Eletiva de empréstimo e dinheiro – Bebendo na Fonte

De Works of Sahl e Masha´allah página 196 – On Elections:

 

Se você quiser eleger uma hora para emprestar ou tomar dinheiro emprestado – deixe a lua em Leão, escorpião, sagitário ou aquário, e a lua com pouca luz, e que os dois benéficos (tenham pouca luz?) e aspectem a lua e o ascendente.

E faça com que mercúrio esteja livre do aspecto de marte e de preferência que a lua faça aspectos com mercúrio e júpiter. Não deixe que a lua esteja impedida pelos maléficos, e nem deixe que mercúrio esteja conjunto ou em quadratura (e supostamente oposição) com os maléficos.

Não deixe os benéficos cadentes na carta (nas casas 3,6,9 ou 12 – ou dependendo da definição, nas casas 6,8 e 12).

Se a lua estiver com marte, haverá trabalho, preocupações, negociações e brigas. Se a lua for impedida por saturno haverá demoras, preocupações e fadiga.

Mas, se você quiser que o empréstimo seja em segredo, faça o empréstimo durante a lua nova, de preferência saindo da conjunção com o sol e indo para um aspecto com os benéficos.

Mas não deixe que a lua saia da combustão com  o sol e aspecte marte, pois isso representaria o conhecimento do empréstimo indo para a boca dos homens que você não deseja que saibam do feito.

E também evite que a lua esteja com o nodo sul ou norte, ou ainda na via combusta (entre 15 de libra a 15 de escorpião).

O trecho é pequeno e direto ao ponto, e por isso é muito comum que astrólogos modernos percam o brilho de sua simplicidade. A verdade é que esse trecho é MUITO diferente do que astrólogos que se dizem tradicionais estão fazendo hoje em dia (geralmente copiando Vivian Robson que não era astrólogo e copiou boas partes de Ramesey, que por sinal também não era astrólogo).

A primeira parte e que não está no texto copiado é que Sahl segue uma tradição em que você nunca usaria a carta eletiva sozinha… todas as eletivas são cartas derivadas, que  precisam de uma “raiz”. A base ou raiz é uma outra carta, seja a carta natal da pessoa ou uma carta horária feita previamente para a questão.

Ou seja não há eletivas gerais, há fatores gerais, mas eles devem se combinar com fatores particulares da carta que eles transitam, mas isso não será discutido aqui.

O segundo ponto muito importante que a maioria não nota é que em nenhum momento Sahl cita “o regente da segunda casa” que é o padrão recebido de Robson/Ramesey. Essa prática é basicamente usar as mesmas regras da horária ao contrário, procurando “assegurar a casa 2”. Isso foi depois transmitido via Lee Lehman para outros astrólogos como Chris Warnock.

Mas note que Sahl está trabalhando com os fatores gerais, a lua (sempre o fator principal), mercúrio como representante de comércio, acordos e negociação, e júpiter como representante de dinheiro e bens (A propósito nada de vênus como “regente natural da casa 2” – essa é uma bobagem bem recente).

Colocando os pontos de Sahl em linguagem atual.

A parte principal é que a lua sempre deve estar em bom estado. Isso é vital. Não me importa que você esteja brincando de ver a casa 2. Se a lua estiver em mau estado, isso não é considerado uma boa eletiva.

A exceção seria a lua nova (combusta) que é boa apenas para negócios e empréstimos feitos em segredo. Mas mesmo nesse caso ele sugere o cuidado de garantir que o primeiro aspecto seja com benéficos.

A parte que ele sugere que a lua esteja perdendo luz é provavelmente para o pedidor do empréstimo, que não quer a simbologia de algo que aumenta com o tempo, e sim com algo que diminui. Se esse raciocínio estiver correto, se você estiver dando o empréstimo, talvez queira que a luz da lua esteja aumentando.

Por que a preocupação de que mercúrio não faça aspecto com marte? Mercúrio tendo simbologia sobre contratos e empréstimos, dinheiro e comércio é um significador importante. Veja que não estamos preocupados com fatores de longo prazo (mercúrio em peixes) e sim se há um contato nos dias próximos ao empréstimo entre mercúrio e marte. Esse é um significador de mentiras e de rompimento de contratos, uma simbologia que o empréstimo não será pago, ou que haverá mentiras e golpes.

Note novamente que uma coisa que não vemos nessas recomendações são coisas como “veja que o regente da casa 8 aplique para o regente da 2) que é uma instrução típica de astrologia horária: novamente, as regras são diferentes.

Todas as formas de astrologia, ocidental, chinesa e indiana, têm uma forma de divinação (horária, i ching, prashna) e uma forma de eletiva diferente da divinação. No entanto, nos últimos séculos o ocidente tem ignorado essa distinção e misturado fortemente regras de eletiva e horária, e os astrólogos atuais têm apenas ajudado a misturar os conceitos.

Artigos Relacionados

Maus conselhos em astrologia eletiva

Trânsitos de 2018

Astrologia financeira

Bolsa de Valores

 

Posted in astrology, Bebendo na fonte, eletiva Tagged with: , , , , ,

Lua nova 16 Janeiro 2018

A lunação ocorre no grau 26 de capricórnio. Se você tem planetas nesse grau, eles se tornam “invisíveis” ou “inacessíveis” pela quinzena. Seus assuntos desaparecem, ou não se pode confiar neles. Exemplo, se a lua está perto desse grau, você pode sentir dificuldades na expressão mental e emocional, falta de afeto, carência emocional. Ou, por exemplo, o planeta rege a casa 4, você pode sentir que sua vida doméstica está aflita, escondida, nebulosa, desaparecida.

Abaixo a carta da lua nova para Brasília, eu não coloquei o horário de verão, então o horário vai ter uma diferença de uma hora.

A carta da lunação pega a casa 7 do ingresso do sol em Capricórnio, fazendo com que os temas de destaque até o final do mês sejam contratos com outros países, comércio, taxa de câmbio, casamento de famosos, leis relativas a casamento e relacionamento.

Lua na nova na casa 4 dá fraqueza para a oposição ao governo; fraqueza para prédios ou terrenos; segredos ou atrasos em construções.

Apesar da lunação estar em capricórnio, o senhor da lunação é vênus, conjunta ao ponto. Isso ativa temas de Dinheiro e de parcerias.

Parcerias já mencionei acima. Temas de dinheiro envolvem o poder de compra da população, bolsa de valores, investimentos, etc. Júpiter na 2 auxilia esses temas, mas marte regente da 2 saindo do signo indica uma queda ao longo do mês.

Povo – No ingresso marte em trígono com a lua, agora na 2 em sextil com lua. O povo está preocupado com condições financeiras e ao mesmo tempo sob o poder do governo.

Rei – O significador do rei era saturno em mau estado cadente na 9. A lua na 10 também traz desequilíbrios pela conjunção com o nodo sul. Na lunação saturno com mercúrio na 3 parece conluio entre meios de comunicação (casa 3) e o rei para aprovação de leis (mercúrio rege a 9).

 

Posted in astrology, Eventos e política, Temas Avançados

Semana 15 a 21 Janeiro 2017

Editado – na sexta feira, apesar dos aspectos da lua, o sol muda de signo, de neutro para exílio, o que não é positivo em geral, principalmente para iniciar projetos ligados a coisas solares (promoção, emprego, carreira, visibilidade, saúde)

Posted in semanal

Lua cheia Janeiro 2018


O ano começa com a Lua cheia bem em 1 de Janeiro. Isso facilita a vida do astrólogo, já que as previsões do mês seguem as luas, e não o calendário. As tendências são de curtíssimo prazo, até a próxima lua nova.

Como sempre, a astrologia mundana segue o princípio de cebola, camadas dentro de camadas, e precisamos analisar as cartas acima da carta analisada também. Por isso usamos a carta da entrada do sol no ingresso de capricórnio.

Governo – note que a lua se repete nas duas cartas ativando o potencial do ingresso referente a – piora da saúde do presidente (lua perto do nodo sul quadratura a marte); poder do governo para fazer as reformas que queira (lua como significador natural de povo regendo a 4 da oposição nas mãos da casa 10 do governo).

Dinheiro – a lua sendo exaltação de fortuna (e em contrasticia) também mostra a aflição do dinheiro – os gastos de Temer para evitar sua queda? Vênus cadente e combusta também é fraca. Já na lua cheia, temos uma situação um pouco mais amena, mas de curto com prazo, com júpiter acalmando temporariamente a situação, mas marte originalmente afligia a lua- parece uma mistura de eventos ruins e bons.

 

Posted in astrology, Eventos e política

Semana de 1 a 7 Janeiro 2018

Feliz ano velho, adeus ano novo…

primeira semana do ano fraca, com vários períodos fora de curso (inércia) e dias com mistura de aspectos bons e maus.

Posted in semanal

TRânsitos de Janeiro 2018

2 – lua cheia em 12 câncer

Se o grau da lua tocar algum planeta natal, durante os próximos 15 a 30 dias esse planeta está mais ativo ou visível.

6 – Marte conjunto a júpiter em 17 escorpião

Se escorpião é uma casa importante no seu mapa, por volta desse dia deverá sentir uma influência positiva.

8 – 10 sol conjunção vênus – 19 capricórnio – e ao mesmo tempo fazem sextil com marte e júpiter

Veja se o grau 19 está relacionado a sua vida amorosa (exemplo – está oposto ao planeta que é senhor do amor, etc)

11 – mercúrio sai de seu exílio e vai pra capricórnio.

Veja as casas que mercúrio rege no seu mapa natal (ex, casas 3 e 6). Se está sentindo problemas em uma das áreas regidas, deve sentir uma melhora nesses dias.

12-13 mercúrio conjunção saturno 2 de capricórnio

Uma imagem de estudo, disciplina, crítica, detalhismo.

17 – lua nova em 27 de capricórnio

Se você tem algum planeta no grau 27 de capricórnio ele tende a desaparecer pelas próximas semanas.

18 – vênus muda pra aquário.

Vênus baixa um pouco de dignidade, mas nada absurdo. Talvez o problema maior seja o fato que ela está perto do sol, que ao mudar pra aquário fica ainda mais maléfico.

20 – sol muda pra aquário Evite começar algo no dia 19, principalmente coisas novas, projetos importantes.

25 – mercúrio sextil júpiter

Uma imagem de aprendizado ou estudo e harmonia.

26 – marte sai de seu domicílio e vai pra sagitário.

Marte perde bastante dignidade, que muda não seu poder, mas a qualidade em geral da essência do planeta.

Marte é ação, reação, impulso, luta, combate e revolta. Enquanto a ação e agressividade de marte em escorpião é controlada, planejada e pensada, em sagitário é extrovertida e expressa facilmente (pior quando passar pra segunda metade de sagitário).

31 – eclipse da lua em 11 Leão

Início da estação de eclipses. O eclipse lunar tem menor duração – 1 a 3 meses – e menor poder que o eclipse do sol. Também afeta mais o público geral do que países, presidentes e celebridades.

Se você tem algum planeta nesse grau ou em oposição geralmente a área da vida tem um surto de atividade, mudança ou imprevisibilidade.

 

 

Posted in astrology, eletiva, semanal

Ingresso Capricórnio 2017

Essa carta é válida apenas até 20 de março, quando começamos o ano novo astrológico. A carta acima mostra o momento em que o sol entra em Capricórnio para Brasília. Isso só é feito quando o Ingresso de áries tem um signo cardinal no ascendente.

Esse é outro ingresso com a parte da fortuna caindo na casa 2 do dinheiro, mostrando problemas e crise não necessariamente no setor financeiro, mas no padrão de vida da sociedade, número de desempregados e poder de compra.

A conjunção de Marte e júpiter na 8 parece ser a reforma da previdência. A lunação mais próxima para ativação parece ser a do Eclipse de 31 de Janeiro em 11 de Leão, mas é necessário ver quais são as datas que vão ser estabelecidas.

A posição do presidente é dada por Saturno. Saturno está cadente na 9 e conjunto ao sol. É uma posição ambígua, mas que tende ao negativo, principalmente na área de saúde. Estar combusto também mostra invisibilidade, segredos e coisas feitas por baixo dos panos.

Lua na 10 regente da 4 mostra poder do governo sobre o povo e pouca ou nenhuma resistência. Combinado com a concentração de planetas na casa 9 representa mudanças no judiciário ou a última rodada de mudanças constitucionais antes das eleições.

O regente da 6 na 9 mostra greves no Judiciário ou equivalente. Também pode mostrar decisões jurídicas contrárias à Reforma Trabalhista.

A conjunção dos regentes da 5 e da 7 na 9 parece pra mim a votação da PEC contra o aborto em todos os casos. (eu tinha colocado que o resultado parece positivo, mas mudei porque depende muito da época em que for votado)

Posted in astrology

Lua nova 18 de dezembro 2017

A lunação pega bem na casa 2, falando de natal decepcionante do ponto de vista financeiro. A parte da fortuna do ingresso em libra está em 16 aries, sendo aspectada por mercúrio retrógrado em sagitário, conjunto a vênus – notícias de fraudes em compras, devoluções.

A lunação está conjunta a saturno, ressaltando um tema de restrição, pessimismo, economia, frugal, contido, lento. Saturno no ingresso regia as casa 11 e 12 – problemas de saúde continuam para Temer, e Congresso some (sim, eu sei que isso é básico, mas a gente interpreta pelo possível – também poderia ser, por exemplo, votação do orçamento, mas nem sei se isso já está acordado).

Regente do ascendente na 12 – clima de pessimismo ou problemas em prisões. A única coisa de positiva que me ocorre é o simbolismo de viagens.

Há algo ligado a mídia, aflita por mercúrio retrógrado. Eu pensei primeiro no escândalo de propina, mas vênus parece ser mais escândalo sexual.

 

Comparando com o ingresso em Libra 2017 abaixo (apesar do ingresso em capricórnio acontecer logo depois da lunação).

Posted in astrology, Eventos e política Tagged with: , , ,

Saturno vai para Capricórnio

Dia 20 de Dezembro Saturno vai para Capricórnio onde fica por dois anos e meio (fica em Capri até 21 de março 2020, vai para Aquário, e depois volta para Capricórnio de  02/07/2020 a 17/12/2020)

Em astrologia horária

Em horárias profissionais com ascendente em Áries e um bom contato com saturno, EM GERAL, vai mostrar um emprego que é de boa qualidade e que dá bons frutos. O mesmo para ascendente em touro e o MC em Aquário, mas nesse caso teremos Saturno em bom estado, mas cadente na 9. Isso poderá representar empregos em áreas de educação, no exterior, ou ainda empregos de pouca duração, já que as casas cadentes não dão estabilidade.

Para horárias amorosas com Ascendente em Câncer,  isso vai mostrar EM GERAL que a pessoa X é de boa qualidade, sei lá, centrada, séria, de bons modos e moral. No entanto, com o regente da 7 na 7 isso também vai frequentemente mostrar uma pessoa que não está particularmente interessada em relacionamentos, ou então que está preocupada com suas próprias metas e coisas. A Exceção é para quando houver bons contatos entre lua e saturno.

Já para horárias amorosas com Ascendente em Leão, apesar da pessoa amada ser de boa qualidade, em geral, ela frequentemente estará na casa 6 (a não ser que em ângulos bem atrasados, onde saturno pode ir para a 5). O regente da 7 na 6 (12 a partir da 7) destrói os significados positivos da dignidade e dá uma imagem de pessoa problemática ou envolvida em seus próprios problemas, dúvidas, conflitos internos e que tem pouco a oferecer em termos de amor.

NOTA ÓBVIA – tudo isso é EM GERAL e é para isso que serve a interpretação do mapa específico.

Em astrologia mundana

De acordo com a teoria dos 7 climas encontrada em Abu Mashar, Mashallah e Bonatti, Saturno nos primeiros graus do signo dá tempo frio e fechado para os países mais ao norte, por exemplo Noruega, Canadá, Rússia, etc). Como o hemisfério norte está no inverno, deve trazer um inverno mais rigoroso que a norma.

Alguns países que estão listados para Capricórnio são Índia, Macedônia, Bósnia, Albânia, Bulgária, Grécia, Afeganistão, México e Bruxelas. A India deve ser afetada quando Saturno passar pelos termos de mercúrio (atribuição dada por Abu Mashar – de 20/12/2017 a 24/02/2018 e de 11/07/2018 a 22/11/2018).

Além disso são afetados mais os países que tinham saturno angular nas respectivas cartas de ingresso solar. Os efeitos em geral são negativos (obstáculos na economia e sociedade) mas os efeitos específicos dependem de regências nos mapas respectivos.

Em astrologia natal

As considerações abaixo são EXTREMAMENTE genéricas e não devem ser levadas muito a sério, já que não possuímos o mapa de cada pessoa.

Saturno ele afeta as casas pelas quais passa, imagine ele desamarrando os laços que você deixou frouxos, tirando a poeira que você jogou debaixo do tapete. Você fez algo pela metade? Deixou para depois ou quer evitar o conflito ou a encheção? Saturno vem e faz você pagar a conta.

Se você têm no seu mapa natal:

 

Sol em áries – repensar a carreira

marte ou júpiter em áries – ganhar notoriedade, ser mais competitivo

Júpiter em Touro – oportunidades de aprendizagem e viagens ao exterior.

mercúrio em touro – aprender uma nova língua, por exemplo

Vênus em touro – repensar fé e religiosidade

Marte em Gêmeos – oportunidade cirurgias ou procedimentos médicos

Júpiter em gêmeos – cuidado com dívidas

Saturno em gêmeos – cuidar da saúde, fazer dieta

Saturno em Câncer – mudar de cidade ou local, se sentir estrangeiro
Sol ou Lua em Câncer – problemas com vida familiar ou emprego

Vênus ou júpiter em Câncer – mudanças na vida amorosa

Sol ou saturno em Leão – queda da vitalidade, stress.

Sol em virgem – criar empreendimentos ou pensar em seus talentos

Júpiter em virgem – se quiser ter filhos pode ter obstáculos, filhos adolescentes vão ser um karma.

Saturno em Libra – comprar ou mudar de casa, avós, heranças

Mercúrio em escorpião – problemas com viagens

marte em escorpião – problemas com irmãos

Júpiter em sagitário – oportunidades financeiras novas, investimentos, financiamentos.

Lua em Capricórnio – rever sua situação com sua mãe – que conflitos ou situações estão à espera, do tipo mudar de casa, etc.

Saturno em capricórnio – retorno de saturno

Júpiter em Aquário – pensar em se mudar pro exterior

Vênus em aquário – vida sexual agitada

Júpiter em peixes – novas fontes de renda

mercúrio em peixes – repensar amizades

sol em peixes – necessidade de networking e navegar a política de seu trabalho

Posted in astrology, Eventos e política, horária e eletiva, Mapa natal

Trânsitos de 2018

Principais movimentos

Saturno vai para capricórnio em dezembro 2017

Júpiter vai para sagitário  – novembro 2018

Marte retrógrado

Conjunção marte – saturno 2 de abril

Marte quadratura com Júpiter – 2 novembro em sagitário, peixes (cuidado, porque a quadratura não se concretiza em escorpião)

Marte com o nodo sul – vários meses na metade do ano

Saturno é o planeta mais lento e ficará seus quase 3 anos em capricórnio, seu domicílio. Falamos separadamente sobre ele em outro post. Algo da simbologia básica de saturno, como finais, cercas, limites, invernos, reservas, realidade, frieza, criticismo, fria matéria, será mais visível nas temáticas que aparecerão (má notícias pro povo do bitcoin). Já júpiter irá pra sagitário só no final do ano, afetando mais a temática de 2019.

O fator que mais marca o meio de 2018 vai ser marte. O pequeno maléfico estará indo e vindo na conjunção com o nodo sul, pois estará retrógrado. Prenúncios de guerra e drama.

 

Retrogradação

Saturno – 18 de abril a 6 setembro

Júpiter – 9 de março a 11 julho

Marte – 26 de junho a 28 agosto

venus – 5 de outubro a 16 novembro

mercúrio – 23 março a 14 abril; 26 de julho a 18 agosto; 16 novembro a 6 dezembro

Todos os anos temos júpiter e saturno retrógrados por 4 meses, e mercúrio tendo três períodos de 3 semanas. Marte e vênus ficam retrógrados uma vez a cada dois anos e eles coincidirão em 2018.

Geralmente procuramos pelo efeito deles no mapa natal vendo porque casa eles transitam no mapa e que aspectos eles fazem com os planetas natais.

ECLIPSES

31 de Janeiro – eclipse lunar 11 de Leão

15 de fevereiro – eclipse solar 27 aquário

12 de Julho – Eclipse solar 20 Câncer

27 Julho – eclipse lunar 4 aquário

11 Agosto – Eclipse solar 18 Leão

Os eclipses solares são mais fortes que os lunares e afetam mais os países nos quais são visíveis. Os efeitos mais importantes dos eclipses são atrasados em vários meses, mas o período onde eles acontecem são negativos para astrologia eletiva.

 

Posted in astrology

Aprenda mais astrologia

Veja o que perdeu

%d bloggers like this: