes de estado e eleições americanas, Mercúrio se aproxima de júpiter, cada vez mais devagar, até que vênus o alcança e os 3 se encontram perto da cabeça de Virgem, que tem a imagem de Astraea, deusa da justiça que subiu aos céus para se afastar da violência dos homens.

Aqui temos a simbologia da “Justiça é cega” e se é cega mesmo.

Vênus dá o prêmio ao príncipe regente, quem quer que ele seja. Um candidato que imagino seria Hillary Clinton. Mercúrio, o mensageiro, recebe uma mensagem de júpiter. Júpiter espera por mercúrio que vai entrar em retrogradação e voltar ao sol.

Na imagem abaixo, vemos que mercúrio vai ficar direto perto da estrela Zosma, que fala de orgulho e de orgulhosos que se curvam. Júpiter na foto vai estar combusto prestes a ir para oriental.

mercurio2

Depois disso, com Júpiter já oriental, mercúrio vai reencontrar com Júpiter em 10 de outubro, perto de Vindiametrix, estrela que simboliza Erigone, amante de Baco. A estrela tem associação com a estação das uvas, com boas colheitas, com vinho, com suicídio e seu nome também significa fazedor de viúvas.

 

mercurio3

 

Então note que os temas políticos e celebridades por volta de dia 29 de agosto (perda de poder, passagem de tocha, um príncipe coroado, traições) vão retornar apenas em 10 de outubro. A mensagem ou coroação, que júpiter deu a mercúrio, vai voltar a ele por volta de 10 de outubro com temas de boas colheitas, bons frutos, mas também pode ser viuvez e morte súbita.

 

 

mercury-retrograde-514x600

Posted in Eventos e política, horária e eletiva, planetas Tagged with: , , , , ,

Bebendo na fonte – Dorotheus sobre trânsitos

www.laba.ws_Classical_Painting_Desktop_HD

Dorotheus da Sidônia viveu em Alexandria, no primeiro século depois de Cristo. Seu livro é um dos clássicos da astrologia tradicional, apesar de ter sofrido inúmeras reformas, e às vezes é difícil saber o que é original e o que foi inserido depois. Consiste em 5 livros, que tratam de astrologia natal, horária e eletiva.

[Carmen Astrologicum, traduzido por David Pingree, 2005] Na página 98  temos um trecho sobre trânsitos.

A comparação é com [Schmidt – Dorotheus, Orpheus, Pseudo Valens Teachings on Transits, 1995].

 

É extraordinariamente importante notar que Dorotheus fala sobre estes trânsitos dentro de um Retorno Solar. Todas as vezes que Dorotheus fala sobre na volta dos anos (turning of the years) ele quer dizer o retorno. O sentido da palavra trânsito para estes autores antigos claramente é dentro de um retorno solar. Quem tem as traduções de Schmidt, que tenha muito cuidado, pois ele fala no prefácio exatamente isto, mas dentro do texto retirou, sabe-se lá porque, todas as referências a volta dos anos. É por isto que eu prefiro traduções de acadêmicos e não de astrólogos.

Abaixo eu não coloco a tradução literal, e sim paráfrase, usando os nomes modernos para facilitar, e também tirando os floreios.


Agora eu vou esclarecer a transferência dos 7 planetas para os locais (que os outros planetas estavam na carta natal). Quando cada planeta alcança a oposição ou a conjunção com a posição que um planeta tinha na carta natal, coisas ruins acontecem. É pior quando marte transita júpiter e sol (para nascimentos diurnos) e quando saturno transita a lua (para os que nasceram durante a noite). E é ruim para o nativo quando o ponto transitado originalmente continha um maléfico (marte e saturno), pois isto traz problemas com a saúde e o pai.

[Schmidt: Quando marte transitar sol ou júpiter será perigoso, principalmente se a natividade for diurna, se marte estiver estacionário ou ocidental, pois significa perigos ao corpo e julgamentos. A mesma coisa vale ao contrário, sol e júpiter transitando marte também trazem malefícios].

Trânsitos por trígono são mais fáceis e produtivos que os trânsitos por quadratura e oposição.  Se os maléficos estiverem em quartil a direita não haverá benefício, mas se os benéficos estiverem, haverá bons efeitos. Se os benéficos estiverem em trígono trarão ótimos resultados.

[O trecho abaixo contradiz o anterior]Se os maléficos estiverem em trígonos serão piores [Pingree] (Schmidt diz que serão mais incisivos). É pior para o nativo se os dois maléficos estavam em casas ruins na carta natal. Quando o nativo passa dos 30 anos, os trânsitos de Saturno são mais suaves. [Schmidt = Quando o nativo passa dos 45 anos, os trânsitos de marte também se tornam mais suaves ].

O trânsito dos maléficos pelos quatro ângulos também é maléfico. Quando os maléficos, no retorno solar, transitam por casas boas [Schimdt = seus maleficios diminuem, da mesma maneira que o trânsito dos benéficos por casas ruins trazem menos benefícios que de comum durante o retorno solar].

[Coloquei os planetas em ordem para facilitar]

Se saturno transitar por saturno no retorno solar coisas boas atingirão onativo. Se saturno e marte transitam júpiter no retorno solar, eles destroem o benefício de júpiter. Se saturno e marte transitam vênus e mercúrio no retorno solar, também diminuem o benefício destes dois. Se saturno transita marte no retorno solar, vai prejudicar o coração do nativo e a pessoa será malvada.

Se júpiter transitar saturno no retorno solar, isto vai suavizar os problemas de saturno durante o ano, e vai ganhar propriedade e bens. Se júpiter transitar por marte no retorno solar, coisas boas vão aumentar em relação às propriedades e será vitorioso sobre inimigos durante o ano. [Schmidt: Se júpiter transitar por vênus também traz coisas boas].

Se marte transitar por Saturno natal no retorno solar, vai melhorar a alma do nativo e fazer com que ele seja firme e vitorioso sobre inimigos. Se marte transita sobre venus ou jupiter no retorno solar, vai prejudicar os bens do nativo durante o ano. Se marte estiver sobre os raios do sol (conjunto ao sol) a pessoa sofrerá febres e dores e falta de razão, e se o pai do nativo estiver vivo, seu pai sofre maus efeitos, e sua fama e autoridade também serão afetadas [Dorotheus fala sobre a conjunção com o sol, mas suponho que o mesmo para outros aspectos, como oposição]. Se marte transitar a lua no retorno solar, então dores atingirão o corpo do nativo, ele usará seu intelecto contra seus inimigos, mas com problemas e dificuldades. [Schmidt: se marte transitar vênus, causa irregularidades em temas amorosos] Se transitar por mercúrio, causa suspeitas, indecoro, inimizades entre amigos, problemas com escravos e roubos e problemas financeiros.

[Schmidt – se vênus transitar por saturno é bom para tudo]. Se vênus transitar por júpiter no retorno solar, há problemas com mulheres, luto e brigas durante o ano [Schmidt – cria falsas esperanças mas os objetivos não se cumprem]. Se vênus transitar marte no retorno solar, o nativo briga com o companheiro e não olhará para ninguém amorosamente [minha interpretação – trecho confuso]. Se vênus transitar o sol, vai atrapalhar a vida do nativo e terá problemas com mulheres. Se vênus transitar por mercúrio no retorno solar isto vai aumentar o trabalho do nativo. Se venus transitar a lua no retorno solar, será bom para seu trabalho, mas terá má reputação com mulheres.

Se mercúrio transitar os benéficos será bom. Se mercúrio transitar os maléficos, haverá malefício. Se nem os benéficos nem os maléficos aspectarem mercúrio, o nativo não será bom em seu trabalho, mas também não terá luto nem problemas.  Se mercúrio transitar júpiter, será bom para seu trabalho e para ser recebido por reis. Se mercúrio transitar por marte, “o coração do nativo será forte sobre toda mentira” [Schmidt = o trânsito de mercúrio faz as pessoas corajosas, inventivas e excitadas sobre as coisas]. Se mercúrio transitar sobre  vênus, então seu trabalho será bom. Se mercúrio transitar a lua o corpo do nativo será curado e as dores em suas juntas passarão.

Quando a lua

www.laba.ws_Classical_Painting_Desktop_HD

www.laba.ws_Classical_Painting_Desktop_HD

por saturno, o nativo terá muito frio. Se a lua transitar por marte, desastres atingirão o nativo, a não ser que benéficos ajudem. Se a lua transitar o sol durante o retorno solar [Schmidt – é bom para uniões].  O nativo derrama sangue se a lua transita por marte ou sol, ao mesmo tempo que o sol e marte transitam entre si. Se a lua transitar vênus, e os maléficos não aspectam, o nativo será ganancioso, e gastará seu dinheiro com fornicação e as pessoas saberão sobre ele. [Schmidt – se a lua transitar vênus e os maléficos não aspectam, será um bom momento. Se marte aspectar, representa sexo com mulheres.

Se a lua transitar por mercúrio, a pessoa fará trabalhos com a natureza de mercúrio.

Quando a lua transitar a lua no retorno solar, o nativo será alegre e contente. Se a lua transitar por venus e júpiter também será bom.

Se lua transitar a casa 1, a saúde terá problemas. Se transitar a casa 10, o trabalho da pessoa será reconhecido dependendo dos aspectos dos benéficos. Se a lua transitar pela casa 7 o nativo vencerá seus inimigos e ganhará dinheiro. Se a lua transitar pela casa 4, no retorno solar, haverá segredos que o nativo guardará e é bom para fazer um testamento.

 

 

Posted in Bebendo na fonte, Mapa natal, planetas Tagged with: , , , , , , ,

Lua Cheia 18 Agosto de 2016

Romantical-Love

LuaCheia18Ag16

Oh, oh, lua cheia acontecendo bem nos ângulos, sinal de algo potencialmente importante acontecendo…

Primeiro a mansão lunar para ter algumas idéias gerais sobre os temas que serão notícias no mundo:

A lua está na 25a mansão lunar – o escondido. Alguns temas da mansão são:

  • Coisas escondidas
  • perigo e coleção de débitos
  • adeus ao clima frio
  • Animal – andorinha
  • vermes escondidos saem da terra e de suas covas
  • Nômades levantam suas tendas e começam seu caminho
  • fluxo de chuvas, presentes ou coisas boas, prêmios ou loterias.

Então veremos algumas dessas coisas em destaque, é claro que aqui é mais augúrios, difícil saber como elas vão se manifestar na prática.

 

O al-mubtazz da lua cheia é Saturno, na casa 4, junto com marte, nos termos de júpiter em sagitário. Eu sugeriria que algumas possibilidades dadas por saturno são:

  • Vendas de terrenos (talvez do petróleo = Saturno) a preços sobre ou sub avaliados.
  • Problemas em aviação ou queda de aviões.
  • Celebridades mais velhas anunciando divórcios depois de longos casamentos.
  • Diminuição nos recordes das olimpíadas
  • acidentes entre os esportistas

Astrometeorologia – as indicações da mansão lunar juntas com sol no ASC e Marte no IC mostram um aumento de temperatura, com a lua no DSC também prenuncia pancadas de chuva.

Impeachment: a data que eu tinha acabou sendo ultrapassada. Agora as notícias dizem dia 23 “até o fim do mês de agosto”.  Quando tivermos uma data melhor vamos tentar comparar com o mapa da coroação de Dilma e os ingressos solares.

 

 

 

Posted in Eventos e política Tagged with:

Podcast – tudo o que você queria saber sobre Vênus

Botticelli-Birth-of-Venus-detail

Neste programa eu falo sobre o planeta vênus e suas principais associaçoes.

Botticelli-Birth-of-Venus-detail

Posted in Iniciantes e Tutoriais, planetas Tagged with: ,

Marte vai para sagitário (agosto 2016)

Fondo Kratos God of War

Marte, depois do baile da fase retrógrada que ocupou toda a primeira parte do ano, vai de novo para sagitário e recomeça a dança com o outro maléfico saturno. Os maléficos se encontram em sua conjunção a cada dois anos aproximadamente. A cada 30 anos há uma conjunção maléfica especial no signo de Câncer (a última foi em 2004).

Alguns eventos que esperamos que vão ser afetados pelo baile de Marte e Saturno, pior ainda, ao redor da estrela maléfica Antares, serão relacionados com a votação do impeachment, com as olimpíadas e os atos de terror e tantos outros que começaram na mesma época.

Muitos anos atrás, na segunda versão do curso de astrologia tradicional, eu passei o mapa estelar do início das olimpíadas para os alunos, sem dizer o que era ou a data, e basicamente todo mundo achou shitty. Vamos ver o que vai dar.

Agora tendo em vista todas estas coisas, vamos tentar dar uma análise geral para nós pobres mortais.

Ativação de Planeta Natal

Abaixo o que vamos fazer é comparar o marte em Sagitário com o seu planeta natal. Se eu não mencionei seu planeta em signo, é que não me ocorre um significado especial, não é porque esqueci.

Como não posso saber seu ascendente, por natureza isto é muito vago para ser uma previsão, e precisa ainda tentar pensar na sua condição real.

Marte vai estar em sagitário de 3 de agosto até 26 de setembro.

 

Venus natal em áries – período ruim para iniciar um novo projeto de espiritualidade. Pode sentir suas bases morais sendo desafiadas. Falta de fé.

júpiter natal em áries – período ruim para iniciar um novo estudo ou viagem para o exterior

Marte natal em touro – sentimentos de medo, ansiedade, depressão. Desejo de investigar coisas novas ou esotéricas. Cuidado com dívidas e acidentes.

Vênus natal em gêmeos – quem já está com problemas com relacionamento podem passar por uma fase de muitas brigas, já que marte é naturalmente inimigo de relações amorosas.

Saturno natal em gêmeos – estar fora de casa, sentir nostalgia, viajar para lugares distantes.

Marte natal em câncer – simbologia de cirurgia… se tem cirurgia marcada para este período não é negativo, mas quem tem problemas de saúde já ativos pode vir a necessitar de intervenção. Se ficar doente, tendência a febres. Mascotes podem sofrer acidentes.

Júpiter natal em leão – quem tem filhos pode ter que sofrer um pouco com eles dando piti. Não é momento bom para engravidar ou dar a luz porque pode trazer um parto mais complicado. Quem trabalha com coisas criativas pode sentir muita impaciência mas também energia e vontade de terminar tudo rápido.

Marte natal em leão – Bom pra começar esportes.

Saturno natal em virgem – não começar reformas na casa, comprar ou vender um imóvel ou inaugurar o novo lar durante este período. Cuidados com incêndios.

Vênus natal em Virgem – não comprar móveis ou redecorar a casa, pois os móveis podem não durar muito, ou gastar muito mais que necessário.

Sol ou lua natais em Virgem – possíveis problemas com a família. Discussões.

Marte natal em libra – Pode ter problemas com irmãos então talvez prefira ter uma certa distância dos parentes. Mas colegas de trabalho também tendem a ser dor de cabeça. Fofocas.

Jupiter natal em escorpião – mau pras finanças porque torna gastador, evitar grandes compras ou dívidas neste período porque tende a tomar o passo maior que a perna, investimentos neste período tendem a ser desfavoráveis, com baixos retornos ou muita volatilidade, ou dinheiro que só vem com dificuldade.

Venus natal em escorpião – mau pra começar dietas ou iniciar algo como canto ou artes em geral.

Marte natal em sagitário – Sentimento de energia, agressividade ou irritabilidade. Sentindo-se inquieto e com vontade de se mover, preso, impaciente, gastador, irresponsável ou tomando atitudes precipitadas. É bom fazer esporte ou algo que gaste a energia.

Saturno natal em capricórnio – Cuidado com inimizades. Pode levar a culpa de coisas que não tinha responsabilidade nenhuma. Olhar para os dois lados quando atravessar a rua e no trabalho cuidado com as cobras venenosas.

Júpiter natal em aquário – Novas amizades começadas durante o período podem trazer  brigas com amigos. Má sorte, não gastar dinheiro em aventuras. Se sua renda for variável, guarde dinheiro para o périodo. Se seu pai sofre de algum problema de saúde pode ativar os problemas.

Marte ou Sol natal em peixes – Mais atividade na vida profissional, o que pode ser ruim ou bom dependendo da pessoa. Provavelmente mais competitividade e mais luz sobre suas ações. Necessitará ser mais agressivo.

Posted in astrology, horária e eletiva, Mapa natal Tagged with: , ,

Lua cheia 19 julho 2016

full_moon___by_moroka323

Eu acho que a última tentativa de interpretar a lua nova não foi muito bem sucedida, mas vamos tentar de novo

O mapa abaixo para Brasília, por economia.

 

luacheia19julho

 

Mansão Lunar

A mansão lunar é chamada de A Fortuna. É normalmente positiva e indica sorte, chuva, clima primaveril, renovação, fertilidade, purificação e ordem.

O clima de desordem mundial poderia então dar uma acalmada.

Notícias relacionadas à pessoas bonitas e beleza, juventude, ascensão ou talvez aviões, prêmios, troca. No lado negativo, escravidão ou sequestro. Histórias relacionadas à águias e cavalos.

Ingresso Solar

O ascendente da lua cheia pega o ingresso em Câncer na casa 2 das finanças, e seu regente na 11. Minha interpretação mais literal é que o ministro (da fazenda provavelmente) dando medidas restringindo o dinheiro da população ou fazendo cortes.

Eclipse Lunar

O eclipse lunar cai na casa 10 e representa a morte de uma pessoa famosa mais velha, ou pelo menos uma autoridade.

Marte – Saturno

Esta lua pega especialmente a conjunção marte – saturno de 2004. Nada bom já que ela representa desastres e problemas. A conjunção de marte saturno deste ano pega na casa 10 do mapa original mostrando problemas para Temer. Mas para estes 15 dias há problemas com doenças, crianças, esportes, competições.

Ingresso solar do Brasil 1890

Comparando com o ingresso solar de 1890, que pela astrologia tradicional funda o Brasil, o ascendente da lua cheia está oposto ao saturno natal, trazendo problemas para pessoas idosas, aposentados, para a terra e o meio ambiente, para a oposição. A regência da casa 8 traz medos e aumento de dívidas.

 

É isso. Vamos ver como estas delineações gerais se enquadram com a realidade.

Artigos relacionados

 

 

 

Posted in astrology, Eventos e política

Método de Retificação de Valens

descarga (2)

 

Esta semana achei interessante investigar o método de Valens para retificação, como apresentado por um artigo de Ehzan Khaseni na Isar. Seria interessante ler primeiro o artigo para saber o método de maneira simplificada, antes de eu introduzir as complicações.

Por que eu quero analisar então o método. Por que ele obviamente não funciona! Como grande parte dos métodos descritos em Valens, seja por culpa do autor ou das traduções simultâneas ao longo de milênios, todos os métodos são uma zona, e muitos cálculos não fazem o mínimo sentido. Khazeni diz que se baseia em tratados persas, eu estou usando a tradução de Valens do grego.

Resumo

O método é baseado se o nascimento é diurno ou noturno e na fase da lua. Você precisa ter a hora de nascimento, e portanto  o método deve ser usado para ajustar a hora um pouco para frente ou um pouco para trás. Se você ajustar a hora de nascimento de 7 da manhã para 9 da noite, alguma coisa está muito errada.

1  – Se o nascimento for diurno, vamos criar a carta do nascer do sol, com o sol cravado no ascendente, e fazer os cálculos da posição da lua a partir desta carta (a lua move 13 graus durante o dia, então qualquer movimento será ignorado). Se o nascimento for noturno, a carta será feita para o pôr do sol (sol no descendente).

 

2 – Vamos então calcular o fator solar que é basicamente a fase da lua. Khazeni diz que é simplesmente contar os graus do sol até a lua (ou seja  a fase da lua – deve contar na ordem do zodíaco). Khazeni diz para “retirar 360 se o número for negativo” porque ele está subtraindo as duas longitudes. Pessoalmente acho que contar os graus de distância é mais fácil. Uma quadratura é 90 graus ou 270, etc.

 

3 – Como dito acima precisamos da hora estimada de nascimento que vamos ajustar. Supondo que o nascer do sol foi às 6h30 e a hora suposta às 8h30, temos então que o fator tempo até o nascimento (a partir do nascer do sol) é de 2 horas.

 

4 – Calculamos então o fator ascendente. Ele é o fator sol multiplicado pelo tempo até o nascimento.

Agora encontramos os primeiros problemas. Valens parece ser péssimo em matemáticas. Eu acho que em sua época os gregos ainda não sabiam fazer divisões e tinham que usar esquemas para dar a volta no problema.

Vamos então pensar um pouco no modelo. O Fator sol é simplesmente a fase da lua, indo de 0 (lua nova) até 360 (lua cheia). O fator Tempo  é do nascer do sol ao pôr do sol, ou vice-versa. Para um país de baixa latitude como o Brasil, geralmente o período seria de 0 horas até 12 horas no máximo. Mas para países europeus, podem ter 16 ou mais horas de dia durante o verão. Nos pólos isso colapsa totalmente e temos 6 meses de dia e 6 meses de noite! Vamos tirar os extremos e supor então que o máximo seria 20 horas.

Portanto o Fator Ascendente teria um mínimo de zero e máximo de 360 graus x 20 horas = 7200 graus horas. Kahzeki então diz para pegar o resto da divisão por 360 graus.

Qual a função desta multiplicação? Depois da multiplicação, o  fator ascendente continua a variar de 0 a 360 graus horas. Mas antes, sabíamos que esta era apenas a fase da lua. A multiplicação dá um componente mais “aleatório” e podemos ter, em qualquer fase  da lua, valores entre 0 e 360.

 

5 –  Khazeni dá o seguinte exemplo para o que vimos acima:
Fator ascendente =  Fator Sol x fator Tempo

Fator tempo = 7,58 horas desde o nascer do sol até o nascimento estimado

Fator sol = fase lunar = 113,4 graus contando do sol até a lua.

dando assim o fator ascendente do seu exemplo = 113.4 * 7.58 = 859.57

Pegando o resto da divisão por 360 temos Fator Ascendente = 139,57

 

6- Adicionar ou subtrair o fator ascendente?

  • Se o Fator sol for menor que o Fator ascendente, o nascimento foi antes da data estimada.
  • Se o Fator sol for maior que o Fator ascedente, o nascimento foi depois da data estimada.

Depois ele diz para multiplicar por 4 e dividir por 12 (o que obviamente é o mesmo que dividir por 3, Khazeni não sabe explicar por que).

No exemplo dado por ele, o Fator sol é menor que o fator ascendente, então a hora de nascimento retificada é menor que a hora de nascimento estimada:

Fator sol = 113,4 < Fator ascendente = 139,57  (vai subtrair da hora estimada)

((139.57-113.4) *4) /12 = 8.7

 

O problema com a falta de coerência e treinamento matemático aparece agora.

 

Kazeki diz que o tempo de 8,7 é em minutos, mas pela lógica do sistema parece que deveriam ser em horas. Lembre que multiplicamos os graus da fase da lua pelas horas, tiramos restos, e acabamos com minutos ou segundos! A multiplicação arbitrária por 4 e depois por 1/12 complica ainda mais a situação. Kazeki também diz que a retificação pode ser feita em segundos, o que faria então a unidade de tempo totalmente arbitrária. Note também que se o fator tempo for 1 hora, então o método não faz nada, não vai corrigir nada.

Bem, esta foi a descrição do método de Khazeni, segundo a transmissão de Valens por manuscritos persas. No próximo artigo eu vou discutir minha versão, baseada na tradução que temos do texto de Valens.

Artigos Relacionados

O problema da Retificação

Review – A Rectification Manual

Pedindo Direções em Astrologia

 

descarga (2)

Posted in astrology, Mapa natal, Temas Avançados Tagged with: , , ,

Lua nova 4 de Julho 2016

descarga (1)

Primeiro os temas gerais, pro mundo inteiro… teoricamente teríamos que ver onde a lua cheia bate nas cartas de ingresso, o que dá muito trabalho, então vou tentar ver a partir da mansão lunar.

A mansão lunar é a nona, chamada de Al Tarf, os olhos, ou o olhar. Temos a simbologia das coisas que vêm à luz, coisas escondidas reveladas, como por exemplo em casos de corrupção e segredos americanos, etc.

Outra possibilidade que me ocorre é notícias de vigilância ou abuso de vigilância. Aqui seria mais o olhar paralisante do leão. Julgamentos e execuções têm essa qualidade…

 

LuaNova4Julho2016

 

Acima a lua nova, em 12 graus 53 de Câncer, Ascendente em Leão, para Brasília.

Com as coisas em Brasìlia mudando a cada momento, por favor, não ache que este breve artigo vai ser uma previsão do que vai acontecer. Na verdade, estou mais interessado se consigo dar ou não um bom “perfil” do que acontecerá nas próximas duas semanas, tentando antecipar as notícias.

  • Julho 5-7 o sol na 12 joga luz sobre outro escândalo ou corrupção. As notícias do dia serão sobre pessoas famosas presas.
  • Julho 8-9, as notícias terão a ver com a morte de um professor universitário, padre ou criança, devido a um crime de racismo ou loucura.
  • Julho 10-12, acidente ou problema grave de trânsito, com vênus na casa 12 aflita por aspecto com marte sem recepção e antiscia com saturno. Ataque à mulheres. Governo sofre problema com mulheres.
  • Julho 13-14, alguma força policial contra o governo ou em greve. Destruição de infra-estrutura.
  • Julho 15-17, anúncio de um casamento, relacionamento, separação ou volta de famosos. O tema do dia podem ser doenças infantis ou custos de educação.

Por favor, note que esta é apenas uma primeira tentativa. Vamos ver se dá certo e o quanto dá certo.

Abraços a todos

Artigos Relacionados

lua nova 7 de Abril

Astrometeorologia da lua nova em touro 2014

Masha´allah sobre eclipses – Bebendo na fonte

Lua fora-de-curso 2

 

 

 

Posted in astrology, planetas, Previsao e Técnicas Tagged with:

Aprenda mais astrologia

Veja o que perdeu

%d bloggers like this: