Meu temperamento é colérico. Por que ? Vai encarar ?

O temperamento colérico é realmente esquentado ?

Astrologia e Temperamento

O temperamento dos coléricos sempre foi um dos mais mal falados, seja na astrologia ou na psicologia. Os sanguineos sempre foram tratados como os bonzinhos e os coléricos como os malvados, agressivos, selvagens da motocicleta, etc. Como tenho minha parcela de colérico, resolvi dar um pitaco.

Em um artigo anterior explicamos o que é o temperamento, que é basicamente a constituição mais básica do ser humano, e que influencia seu corpo, mente e espírito. É importante notar que o temperamento não é a personalidade, mas obviamente a influencia.

O temperamento em astrologia é encontrado por um método que combina o Sol (e a estação do ano em que se encontra), a fase da lua, o ascendente, o senhor do ascendente, e às vezes outras figuras como o Almuten Figuris (que um dia entramos no assunto de como calcular). O método exato não existe, cada um faz sua própria consideração, mas como o temperamento é um “primeiro esboço” do indivíduo, e não um julgamento final, o excesso de sintonia fina pode ser contraproducente, então não nos preocupemos com detalhes.

Os coléricos são as pessoas que têm um excesso do humor bile amarela, que é relativo ao elemento de fogo, e portanto quente e seco. Essas pessoas vão expressar em suas vidas esse tipo de polaridade. Por ser quente, o temperamento colérico é mais ativo e extrovertido. Por ser seco, os coléricos são menos ligados nas pessoas. Você terá dificuldade de encontrar um colérico chorando em filme água com açúcar. Lágrimas são uma mercadoria que coléricos e melancólicos tem pouco.

Ser colérico é tão feio quanto pintam ?

Como é o temperamento colérico ?

É fácil falar que todos os temperamentos foram criados iguais por Deus, mas na prática, isso vale tanto quanto o discurso de “diversidade” de Recursos Humanos, ou seja, tem uma personalidade “padrão” que é a queridinha. Na astrologia, esse temperamento sempre foi o sanguíneo, que é o mais sociável. Entretanto, a rigor, o temperamento ideal seria nenhum, pois seria a pessoa com a “mistura perfeita”.

Os coléricos e os melancólicos sofrem em geral as descrições menos gloriosas: coléricos ouvem palavras como “agressividade” e os melancólicos então são descritos como maníacos depressivos. Mas até que ponto essas descrições são corretas ?

É bom ter em mente que palavras como “Agressivo” não descrevem nenhum temperamento. A agressividade é um atitude de ataque que vêm de situações contextuais (o carro quebrou e teve que andar a pé ao trabalho), de posições de insegurança ao defender temas delicados, de simples falta de educação (as pessoas que se acham superiores e que tem o direito divino de pisar nos outros), etc. Nenhum desses casos é exclusivo dos coléricos. A diferença é que um sanguíneo agressivo em geral ataca com as palavras, e tenta irritar os outros, o colérico pode até não fazer nada, mas ficará com uma puta vontade de dar um soco no focinho do cidadão…

Muito menos se deve considerar esse temperamento como “violento”. A violência é ferir ou destruir o outro, pode também vir de muitos fatores, como os instintos sádicos, falta de empatia, gozo pelo poder, etc. Um assassino por exemplo, pode ser de qualquer temperamento. Mas saber o seu temperamento nos ajuda a contextualizar seu comportamento. Um assassino colérico provavelmente vai ser passional e excessivo, um exemplo seria Ted Bundy. Um melancólico seria mais como o nazista que Ian McKellen interpretou em “O Aprendiz”. Um assasino sanguíneo provavelmente mataria suas vítimas com curiosidade infantil, como Jeffrey Dahmer, que além de comer os cadáveres, também injetava substâncias nas cabeças pois tinha a fantasia de criar “zumbis sexuais” !

Saindo então do estereótipo, uma boa descriçao do temperamento colérico pode ser encontrada nesse trecho do livro Temperament: astrology forgotten key. Pegando algumas frases e adicionando algumas das minhas, o colérico é aquele que

  • Exige muito mas também doa muito
  • Facilmente enxerga o mundo em preto e branco
  • Se identifica mais com o Cérebro do que com o Pink e acredita sinceramente que o mundo seria melhor se ele o dominasse.
  • Em geral não se descreveria como rude ou arrogante, e sim como sincero e direto.
  • Acredita na hierarquia, com ele mesmo no topo dela
  • Gosta e necessita de movimento
  • Pode se irritar em ambientes muito lentos
  • Gosta de desafios e competição
  • “Líder em tempos de guerra, ditador em tempos de paz”
  • Odeia a mediocridade
  • Não compreende o conformismo e a lentidão

Note entretanto que mesmo essa série de palavras chaves, usadas sem cuidado, correm o risco de também virarem preconceitos e estereótipos, use com moderação !

Exercício para Coléricos controlarem seu temperamento

Quando os coléricos se sentem especialmente agressivos, impacientes com o mundo que os cerca, esse exercício grafológico é interessante e tem resultados rápidos. Por mais ou menos dez dias, preencha uma folha inteira de papel AZUL com grupos de três bolinhas, dessa maneira:

A ordem correta é sempre 1) a bolinha superior, 2) a bolinha inferior direita, e depois a 3) bolinha inferior esquerda. Lembre também de desenhar todas no sentido horário.

Add to FacebookAdd to NewsvineAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Furl

Artigos relacionados

Qual planeta mostra minha personalidade ?

“Dá uma olhadinha no meu mapa ?”

Qual o meu regente ?

Pinochet

Posted in astrology, Mapa natal Tagged with:
29 comments on “Meu temperamento é colérico. Por que ? Vai encarar ?
  1. Gisela says:

    Não sei ainda se sou colérica, porque sou muito misturada. E não decorei ainda esse esquema. O que falta no meu mapa é a energia fixa e como Urano em Escorpião não vale… Resta saber se vale aquilo de planetas pessoais em casas fixas. Já fui mais colérica na vida, porque meu Sol ariano de casa 8 explodia, mas não era tão imperceptível como dizem por aí que esse Sol é, mas hoje consigo driblar. Quem é aparentemente calminho sempre levava a melhor. Então antigamente eu dizia “sim” me arrependendo depois, mas hoje simplesmente encontro mais saídas. Estourar só em último caso ou na frente de pessoas que conheço muito. Evito os aproveitadores sanguessugas-calmos. 😉

  2. yuzuru says:

    O esquema é fácil: colérico, sanguineo, melancólico e fleumático.
    O sol em áries, apesar de aumentar a cólera, também traz uma complexão sanguínea, então depende do resto, como a lua e o ascendente, vou falar sobre isso ainda essa semana.
    Lembre-se que um colérico pode ser bem calmo, como eu… mas sempre será um “falso calmo” como dizia uma amiga minha, hehe
    Abraços

  3. Ricardo says:

    Colérico seria quente e seco em qualquer proporção? Eu pensava que seria um pouco mais quente que seco, o colérico ou seria proporcional?
    Eu usei o método do Zoller e tenho muito seco um pouquinho de quente e quase nada ou nada do resto.
    Deve haver uma explicação em separado nesses casos, não?

  4. yuzuru says:

    Nunca ouvi falar de que houvesse uma questao de proporçao. O colérico seria do elemento fogo, portanto quente e seco, se há alguma distinçao, ela me escapou.

    O Frawley conta em vez de elementos, fogo, agua, em modalidades, quantos quentes, quantos secos…

    Mas no caso, voce continuaria a ser colerico, apenas um colerico “mais frio”.

  5. Ricardo says:

    Me refiro ao calculo desse site:
    http://www.astrologiamedieval.com/Temperamento.htm
    Além desse eu sei o da pontuação.
    Mas o q forma o temperamente não é a qualidde primitiva? Achei legal a forma como esse site abordou o tema, vc usa q método?

  6. Ricardo says:

    Depois q fiz a pergunta vi o link do skipscript, costumar usar esse método?

  7. yuzuru says:

    Se eu nao me engano, o método do Zoller usa quase que apenas o ascendente, certo ?
    O método que está no site skyscript é uma versao particular dos métodos renascentistas, que em geral eu uso, pra entender algumas particularidades do temperamento das pessoas, como por exemplo ser sanguineo/colérico, etc.
    Tenha em conta que nao é um método perfeito, é mais o esboço da alma.
    Eu levo em conta o asc, o sr do asc (ou almuten), o signo do sol e lua, a fase da lua, a estacao do ano, e o almuten figuris (e nao o lorde da genitura)

  8. Ricardo says:

    E conhece algum site tipo o do Paulo que mostre como usar o método ou só mesmo comprando o livro?

  9. yuzuru says:

    Estou criando um artigo sobre isso, entao economize seu dinheiro 😛

  10. Ricardo says:

    Valeu.

  11. gabriela says:

    eu sou colerica e com mto orgulho…
    gosto do q sou e me orgulho disso;
    pq vai encarar???
    eu sei q temos nossos defeitos,mas o q vale e as nossas qualidades…
    rss…

  12. yuzuru says:

    o “vai encarar” é mais uma piada com o estereótipo de nervoso, agressivo, que os coléricos carregam.

  13. Letícia Mourão says:

    Engraçado….

    Adorei o site, e sou viciada em informações. Sou sofimaníaca. ^^

    E sim, sou uma completa sagitariana. O meu signo solar tem tudo a ver comigo.
    E sim, eu tbm sou muito cética, por isso estou escavinhando informações… acho pouco provável “tudo” ser uma grande coincidência. ^^

    Eu venho de um ambiente evangélico, onde “horóscopo” é visto como coisa do diabo e astrologia tbm. Eu, obviamente, não comungo dessa opinião. Nem sou evangélica.

    Sou sagitariana. E muito.

    Sou colérica tbm, mas descobri de uma forma completamente diferente…
    Descobri através de uma forma bem “behavior”. Através de um livro evangélico de auto-ajuda, hauuhauhauhahua… e a tpecnica do livro era:

    “Olhe as características e se enquadre.”

    Bem “ruim”, no mínimo. ^^

    Mas acho que “prestou”.

    Eu vou checar com esses métodos, se bem que estou desconfiando que vou ter que adquirir bastante conhecimento pra checar se bate mesmo.

    Ahhh… e tem mais uma curiosidade que eu gostaria de compartilhar. Acho que é interessante vc ouvir um lado completamente oposto da história.

    No meio evangélico, é largamente utilizado os conceitos dos 4 temperamentos, pra “descobrir o seu e corrigi-lo”, e a curiosidade é que o colérico é tão mal visto como o sanguíneo.
    Eu diria até o contrário: o sanguíneo é o mais mal visto de todos, no meio evangélico, o pavil curto é o sanguíneo.
    E me corrija se eu estiver errada, mas o sanguíneo que é o pavil curto, o colérico é iracundo, o que é bem pior.

    Eu, na minha análise leiga, vejo muito o signo de Áries como o sanguíneo.

    Bom…

    Eu realmente gostaria de conversar mais com vc sobre se vc tiver tempo. ^^

    Adoraria sugar um pouco de conhecimento de vc. ^^

    hauahuhauhauaauhauhau

    Eu disse, sou bem sagitariana.
    Ou isso tudo é uma grande coincidência, e nisso sim, eu teria que ter muita fé pra acreditar.

    Namastê.

  14. yuzuru says:

    Leticia, realmente nao vale a pena falar das intolerancias alheias, né ? Só digo que cada vez acho mais essas posturas hipócritas, pq vc vê que é “do demônio” tudo que nao é conveniente pra pessoa… mas se ela gosta, pára de ser.

    Já vi “astrólogo” escrevendo na internet que tinha deixado a astrologia por que o papa era contra e ele era católico. Patético.

    “Olhe as características e se enquadre.” Isso pode ser complicado, pq as pessoas tem uma percepcao limitada de si… vamos supor que o livro queira medir “sociabilidade”, entao vai colocar uma pergunta do estilo: “vc se considera uma pessoa festeira”. E as vezes vc nao gosta de festas, mas é muito sociável, ou seja, esse tipo de teste tem que ser feito com muito cuidado, e em geral nao o é.

    No meio evangélico, é largamente utilizado os conceitos dos 4 temperamentos, pra “descobrir o seu e corrigi-lo”

    Já começou com um erro conceitual. Temperamento muda, mas muito pouco, e com certeza nao é “corrigido” por vontade propria… Pra voce mudar o temperamento envolve a idade (que esfria o temperamento) a alimentacao e o clima, e mesmo assim nao muda o “temperamento natural” e mais o “temperamento do dia” se me faço entender.

    Também nao faz sentido “corrigir” pq um temperamento nao é melhor que outro.

    “Eu diria até o contrário: o sanguíneo é o mais mal visto de todos, no meio evangélico, o pavil curto é o sanguíneo. E me corrija se eu estiver errada, mas o sanguíneo que é o pavil curto, o colérico é iracundo, o que é bem pior.”

    Pra mim as duas palavras sao meio sinonimos voce teria que especificar mais. Mas, pelo que você disse, eles se apropriaram do conceito e o modificaram, ok ? O sanguineo nao é um pavio curto, as vezes muito pelo contrário… sempre acha um ponto de contato com as pessoas.

    “Eu, na minha análise leiga, vejo muito o signo de Áries como o sanguíneo.”

    Nao, o signo de áries é de fogo, portanto adiciona cólera ao mapa.

    “adoraria sugar um pouco de conhecimento de vc”
    conhecimento nao se suga, se constrói (faço maestria en educacao) ;-P

  15. ROLF says:

    GOSTARIA DE SABER SE UMA PESSOA COLERICA E PROVAVEL QUE SEJA FIEL

  16. yuzuru says:

    Fidelidade é um conceito independente de temperamento.
    Temperamento é inato, é uma maneira de manifestar sua essência.
    Fidelidade é uma convenção social, sequer um traço de personalidade !
    Portanto fidelidade é uma decisao pessoal, dependendo da criaçao, valores, expectativa de punicao, etc, e nao um traço inerente de temperamento

  17. ana says:

    oiiii
    eu naum sou colerica mas essa reportagem me ajudou muito na escola…
    e vou levar isso pro resto da vida…

    poderiam fazer do fleomatico…eu sou fleomatico!!!

  18. wania(de belém-pará) says:

    nossa,adorei!!!!!!!!!!!!!

    sempre ouvir falar desse assunto,só de de outra maneira,muito bom mermo…

  19. wania(de belém-pará) says:

    gostaria muito de ler mais sobre fidelidade…estas tuas palavras estão fantasticas,não sei pq,mas acho q me identifiquei.

    pode ser???

    um abraço

  20. Evelyn Pavanini says:

    GOSTEI MUITO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. Luciano Macarini says:

    acho ue sim ou colerico mas nao tnho certeza, pelo que vi no contexto citado em cima me encaixo em varios caracteres como do fogo por quente ser ativo e exprecivo como se deseja no assunto na hora do dia dia em questao, e t sou seco como tb citado em cima nao consigo ir com rodeios em palavras sou direto quando em questao a cinceidade magoe ou a passoa simplismente nao ligo pra sentimento, tb vi treho do livro citado tb me vi muito ali, as vezes ate e me acho estranho penso ate que seja deprecao mas ai vejo que deprecao nao existe existe sim um psicologico e o levo como picada d cobra, onde o melhor remedo e o proprio veneno da cobra ai penso meito um pouco e fica tudo blzz. tb vi a parte que de ser calmo eu escuto muito e falo muito pouco seja o que for. as no trblh os colegas qur ser masi que os outros muitos descutem qund e comigo deixo que falem . mas ai depois eu faço com palavras doçes pagarem em dobro o que me falaram rsrsr relmente me conidero um colerico tb sou de sagitario outra coincidencia e que gsto de motos e do estilo motoqueiro o asfalço kkkkkkkkkk
    brig…….

  22. Solange says:

    Hmmmm.
    Colérica eu ?

  23. Marinete says:

    Pessoas com temperamento linfático ou fleumático, combinam com os sanguineo ou pletórico?

  24. Marinete says:

    Gostaria de saber quais são os temperamentos que combinam com o linfático ou fleumático

    • yuzuru says:

      A rigor, todos os temperamentos combinam e tem problemas com todos os outros temperamentos. Mas os que sao opostos, colerico-fleumatico, sanguineo-melancolico, sao mais do tipo amor-odio e podem ser tanto muito produtivos quanto extraordinariamente ruins. Nem todo colerico vai aguentar um fleumatico, e vice versa. Nesses casos é melhor procurar um temperamento mais complementar.
      Pessoas do mesmo temperamento tem muito em comum, mas em geral, num relacionamento amoroso, se exige um pouco mais de complementaridade.

  25. marco gomes says:

    ola to num dilema sou colerico,tenho me descontrolado bastante.trabalho numa portaria de um predio ja tive a vontade ate de esganar morador mais eu me seguro tai ate me seguro mais eu fico muito ma. sou ate legal mais algo me tira do serio mande uma resposta obrigado sou do dia 09.03. 1971 sou de peixes

    • yuzuru says:

      Olá, Marco
      como voce pode ler no texto, ser colérico nao significar ter muita raiva, é mais sútil que isso. Além disso as pessoas podem ter muita raiva e nao serem coléricas. Voce poderia ser totalmente contrário, um fleumático.
      Fleumáticos nao foram “construídos” para sentir raiva, entao quando sentem, ela faz muito mal ao seu organismo.

  26. C... says:

    Eu fiz um teste e sim sou colérica e não vejo isso como um defeito pois, descobri isso pois sou realmente sincera e tenho traços também dos melancolicos. Digo que não sou vingativa só não deixo que nimguém me pise, isso é ser vingativo? E tenho um humor sarcastico, e as pessoa riem de coisas que digo e eu estou séria, dizem que é meu jeito de falar… Mais sou bem, boazinha quase sempre.

  27. Heliamar says:

    Eu acho que sou uma FALSA CALMA, tenho sol em aries conjunto a saturno, Marte em libra(R), mercurio em peixes e lua em aquario e todos me dizem que sou tão calma, tão tranquila que não sei onde eles enxergam isso.

Leave a Reply

Aprenda mais astrologia

Veja o que perdeu

%d bloggers like this: