007

Com o vigésimo filme da Franquia 007, achei que seria curioso discutir a relaçao entre o 007 e a astrologia, coisa que pouca gente sabe.

Antes que alguém pergunte, nao, eu nao vou fazer a carta do “nascimento de 007”, da ediçao do primeiro livro, ou discutir “qual é o signo de M ou de Goldeneye”. Nao. O que acontece é que, apesar de James Bond ser um personagem de ficçao, supostamente “007” seria real, um agente secreto que trabalhou para a rainha Elizabeth da Inglaterra.

Astrologia e a realeza

A conexao de astrólogos e a realeza é coisa bem antiga. É de se pensar que, nos tempos antigos, praticamente os únicos que poderiam pagar os serviços de um astrólog full time seriam a realeza e um ou outro nobre. O serviço do astrólogo tinha que ser altamente específico e exato, sob o risco de fugir no meio da noite ou perder a cabeça…

livro-espanol.jpg

Por exemplo, Getúlio Bittencourt em seu livro “À luz do céu profundo” conta sobre o papel da astrologia na história:

O historiador Frederick Cramer considera que a astrologia foi de fato “o poder por trás do trono imperial” em Roma, nos 140 anos que vão da morte de Júlio César à de Domitian.9 Não por acaso, os astrólogos que serviram à
oposição foram freqüentemente assassinados. Por volta do século VIII, a astrologia árabe também florescia nas cortes, or exemplo, do califa de Bagdá, Almanzor. Ele convocou dois astrólogos, o famoso judeu Messahallah e seu mais obscuro colega Naubajta, para escolher hora de fundação da moderna cidade de Bagdá.

Outro astrólogo que teve muita influência na Europa foi Guido Bonatti, que foi conselheiro real e militar, escrevendo um tratado sobre a astrologia da Guerra, e tendo a honra de ter sido condenado por Dante a um dos círculos do Inferno pelo pecado de prever o futuro ! (quem dúvida que procure na Divina Comédia).

Justamente na introduçao de sua ediçao desse texto o astrólogo Robert Zoller comenta como até mesmo no papado se sentiu a influência de astrólogos, citando o interesse de Silvestre II e Paulo III. Um dado interessante citado por Zoller é que Luca Gaurico previu a ascensao de Paulo III ao papado e acabou ganhou um bispado, e logo depois foi ele que, através da astrologia eletiva (ou seja, a astrologia que elege o melhor momento para se começar algum empreendimento) escolheu o momento de se começar as obras da catedral de Sao Pedro para a “terceira restauraçao da cidade”. Segundo Andre Barbault, o próprio Bonatti foi protegido do papa Martino IV. Na atualidade merece destaque a questao dos “astrólogo de Hitler” que Barbault considera mais um mito que uma realidade.

O mago John Dee

john_dee.jpgMas com certeza, um dos astrólogos que tiveram mais impacto nos tempos modernos foi John Dee, mago inglês que foi conselheiro da Rainha Elizabeth. Suspeita-se que Dee foi um espiao de Elizabeth durante a guerra da Espanha, assinando suas cartas como 007 e pondo no topo das cartas o famoso “for your eyes only”, fato que teria inspirado Ian Fleming.

Na verdade a contribuiçao astrológica mais importante de Dee provavelmente foi a escolha do momento adequado para a coroaçao de Elizabeth. Nunca se pode saber como a história teria sido sem a eleiçao, mas ela provavelmente foi bem sucedida, pois o governo de Elizabeth foi extremamente bem sucedido comparado com seus anteriores e também com vários sucessores.

Como última curiosidade, John Dee tem outra apariçao no mundo pop… é o nome de um supervilao com o poder de manipular os sonhos e que enfrenta regularmente a Liga da Justiça nos quadrinhos. Sua apariçao mais memorável foi em Sandman, quando matou várias pessoas numa lanchonete, quando os dois brigam por seu rubi de poder.

john dee

John Dee em sua apariçao em Sandman

dr_destiny_justice_league.jpg

John Dee (Dr. Destiny) no desenho da Liga da Justiça

Deixe uma resposta