E o buraco (em Sao Paulo) era mais embaixo

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Algumas semanas atrás, quando eu ainda estava em minhas férias em Santa Marta (uma espécie de Guarujá dos Colombianos, mas eles acham que é o máximo) a incompetência pátria conseguiu abrir um grande buracao no meio da marginal, matando algumas pessoas, e aumentando o caos viário da paulicéia.

Óbvio que nao demorou 10 minutos antes dos primeiros comentários na internet, com as “explicaçoes”. Algumas sao pertinentes e foram feitas com um mínimo de bom senso. Outros estao bem longe disso, com pérolas como “saturno estava na casa 8 (casa da morte) no momento do acidente”. Bem, Saturno está na casa 8 em qualquer parte do mundo pelo menos uma vez por dia… O que mostra novamente que Descartes estava errado, o bom senso nao é a coisa mais bem distribuída do mundo…

Como comentei antes, será que é útil uma astrologia que só olha pra trás, que depois de fato ocorrido chega correndo com explicaçoes ? E o pior, ao invés de ter uma teoria sólida, de chegar e “ver o que está ocorrendo”, ou seja, sempre vai achar uma explicaçao, porque sempre tem algum aspecto de alguma coisa com alguma outra coisa, mesmo que você tenha que recorrer a coisas mais estranhas como aquele semi-sextil de saturno com ceres que está EXATAMENTE no ponto médio entre mercúrio e júpiter na carta natal do Serra e que você garante que é a causa do desabamento, mesmo nao tendo simbolismo astrológico nenhum.

Pra mostrar como é difícil realmente prever alguma coisa, eu ACHO que previ esse acidente, mas nem eu tenho certeza, pra ser honesto !

No dia 3 de janeiro eu escrevi:

“O caos [na aviaçao] aumentou na véspera de natal, por fatores óbvios, mas também suspeito que o fato do Sol estar aspectando o ponto do eclipse auxiliou bastante. Como falar “depois do fato” nao vale nada, um critério para podermos ver se isso é válido é ver se o trânsito de marte sobre esse mesmo ponto, no dia 16-17 de janeiro, trará efeitos semelhantes, agravado por marte reger todas as coisas violentas.”

O desabamento aconteceu no dia 12, uns 4 dias antes. Hoje, 5 dias depois do previsto, estamos novamente em situaçao de caos na aviaçao, com atrasos em 34% dos vôos e fechamento da pista principal de congonhas. Qual dos dois eventos foi causado pelo trânsito de marte ? Ou foram os dois ? Ou nenhum ? Dá pra ver que é muito mais difícil trabalhar seriamente do que simplesmente escrever qualquer coisa que dá na telha…

A teoria de que os principais eclipses na história sao aqueles perto do ponto vernal (quer dizer, 0 grau de áries, câncer, libra ou capricórnio) é de Jill Amery em Working Knowledgeably with Eclipses, parte I e Parte II. Ela coloca  nesses eclipses a culpa por eventos dramáticos como guerras mundiais, maio de 68 ou o 11 de Setembro. Na prática isso nao funciona tao bem quanto a autora quer ! Esse último eclipse é uma prova disso, está importunando a vida de muita gente, mas até aí um buraco na marginal nao é o mesmo que as torres gêmeas caindo…

A primeira vez que fiquei “de olho” foi no trânsito de marte pelo grau do eclipse de março de 2005, prevendo que “algo” ia ocorrer no dia 11 de julho. Peguei várias opinioes pela internet, mas acabou ganhando a de ataque terrorista, pois no dia 7 de julho as bombas estouraram em Londres.

Como dá pra ver, nesse caso marte novamente funcionou “antes do esperado”, provavelmente ativado nos dois casos pela lua cheia que foi no dia anterior, se nao me engano.

A fragilidade desse tipo de previsao é só saber o “quando” sem muitas indicaçoes de “onde” e apenas uma vaga idéia do que vai acontecer.

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2 comments on “E o buraco (em Sao Paulo) era mais embaixo
  1. Lilian says:

    Então Yuzuru, começo a concordar com o teu ponto de vista. Inclusive as análises feitas para o evento pelo astrólogo famoso, pensava eu que ele fazia sobre o mapa de SP.

  2. yuzuru says:

    Olá, Lilian
    Nao sei que análise em particular você está falando, é bem possível que o cara em questao estivesse usando o mapa de SP (problema: qual mapa ?) mas também vi muitos usando o mapa da hora do evento (que é uma técnica com grandes limitaçoes)

1 Pings/Trackbacks for "E o buraco (em Sao Paulo) era mais embaixo"
  1. […] a queda do vôo da Gol e o apagão aéreo, e também sobre a possível conexão com o acidente do buraco que se abriu em São Paulo, durante as obras do Metrô paulista. Mas podemos usar os eclipses para medir o estado de guerra […]

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