Eclipse 16 Julho

O eclipse do dia 2 em Câncer trouxe vários efeitos como acidentes de barco na tunísia; alguns terremotos seguidos na Califórnia, grandes, mas sem vítimas, também na China; em mumbai cai a maior chuva em décadas, chuvas fortes também no Japão; a esposa do rei de Dubai fugiu para Londres (eclipses simbolizam a escuridão); seleção da Argentina e Chile eliminadas; queda de facebook e outras redes; nada fora do normal, mas resultados comuns para eclipses, nesse caso muitos com a simbologia de água.

O eclipse de 16 Julho fecha a estação de eclipses até o Natal. O do dia 2 foi solar, o de agora é lunar. A lua nos termos de saturno dá uns 15 dias mais frios onde está inverno, mais seco onde está verão, principalmente porque está em um signo de terra. Outras simbologias são terremotos, desastres como deslizamentos, desabamentos, destruição de colheitas.

Mapa de onde o eclipse lunar é visível (apenas à noite)

As zonas de eclipse lunar são visíveis em praticamente meio mundo, então visibilidade não é usado como critério, ao invés disso, as zonas onde onde o eclipse estará no amanhecer ou entardecer são mais importantes. No caso, o norte da América do Sul, como Colômbia e Venezuela, Brasil também bem perto; o norte da Europa e Rússia; na Ásia o Japão, Coréia, etc.

Eclipse lunar para Brasília

Para Brasília a influência maior é mercúrio (nos termos do ASC e no DSC). Isso dá maiores ventos e mudanças de temperatura nos próximos 15 dias. Enquanto o eclipse solar em 10 câncer pegou no MC do ingresso em câncer, este eclipse vai pegar o DSC de Bolsonaro (abaixo).

Mapa natal de Bolsonaro

Em todo eclipse as pessoas perguntam “como vai me afetar” mas a verdade é que os eclipses são mundanos e por isso afetam as pessoas indiretamente, através de coisas como desemprego ou desastres. Na McAstrologia, tudo começa e acaba no mapa natal, mas nós veríamos o mapa apenas de celebridades e governantes. Mas, na dúvida, veja se você tem planetas em 24 de capricórnio, ou nos primeiros graus de aquário.
No caso de Bolsonaro, o eclipse no DSC ativa relações com outros, amor, amizades, contatos, e joga-os na casa 12 de inimizades e coisas escondidas.

Agora comparando o eclipse com o Ingresso Solar em Câncer vemos que o eclipse pega a conjunção de marte-mercúrio, que tinha conotação de mentiras, vazamentos, falsidade, problemas com informação e tecnologia (e que tem dado trabalho a Moro). O Ascendente do eclipse caindo na casa 5 do Ingresso mostra a ativação de tema de arte, crianças e educação, no mapa do ingresso sendo prejudicados pelo nodo sul.

Eclipse visto como Lunação de 15 dias

16-18/7 – Saturno na 12 é uma indicação ruim para o espírito geral da nação. Em oposição a vênus, problemas ligados ao judiciário (ainda), o clima, desabamentos, os preços dos produtos

19-20 – Júpiter na 11 é uma influência melhor, principalmente para o Executivo. Em antiscia com saturno, ligações secretas do governo são estabelecidas ou reveladas.

21-22 Marte na 7 dá tensões em fronteiras ou discussões e polêmicas com países aliados. Com fortuna, marte afeta câmbio ou contratos de comércio.

23-24 sol na 6 dá problemas para poderosos, notícia sobre doenças masculinas.

25-26 vênus em oposição a saturno na 6 é um período de dois dias ruim, com problemas no judiciário ou universidades, morte causada pelo tempo ou desastres de terra ou imóveis.

27-29 mercúrio na 7 retrógrado rege a 8 dando altos e baixos, e retornando a um tema que pensamos abandonado.

30-01/08 lua – o ponto principal do eclipse é ativado nos últimos dias do mês. Lua na 12 pode trazer violência em prisões, erros na saúde; o eclipse sendo no nodo norte mostra a eliminação de algo.

Posted in astrology, Eventos e política Tagged with: ,

Calendário eletivo Julho

No mês passado eu lancei o calendário eletivo. Agradeço os pedidos dos interessados, e este mês, excepcionalmente, vou deixar a versão de graça para quem quer dar uma olhada.

Esse é um mês agitado, amanhã já temos eclipse, temos mercúrio retrógrado, tudo acumulado.

Para ver o calendário basta baixar ele aqui.

Abaixo o calendário semanal

Não Esqueça que o Curso de Iniciantes começa neste dia 13 de Julho

Posted in astrology

Eclipse 2 de Julho

Atenção – a modinha atual é de fazer “seus pedidos do mês” na Lua nova. Isso é EXTREMAMENTE negativo na visão da astrologia de verdade. A modinha surge porque o povo inventou que lua nova é começos. Não é. Você já viu uma simpatia na lua nova? Só de eliminação e vingança. A lua minguante é eliminação, a nova é morta. Só no primeiro aparecimento, no primeiro dia em que ela é visível que ela representa novos começos, e isso é um dia ou dois depois da lua nova.
Isso é complicado ainda mais porque a Lua nova acontece em um Eclipse, o que liga a simpatia na tomada de 220, o que não é necessariamente mal, mas deixa os resultados fora de seu controle.

Já falamos várias vezes sobre eclipses do Sol. Eles podem ser considerados como ligar a tomada no 220 volts por um tempo – não é ruim em si, mas em geral queima seu secador de cabelo.
Os eclipses são medidos em termos de fatores como visibilidade (eclipses vísiveis no local são mais fortes) e em percentual de eclipse (se é total ou parcial) e também afeta mais os países são representados pelo mesmo signo onde cai o eclipse. O eclipse de 2 de Julho será total e visível no Brasil, Argentina e resto do cono sul e deve afetar todas estas regiões como discuti com Guilherme de Carli.

Rota da sombra do eclipse. Veja que será visível nos países na América do Sul.

De acordo com Ptolomeu o tempo de duração do Eclipse mostra quando serão seus efeitos dependendo também da posição do eclipse no céu. Para Brasília, se considerarmos o início do eclipse parcial e ignorando que o sol vai passar pelo horizonte, temos 1hora e 30 minutos, ou 1 ano e 6 meses. Olhando no mapa, veja que o eclipse do sol está mais perto do DSC, portanto seus efeitos ptoloméicos se manifestarão no último terço, os últimos seis meses de seus efeitos, algo como julho a dezembro de 2020.

Por que “efeitos ptolomeicos”? Porque os eclipses foram delineados de várias maneiras e várias escolas e Ptolomeu é apenas um dos efeitos. Por exemplo, no Grande Eclipse Americano, os efeitos de Ptolomeu são de longo prazo, mas os efeitos nas semanas posteriores foram na forma de incêndios pelo país. O eclipse não é angular, mas ele cai por antiscia no ASC para Brasília.

Momentos de ativação do eclipse até o final do ano:

  • No dia 3 setembro sol, mercúrio e marte fazem uma tripla conjunção no MC do eclipse.
  • Dia 3 outubro sol faz quadratura com o eclipse.
  • 20 de outubro marte faz quadratura com o eclipse.
  • 11 dezembro Sol passa pelo Ascendente do Eclipse.
mapa do eclipse para Brasília

Comparando com o Ingresso em câncer, vemos que o eclipse cai no MC do ingresso, afetando ao presidente e outros poderosos. Como ele vai ser afetado?

O Ascendente do Eclipse cai na casa 3 do Ingresso em Câncer – o efeito vem da imprensa, transporte, comunicações. Mercúrio e marte, que estão dançando no céu desde o início do escândalo Moro estão na casa 8, da instabilidade, mas também afetam coisa como seguros, câmbio e taxa de juros – sua aflição se manifesta como fraudes, mentiras, quebras de contrato. Os dois estão em trígono com marte da Posse de Bolsonaro (que estava em 0 áries conjunto ao Sol natal de Bolsonaro). O trígono indica que ele pode usar essas energias à seu favor. Já Vênus faz oposição à mercúrio da Posse – ministros lutando contra imprensa e informações.

Uma das coisas que o povo sempre pergunta com eclipses é se Bolsonaro vai cair, se vai ter uma tragédia… mas a verdade é que eclipses são razoavelmente imprevisíveis por sua natureza, e vemos mais o tempo que os acontecimentos. Por exemplo Impeachment no primeiro ano de governo é bem difícil de pensar. Já os efeitos do eclipse, como vimos, terão uma manifestação imediata nessa quinzena, mas seus efeitos serão sentidos nos trânsitos de ativação e no final de 2020.

O eclipse como uma lunação qualquer

O eclipse é afinal de contas uma lunação, e podemos ver como uma lunação que dura apenas 15 dias de influência. Ele ativa fatores da carta de Ingresso em Câncer, também, mas visto apenas no curto prazo.

02-03 julho é uma influência mais calma ou otimista na imprensa ou em algo do setor médico.

04-05 é impulsiva, complicada, com medos, altos e baixos na bolsa.

06-07 o sol estando eclipsado totalmente é um período difícil para governos e governantes.
08 a 10 há notícias na mídia sobre relacionamentos, ou mulheres vêm à tona. Vênus está em oposição ao mercúrio da posse.

11 -12 mercúrio sendo afetado por marte é impulsividade, agressividade, notícias falsas e os governantes falando mentiras ou se perdendo a esportiva e falando o que não deviam, golpes baixos e abaixo da cintura.

13-14 altos e baixos, foco em mulheres, mães, povo, uma vitória do fraco sobre o forte, uma reviravolta inesperada em acontecimentos desse período.

15-16 notícia de fraqueza da bolsa, uma decisão ou notícia ruim é liberada sobre a economia, ataques contra a imprensa.

Posted in astrology

Curso iniciantes segundo semestre 2019

O curso de Introdução à astrologia tradicional, voltado para iniciantes e alunos médios, com introdução a temas de fundamentos, horária, eletiva, natal, magia, astrometeorologia, volta agora em 13 de julho 2019!

  • Quem não puder começar no dia 13 aceitamos inscrições até o final do mês, mas já pode se inscrever desde hoje
  • Quem fez o curso comigo e gostaria de refazer sempre está aberto gratuitamente. Basta dizer que turma você fez, o email, etc.
  • Este curso permite os primeiros passos para quem quer aprender astrologia tradicional direito.

Curso de Introdução a Astrologia Tradicional.
Temas a discutir

  • fundamentos da astrologia tradicional
    princípios de astrologia eletiva – elegendo seu cotidiano pela lua e sua carta natal, mansões lunares e trânsitos
    princípios de astrologia horária – aprendendo cartas básicas de estado, principalmente amorosas e cartas de demissão, clima e objetos perdidos.
    princípios de astrologia natal – aprender a calcular o básico de toda análise natal – senhor das maneiras (personalidade), temperamento, estado da mente, motivação da carta
    magia astrológica – o que é, limitações, talismãs

Outras informações

Tempo por semana – difícil de saber, mas acho que pra ver os vídeos dá uma média de 1 hora. Para aprender e trabalhar as coisas exigidas, acho que depende muito do nível do aluno, o que é óbvio para uns é demorado pra outros, então pode dar umas boas 5 horas por semana.

Como fazer parcelado – se inscreva diretamente comigo e deposite a primeira parcela e me diga em que dia vai depositar as outras e se compromete a me avisar pelo email para eu não ter que ficar adivinhando.

Leituras ou apostilas – eu transformei o curso em aulas gravadas e tarefas, para quem ainda não conhece astrologia tradicional, recomendamos textos sobre o tema, além do blog e sites como skyscript.co.uk

Instalação – não é obrigado a instalar qualquer coisa – meu curso está em uma plataforma chamada udemy online. Para fazer mapas você pode fazer no astro.com. O software que eu recomendo é o morinus que é gratuito.

Formato

Curso semanal com áudio ou vídeo e pdf.
O curso é feito online, você vê as aulas no site.
Cada semana há uma uma lição de casa para enviar para mim
Preço – apenas R$ 160
Duração 12 semanas
Início: 13/07/2019
Pagamento por depósito,  paypal ou cartão de crédito – para parcelar só pelo depósito bancário

Pagamento por depósito

Pagamento por paypal (aceita cartão de crédito)



Posted in astrology

Ingresso Câncer 2019

O ingresso Solar é quando o sol entra em um signo, e criamos um mapa desse ingresso exato. O principal é o de Áries, e toda a linha de astrologia de Abu Mashar é baseada apenas neste ingresso. Mas Mashallah e outros usavam também ingressos intermediários dependendo do Ascendente do ingresso em áries – como o Ingresso desse ano foi em um signo móvel, cada estação do ano precisa de uma carta separada.

Abaixo vemos o mapa do Ingresso no grau 0 de Câncer. Ele tem duração de 4 meses, até o ingresso em Libra. O ingresso em Câncer é o solstício, onde o sol tem maior declinação norte. Para a gente começa o inverno: olhando para o sol de manhãzinha, você verá que ele está nascendo bem ao norte, na maior inclinação para o norte possível. O mapa está abaixo:

Ingresso em câncer para Brasília 2019

Tendências de curto prazo

Abaixo algumas notícias e tendências que poderemos ver nos próximos 90 dias. Anote e confira com as notícias se tá dando certo.

De 21/6 a 4/7 temos a influência de Vênus na casa 9. Vênus com 9 fala sobre fé, religiosidade e espiritualidade. Propostas de paz e conciliação. Em trígono com a lua, festas, reconhecimento de demonstrações de arte, feminilidade e maternidade, uma mulher tomando um posto de sabedoria, justiça ou espiritualidade. Como a lua rege a 10 parece ser um período de sucesso para Bolsonaro e outros poderosos. Um planeta na 9 em oposição a júpiter na 3, para mim parece a continuação da questão de Intercept vs Moro e se haverá ou não consequências. Acidentes em viagens.

5/7 17/7 mercúrio está na 10 com marte, um sinal de mentiras, fake news, processos jurídicos, contratos anulados, espionagem, falsificação, erros contratuais, afetando o governo e os poderosos.

18/7 a 30/7 lua na casa 5, festas, comemoração, artes, celebração. Gravidez, direitos da mulher. Provavelmente dá o melhor período para bolsonaro, com a lua recebendo aspectos de Júpiter e vênus.

31/7 a 13/8 saturno na 4 atacado por marte e mercúrio dá notícias sobre idosos ou morte deles. Prédios antigos, acidentes com terra ou terreno, lentidão em obras. Problemas com arte ou artistas, restrições contra aborto.

14/8 a 27/8 júpiter oposto a vênus e sextil a lua traz uma quinzena com temas de judiciário, ciência e pessoas de saber. Período bom para viagens em geral ou para reformas de comunicação e transporte. A oposição com vênus pode trazer a morte de uma pessoa de saber. Notícias sobre doenças femininas.

28/8 a 10/9 marte está na casa 10 do governo em queda, trazendo conflitos, problemas, impulsividade, trocar os pés pelas mãos. Conjunto com mercúrio, o governo e os poderosos cometem fraudes ou mentiras, ou têm problemas com contratos e fraudes. Oposto a saturno, traz queda de popularidade do governo, e é provavelmente o pior período para Bolsonaro no trimestre.

11/9 a 23/9 sol naturalmente fala sobre regentes, mas na casa 9 fala sobre viagens dos poderosos (acordos internacionais), perda de poder ou queda de popularidade; presidente em conflito com o judiciário ou técnicos e cientistas. Nomeação de aliados do governo para judiciário, educação ou científico.

Trânsitos

Sol passa pelo MC em 2 Julho. A propósito, será uma lua nova. A propósito, será um eclipse solar.

Enquanto os americanos, com sua obsessão típica consigo mesmos, falaram sobre o eclipse americano por mais de um ano, o eclipse do mês que vem praticamente não foi mencionado. Como já disse antes, esse eclipse solar vai passar pela Argentina e Brasil, e talvez ainda afete a Venezuela. Essa coleção de países em crise com eclipse nunca dá bom resultado.

Eclipses agem, por natureza, de forma imprevisível. Nos EUA por exemplo, onde todo mundo apostou em Trumpices, acabamos vendo uma onda de acidentes naturais, com metade do país coberto por incêndios e fumaça. Mas no caso do Brasil, com o eclipse transitando o MC da carta de ingresso, a possibilidade de crise política aumenta.

Marte faz oposição a Lua do ingresso em 31 Julho – como a lua representa naturalmente o povo, isso traz episódios de violência, mas no nível mundial (o ingresso é igual em todo o mundo). No caso do brasil pode ser violência contra crianças, e protestos contra governantes.

12 de Agosto o Sol faz oposição à lua do ingresso. Problemas com os ministros do governo, os homens fortes e aliados de Bolsonaro.

08 setembro – sol quadratura vênus do ingresso, acidentes de trânsito ou notícias sobre o judiciário.

11 setembro sol quadratura Júpiter do ingresso e trígono saturno do ingresso; marte quadratura vênus do ingresso; uma combinação de problemas no judiciário/ciência, universidades ou área de viagens, transporte e comunicação

(acrescentado) Outras análises

Guilherme de Carli:ingresso em câncer e o eclipse solar e Dinho: o ingresso solar em câncer e o eclipse total também publicaram suas análises sobre o Ingresso e o Eclipse.

Posted in astrology

Lua cheia 17 Junho

Ontem à noite, quem olhou para os céus viu a lua cheia passando por Júpiter (sem foto -aprendi do modo difícil que tirar foto da lua com meu celular é pedir para desperdiçar pixels) formando uma bela combinação de lua com um pontinho ao lado. Isso seria considerado como um bom presságio em astrologia visual

Mas é claro, as coisas não são iguais no mundo inteiro, então vamos para a astrologia horoscópica e procurar determinações locais para o Brasil, vistas no mapa abaixo:

Mapa da Lua cheia para Brasília

Notamos vênus bem cravada no ASC – mas isso provavelmente afeta mais a região de Brasília com duas semanas com mais umidade e tempo bom. Descendo pela linha do meridiano até São Paulo/Rio, muda pouco; mas em Salvador por exemplo, Vênus sai do ASC que cai nos termos de Marte, indicando calor inesperado.

Desde mais ou menos 7 de Julho estamos no período do Sol no mapa do Ingresso em áries (abaixo). O período do sol neste mapa é negativo para o governo, pois o sol representa naturalmente o Rei, e está cadente na maléfica casa 6 (o sol sempre estará exaltado neste mapa, então é duvidoso se isso influencia de alguma forma). O sol também regia a casa 11, dos ministros e ajudantes do Rei, que tiveram indiscutivelmente problemas nesta quinzena. A conjunção marte-mercúrio também tem a conotação de mentiras, fraude, roubos, esquecimentos, problemas legais, mas os problemas de Moro começaram mais ou menos com a oposição sol-júpiter (o poder versus a justiça, no eixo 3-9 da religião e do judiciário).

Ingresso em áries

17 a 19 – mercúrio está numa situação tão ruim quanto possível dando um começo duro – está junto com marte, dando tema de mentiras, e oposto à Saturno – confronto com estruturas, leis e ordem. Na 2, variações na bolsa de valores.

20 e 21 – Lua na casa 7 com júpiter. Uma melhora em temas como taxas de juros ou câmbio. Presidente e outros poderosos fazendo alianças.

22 e 23 – Saturno na 8 oposto a marte pode trazer mortes de idosos; se a reforma da previdência for votada nessa época a simbologia é bem trágica; também pode ser a morte de uma pessoa sábia; na questão orçamentária das federais também não é boa notícia (talvez as ordens judiciais sejam revogadas?).

24 a 26 Júpiter com a lua mostra um foco de mudanças positivo nas relações exteriores ou simplesmente um relacionamento de famosos.

27 e 28 Marte com mercúrio – ministros (economia?) falando demais ou o que não devia; cortes orçamentários; morte de um médico ou cirurgião famoso; escândalo de desvio na saúde nas notícias.

29 e 30 – sol na 1 dá força para Bolsonaro e outros poderosos, apoio da imprensa.

01 e 02 Julho – Vênus angular dá ênfase em moda, celebridades, atrizes e mulheres, beleza, relacionamentos de famosos, arte. Regendo a 12 pode ser algo como crimes femininos.

Adicionado 2 Julho

24 a 26 Júpiter com a lua mostra um foco de mudanças positivo nas relações exteriores ou simplesmente um relacionamento de famosos.

será referente ao g20? Dai a interpretação seria errada já que Bolsonaro ficou escondido o tempo todo e teve reuniões canceladas.

27 e 28 Marte com mercúrio – ministros (economia?) falando demais ou o que não devia; cortes orçamentários; morte de um médico ou cirurgião famoso; escândalo de desvio na saúde nas notícias.

Isso pode ser ao novos lançamentos da vazajato, mas são tantos que perdi a conta, mas eu pensaria mais nos 39 quilos de coca no avião da comitiva de Bolsonaro, mas acho que o tempo não combina

29 e 30 – sol na 1 dá força para Bolsonaro e outros poderosos, apoio da imprensa.

Houve algumas manifestações a favor de Bolsonaro no final do mês, mas também não combinam muito bem com o tempo.

01 e 02 Julho – Vênus angular dá ênfase em moda, celebridades, atrizes e mulheres, beleza, relacionamentos de famosos, arte. Regendo a 12 pode ser algo como crimes femininos.
Nao vi nada relevante ainda



Posted in astrology

Talismã de união separação

O Imaginibus de ibn Qurra é um livro de magia baseado em talismãs astrológicos. Thabit Ibn Qurra era um astrólogo e mágico do 9o século que vivia em Baghdah, mas wikipedia, óbvio, só fala sobre seus trabalhos em matemática e etcs. O Imaginibus fala de vários talismãs que são diferentes dos que estamos acostumados – nada de talismãs de planetas, estrelas fixas ou mansões lunares, Thabit gosta de fazer talismãs basedos em horárias ou mapas natais.

Talismã do Imaginibus para união e separação

O método básico do Imaginibus é o seguinte:

Pegue um mapa natal ou melhor, um mapa horário. Analise se o desejo é possível. Se for, vamos usar os elementos do mapa horário para criar, através da astrologia eletiva, um talismã.

Para exemplificar, este é o mapa horário do momento em que comecei a escrever o artigo, e decidi fazer uma horária sobre separação. Eu sou a casa 1. Meu inimigo hipotético seria o senhor da casa 7, ou seja a Lua. Se fosse fazer uma separação amorosa, eu pegaria a casa 7 da 7, ou seja a 1 (eu mesmo não sou um ator na carta e portanto não tenho importância). Mas achei mais divertido fazer uma de “separar o inimigo do seu chefe”, causando discórdia.

horária da pergunta hipotética para separar um inimigo e seu chefe

A lua está sem maiores dignidades, mas está num signo fixo. Nosso inimigo imaginário está parado em seu posto e não parece sair. Mas está no final do signo, mostrando que logo perderá algo de estabilidade. Ele se separa de um benéfico, mas não há nenhum sinal claro como ir para seu signo de queda, combustão, quadratura com um maléfico, etc. Está fora de curso e quando mudar de signo seu primeiro contato será um trígono com um maléfico.

O “chefe” é marte (áries é o 10o signo a partir da 7) e está no signo de câncer, e muitos leriam que está sob o domínio da lua. Mas note que está na casa 6 por divisão, que é a casa 12 da 7, ou seja, apesar do inimigo ter um certo domínio sobre o chefe, o chefe também causa dano ao inimigo.

Essa é apenas a leitura geral da horária, então o que fazemos?

Eletiva para Talismã 1

Primeiro pegamos fixo no ASC o signo da pessoa para o qual é feito o talismã, no caso, Câncer. Ou eu espero que marte saia de câncer (para que a lua não tenha mais influência sobre marte) ou pego este maléfico em queda e coloco ele na casa 12, danificando o inimigo. Note que a lua continua regendo o inimigo e Marte regendo seu chefe.

Queremos agora escolher um dia em que a lua (inimigo) esteja tão ruim quanto possível e em nenhuma relação de amizade com marte, uma quadratura ou oposição contra marte por exemplo. No caso eu escolhi a carta abaixo, onde lua e marte não se aspectam nem por signo inteiro, e a lua está muito ruim por estar combusta pelo Sol (marte pelos próximos 15 dias, de um jeito ou outro, vai estar oposto a saturno).

eletiva para talismã1, usando como ASC o signo que estava na casa 7 original

O Imaginibus não fala sobre rituais, apenas fala para criar uma imagem da pessoa (como um boneco vodu? Uma foto do ex?), escrever o nome (e pedido?) na imagem. Na verdade Thabit diz que “qualquer material mais conveniente vai bastar, e que a força do trabalho vem da precisão do ascendente e dos planetas e aspectos e condições do mapa”.

E isso nos leva à segunda parte, o segundo talismã.

Eletiva segundo talismã

O segundo talismã deve ter o ASC no que era a casa do chefe do mapa original (casa 4 em áries), ou seja, temos que colocar o ASC 2 em áries.
Neste segundo mapa, o importante é garantir o aspecto bom ou mau dos dois regentes (lua e marte).

talismã 2 usa como ASC a casa do chefe na pergunta original.

Neste mapa acima, o ASC tem que estar obrigatoriamente na casa do chefe do mapa original, ou seja, áries, e lua e marte devem estar em mau aspecto porque queremos separar os dois.
Novamente, Thabit não fala sobre detalhes, mas temos que criar o segundo talismã, na imagem do Chefe. Os talismãs devem ser juntados. Talismãs de amor geralmente são face com face, então imagino que talismãs de ódio seriam fundo com fundo.

Posso usar essa eletiva para meus inimigos?


Se você prestou um pouco de atenção, é óbvio que a resposta é não. A horária fictícia foi feita para um inimigo fictício, mas mesmo que eu decidisse usar contra alguém, esse seria o “meu” alguém. Se você fizer uma horária pra você, provavelmente não terá o mesmo grau nem as mesmas condições, seu inimigo provavelmente não seria representado pela lua, por exemplo.

Nota: lembro aqui do comentário de Christopher Warnock que diz que muita gente é atraída por magia negra porque no fundo não acredita que funciona: como o adolescente satanista, acha tudo muito chique, mas só faz porque na prática não acha que essas forças são reais. Não use a lâmpada se não sabe colocar o gênio de volta.

Nota 2: Se você achou o esquema difícil, ele foi EXTREMAMENTE fácil pelo fato da lua ser um dos significadores. Quando os dois significadores são lentos, haja paciência para encontrar aspectos.

Posted in astrology

Lua nova 3 Junho

Abaixo a lua nova para Brasília, que ativa as promessas do Ingresso solar em áries pelos próximos 15 dias. O Ascendente na casa 9 do ingresso mostra ainda o tema da educação em vigor. Os planetas mais angulares são mercúrio, marte e Júpiter. A lunação cai na casa 12, o que é ruim para a situação dos presídios.

Recentemente surgiu a modinha de “fazer desejos na Lua nova”, o que é outra forma de McAstrologia com O segredo. Você já viu alguma macumba feita na lua nova? Não, porque a lua está em plena força na fase cheia. A lua nova é boa pra fazer maldições, traições, facadas nas costas. Até a lua ressurgir no terceiro dia, não é uma boa opção – Nina Gryphon também comentou isso no seu podcast (lá pelo minuto 16).

A análise preliminar mostra o nodo norte na cúspide da 2, melhorando algum resultado econômico de curto prazo, como a bolsa de valores. Júpiter angular também pode ajudar.

Saturno na 8 dá estabilização parcial (aflito pelo nodo sul) de coisas como taxas de juro ou comércio exterior e dólar.

Mercúrio e marte na casa 1 do povo mostram protestos. No ambiente atual também podem ser fake news, já que os dois têm associação com mentiras. A próxima semana terá mais poder do povo (mercúrio sai de sua dignidade).

A lunação na casa 12 repete o tema do ingresso e da quinzena passada, onde ocorreu a matança de 50 presos em Manaus. Também representa segredos e corrupção.

Vênus na 12 tem simbologia de escândalos sexuais, taras e traições sexuais virando tema na mídia.

Lua nova 3 Junho 2019 em 12 gemeos

Ativando o ingresso solar

Bolsonaro vs oposição – A lua representava o MC no Ingresso, com Júpiter como senhor da exaltação. Com a lua forte por estar antiscia com o nodo norte e saturno fraco na casa 8, o período daria forças à bolsonaro, MAS o marte em 11 câncer está transitando pelo MC do ingresso – as polêmicas continuam.

Vênus na 12 transita por um marte na casa 8 – morte de mulheres ou artistas. No ingresso solar também representava os protestos estudantis.

Astrologia eletiva da semana

Semana de 3 a 9 de junho-Semana começa fraca, com a lua invisível só favorecendo coisas escondidas. A lua reparece na terça com mercúrio mostrando intelectualidade e notícias. A passagem por câncer é turbulenta pela oposição entre marte e saturno que só se conclui na próxima semana.Vênus e mercúrio vão sair de suas dignidades em touro e gêmeos indo para signos onde estão peregrinos.

Posted in astrology

Horária não é eletiva -começar estudos

Uma das minhas grandes batalhas, que luto sozinho e sem sucesso, é tentar convencer às pessoas que eletiva não é apenas uma horária ao contrário.

A eletiva, apesar de ter em geral regras mais simples que a horária, não é apenas um caso de reverter as regras – ela tem seu próprio conjunto de limitações e propósitos. Horária é divinação, eletiva é escolha de um momento para amplificar o poder de uma ação.

No entanto, muitos astrólogos como Christopher Warnock, apenas seguem as regras que aprenderam de sua professora, que na verdade são de RAmesey/Robson e que são bem diferentes do que se via em textos mais antigos.

Vivian Robson (inspiração da maior parte dos modernos e copiou muito de Ramesey)

Sending Children to School =Fortify Mercury, the Moon, and lord of the ninth in both the radical and Electional maps. Let the Moon be in conjunction, sextile, or trine with Mercury, and if possible in Gemini or Virgo. Fortify the ascendant and its ruler also.

Enviando crianças para a escola – Fortifique mercúrio, a lua, e o regente da casa 9 nos mapas eletivo e radical. Faça com que a lua esteja em conjunção, sextil ou trígono com mercúrio, e se possível, em gêmeos ou virgem. Fortifique também o ascendente e o senhor do Ascendente.

Primeiro vamos pensar sobre o significado de “fortificar” – não podemos na verdade fazer nada com um planeta, tudo que podemos é esperar. Então temos que esperar até que o planeta esteja em um “bom estado”, geralmente em dignidades (o que demora muuuuuuito) ou então por aspectos com outros planetas e posição por casa (muito mais prático).

Muita gente diz que devemos esperar para um planeta estar em seu próprio signo ou exaltação, o que é extremamente pouco prático e mostra o quanto as pessoas falam sobre eletiva mas não fazem eletiva…. Saturno por exemplo está em capricórnio e aquário pelos próximos 3 anos, e depois disso só chegará novamente à uma dignidade em Libra em 2040!

Bem mais prático é esperar que um planeta como vênus, sol ou mercúrio esteja fazendo um trígono ou sextil com saturno, e colocá-lo em uma boa casa no mapa eletivo.

Mas qual é o problema?
O problema principal não é isso, e sim a mentalidade na frase acima (note que não é só de robson, isso é comum em textos de eletiva modernos):

“Fortifique mercúrio, a lua, e o regente da casa 9 nos mapas eletivo e radical. Faça com que a lua esteja em conjunção, sextil ou trígono com mercúrio, e se possível, em gêmeos ou virgem. Fortifique também o ascendente e o senhor do Ascendente”

Lembrando que só temos 7 planetas na astrologia tradicional (e geralmente é conveniente pensar em 6 planetas + a lua), temos que fortificar mercúrio, lua, o regente da 9 e o regente do ASC – 4 de 7 planetas. Convido que procure com seu software de astrologia quando foi a última vez que tivemos quatro de sete planetas em bom estado. Novamente isso não é exceção, temos frequentemente conselhos de fortificar ASC, MC, senhores da casa 1, 2, 10 e 11, e “também cuidado” com os senhores das casas 7, 8 e 12.

Quando chega nesse ponto, não estamos mais falando de princípios de astrologia: estamos falando de “regras para desculpa antecipada” em qualquer mapa vamos poder achar uma desculpa por que não funcionou.

Ramesey – Astrologia Restaurata

Ramesey coloca como tema da casa 9. Como mencionado antes, Robson sempre copia muito de Ramesey, que era mais renascentista, e vários autores dessa época tratam a eletiva como apenas uma horária ao contrário.

Se quiser aprender uma ciência coloque o ASC e a Lua em signos humanos, e que o senhor do ASC esteja na casa 10, e que o senhor da 10 esteja aspectando o ascendente e o senhor da 9 (por signo inteiro?); e que a lua esteja aspectando Mercúrio por bom aspecto e mercúrio esteja digno e forte.

Mercúrio também deve aspectar o senhor do ascendente por um bom aspecto (por signo inteiro?) e que a lua esteja crescendo e que o Senhor da 9 esteja aspectando com recepção com o Senhor do Ascendente.

Aqui já temos algo mais concreto do que o vago “fortaleça de 5 a 6 casas”. Ele pede para colocar a lua e o ASC em signos humanos (gêmeos, virgem, libra, os primeiros 15 graus de sagitário e aquário) o que é algo bem comum nos princípios dados por Sahl e Dorotheus. A idéia é aumentarmos a essência humana dos signos colocando os dois significadores principais neles.
Ramesey é o único que parece achar importante o regente da casa 10, para ligar com o tema profissional, o que é compreensível, mas choca com os outros porque o tema de estudos nem sempre seria profissional.

Na eletiva acima, tentei achar um momento para ilustrar. Neste mapa, temos o regente do ASC na casa 10. Impossível preencher esse critério e também colocar o ASC em signo humano em tempo hábil, mas coloquei a lua em signo humano, em bom estado, em sextil com júpiter e sol e quadratura com recepção com Saturno.

A lua aspecta mercúrio, mas já separou. O senhor da 10 aspecta por signo inteiro o senhor da 9 (marte) e o ASC. Querer recepção entre o senhor da 9 e o senhor da 1/10 seria muito muito difícil. Mercúrio está fraquésimo na casa 6 e sem dignidades, e ainda junto de marte (mas aqui seria “bom” por ser regente da 9?). Mas, com tantos critérios, isso é o melhor que achei e ainda acho que foi bastante sorte de ter um júpiter digno nesse ano.

Sahl

Voltando cada vez mais às origens, vamos esclarecendo as bases e vendo como foi mudando. O que Sahl achava como importante? Sahl coloca o tema de aprendizado na casa 5, no sentido de quando enviar uma criança para estudo, mas note que, como é comum em Sahl, ele raramente cita o senhor de uma casa – ele apenas coloca como “casa 5” como organização, ele não cita usar a casa 3, 5 ou 9, como dizia Robson.

Se quiser enviar uma criança para um treinamento ou para que aprenda os números ou uma profissão, faça com que a lua aspecte mercúrio, e que os dois estejam livres dos maléficos. Deixe o Ascendente em Gêmeos ou Virgem, e faça com que mercúrio esteja oriental e ascendendo, e que não esteja retrógrado ou em estação ou em mau estado. E que o dispositor de mercúrio também esteja em bom estado. E a lua não deve estar minguante porque faz com que o treinamento seja lento, e que o dispositor da Lua a aspecte.

  • Não é simplesmente fortificar 5 de 7 planetas
  • Sahl se concentra no planeta que essencialmente significa o tema (no caso de estudos, mercúrio) e que não esteja em mau estado, como retrogradação e aspectos de quadratura com marte e saturno.
  • A lua sempre tem que estar em bom estado.
  • Sahl muitas vezes foca se a lua faz aspecto com seu dispositor ou que este dispositor esteja bem.
  • A “casa do tema” não é uma preocupação em quase todo o livro – não é mencionado o regente da casa 9, ou da 5, nem que o Senhor do ASC esteja em aspecto com o regente do tema (que é uma regra de horária).
  • Note que os critérios são muito mais simples do que de Ramesey, pude achar uma eletiva daqui a uma semana…

O Ascendente é em virgem, e mercúrio em bom estado, em gêmeos e angular. O sol está a 8 graus, o que pra mim é bastante já que mercúrio está sempre bem perto do sol. Mercúrio não está sequer aspectando os maléficos, e a lua faz um sextil com mercúrio e depois um trígono a Júpiter.

Notas

Veja que quanto mais voltamos no tempo, mais claro é a conclusão de que eletiva não era apenas uma horária feita ao revés.

Os conselhos de Ramesey e Robson são muito pouco práticos. É por isso que seus seguidores, como Warnock, raramente conseguem colocar qualquer combinação com a carta natal. Além disso, qualquer mínima coisa só se acha uma única eletiva por ano.

Posted in astrology, eletiva

Trânsitos e Eletiva do mês de Junho.

Os aspectos influenciam as notícias e acontecimentos no plano mundial, e também o clima que você encontra nos dias anteriores à data de conclusão dele, que é a que colocamos abaixo.
3 junho – lua nova em 12 gêmeos

4 – mercúrio sai de gêmeos, perdendo sua dignidade e poder para projetos de comunicação, escrita e estudo, indo para câncer, um signo silencioso onde a comunicação fica mais confusa.

8- vênus sai de seu domicílio em touro – perde seu poder para os temas de amor, equilibrio e beleza.

10 – sol oposição júpiter, conflito entre o poder e os sábios. Júpiter sai do hemisfério oriental para o ocidental.

14 – marte oposição a saturno. Conclusão do fator mais importante do mês. Esteja atento na semana anterior à oposição para coisas como ossos e até mesmo dentes quebrados. Alterações no clima. Temas iniciados nesse período podem ser complicados a não ser que evite a lua aspectando os dois, ou que os coloque fora dos ângulos.

16-mercúrio oposição saturno. Burocracia,injustiça judiciária, poder versus o fraco, erros em números ou cálculos, contabilidade criativa.

17 – lua cheia em 26 sagitário

18- conjunção mercúrio-marte – temas de mentira, enganação, falsidade, roubos, discursos gloriosos e agressivos.

21-sol vai para câncer, solstício de verão (inverno no hemisfério sul, verão no norte). Evitar o dia 21 onde há a mudança de signo.

23 – vênus em 17 gêmeos oposição a júpiter. Ruim para temas de amor e relacionamento quando os benéficos brigam.

26-mercúrio vai para leão. Mercúrio em signos de fogo tem comunicação mais nobre, pomposa ou impulsiva e agressiva.

01 julho – marte sai de sua queda em câncer então dá uma melhora na temática de covardia, ataques encobertos, coisas feitas por debaixo dos panos. Em leão, marte está num signo de fogo e tem uma agressividade mais direta e impulsividade.

Astrologia eletiva para o mês inteiro de Junho

Para os interessados, eu estou disponibilizando, antecipadamente, o calendário eletivo para o mês inteiro de Junho, por apenas 5 reais.

Quem não tiver interesse, não se preocupe, eu continuo divulgando gratuitamente toda quinta/sexta feira o calendário para a próxima semana.

Ou pelo paypal no botão abaixo (amarelo)

Veja aqui um exemplo do mês passado para ver se tem interesse:
http://www.astrologiatradicional.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/05/Calend%C3%A1rio-astrologia-eletiva-Abril-2019-1.pdf

Posted in astrology

Aprenda mais astrologia

Veja o que perdeu

%d bloggers like this: