A Heptarquia na cultura popular

O que é a Heptarquia

Se você (como a maioria das pessoas) começou sua jornada com PopAstrologia, o primeiro choque que teve com a Astrologia Tradicional foi com a ausência dos onipresentes Signos e sua substituição em poder pelos 7 Planetas. Essa é uma diferenciação muito mais importantes do que, por exemplo, o uso de Urano ou Quiron no baseamento da Astrologia versus sua vertente mais pop.

Enquanto para 99% das pessoas a astrologia se resume a signos, qual é seu signo, eu sou taurino, na Astrologia Tradicional isso quase nunca é discutido, e o objeto foco de nossa atenção é sempre nos planetas. Como eles são sete, um bom nome é a Heptarquia, ou governo dos sete.

Mas por que isso seria importante? Porque nosso princípio básico é que Todas As Coisas do Mundo Podem Ser Divididas em Sete. Não em 12, 3 ou 4. São outras opções populares sim, mas em astrologia geralmente dividiremos em 7. Podemos subdividir com maior ou menor profundidade dependendo do escopo. Então por exemplo, podemos dizer que todas as músicas são de Vênus, mas há músicas de saturno (dor de corno, morte, tristeza), músicas de vênus (amor e diversão), etc. Todas as flores são de vênus, mas flores com espinhos são de marte, flores que nascem em pântanos serão de saturno, etc.

Profissões, árvores, frutas, flores, tipos de pessoas, tipos de investimento, personalidades, objetos cotidianos, são todos objetos que dividimos ou subdividimos dentro da heptarquia.

Por toda a história clássica a heptarquia apareceu em fontes religiosas e culturais (sete pecados capitais, sete cidades, sete mares, sete artes) e não é de se surpreender que até hoje ela reaparece em várias formas de arte e cultura.

A Heptarquia nos quadrinhos

A primeira que eu vou colocar é uma das mais conhecidas, a Liga da Justiça:

A atribuição mais óbvia é Super Homem (sol), Mulher Maravilha (lua), Batman (saturno -cavaleiro das trevas), Flash (mercúrio -velocidade), Lanterna Verde (vênus, seu poder vem de um anel – objeto de decoração – que cria objetos de luz), Aquaman (júpiter – o rei dos Mares), e por último Ajax, o caçador de marte (Marte – todos os guerreiros são de marte, mas aqui temos um marciano literal).

Os perpétuos

Não tão conhecida, mas bem clássicos, são os perpétuos de Sandman, criados por Neil Gaiman

Os perpétuos não são deuses, mas as 7 forças “originais e eternas que regem a realidade”. Eles são Morte, Destino, Destruição, Sonho, Desejo, Desespero e Deleite/Delírio. Eles têm uma certa ligação com sua imagem oposta: Morte define a vida, Destruição a eternidade, sonho define a realidade, Destino define a liberdade.

Se colocarmos pela ordem caldeica do mais velho para o mais jovem, temos Morte (saturno – fim), Destino (Júpiter – futuro, também definindo a liberdade), Destruição (Marte – fácil), Sonho (sol – nosso protagonista, que define a realidade), Desejo (vênus, óbvio), Desespero (mercúrio, pensamentos obsessivos), e Delírio (louca, de lua). De todos o que menos combina é Sonho, mas fica por eliminação.

O Espectro Emocional

O Lanterna Verde é um personagem razoavelmente conhecido, com um filme fracassado e participação em desenhos animados. Ele faz parte da Tropa dos Lanternas Verdes, que representam Will* e patrulham o universo inteiro. O conceito foi depois ampliado para termos 7 Tropas:

  • Lanternas Índigo – Empatia, por algum motivo têm o poder de teleportação e obediência. Provavelmente Lua
  • Lanternas Violeta – amor, mas a gente chamaria de paixão, obviamente venusiana
  • Lanternas Azul – esperança, essência jupiteriana de sabedoria.
  • Lanternas Verde – Will – não existe uma tradução exata para Will, e os próprios quadrinhos variam entre Força de Vontade e Determinação/Coragem. Seria a mais ligada ao Sol.
  • Lanternas Amarelo – medo, mas como uma tropa de seres assustados não seria muito interessante, foi interpretada como psicopatas que gostam de causar medo.
  • Lanterna Laranja – cobiça. Nada a ver com o sol ou com as interpretações clássicas de laranja. Imagino que pensaram a partir de “ouro”. É uma emoção mais saturnina.
  • Lanterna Vermelho – raiva, a tropa marcial.

Note que as cores tradicionais não são as do arco iris (apesar de supostamente Isaac Newton as dividiu em 7 justamente para que elas se adequassem com o número). Por exemplo Lua é representada por Branco e prateado, sol com laranja e amarelo, mercúrio com cores misturadas, vênus com cores pasteis e claras, como rosa, marrom claro, verde claro, Júpiter com azul e violeta, e também vermelho, Marte vermelho, Saturno todas as cores pretas e escuras, chumbo. Estou pegando mais pela simbologia das emoções.

As 6 + 1 jóias do Infinito de Thanos

Como visto (mais ou menos) no filme, Thanos, o titã assassino, consegue 6 jóias que todos creem ser inúteis, mas que juntas têm o poder de controlar o Universo. Seu primeiro presente para a Morte (diferente da Morte de Sandman, acima) é matar metade da população do universo. Mas isso acontece mais ou menos na página 5 do gibi, o resto é bem diferente.

As 6 jóias são o que restou da divindade criadora do Universo, que solitária, cometeu suicídio (detalhe que foi, sabiamente, retirado na hora de fazer filmes). Elas são Tempo (saturno), Espaço (vênus?), Mente (mercúrio), Alma(Júpiter), Poder (marte) e Realidade (lua). Agora eles adicionaram uma sétima, Ego (sol).

Por último, como você distribuiria os personagens da Caverna do Dragão? (Contando a Uni) Coloque nos comentários.

Posted in astrology

Outubro 2019

Calendário

  • 01/10 – mercúrio sai de libra
  • 3/10 – marte sai de virgem, vai para seu exílio
  • 7/10 – sol faz quadratura com saturno (com recepção)
  • 8/10 – vênus sai de seu signo e vai para exílio
  • 13/10 – mercúrio faz sextil com saturno.
  • 13/10 – sol sextil júpiter
  • 14/10 – lua cheia
  • 20/10-vênus sextil saturno
  • 23/10 – sol sai de sua queda e vai para escorpião
  • 27/10-marte exilado faz quadratura com saturno (com recepção)
  • 28/10 – lua nova em escorpião
  • 31/10 conjunção vênus mercúrio (mercúrio estacionário ficando retrógrado no grau 27 escorpião)

Vamos aos poucos nos livrando do acúmulo de planetas em Virgem, que depois meio que foi pra libra. Finalmente alguns planetas vão para um signo de água, o que pode melhorar o clima no nível mundial

O mês começa com mercúrio indo para escorpião, que é um signo silencioso, mas sendo de marte tem uma simbologia de estudo prático ou matemático. Ao invés de passar pelo signo em 3 semanas, ele vai ficar mais lento e no dia das bruxas vai ficar oficialmente retrógrado (Brexit está programado para este dia, mas como já foi notado por outros astrólogos, marcar a saída da Inglaterra da Europa no dia de mercúrio retrógrado nunca foi um bom sinal).

Dia 3 Marte vai para Libra, seu exílio, onde funciona de forma limitada. A simbologia é do general na corte do rei, cheia de fofocas, mimos, festas e duplipensar. O general ou age como um elefante na loja de cristais ou perde sua capacidade de ser direto e ativo.

Dia 7 o sol faz uma quadratura com Saturno, o que geralmente mostra conflito, mas Saturno recebe o Sol. No entanto, o Sol está em sua queda em Libra e tem pouco ou nenhum poder = a simbologia é de líderes caídos recebendo ajuda de poderes escuros, da burocracia, etc.

Vênus sai no dia seguinte de seu signo de libra e vai para escorpião, onde está em exílio. A beleza e tato de vênus não funcionam bem no signo da decomposição material, dos pântanos, dando a imagem conhecida de ciúmes, dramas e exageros.

Dia 13, mercúrio em escorpião faz sextil com saturno. Escorpião, como mencionado, é um signo silencioso ruim para comunicação mas favorável aos estudos e profundidade, o que é ajudado por um sextil com saturno – imagem de estabilidade, estudos sérios.

No mesmo dia o sol faz sextil júpiter, temos a ajuda dos ricos ao rei, ou a ajuda dos poderes aos professores, juízes, doutores, etc. Uma assinatura razoavelmente positiva e pacificadora.

No dia seguinte, 14, temos a lua cheia em áries. Para Brasília, ela vai pegar bem no eixo ASC-DSC. Lua no ASC traz uma quinzena movimentada, com altos e baixos. Lua rege a casa 4 do terreno, país, terra, moradias.

Na segunda metade do mês temos vênus sextil saturno no dia 20, uma boa imagem para inícios de relacionamentos, pois manifesta seriedade e estabilidade, apesar de vênus estar exilada.

No dia 23 sol sai de sua queda e vai para escorpião, o que já é uma melhora significativa para assuntos de poder, visibilidade, congressos.

Dia 27 marte exilado no signo de Libra faz quadratura com saturno (com recepção). Novamente, a quadratura não é um aspecto suave, mas a recepção mostra que Saturno cumpre com as petições de Marte. Marte exilado traz uma certa corrupção, mas entendemos no geral uma aliança temporária entre os maléficos. Imagem de aliança entre bandidos, entre forças militares, entre forças conflitantes.

Em 28 de outubro temos a lua nova em escorpião. Eu diria que há chuvas nessa quinzena pelo Brasil, apesar do ASC em fogo. Todos os planetas estão abaixo do horizonte, uma imagem de escuridão, traição, por debaixo dos panos, introversão, segredos, pouca atividade.

E finalmente no dia das bruxas, 31, temos a conjunção de vênus e mercúrio, geralmente uma imagem de artes como escrita, pintura, etc. Mercúrio está parado no grau 27 escorpião e vai ficar retrógrado pelas primeiras três semanas de Novembro.

Curso Astrologia Natal

o curso de astrologia natal começa em outubro e dura 20 semanas. Pode se inscrever até o final de outubro. Veja mais em nossa página e participe, oferecido anualmente.

Posted in astrology

Ingresso Libra 2019

A astrologia mundana fala sobre os países, povos, civilizações e as ondas que eles sofrem. Ao contrário da pop astrologia, não usamos cartas natais para prever, e sim um conjunto de cartas, incluindo lunações, ingressos, eclipses, Grandes Conjunções, Posses presidenciais, etc.

Os ingressos são a entrada do Sol no primeiro grau do signo. O básico é o ingresso em áries. Se o ingresso tiver um signo cardinal no ASC, Mashallah e outros dizem para calcular os 4 ingressos. Já vamos no terceiro ingresso do ano, em Libra.

O ingresso em Libra para Brasília está abaixo.

Ingresso em libra 2019 – Brasília.

A grande concentração de planetas em virgem passou para Libra ao longo de Setembro, e da casa 12 da última lunação para a casa 1. Um grande número de planetas na casa 12 de um ingresso geralmente não é positivo, afeta o povo (geralmente acúmulos de planetas representam brigas de forças). A lua se separa de Saturno e tenta um aspecto com Marte, que não recebe o aspecto por ele vir de sua queda, representando falha em comunicações, infraestrutura, contratos ou investimentos. Lua também mostra os Ministros do governo e a Política em geral, cometendo gafes ou falhando em acordos.

Note júpiter angular no IC. A linha de longitude que corta Brasília (por exemplo o mapa para São Paulo é quase idêntico.) estarão todas sobre esta influência – moderadora do clima e de uma primavera úmida. O Ascendente nos termos de vênus adiciona umidade ao clima em geral. Eu dou o senhor do período para Mercúrio, porque ele rege o ASC e está em contra-antíscia ao ASC. Mercúrio dá ventos e variação de clima de semana a semana. Mercúrio na casa 2 mostra que a ênfase é em questões da economia.

A oposição Lua com nodo norte versus Saturno é igual para todas as partes do mundo. Para Brasília, pode ser um mau símbolo para quem é contra a Reforma da Previdência – representa a política da casa 11 afligindo os mais velhos e pobres.

Comparando com a posse Bolsonaro

O ASC do ingresso está em oposição à parte da Fortuna da Posse – grandes gastos ou perdas do tesouro (fortuna na 11). O senhor do trimestre, mercúrio, está transitando a casa 6 do mapa da posse, período difícil para o presidente e sua popularidade.

Comparando com a Lunação em Peixes

A lunação em Peixes fala sobre prosperidade (ou não), fertilidade, cultivo e economia. O ASC do período em 14 Virgem está oposto diretamente à lunação em 15 Peixes. Qual era o potencial da lunação que é ativado?

Na lunação temos o senhor do ascendente reentrando na sua queda, por estar retrógrado, uma condição de quem saiu do fogo, mas decidiu voltar. A lua tenta dar seu aspecto para júpiter, mas é interrompida por Saturno, condições financeiras fracas para o período. A ativação dessa carta confirma a posição de mercúrio na 2 como um período ainda fraco para a economia. Mercúrio também pode ser muitos boatos na área financeira e altos e baixos na Bolsa.

(Adicionado 02/10)
Reforma da previdência inicialmente aprovada dia 01/outubro/2019.
Note marte no ASC da carta – semanas bem estranhas no período – Janot (ex-procurador da República) dizendo que “devia ter dado um tiro em Gilmar” (STF). Não se sabe se Lula vai ser libertado (ou até mesmo se poderia simplesmente sair por sua decisão?) e se as decisões da Lava jato vão ser canceladas a granel.

Posted in astrology

Curso iniciantes 2019 2o semestre

Olá, senhores, como anunciado vamos abrir o curso de astrologia natal – nível avançado, agora no dia 7 de outubro. Se não puder começar neste dia, não se preocupe porque aceitamos uma ou duas semanas de atraso. Também parcelamos sem problema (mas tem que entrar em contato diretamente comigo).

Quem já fez o curso sempre pode refazer.

Pagamento
Preço: 270
Inscrição até no máximo duas semanas depois do início.
Duração 20 semanas (sujeito a modificação)
Pagamento pelo paypal ou cartão de crédito direto no botão abaixo
Pagamento por depósito bancário abaixo
Se precisa parcelar ou algo assim entre em contato pelo email, não tenho problemas
Pagamento pelo paypal ou cartão de crédito

paypal




 

 

Posted in astrology, Mapa natal

Astrologia Setembro 2019

O mapa da lua nova é uma das cartas de início que usamos para Astrologia Mundana. No caso começa bem no início de setembro e estabelece um bom padrão para o mês.

Abaixo o mapa da lunação. Ele deve ser comparado com outros mapas, como o Ingresso de Câncer, eclipses, posses, etc. A primeira coisa a notar é que essa é a lunação Super virginiana – temos o impressionante número de 5 dos 7 planetas tradicionais jogados lá. O Ascendente também está em 29 de virgem, e todos estes planetas caem na maléfica casa 12. Oh, felicidade para todos!

O acúmulo de planetas em virgem afeta as coisas representadas por Terra – enquanto Capricórnio é terra montanhosa, rocha, dura, e Touro são campos e pastos, Virgem pode ser plantações, como as de trigo, e também florestas e campos “virgens”. Não apenas a Amazônia está sofrendo muito com as queimadas, mas neste momento há também grandes focos na África. Havia um na Tanzânia, mas não sei se como está agora. Isso simboliza bem com mercúrio e marte combustos neste signo.

Lua nova para Brasília

O excesso de planetas na casa 12 não é agradável. Algumas possibilidades são

  • Falta de atividade, mês parado e sem novidades
  • Traições, segredos revelados
  • Doenças, crise de saúde de famosos e líderes.
  • Crises, problemas em prisões.

O único planeta angular neste mapa é SAturno, que volta para a casa 4, como estava no Ingresso. Problemas e destruição em coisas relacionadas a terra, terreno, imóveis, pessoas velhas (reforma da aposentadoria se for neste mês).

Abaixo o mapa do Ingresso em Câncer. Vemos que virgem era a casa 12 desse mapa, portanto novamente temos a simbologia da casa 12 afetando.

Entrada do Sol no signo de Câncer para Brasília 2019

Ativações e temas em evidência durante o mês
30/8 a-3/9 – segredos, informações, comércio internacional, o presidente, traições ou coisas escondidas, crimes ou aflições contra o povo.
4/9 a 8/9- crise em cadeias, assassinatos ou crimes hediondos, muito movimento no feriado.
9/9 – 12/9 – ponto importante na crise da Amazônia. Votação da previdência neste período pode ser crítica e muito negativa para os aposentados.
13/9 a 17/9- movimentação de férias, temas de sistema de comunicação, viagens internacionais, infraestrutura, decisões judiciais, investimentos, calmaria.
18/9 a 21/9 – período difícil, pode ser crimes, traições, aumento de incêndios.
21/9 a 25/9 – Presidentes ou poderosos tendo segredos, ou enfrentando doença, ou no mínimo se escondendo e viajando.
25a 29/9 – Relações amorosas escondidas ou proibidas sendo reveladas.

Posted in astrology

Se haverão chuvas no mês – bebendo na Fonte

De Bonatti, Capítulo sobre as Chuvas, página 1453 tradução Ben Dykes

1 -Se em qualquer mês quiser saber se haverá chuvas, faça o mapa da conjunção do sol e lua, e você verá que planeta os aspectam, de que casas, e de que mansões lunares. Porque se aplicarem planetas que trazem chuvas ou de mansões úmidas, indicam um mês chuvoso. Mas se os aspectos dos planetas que trazem chuvas vierem de signos secos isso diminuirá as chuvas para um terço ou um quarto do previsto.

2 -Se vênus aspectar saturno (especialmente se vênus transferir a luz de marte, mercúrio ou júpiter) poderá prognosticar chuvas sem dúvidas.

3 -E se além disso um dos planetas acima aplicar ao sol, indicarão alguma forma de chuva, porque a natureza do sol neste caso representa mais o úmido do que a secura.

4 -Também haverá chuvas fortes se o sol e vênus estiverem conjuntos e na mesma mansão, da natureza de um dos dois, e além disso devem estar em uma boa casa e receber aspecto do dispositor do signo onde estão.

Na última lunação temos um exemplo razoavelmente parecido, com vênus bem próximo do Sol.

sol e vênus estão conjuntos (e com marte), numa mansão lunar que é chuvosa. O dispositor é o próprio sol. Estão numa boa casa, não angulares. Saturno está no IC, prometendo frio, névoa e tempo fechado.

5 -O dia de grandes chuvas será quando a lua transitar (em algum momento depois) o grau da sua conjunção do sol na carta que fizemos, e ao mesmo tempo aspectar júpiter ou mercúrio, em um signo de ar ou água (principalmente se júpiter ou mercúrio tiverem latitude sul). E isso é ainda mais forte se houver recepção entre os planetas.

(Mashallah diz mais ou menos o mesmo, mas ele não se importa com o grau da lunação, e sim com os ângulos da carta de lunação. Isso permite “localizar” os efeitos para onde a carta foi criada, enquanto o grau da lunação é igual para todas as partes do mundo. Mashallah também não menciona Júpiter e fala mais de vênus e mercúrio).

6-E você verá se um planeta inferior (mercúrio, vênus ou sol) se aplicar a um planeta superior (marte, júpiter ou saturno), especialmente com latitude (ou declinação?) sul, pois isso indica chuvas.

A aplicação de um planeta inferior a um superior é comumente chamada de abertura dos portões. Mas Bonatti não está colocando a doutrina completa – a abertura dos portões ocorre quando um planeta encontra o regente do signo oposto, ou seja, vênus e marte, mercúrio e júpiter, lua e sol contra saturno. Por exemplo, no mapa de (4) veja que marte e vênus estão conjutos, portanto abrindo os portões, já que regem signos opostos, como áries e libra, touro e escorpião. Também não vemos normalmente essa condição de planetas ao sul.

7-E Abu Mashar diz para ver se a lua está fazendo aspecto separativo a vênus, pois isso diminui as chuvas […]

Comentário

Este capítulo é típico para a previsão de chuvas e é quase idêntico a outros de Mashallah ou Abu Mashar. Se cria um mapa para a lunação (lua nova, mas geralmente lua nova ou lua cheia) e este momento é usado para julgar as chuvas.

Um dos problemas desse tipo de texto é que todas as considerações são gerais, iguais para o mundo inteiro. Por exemplo “veja se o grau da lunação está conjunto a vênus” é igual para todo o mundo. Pode ser um bom indicador de tendência, mas não explica se isso afetará o Brasil ou a China.

Para “localizar” as tendências para uma região, uma solução é pegar apenas locais onde planetas prometendo chuvas estão angulares.

O único lugar onde Bonatti se destaca é no uso das Mansões lunares, uma adição posterior ao jogo que quase não se encontra em textos mais antigos. No entanto é sugerido a leitura sobre as Mansões antes de encontrar Bonatti, já que o texto tem inúmeros erros na nomeação das mansões.

Outra pequena diferença é que Mashallah só menciona vênus, mercúrio e lua como planetas de chuva, Bonatti parece admitir Júpiter, pelo que entendo do texto.

Comentário irrelevante: apenas para desopilar o fígado, quero comentar as horríveis notas de tradução que Ben Dykes coloca: são inúmeras, atrapalhando o texto e não esclarecem absolutamente nada, enquanto as partes do texto que necessitam desesperadamente de um bom comentário de contextualização passam sem nada.

Posted in astrology

Boris Johnson

Boris Johnson foi “escolhido” para ser o (que já dizem) “último” Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha. Ele é o terceiro PM conservador escolhido indiretamente* e já impopular que vai carregar o Brexit.

Da direita para esquerda: Theresa May, Boris Johnson, Michael Gove, geralmente satirizado como uma “mean girl” e David Davis

Boris Johnson não é horrível como Trump (os britânicos não foram tão burros), mas é uma figura esquisitíssima da TV inglesa com sua refrão sendo “PWA FWA”, cabelo à la Trump, filhos ilegítimos, declarações grosseiras contra líderes de estado (enquanto era ministro do Exterior), etc.

Mapa de boris Johnson, Rodden A

É engraçado Lua na casa 1 pela aparência lunática de Johson, mas para nós ela é a Sra da casa 10. Júpiter também é importante porque é exaltação da 10 e aspectado por Fortuna. Vênus é Sra do ASC e está conjunta ao Sol, regente natural de carreira.

O eclipse do sol anterior para Londres mostra a queda de May, afinal Eclipses mostram um mês de inícios e finais, principalmente para os “reis”. E a renúncia de May teve que ter sido organizada privadamente antes do anúncio público, que foi depois do eclipse da lua do dia 16. Note a vênus desse eclipse transitando a vênus e sol de Johnson no grau 28 gêmeos, ativando seu poder e aliados.

O Astro.com coloca o evento dele como PM como a data da escolha, mas isso apenas mostra o momento em que ele virou líder do partido Conservador. Para a astrologia tradicional, a posse é mais importante, e é quando a Rainha pede que ele forme um Governo em seu nome, ele se ajoelha e beija seu anel.

Não consegui achar o horário, mas May fez a última discussão com o Parlamento às 11h30, fez seu discurso de despedida para as câmeras e só depois do almoço dirigiu até a Rainha oferecer sua renúncia, Johnson chegando logo depois. Uma discussão no skyscript diz que ele entrou no Palácio às 15h08 e dá algo de 15h11 a 15h20. Para todo o período temos um ASC em escorpião.

Posse estimada de Johnson quando a Rainha pede que forme um novo Governo em seu nome (o mapa diz 14h, mas o correto seria 15h ajustado pelo horário de verão, dando o mesmo mapa)

A carta de posse cai na casa 2 de BJ, possivelmente em oposição ao seu Júpiter natal, e marte transitando em quadratura a este Júpiter natal. O único aspecto da lua é uma quadratura com mercúrio na cúspide da 8. Sahl diz que um planeta combusto, retrógrado ou cadente vai “vomitar” o aspecto de volta, mas havendo recepção (mercúrio em câncer) haveria melhora. Um ponto positivo é ter o senhor do ASC na casa 10 em trígono com júpiter.

Vênus transita por oposição ao eclipse da lua de 16 Julho, novamente vênus parece significar a Johnson. Vênus representa alianças e estava na casa 4 do eclipse lunar, e mostra que seu papel será em definir o que é “nação”.

Em resumo, apesar de não termos evidências para dizer se o governo dele realmente será catastrófico, aparentemente ele será louco o suficiente para realizar o Brexit sem nenhum tipo de acordo de segurança.

*Por definição no Parlamentarismo o PM nunca é escolhido diretamente, mas há coisas que deixam a população se sentindo ainda mais excluída – David Cameron pegou o cargo depois que o povo votou no Partido Liberal, fazendo o primeiro governo de coalizão em décadas e décadas (e levando à destruição do partido liberal, que até então era visto como centro esquerda e mais parecido com o Trabalhista do que com os Tori). Depois do Piggate e do desastre do Brexit (dica: nunca faça mudanças constitucionais na base do plebiscito e ônibus divulgando mentiras nas ruas), ele renunciou e passou a batata quente para Theresa May. May fez um terrível trabalho de negociação com seu “brexit means brexit” e derrotada e humilhada largou tudo. Bóris, um dos originais culpados pela palhaçada Brexit, foi escolhido em reuniões fechadas pelos membros do partido Conservador, sem nenhum tipo de fingimento de que a opinião do povo importava.

Agora Brexit está marcado para o Dia das Bruxas. Para ter uma ideia do colapso, a economia Britânica cresceu significativamente nos últimos 20 anos vendendo para a Europa. A GB não têm acordos comerciais independentes com nenhum membro do bloco. Desde produtos básicos até os de tratamento de Câncer não se sabe se estarão disponíveis depois de Outubro. O estado de britânicos aposentados que moram na Europa também é desconhecido, já que o governo xenófobo britânico não quis garantir os direitos dos europeus morando lá.

Por isso mesmo Johnson já está sendo chamado de “último PM da Grã Bretanha”. Irlanda e Escócia que votaram majoritariamente contra a bobagem do Brexit (eleito principalmente por pessoas velhas da Inglaterra, com medo de estrangeiros e islamismo) estão se coçando para sair de vez do bloco e ficar mesmo com a Europa.

Posted in astrology, Eventos e política

Agosto 2019

Diz o ditado, agosto mês de desgosto (e lá se vai o ano). Vamos ver o que nos espera na lua nova de 01 de agosto.

A lua nova não apenas está angular, caindo no IC, como também aspecta o Ascendente nos termos de vênus em touro – a lunação angular num signo seco pressagia um clima seco para boa parte do país.

4 planetas na casa 4, inclusive o sol, mostra aumento da oposição ao governo. Outras possibilidades são incêndios (sol e marte) e outras formas de destruição de imóveis ou campo.

Além disso o governo em geral é representado por saturno, fraco na 9. Isso também dá fraqueza na posição de Moro. Acho que também simboliza Moro indo para a linha de direita linha-dura (saturno). mercúrio nesta carta volta ao Marte do Ingresso em câncer mostrando (ainda mais) revelações sobre o Ministro.

Júpiter na 8 pode representar substituição e queda de ministros, morte de juízes, docentes ou pessoas de saber. Júpiter na 8 também é lucros de vendas, comércio internacional ou empréstimos a nível internacional.

Marte no grau 10 está transitando oposição à lua do Ingresso – violência contra mulheres, grávidas ou artistas. Como no ingresso a lua também era Bolsonaro, ele também pode apresentar problemas de saúde no mês.

  • Dia 3 de agosto, vênus transita a lua nova – chuvas em boa parte do país.
  • 7/8-sol trígono Júpiter – acordo, compra ou venda.
  • 12/8 sol transita marte – incêndio, destruição, acidente ou problemas com o governo. Vênus também transita o mesmo ponto, então não tenho certeza se o problema vai ser menos grave, ou se simplesmente indica a participação de mulheres. Todos eles em oposição à lua do ingresso.
  • 20/8 vênus vai para sua queda em virgem pode ser ruim para ministros de Bolsonaro. Sol também sai de sua dignidade.

Posted in astrology

Podcast – e36 tudo o que você queria saber sobre a lua

Na série “tudo o que você queria saber” ficou faltando a lua, e agora corrigimos o hiato.

Falamos sobre a lua, seus significados gerais, a lua como feminino ou masculino, as 3 faces da lua, a maniazinha do momento de fazer pedidos na lua nova, a lua como mente, e a lua em eletivas e horárias.

veja mais em astrologiatradicional.com.br

fox.tif

Você pode achar este episódio em vários apps de podcast como itunes, stitch, deezer, anchor, tune in, procure por astrologia tradicional yuzuru

Posted in astrology, podcast

Mansões Lunares e talismãs – bebendo na fonte

Mansões lunares, seus usos, e os talismãs derivados, de acordo com os três livros de Agrippa.

Na seção Bebendo na Fonte destrinchamos partes dos textos clássicos com maior profundidade, fazendo análises e comentários.

Agrippa em seus 3 Livros de Filosofia Oculta fala em duas seções sobre as Mansões Lunares. No capítulo 33 do livro 2 fala sobre as Mansões em geral, no contexto celeste. No capítulo 49 dá uma segunda lista, aparentemente sem nenhuma relação com a primeira, de “imagens” das mansões.

As mansões lunares são a divisão do zodíaco em 28 partes iguais, começando em 0 áries e cada parte com 12 graus e 51 minutos. Do mesmo jeito que os signos têm uma relação com o movimento do sol durante o ano, demorando 12 meses, as mansões têm uma relação com a lua, que transita o zodíaco em aproximadamente 28 dias. Há várias fontes para as mansões, inclusive al Biruni e Dorotheus (escondido nas eletivas sobre casamento) , mas na prática elas são uma inclusão posterior na astrologia ocidental, tendo vindo da China, Índia ou Babilônia e depois se fundindo com o sistema estelar das mansil árabes. Há pouquíssimas referências (apenas uma que eu lembre) ligando à astrologia natal e seu uso é apenas em eletiva. astrologia mundana e em magia. Bonatti é um dos únicos dos mais conhecidos astrólogos europeus que usa as mansões, na parte de chuvas. O próprio Agrippa copiou boa parte de suas referências do Picatrix.

A primeira parte fala sobre as propriedades eletivas das mansões:

And seeing the Moon measureth the whole Zodiack in the space of twenty eight dayes; hence is it, that the wise-men of the Indians and ancientest Astrologians have granted twenty eight Mansions to the Moon, which being fixed in the eight sphere, do enjoy (as Alpharus saith) diverse names and proprieties from the diverse Signs and Stars which are contained in them, through which while the Moon wandreth, it obtaineth other and other powers and vertues; (…) and in these twenty eight Mansions do lye hid many secrets of the wisdom of the Ancients, by the which they wrought wonders on all things which are under the circle of the Moon; and they attributed to every Mansion his resemblances, Images, and seals, and his president intelligences, and they did work by the vertue of them after diverse manners.

Chap. xxxiii. Of the twenty eight Mansions of the Moon, and their vertues

“A lua anda pelo zodíaco inteiro em 28 dias, e por isso os sábios da Índia e os astrólogos antigos deram à Lua vinte e oito mansões, que estando fixas na oitava esfera [das estrelas fixas] possuem diversos nomes e propriedades decorrentes dos Signos e Estrelas nelas contidos; e quando a lua passa por estas mansões, obtém seus poderes e virtudes (…) e nestas vinte e oito mansões se escondem muitos segredos da sabedorias dos ancestrais, e através das quais se elaboram maravilhas em todas as coisas sobre o círculo da Lua [sublunar/o mundo material/terrestre]; e eles atribuíram à cada mansão suas representações, Imagens, Selos e Inteligências e elas realizam coisas por diversas maneiras.”

Primeiro note que Agrippa dá às mansões a oitava esfera, que é além das esferas dos 7 planetas. Aqui não há conotações sobre zodíacos tropicais ou siderais, mesmo porque Agrippa dá o zodíaco tropical e está preocupado apenas com magia e não astrologia. Em filosofia hermética, o mundo é dividido em “esferas”, que podem ser pensados como “planos” ou camadas da realidade, indo do material para o sutil. O mundo material é descrito como sendo “sublunar”, depois temos o plano “celestial” descrito pelas 7 esferas dos planetas, e por fim a oitava esfera é das estrelas fixas, mostrando poderes que são eternos ou “além do além”. Curiosamente, há um consenso de que os espíritos das Mansões são sub-lunares, mostrando que a classificação aqui não é das mais rígidas.

Na última parte da citação, diz que os antigos deram às mansões representações (símbolos, nomes, atribuições, correspondências), Imagens (talismãs, discutimos abaixo) e Inteligências (espíritos). Na categorização de Agrippa, cada força planetária têm 3 representações pelo mínimo. O arcanjo dirige o campo mais alto e espiritual da esfera planetária (exemplo, Cassiel para Saturno) e serve para dar acesso à sua esfera e sabedoria geral. A inteligência dirige a esfera celestial, e é invocado para “dirigir os trabalhos”, dar ordem, estratégia e longo prazo. E por último o “espírito” é sublunar e tem atribuições diretas e de curto prazo, e deve ser chamado sob direção da Inteligência para evitar que crie problemas.

Essas descrições estão na Coluna da esquerda na tabela abaixo. A da direita serão discutidas depois.

Livro 2 xxxiiiLivro 2 xlvi
Alnath, that is the horns of Aries;it causeth discords, and journies; the first for the destruction of some one, they made in an Iron ring, the Image of a black man in a garment made of haire, and girdled round, casting a small lance with his right hand; they sealed this in black wax, and perfumed it with liquid Storax, and wished some evil to come.
the second is called Allothaim or Albochan, that is the belly of Aries, finding of treasures, and to the retaining of captives; In the second, against the wrath of the Prince, and for reconciliation with him, they sealed in white wac and mastick, the Image of a king crowned, and perfumed it with Lignum Aloes;
The third is called Achaomazon or Athoray, that is, showring or Pleiades; it is profitable to Saylors [sailors], Huntsmen, and Alchymists;In the third, they made an Image in a silver ring, whose table was square, the figure of which was a woman well clothed, sitting in a chair, her right hand being lifted up on her head; they sealed it and perfumed it with muske, Camphire and Calamus Aromaticus. They affirmed that this giveth happy fortune and every good thing.
The fourth Mansion is called Aldebaram or Aldelamen that is the eye or head of Taurus; it causeth the destruction and hindrances of buildings, fountains, wels, of gold-mines, the flight of creeping things, and begetteth discord. In the fourth, for revenge, separation, enmity and ill will, they sealed in red wax the Image of a soldier sitting on an horse, holding a Serpent in his right hand; they perfumed it with red myrrhe, and Storax;
The fift is called Alchatay or Albachay; it helpeth to the return from a journey, to the instruction of scholars, it confirmeth edifices, it giveth health and good will;in the fifth, for the favor of Kings and officers, and good entertainment, they sealed in Silver the head of a man, and perfumed it with Sanders;
the sixth is called Alhanna or Alchaya, that is the little Star of great light; it conduceth to Hunting, and besieging of Towns, and revenge of princes, it destroyeth Harvests and fruits and hindreth the operation of the Physitian [physician].in the sixth, for to procure love betwixt two, they sealed in white wax two Images imbracing [embracing] one another, and perfumed them with Lignum Aloes and Amber;
The seventh is called Aldimiach or Alarzach, that is the Arm of Gemini it conferreth gain and friendship, its profitable to Lovers, it scareth flyes, destroyeth Magisteries.in the seventh, for to obtain every good thing, they sealed in Silom the Image of a man well clothed, holding up his hands to heaven as it were praying and supplicating, and perfumed it with good odors;
Alnaza or Anatrachya that is misty or cloudy, viz. the eighth Mansion; it causeth love, friendship, and society of fellow travellers, it driveth away mice ands afflicteth Captives, confirming their imprisonment.
In the eight, for victory in war, they made a seal of Tin, being an Image of an Eagle, having the face of a man, and perfumed it with Brimstone.
After this is the ninth called Archaam or Arcaph, that is the eye of the Lyon; it hindreth Harvests and travellers, and putteth discord between men. In the ninth, to cause infirmities, they made a seal of Lead, being the image of a man wanting his privy parts, shutting his eyes with his hands; and they perfumed it with Rosin of the Pine.
The tenth is called Algelioche or Albgebh, that is the neck or forehead of Leo; it strengtheneth buildings, yeeldeth love, benevolence and help against enemies;In the tenth, to facilitate child-bearing, and to cure the sick, they made a seal of gold, being the head of a Lyon [lion], and perfumed it with Amber:
the eleventh is called Azobra or Ardaf, that is, the hair of the Lyons [lion's] head; it is good for voyages, and gain by merchandize, and for redemption of Captives; In the eleventh, for fear, reverence and worship, they made a seal of a plate of gold, being the image of a man riding on a Lion, holding the ear thereof in his left hand, and in his right, holding forth a bracelet of gold, and they perfumed it with good odours and Saffron.
the twelfth is called Alzarpha or Azarpha, that is the tayle of Leo; it giveth prosperity to Harvests, and Plantations, but hindreth Seamen, but it is good for the bettering of servants, Captives and companions. In the twelth, for the separation of Lovers, they made a seal of black lead, being the image of a Dragon fighting with a man, and they perfumed it with the hairs of a Lion, and Assa fetida [asafoetida].
The thirteenth is named Alhaire, that is Dogstars, or the wings of Virgo; it is pravalent for Benevolence, gain, voyages, Harvests, and freedom of captives;In the thirteenth, for the agreement of married couples, and for the dissolving of charms against copulation, they made a feal of the images of both, of the man in red Wax, of the woman in white, and caused them to imbrace one another, perfuming it with Lignum Aloes and Amber.
the fourteenth is called Achureth or Arimet, by others Azimeth or Alhumech or Alcheymech, that is the spike of Virgo, or flying spike; it causeth the love of martyred folk, it cureth the sick, its profitable to Saylors [sailors], but it hindreth journies by land; and in these the second quarter of Heaven is compleated.In the fourteenth, for divorce and separation of the man from the woman, they made a seal of red Coppcr, being the image of a Dog biting his tail, and they perfumed it with the hair of a black Dog, and black Cat.
the fifteenth Mansion, and his name is Agrapha or Algarpha, that is, covered, or covered flying; its profitable for the extracting of treasures, for digging of pits [*wells],1 it helpeth forward divorce, discord, and the destruction of houses and enemies, and hindreth travellers. In the fifteenth, for to obtain friendship and good will, they made the image of a man sitting, and inditing of letterss, and perfumed it with Frankincense and Nutmegs.
The sixteenth is called Azubene or Ahubene, that is, the horns of Scorpio, it hindereth journyes and Wedlock, Harvests and Merchandize, it pervaileth for redemption of captives.In the sixteenth, for to gain much Merchandizing they made a seal of Silver, being the image of a man sitting upon a Chair, holding a ballance [balance] in his hand, and they perfumed it with well smelling spices.
The seventeenth is called Alchil, that is the Crown of Scorpio, it bettereth a bad fortune, maketh love durable, strengtheneth buildings, & helpeth Seamen;In the seventeenth, against Theeves [thieves] and Robbers, they sealed with an Iron seal the Image of an Ape: and perfumed it with the hair of an Ape.
The eighteenth is called Alchas or Altob, that is the Heart of Scorpio; it causeth discord, sedition, conspiracy against princes and mighty ones, and revenge from enemies, but it freeth captives and helpeth edifices;In the eighteenth, against Feavors [fevers] and pains of the belly, they made a seal of Copper, being the image of a Snake, holding his tail above his bead, and they perfumed it with Harts-horn, and reported the same seal to put to flight Serpents, and all venemous creatures from the place where it is buried.
the ninteenth is called Allatha or Achala, by others Hycula or Axala, that is the tayle of Scorpio; it helpeth in the besieging of Cities and taking of Towns, and in the driving of men from their places, and for the destruction of Sea-men, and perdition of captives. In the nineteenth for facilitating birth, & provoking the menstrues [menstruation], they made a seal of copper, being the image of a woman, holding her hands upon her face; and they perfumed it with Liquid Storax.
The twentieth is called Abnahaya, that is a beam; it helpeth for the taming of wild beasts, for the strengthening of prisons, it destroyeth the wealth of societies, it compelleth a man to come to a certain place.n the twentieth, for hunting, they made a seal of Tin, being the image of Sagittary [Sagittarius], half a Man, and half an Horse, and they perfumed it with the head of a Wolf.
The one & twentieeth is called Abeda or Albeldach which is a desert; it is good for Harvests, gain buildings and travellers, and causeth divorce; & in this is the third quarter of Heaven is compleated.In the twentie one for the destruction of some body, they made the image of a man with a double countenance, before and behinde, and they perfumed it with Brimstone and Jet, and did put it in a box of brass, and with it Brimstone and Jet, and the hair of him whom they would hurt.
he two and twentyeth, called Sadahacha or Zodeboluch, or Zandeldena, that is a pastour; it promoteth the flight of servants and captives, that they may escape, and helpeth the curing of diseases;In the two and twentieth, for the security of Runaways, they made a seal of Iron, being the image of a man with wings on his feet, bearing an helmet on his head, and they perfumed it with Argent vive.
the three and twentieth is called Zabadola or Zobrach that is swallowing; it maketh for divorce, liberty of captives and the health of the sick; In the three and twentieth, for destruction and wasting, they made a seal of Iron, being the image of a Cat, having a Dogs head, and they perfumed it with the hairs of a Dogs head, and buried it in the place where they did pretend to hurt.
the twenty fourth is called Sadabath or Chadezoad, that is the Star of fortune; it is prevalent for the Benevolence of marryed folk, for the victory of souldiers, it hurteth the execution of Government, and hindreth that it may not be exercised;In the four and twentieth, for the multiplying of Heards of Cattle, they took the horn of a Ram, Bull, or Goat, or of that sort of cattle which they would increase, and sealed in it burning with an Iron seal, the image of a woman giving suck [breast feeding] her son, and they hanged it on the neck of that cattle who was the leader of the flock, or they sealed it in his horn.
The twenty fifth is called Sadalabra or Sadalachia, that is a Butterfly or a spreading forth; it helpeth besieging and revenge, it destroyeth enemies, maketh divorse [divorce], confirmeth prisons and buildings, hasteneth messengers, it conduceth to spels [spells] against copulation, and so bindeth every member of man, that it cannot perform his duty;In the five and twentieth, for the preservation of Trees and Harvests, they sealed in the wood of a Fig-tree, the image of a man planting, and they perfumed it with the flowers of the Fig-tree, and did hang it on the tree.
the twenty sixth is called Alpharg or Phragal Mocaden, that is the first drawing; it maketh for the Union and love of men, for the health of captives, it destroyeth prisons and buildings;In the six and twentieth for love and favor, they sealed in white Wax and Mastick the image of a woman washing and combing her haires, and they perfumed it with things smelling very well.
The twenty seventh is called Alcharya or Alhalgalmoad that is the second drawing; it encreaseth Harvests, Revenues, Gain, it healeth infirmities, but hindreth buildings, prolongeth prisons, causeth danger to Seamen, and helpeth to infer mischiefs on whom you shall please;in the seven and twentieth for to destroy Fountains, Pits, Medicinal Waters and Baths, they made of red Earth the image of a man winged, holding in his hand an empty vessel, and perforated, and the image being burnt, they did put in the vessel Assafetida, and liquid Storax, and they did overwhelm and bury it in the Pond or Fountain which they would destroy.
the twenty eight and last is called Albotham or Alchalcy, that is Pisces: it encreaseth Harvests and Merchandize, it secureth travellers through dangerous places; it maketh for the joy of marryed couples, but it strengthenth prisons, and causeth loss of treasures; In the eight and twentieth, for to gather Fishes together, they made a seal of Copper, being the image of a Fish, and they perfumed it with the skin of a sea fish, and did cast it into the water, wheresoever they would have the fish to gather together.

Enquanto a tabela da Direita fala sobre Imagens e talismãs específicos, a parte da esquerda dá certas “funções” para as Mansões, funcionando como um Grimoire, com uma lista de atributos para o mago escolher de acordo com suas necessidades.

Por exemplo, o tão famoso Ars Goetia é uma lista de espírito e os temas que eles dominam (que são a razão para serem invocados). O primeiro dá o poder da invisibilidade (literal ou figurativamente não me pergunte). O segundo traz fugitivos de volta, causa terremotos. O terceiro traz informações sobre o passado e o futuro e descobre tesouros, e por aí vai.

Vamos comparar com a segunda mansão ” the second is called Allothaim or Albochan, that is the belly of Aries, finding of treasures, and to the retaining of captives” que tem quase que os mesmos atributos: encontrar tesouros e trazer fugitivos: note que para nós são objetivos estranhos, para a época eram tópicos importantes.

Ou vamos pegar a vigésima oitava mansão ” the twenty eight and last is called Albotham or Alchalcy, that is Pisces: it encreaseth Harvests and Merchandize, it secureth travellers through dangerous places; it maketh for the joy of marryed couples, but it strengthenth prisons, and causeth loss of treasures”. Acho que aqui fica ainda mais claro que Agrippa não está preocupado com astrologia eletiva – não é uma questão de plantar, casar, ou viajar em certos momentos, e sim a de fazer petições (“simpatias”/magias) com a lua nessa mansão E chamando os poderes dessa Mansão.

Por isso acho mais adequado pensar nessa sessão de Agrippa como um mini-grimoire, apesar limitado, sem sigilos e regentes.

Na próxima parte vamos discutir a coluna da Direita na tabela acima, que fala sobre Imagens.

Posted in astrology, Bebendo na fonte, Magia Astrológica

Aprenda mais astrologia

Veja o que perdeu

%d bloggers like this: