Marte em capricórnio (setembro 2016)

marte-em-capric

O pequeno maléfico entra em capricórnio onde fica de 28 de setembro até  de 9 de novembro de 2016.

Em primeiro lugar, finalmente nos livramos das interações de marte com saturno. Saturno agora fica lá em sagitário. Também nos livramos da concentração de planetas em signos mutáveis ou duais, com júpiter já em libra.

Em astrologia mundana

O signo de capricórnio geralmente está associado a países como Índia, Albânia, Bulgária, Grécia, Lituânia, Bósnia e autores modernos atribuem também México, e Afeganistão. Como a natureza básica de marte é maléfica, Um ou mais desses países podem sofrer episódios de violência, protestos e agitação, dependendo de seus ingressos solares.

Sendo capricórnio um signo de terra, podemos ter destruição em coisas subterrâneas, como túneis, locais montanhosos e rochosos.

Profissionais que pertencem ao reino de marte recebem mais atenção, por exemplo conquistas de engenheiros, bombeiros, policiais e militares, cirurgiões, etc.

Em 26/9/2016 foi assinado o acordo de paz na Colômbia, para acabar com 50 anos de guerra civil. Como previa Barbault, aconteceu numa conjunção de júpiter e sol, que ele associava com tratados de paz. No entanto, me preocupa a lua em trígono com um marte que nunca alcança, pois marte saiu de sagitário e foi para capricórnio antes de poder completar o trígono.

Em astrologia eletiva e horária

Marte em capricórnio ainda é um maléfico, mas está em signo de exaltação, o que o torna muito eficiente e útil. Durante este período podemos usar o trígono da lua a partir do signo de virgem. O trígono a partir de touro não é grande coisa porque é exílio de marte. O sextil da lua em peixes também será interessante, e o sextil da lua em escorpião é confuso, pois é uma lua que, mesmo recebida, está em queda, então é difícil saber qual o fator sobressai.

Outro aspecto interessante seria a lua em áries, fazendo quadratura com marte. Apesar de ser uma quadratura, há recepção. Já a lua em câncer (domicilio da lua) será uma eletiva problemática quando formar oposição com marte. Evite também a lua em libra fazendo quadratura com marte, pois libra é exílio de marte.

De uma maneira geral, deixar para fazer as coisas durante as terças feiras pode ser uma boa solução, pois vai sentir mais facilidade no trabalho.

 

Natureza geral do trânsito

Primeiro temos que lembrar que o trânsito é um fator geral e universal, igual para todas as pessoas e partes da terra. Seu significado só é notado quando “filtrado” no mapa natal por sua posição por casa e aspectos com outros planetas. Segundo que quando eu estou comentando sobre marte em capricórnio isso NAO tem nada a ver com pessoas que em seu mapa natal têm essa posição!

A essência de marte é a do fogo… impulsiva, rápida, transformativa, e sem cuidados se espalha e destrói. No signo de sua exaltação, marte têm sua manifestação mais estratégica.

Por exemplo, se durante o período de marte em câncer as notícias de violência eram de atos covardes, nas sombras, como igrejas queimadas nos eua e ataques com ácido, nós vamos ver que os atos de violência que chegarão as notícias serão muito mais estratégicos, contidos e cirúrgicos (a posição do planeta não diz nada sobre o grau maior ou menor de violência, só sua qualidade).

A essência de marte durante esse período é ter concentração, planejamento, exatidão e estratégia. Esse marte é mais um empreendedor, engenheiro ou general do que um xerife de faroeste. Ele está preparado para tomar decisões impopulares e sofrer perdas se isso servir a suas metas de longo prazo.

Sendo essa a energia geral do período no geral, tente usar essa “estratégia marcial” para você. Por exemplo ao invés de começar uma academia porque se viu no espelho, comece com um bom e meticuloso plano. Essa é a energia mais favorável durante o período.

Astrologia Natal – natureza específica do trânsito

Se marte estiver transitando suas casas 6, 8 e 12 do mapa natal, você pode sentir mais problemas e dificuldades durante o período.

Todas as notas abaixo são em comparação com as posições dos planetas no seu mapa natal.

Para quem tem:

sol em áries – competição na área de trabalho, conquista agressiva.

lua em áries – sente-se brilhar mais, popularidade, atrai mais as pessoas.

vênus em touro – pode sentir-se confuso e sem direção.

Júpiter em touro – evitar viagens, começar um novo campo de estudos pode ser algo turbulento.

mercúrio em touro – oportunidade para escrever ou ensinar alguma coisa.

Júpiter em gêmeos – planeje as despesas porque a energia é de gastar.

Vênus ou júpiter em câncer – seja mais paciente com seu parceiro para evitar brigas

Saturno em câncer – estar fora do lar, isolado

marte em  leão- simbolismo de cirurgias, pode ser algo simples como ir ao dentista.

Jupiter em leão  – ressentimentos e dificuldade para perdoar

Júpiter em virgem – filhos tendem a puxar briga com você. Procure uma atividade esportiva ou manualidade.

sol em virgem – desejo de investir ou procurar sua vocação

mercúrio em virgem – servir de mensageiro ou embaixador

saturno em libra – coisas relacionadas a imóveis ou reforma da casa. Pode haver demoras e problemas com reformas.

Marte em libra – problemas com carros

sol ou lua em libra – evite confusões com pais e família

marte em escorpião – evitar puxar briga com irmãos e colegas de trabalho.

Júpiter em sagitário – tomar cuidado com investimento ou compras impulsivas.

Saturno em aquário – problemas com inimigos.

lua em aquário – emocionalidade, raiva, impulsividade, autodestrutividade

Júpiter em peixes – pode ter queda nos rendimentos

mercúrio em peixes – pode ter conflitos com amigos

 

 

 

 

Posted in Mapa natal, Previsao e Técnicas Tagged with: , ,

Ingresso solar em Libra 2016

Data: estou escrevendo isto em 13/8/2016. Outros fatores podem estar comentados abaixo

No dia 22 de setembro o sol entra em Libra. Não apenas marca a primavera, mas também é uma das quatro cartas que usamos para ver eventos mundanos. Como a carta do ingresso em áries tinha um ascendente em signo móvel, a tradição nos manda levantar as quatro cartas para dar uma olhada no ano.

BrasilLibra2016

Astrometeorologia

Para Brasília e boa parte do centro oeste do Brasil, vemos um marte encravado no ascendente. Primavera muito mais quente e seca do que o normal, com ondas de calor ou tempestade e trovoadas.

Já mais para o sul, indo já para São Paulo e sudeste, já passa o ascendente para os termos de mercúrio em capricórnio, uma primavera marcada por temperaturas variadas e muito vento, mas mais seca do que o normal.

Para a região sudeste, algumas datas mais importantes onde o clima muda:

  • 26 de setembro – moderado ou chuvoso.
  • 9 de outubro – vento ou secura
  • 27 de outubro – ventanias, mudança de clima para mais chuvoso.
  • 6 de novembro – indefinido, talvez chuvoso
  • 12 de novembro – fica mais seco ou quente
  • 6 de dezembro – provavelmente frio fora de hora ou chuva.
  • 16 de dezembro – clima variando, secura, ventos

É claro que isto só tem sentido de acordo com a região que você vive, e os níveis normais de temperatura, chuva, etc.

Fatores universais

Júpiter em Libra – Região de Austrália, ìndia, Indonésia etc, tendem a ter melhoras econômicas, projetos de paz, ganhar prêmios ou reconhecimentos.

Júpiter vai estar combusto, ou seja invisível por sua proximidade com o sol, a partir da metade de setembro até pelo menos 5 de outubro. A visibilidade real depende da região do planeta. Durante este período, é comum que o mercado de valores tenha uma tendência à baixa, o que coincide com a famosa queda que os mercados sofrem no mês de outubro. Início de acordos de paz às vezes são assinados neste período.

Nodo norte em Virgem – Brasil e américa latina ainda vão continuar sofrendo com reformas econômicas, golpes de estado brancos ou declarados e reposicionamento da região como um apêndice econômico dos estados unidos. Africa provavelmente terá que enfrentar tempos muito turbulentos porque o eclipse total do sol passa por toda a região.

Nodo sul em peixes – Rússia e China terão desaceleração econômica ou movimentos sociais contra os planos de desenvolvimento econômico. China deverá combater o Tibet abertamente de novo. Não tenho certeza se o escândalo de doping tem a ver com esta configuração na Rússia. Movimentos de retorno às tradições nestes dois países.

Saturno continua em sagitário – Europa, Estados Unidos, Canadá e México – a luta no México não recebeu a menor cobertura “jornalística” que achou que não vinha ao caso. Estados Unidos ainda não decidiram se vão para a  via fascista ou nao (minha previsão das eleições é que ganha Hillary), os fascistas na Europa também ganham força depois de Brexit.

Marte finalmente troca de signo no dia 30 de outubro e vai para capricórnio, onde fica até 8 de novembro. Depois vai para aquário até 18 de dezembro. Marte no ASC do ingresso indica problemas e instabilidade. Regendo a casa 12 mostra problemas, ataques, fogo, desastres cívicos e políticos. Regendo a casa 5 mostra protestos de estudantes ou morte de crianças. Marte transitando pela casa 1 e 2 do ingresso durante estes três meses indica irritação do público ou problemas com inflação. Lua na casa 6 também indica protestos ou turbulência social, inclusive criminalidade.

Lua na casa 6 também mostra problemas de epidemias, no caso imagino que sejam as que tenham sazonalidade de verão, como o zika e a dengue. O mesmo porque câncer rege a 8 do mapa. Isto afeta principalmente as mulheres e grávidas. Também é possível que um juiz ou figura sacerdotal morra (meu voto é pelo Gilmar).

30 de outubro vênus conjunta a saturno – Vênus na casa 11, caindo para escorpião pressagia a queda de ministério ou do poder político reinante.

Regente da 2 na 12 também indica aumento de recessão.

 

 

 

Nota: De acordo com a reportagem no link abaixo sobre o eleitor de Trump

75% querem expulsar todos os muçulmanos do país

Um terço quer “banir” os gays do país

20% acham que Lincoln abolir a escravidão foi “um erro”!

http://www.vox.com/2016/3/1/11127424/trump-authoritarianism

 

Posted in astrology, Eventos e política

Eclipse Lunar 16 de Setembro 2016

descarga (2)

EclLunarSet2016

 

 

Terminamos esta estação de eclipses com o eclipse lunar, que aconteceu dia 16 de setembro. A duração total do eclipse é de 4 horas, o que de acordo com Ptolomeu dá resultados por 4 meses nas regiões visíveis. O problema entretanto, é que eclipses lunares são visíveis em metade do mundo:

path-760

No mapa acima se nota que o eclipse será visível por toda a europa, ásia, Oceania e áfrica. Para limitar as regiões do mundo, podemos usar duas alternativas:

1 – pegar as regiões em que o eclipse vai ocorrer perto dos ângulos. Isto seria no leste do Brasil, no mar de oceania, e o MC lá pelo leste da europa,  eu creio.

2 – Que regiões são classicamente correlacionadas com o signo onde ocorre o eclipse, peixes. Alguns lugares listados são Portugal, Norte da África e Egito, Sul da Ásia, especialmente Mongólia, Normandia.

3 – pela latitude, poderíamos usar os termos de marte para focalizar o eclipse de 9 sul a 9 norte. Isto incluiria Congo, Tanzania, Angola, Indonésia e outros.

Se houver efeitos no Brasil, eles seriam no final, pois o eclipse acontece mais perto do DSC, então algo entre 3 e 4 meses, então provavelmente em janeiro de 2016. Marte vai passar pelo grau do eclipse em 20 de janeiro, então é uma boa estimativa.

Trânsitos de marte por eclipses costumam trazer mortes, acidentes, crimes bárbaros e indêndios.

Interpretando como uma lua cheia comum, o mapa para brasília promete a morte de celebridades (juízes, professores ou artistas?)  e aumento do câmbio. Representante do povo na casa 10 pode mostrar importância da disputa eleitoral. Algumas notícias ruins no setor econômico levando a quedas na Bolsa.

Aqui há um sinal que eu não sei muito bem interpretar. Será possível que o STF vai tomar vergonha?

descarga (2)

Temas que estarão em destaque nas notícias

O decanato onde ocorre o eclipse tem uma interesse imagem, de acordo com o Picatrix: “Um triste homem de maus pensamentos e pensando em traição e falsidades. E diante dele uma mulher e um burro ascendendo a sua frente, e na mão dela um pássaro.” (Dilma e Temer? Hillary e Trump”

 

Temas da mansão lunar

  • Pessoas, principalmente mulheres, sendo vitimadas ou presas
  • Estar amarrado ou sentir preso
  • Sacrifício e auto-sacrifício
  • Monstruosidade das ações humanas
  • Acidentes marítimos.
  • Clima temperado, mas tendendo a chuvas para a região sudeste.
  • Animal é o touro.

 

Algumas datas que o eclipse pode ser ativado:

2 de outubro – quando o sol fizer sextil a saturno eclipse.

18 de outubro – sol transitando o ASC eclipse

25 de outubro – marte transitando antiscia Saturno eclipse. Geralmente isto ativa acidentes, assassinatos e tragédias.

31 outubro a  5 novembro – júpiter transitando saturno eclipse – pode dar uma melhorada.

 

Posted in Eventos e política, Previsao e Técnicas Tagged with: , , , ,

Júpiter vai para Libra

zeus

Júpiter finalmente muda de signo, saindo de virgem no dia 10 de setembro de 2016, e vai permanecer em libra até 11 de outubro de 2017, aproximadamente um ano.

Virgem não é uma posição favorável para Júpiter. Não apenas é um signo de terra, onde a característica primaveril de júpiter não vai muito bem, como é o signo de seu exílio. Obviamente isto não significa que seja ruim para todo mundo e para todas as coisas, mas dá uma maior lentidão e falta de otimismo em geral.

É claro que nem tudo são maravilhas em libra. Júpiter quando estiver aflito em libra por algum outro planeta, tende a correlacionar com acidentes de avião, pois libra é signo de ar.

Astrologia Mundana

Tradicionalmente a triplicidade dos signos de ar rege as regiões sudeste do globo, hoje em dia então incluiríamos Austrália e Nova Zelândia, Índia, Indonésia, Paquistão, Birmânia, Filipinas, Tailândia e provavelmente Hong Kong. Estas regiões então seriam favorecidas “em geral” pelo grande benéfico.

De acordo com Abu Mashar e outros, Júpiter rege as latitudes  entre 38 graus norte e 64 graus norte, que cobre a maior parte da Europa, Rússia, Canadá e norte dos Estados Unidos. Estes paralelos teriam a tendência a um clima mais moderado e favorável, talvez com mais chuvas e ventos.

 

Astrologia eletiva e horária

 

Com júpiter muito melhor em Libra, é muito mais fácil fazer eletivas, tendo o grande benéfico fora de seu exílio. Principalmente tendo a lua em sextil (leão) e trígono (gêmeos e aquário). O sextil da lua a partir de sagitário provavelmente não vai ser possível pela maior parte do ano, pois saturno está lá atrapalhando, mas quando ele estiver suficientemente longe da lua, será uma boa escolha, porque sagitário é domicílio de júpiter. Em câncer, a lua também pode aspectar júpiter por quadratura, mas com recepção que mais que compensa o aspecto duro, mesmo porque a lua está digna em câncer.

Júpiter é bom principalmente para projetos ligados à dinheiro e investimentos, filhos e fertilidade, rendimentos, amizades, viagens e aprendizados.

Júpiter está combusto, ou seja invisível, e portanto sua influência positiva minimizada, durante o período por volta de  7 de setembro a 13 de outubro 2016.

7 de fevereiro de 2017, júpiter está quase imóvel, em sua estação, prestes a entrar em retrogradação.  O segundo período de estação será em 10 de junho 2017.

Os dois pontos de retrogradação podem ser  períodos de divisor de águas na economia ou política. Na bolsa de valores, geralmente tem um efeito negativo  durante os 3 meses de retrogradação..

 

Astrologia Natal

Aqui vamos comparar o trânsito de júpiter atual com Júpiter em sua carta natal. Não estamos falando do sol, e não sabemos qual é o ascendente de cada pessoa, então aqui é uma pincelada muito geral.

Para quem tem vênus ou júpiter natais  em áries – melhora do relacionamento

Para quem tem saturno em áries – desejo de ir morar em outra cidade ou país.

Para quem tem saturno natal em touro – se tem algum problema de saúde, pode haver uma melhora. Momento bom para procurar novos médicos e novos tratamentos.

Para quem tem júpiter natal em gêmeos – momento apropriado para ter filhos, engravidar ou dar à luz. Iniciar neste ano projetos ligados à criatividade ou mudança de carreira em direção à sua vocação (e não ao que dá dinheiro ou no que você está empregado).

Para quem tem Marte em gêmeos – bom momento para começar esportes.

Para quem tem sol ou lua em câncer – melhora das relações familiares.

Para quem tem saturno em câncer – bom momento para comprar um imóvel.

Para quem têm vênus ou marte em câncer – bom momento para renovar ou redecorar a casa.

Para quem tem Júpiter natal em leão – momento apropriado para publicação, imagino que poucas pessoas querem ser escritoras, mas se você for uma delas, é hora de atacar este ponto.

Para quem tem marte natal em leão – melhoria relação com irmãos ou colegas.

Para quem tem júpiter natal em virgem – momento apropriado para fazer investimentos, colocar o dinheiro guardado para render, fazer compras ou preparar para o futuro.

Para quem tem venus em virgem – pode haver tendência a comer demais.

Para quem tem Júpiter natal em libra – sentimento de otimismo, relaxamento, pensando no futuro, interesse em aprender coisas novas, renascimento da espiritualidade.

Para quem tem júpiter natal em sagitário – momento apropriado para novas amizades, ou buscar outras formas de rendimentos.

Para quem tem júpiter natal em aquário – momento apropriado para fazer viagens a outros países, começar novos estudos, principalmente estudos superiores.

Para quem tem sol em capricórnio – pode dar oportunidades novas de carreira.

Para quem tem marte em capricórnio -competitividade no trabalho, mas honesta e honrosa.

Para quem tem vênus em  aquário – renovação da espiritualidade, encontrar sua fé.

Para quem tem Júpiter natal em peixes – momento que tem simbologia de perdão, esquecer as mágoas do passado e reconciliar com quem te fez mal.

 

 

 

Posted in astrology, Mapa natal Tagged with: , , ,

Eclipse 1 de setembro 2016

path-760

Para quem estava com saudade, de novo entramos em mês de eclipses!

Cantem comigo: ai, ai, ai ai…

O mapa abaixo mostra a trajetória do eclipse:

path-760

O eclipse vai basicamente passar pela África, que já não tinha problemas suficientes. Especificamente, vai passar por regiões conflituosas como Congo, Zâmbia, Moçambique e Angola. Eclipses nestes casos tendem a acirrar o conflito nas fronteiras destes países. O eclipse acontece mais ou menos ao meio dia para Ruanda, que está mais ou menos no centro da zona. Como o eclipse dura entre 3 e 4 horas, temos de 3 a 4 anos como período de duração. Mais especificamente, de acordo com Ptolomeu, os efeitos serão sentidos no segundo terço do período, ou seja, algo como 1 ano e uns 4 meses, então começando por volta de janeiro de 2018 até abril de 2019.

O eclipse acontece em virgem. De acordo com Ptolomeu os signos de terra representam a África, outro sinal de problema. Também não é muito bom para o Brasil. Muitos pop-astrólogos dão o signo de virgem para o Brasil, o que não confio no mínimo, mas Dr H, que é bem minucioso, disse que coisas em virgem afetam fortemente a América Latina. Eu também acho que, sob a divisão de Ptolomeu, a América Latina também deve ser incluída na triplicidade de terra, então, sim, o período complicado no Brasil deve continuar.

Na carta abaixo, para o eclipse em Brasília, vemos que o eclipse acontece bem no ascedente…

eclipse1set2016

Mansão Lunar

A mansão lunar é a Juba do Grande Leão e tem entre outras simbologias:

  • peixes, ossos, costelas, ossos da bacia e da coxa (quem tem parentes velhos, é bom tomar cuidado).
  • o poder da profecia e oráculos
  • Messianismo (Trump? Pelo menos ele também tem uma juba, mesmo que falsa)
  • Orgulho, não querer se render por orgulho
  • Ser dobrado apesar do orgulho, um orgulhoso sendo montado como um cavalo

Astrologia eletiva

Evite coisas mais importantes (principalmente inícios, fazer coisas pela primeira vez) durante o período de mais ou menos uma semana antes do eclipse. No mínimo tente evitar 3 dias antes e 2 dias depois, mas coisas como casamentos e compras de casas, etc, deveria ter pelo menos uma semana.

Como é comum na pop astrologia, o povo começa a minimizar todos os aspectos negativos e começam a aparecer as bobagens. “O eclipse é apenas energia. Use a energia do eclipse”, blá, blá, blá. Sim, o eclipse é energia, mas energia 220 V, boa para seu chuveiro, mas se você conecta seu barbeador na voltagem 220 V ele não vai funcionar duas vezes melhor, e sim explodir. O eclipse pode sim ter consequências positivas, mas os riscos não valem a pena.

Astrologia Natal

É muito raro na astrologia tradicional ver menções a efeitos de eclipses em cartas natais. Eu acredito cada vez mais que a introdução de eclipses em astrologia natal é outra consequência da falta de método da pop astrologia: você pega todos os eclipses do ano (pelo menos 4) e é óbvio que um monte de coisa vai conectar com um monte de coisa. O que a astrologia pop não faz é comparar com os anos que não aconteceu nada.

As menções na astrologia natal geralmente se referem a reis e famosos, que imagino que não seja o seu caso, caro leitor, mas se for você sempre pode fazer como os babilônios e contratar um dublê para pegar a carga negativa em seu lugar.

Se você quer usar o eclipse no seu mapa natal, use orbes pequenas (1 ou 2 graus, não 10) apenas para planetas e pontos importantes no seu mapa.

Lembre que, no fundo, os eclipses são os efeitos mundanos, mas do ponto de vista do mapa natal, não são mais do que a conjunção do sol e lua  com o trânsito dos nodos lunares passando por seu mapa. Eu prefiro usar o trânsito dos nodos (que por si só já é um fator menor – não se usa muito trânsito em previsão).

 

Outros artigos

Masha´allah sobre eclipses – Bebendo na fonte

Resultados do Eclipse de 15 de abril 2014

Resposta: Como usar o mapa da lunaçao anterior ao nascimento?

 

 

Posted in Eventos e política Tagged with: , ,

Cursos de astrologia atualização 2016!

Muita gente querendo aproveitar e começar a estudar seriamente a astrologia tradicional, aqui um post pra dizer as novidades.

1 – os cursos serão em formato semanal.

Faz alguns meses eu deixei o curso de Direções secundárias aberto o tempo todo. Eu não gostei muito do resultado, as pessoas parece que passaram pelo conteúdo muito rápido. Então a partir de agora os cursos terão um formato semanal para as que as coisas possam ser digeridas.

2 – Curso de Introdução a Astrologia Tradicional.

Este curso permite os primeiros passos para quem quer aprender astrologia tradicional direito.

Temas a discutir

  • fundamentos da astrologia tradicional
  • princípios de astrologia eletiva – elegendo seu cotidiano pela lua e sua carta natal, mansões lunares e trânsitos
  • princípios de astrologia horária – aprendendo cartas básicas de estado, principalmente amorosas e cartas de demissão, clima e objetos perdidos.
  • princípios de astrologia natal – aprender a calcular o básico de toda análise natal – senhor das maneiras (personalidade), temperamento, estado da mente, motivação da carta, almuten figuris.

Formato

  • Curso semanal com áudio ou vídeo e pdf.
  • uma lição de casa por semana para enviar para mim
  • Preço – apenas R$ 120
  • Duração 12 semanas
  • Início: 12/9/2016

Pagamento pelo paypal ou cartão de crédito




 

3 – Curso A análise do Mapa Natal.

  • Curso detalhado para análise profunda do mapa natal
  • A pessoa já deve ter bases sólidas e saber analisar o mapa natal
  • Mais detalhes nas próximas semanas
  • Início em 10 de outubro 2016
  • Preço: 270
  • Duração 20 semanas (sujeito a modificação)

Pagamento pelo paypal ou cartão de crédito    Preço: 270    





Pagamento por depósito bancário por favor entre em contato comigo pelo email yuzuruizawa@gmail.com para detalhes.

Após o pagamento por qualquer meio eu entro em contato por email para confirmar que está na lista do curso.

descarga (1)

 

Posted in astrology, Iniciantes e Tutoriais Tagged with:

Mercúrio retrógrado agosto 2016

mercury-retrograde-514x600

 

O planeta mais retrógrado de todos fica retrógrado novamente! Parabéns a mercúrio, que fica retrógrado entre 29 de agosto (29 virgem) a 21 de setembro 2016 (14 virgem), e daí volta ao movimento normal.

A grande mentira de Mercúrio retrógrado

Como todos sabem, quando mercúrio fica retrógrado, TUDO VAI DAR ERRADO:

  • Fogo e enxofre caem dos céus
  • Rios e os mares entram em ebulição
  • Quarenta anos de escuridão, terremotos, vulcões
  • os mortos se levantam das tumbas
  • Gatos e cães vivendo juntos…

Como diz Christopher Warnock, com a retirada dos planetas maléficos, a única coisa que restou para indicar a maleficidade dos planetas acaba sendo a lua fora de curso e mercúrio retrógrado. Então, 3 vezes por ano temos que aguentar os avisos de apocalipse iminente.

Obviamente, quando saímos da pop-astrologia, isto não acontece.

Em astrologia eletiva

 

O problema principal é que as pessoas partem do princípio que quando mercúrio fica retrógrado, tudo que é mercuriano dá errado. Isto obviamente não é verdade. Quando marte fica retrógrado os cirurgiões não se confundem o apêndice com o coração, quando saturno está retrógrado os prédios não caem.

Sendo um fator eletivo, mercúrio retrógrado afeta (indiretamente) as coisas mercurianas que comecem durante este período. Isto obviamente é um fator universal, e portanto genérico, e seu efeito eletivo vai variar com vários fatores, como a lua.

Estando mercúrio retrógrado, ele prejudica as coisas mercurianas, como jornalismo, advogados, tecnologia, computadores, comércio, estudos que começarem durante este período (outros fatores iguais).

Portanto abrir um escritório de advocacia durante este período tem mais riscos que o normal (outros fatores constantes), mas isto NAO significa que todos os advogados do mundo vão ao mesmo tempo cometer erros básicos e processar seus próprios clientes por engano.

Portanto, como é óbvio, seu computador não vai quebrar durante o período. O que acontece é que, se sua carta estiver aflita por mercúrio, se você começar algo mercuriano como reformatar seu computador, daí você está convidando problemas. Mas este é o fato eletivo de resultado da ação (reformatar).

Em astrologia horária

Note que mercúrio vai fazer uma coisa muito curiosa… parando no grau 29 de virgem, ele vai (nos dias anteriores) estar em conjunção com vênus. Vênus vai completar o aspecto e mudar de signo.  Horárias neste dia podem trazer um tema de separação se forem depois do aspecto.

Horárias em que mercúrio é um significador importante também serão afetadas de uma maneira estranha. Primeiro com o simbolismo de algo em crise perto de sair de graça (em 29 de virgem, sua exaltação) e parando e voltando. Talvez coisas como sair da beira do abismo.

Em astrologia mundana

Como mercúrio rege mercados e comerciantes a Bolsa de Valores tende (palavra chave) a mudar de direção durante este período. Não é um significador nem para baixo nem para cima, apenas de mudança de direção, qualquer que ela seja.

A retrogradação vai afetar a casa 9 do ingresso solar em Câncer.

Abaixo vemos os céus da retrogradação.

mercurio1

Os céus no início da retrogradação mostra mercúrio perto de Denebola, o rabo do leão, que tem conotação negativa, apesar de falar sobre generosidade, representa finais e quedas de poder.

Enquanto marte e saturno estão preocupados em sua própria dança de poder, relacionada a golpes de estado e eleições americanas, Mercúrio se aproxima de júpiter, cada vez mais devagar, até que vênus o alcança e os 3 se encontram perto da cabeça de Virgem, que tem a imagem de Astraea, deusa da justiça que subiu aos céus para se afastar da violência dos homens.

Aqui temos a simbologia da “Justiça é cega” e se é cega mesmo.

Vênus dá o prêmio ao príncipe regente, quem quer que ele seja. Um candidato que imagino seria Hillary Clinton. Mercúrio, o mensageiro, recebe uma mensagem de júpiter. Júpiter espera por mercúrio que vai entrar em retrogradação e voltar ao sol.

Na imagem abaixo, vemos que mercúrio vai ficar direto perto da estrela Zosma, que fala de orgulho e de orgulhosos que se curvam. Júpiter na foto vai estar combusto prestes a ir para oriental.

mercurio2

Depois disso, com Júpiter já oriental, mercúrio vai reencontrar com Júpiter em 10 de outubro, perto de Vindiametrix, estrela que simboliza Erigone, amante de Baco. A estrela tem associação com a estação das uvas, com boas colheitas, com vinho, com suicídio e seu nome também significa fazedor de viúvas.

 

mercurio3

 

Então note que os temas políticos e celebridades por volta de dia 29 de agosto (perda de poder, passagem de tocha, um príncipe coroado, traições) vão retornar apenas em 10 de outubro. A mensagem ou coroação, que júpiter deu a mercúrio, vai voltar a ele por volta de 10 de outubro com temas de boas colheitas, bons frutos, mas também pode ser viuvez e morte súbita.

 

 

mercury-retrograde-514x600

Posted in Eventos e política, horária e eletiva, planetas Tagged with: , , , , ,

Bebendo na fonte – Dorotheus sobre trânsitos

www.laba.ws_Classical_Painting_Desktop_HD

Dorotheus da Sidônia viveu em Alexandria, no primeiro século depois de Cristo. Seu livro é um dos clássicos da astrologia tradicional, apesar de ter sofrido inúmeras reformas, e às vezes é difícil saber o que é original e o que foi inserido depois. Consiste em 5 livros, que tratam de astrologia natal, horária e eletiva.

[Carmen Astrologicum, traduzido por David Pingree, 2005] Na página 98  temos um trecho sobre trânsitos.

A comparação é com [Schmidt – Dorotheus, Orpheus, Pseudo Valens Teachings on Transits, 1995].

 

É extraordinariamente importante notar que Dorotheus fala sobre estes trânsitos dentro de um Retorno Solar. Todas as vezes que Dorotheus fala sobre na volta dos anos (turning of the years) ele quer dizer o retorno. O sentido da palavra trânsito para estes autores antigos claramente é dentro de um retorno solar. Quem tem as traduções de Schmidt, que tenha muito cuidado, pois ele fala no prefácio exatamente isto, mas dentro do texto retirou, sabe-se lá porque, todas as referências a volta dos anos. É por isto que eu prefiro traduções de acadêmicos e não de astrólogos.

Abaixo eu não coloco a tradução literal, e sim paráfrase, usando os nomes modernos para facilitar, e também tirando os floreios.


Agora eu vou esclarecer a transferência dos 7 planetas para os locais (que os outros planetas estavam na carta natal). Quando cada planeta alcança a oposição ou a conjunção com a posição que um planeta tinha na carta natal, coisas ruins acontecem. É pior quando marte transita júpiter e sol (para nascimentos diurnos) e quando saturno transita a lua (para os que nasceram durante a noite). E é ruim para o nativo quando o ponto transitado originalmente continha um maléfico (marte e saturno), pois isto traz problemas com a saúde e o pai.

[Schmidt: Quando marte transitar sol ou júpiter será perigoso, principalmente se a natividade for diurna, se marte estiver estacionário ou ocidental, pois significa perigos ao corpo e julgamentos. A mesma coisa vale ao contrário, sol e júpiter transitando marte também trazem malefícios].

Trânsitos por trígono são mais fáceis e produtivos que os trânsitos por quadratura e oposição.  Se os maléficos estiverem em quartil a direita não haverá benefício, mas se os benéficos estiverem, haverá bons efeitos. Se os benéficos estiverem em trígono trarão ótimos resultados.

[O trecho abaixo contradiz o anterior]Se os maléficos estiverem em trígonos serão piores [Pingree] (Schmidt diz que serão mais incisivos). É pior para o nativo se os dois maléficos estavam em casas ruins na carta natal. Quando o nativo passa dos 30 anos, os trânsitos de Saturno são mais suaves. [Schmidt = Quando o nativo passa dos 45 anos, os trânsitos de marte também se tornam mais suaves ].

O trânsito dos maléficos pelos quatro ângulos também é maléfico. Quando os maléficos, no retorno solar, transitam por casas boas [Schimdt = seus maleficios diminuem, da mesma maneira que o trânsito dos benéficos por casas ruins trazem menos benefícios que de comum durante o retorno solar].

[Coloquei os planetas em ordem para facilitar]

Se saturno transitar por saturno no retorno solar coisas boas atingirão onativo. Se saturno e marte transitam júpiter no retorno solar, eles destroem o benefício de júpiter. Se saturno e marte transitam vênus e mercúrio no retorno solar, também diminuem o benefício destes dois. Se saturno transita marte no retorno solar, vai prejudicar o coração do nativo e a pessoa será malvada.

Se júpiter transitar saturno no retorno solar, isto vai suavizar os problemas de saturno durante o ano, e vai ganhar propriedade e bens. Se júpiter transitar por marte no retorno solar, coisas boas vão aumentar em relação às propriedades e será vitorioso sobre inimigos durante o ano. [Schmidt: Se júpiter transitar por vênus também traz coisas boas].

Se marte transitar por Saturno natal no retorno solar, vai melhorar a alma do nativo e fazer com que ele seja firme e vitorioso sobre inimigos. Se marte transita sobre venus ou jupiter no retorno solar, vai prejudicar os bens do nativo durante o ano. Se marte estiver sobre os raios do sol (conjunto ao sol) a pessoa sofrerá febres e dores e falta de razão, e se o pai do nativo estiver vivo, seu pai sofre maus efeitos, e sua fama e autoridade também serão afetadas [Dorotheus fala sobre a conjunção com o sol, mas suponho que o mesmo para outros aspectos, como oposição]. Se marte transitar a lua no retorno solar, então dores atingirão o corpo do nativo, ele usará seu intelecto contra seus inimigos, mas com problemas e dificuldades. [Schmidt: se marte transitar vênus, causa irregularidades em temas amorosos] Se transitar por mercúrio, causa suspeitas, indecoro, inimizades entre amigos, problemas com escravos e roubos e problemas financeiros.

[Schmidt – se vênus transitar por saturno é bom para tudo]. Se vênus transitar por júpiter no retorno solar, há problemas com mulheres, luto e brigas durante o ano [Schmidt – cria falsas esperanças mas os objetivos não se cumprem]. Se vênus transitar marte no retorno solar, o nativo briga com o companheiro e não olhará para ninguém amorosamente [minha interpretação – trecho confuso]. Se vênus transitar o sol, vai atrapalhar a vida do nativo e terá problemas com mulheres. Se vênus transitar por mercúrio no retorno solar isto vai aumentar o trabalho do nativo. Se venus transitar a lua no retorno solar, será bom para seu trabalho, mas terá má reputação com mulheres.

Se mercúrio transitar os benéficos será bom. Se mercúrio transitar os maléficos, haverá malefício. Se nem os benéficos nem os maléficos aspectarem mercúrio, o nativo não será bom em seu trabalho, mas também não terá luto nem problemas.  Se mercúrio transitar júpiter, será bom para seu trabalho e para ser recebido por reis. Se mercúrio transitar por marte, “o coração do nativo será forte sobre toda mentira” [Schmidt = o trânsito de mercúrio faz as pessoas corajosas, inventivas e excitadas sobre as coisas]. Se mercúrio transitar sobre  vênus, então seu trabalho será bom. Se mercúrio transitar a lua o corpo do nativo será curado e as dores em suas juntas passarão.

Quando a lua

www.laba.ws_Classical_Painting_Desktop_HD

www.laba.ws_Classical_Painting_Desktop_HD

por saturno, o nativo terá muito frio. Se a lua transitar por marte, desastres atingirão o nativo, a não ser que benéficos ajudem. Se a lua transitar o sol durante o retorno solar [Schmidt – é bom para uniões].  O nativo derrama sangue se a lua transita por marte ou sol, ao mesmo tempo que o sol e marte transitam entre si. Se a lua transitar vênus, e os maléficos não aspectam, o nativo será ganancioso, e gastará seu dinheiro com fornicação e as pessoas saberão sobre ele. [Schmidt – se a lua transitar vênus e os maléficos não aspectam, será um bom momento. Se marte aspectar, representa sexo com mulheres.

Se a lua transitar por mercúrio, a pessoa fará trabalhos com a natureza de mercúrio.

Quando a lua transitar a lua no retorno solar, o nativo será alegre e contente. Se a lua transitar por venus e júpiter também será bom.

Se lua transitar a casa 1, a saúde terá problemas. Se transitar a casa 10, o trabalho da pessoa será reconhecido dependendo dos aspectos dos benéficos. Se a lua transitar pela casa 7 o nativo vencerá seus inimigos e ganhará dinheiro. Se a lua transitar pela casa 4, no retorno solar, haverá segredos que o nativo guardará e é bom para fazer um testamento.

 

 

Posted in Bebendo na fonte, Mapa natal, planetas Tagged with: , , , , , , ,

Lua Cheia 18 Agosto de 2016

Romantical-Love

LuaCheia18Ag16

Oh, oh, lua cheia acontecendo bem nos ângulos, sinal de algo potencialmente importante acontecendo…

Primeiro a mansão lunar para ter algumas idéias gerais sobre os temas que serão notícias no mundo:

A lua está na 25a mansão lunar – o escondido. Alguns temas da mansão são:

  • Coisas escondidas
  • perigo e coleção de débitos
  • adeus ao clima frio
  • Animal – andorinha
  • vermes escondidos saem da terra e de suas covas
  • Nômades levantam suas tendas e começam seu caminho
  • fluxo de chuvas, presentes ou coisas boas, prêmios ou loterias.

Então veremos algumas dessas coisas em destaque, é claro que aqui é mais augúrios, difícil saber como elas vão se manifestar na prática.

 

O al-mubtazz da lua cheia é Saturno, na casa 4, junto com marte, nos termos de júpiter em sagitário. Eu sugeriria que algumas possibilidades dadas por saturno são:

  • Vendas de terrenos (talvez do petróleo = Saturno) a preços sobre ou sub avaliados.
  • Problemas em aviação ou queda de aviões.
  • Celebridades mais velhas anunciando divórcios depois de longos casamentos.
  • Diminuição nos recordes das olimpíadas
  • acidentes entre os esportistas

Astrometeorologia – as indicações da mansão lunar juntas com sol no ASC e Marte no IC mostram um aumento de temperatura, com a lua no DSC também prenuncia pancadas de chuva.

Impeachment: a data que eu tinha acabou sendo ultrapassada. Agora as notícias dizem dia 23 “até o fim do mês de agosto”.  Quando tivermos uma data melhor vamos tentar comparar com o mapa da coroação de Dilma e os ingressos solares.

 

 

 

Posted in Eventos e política Tagged with:

Podcast – tudo o que você queria saber sobre Vênus

Botticelli-Birth-of-Venus-detail

Neste programa eu falo sobre o planeta vênus e suas principais associaçoes.

Botticelli-Birth-of-Venus-detail

Posted in Iniciantes e Tutoriais, planetas Tagged with: ,

Aprenda mais astrologia

Veja o que perdeu

%d bloggers like this: