Como calcular a Revolucao Solar ?

como fazer a revolucao solar

Muita gente já ouviu falar da técnica das revoluções solares, mas poucos sabem exatamente o que é, e muito menos como começar a interpretar. A revolução solar (RS) é o mapa do exato momento em que o Sol volta para a posição zodiacal do seu nascimento. Ou seja, sua Revolução será sempre até um dia do seu aniversário. Ele traz informações sobre seu ano vindouro e também é chamado de Retorno Solar. Ler um mapa de RS é atividade complicada, mas existe maneira de mesmo iniciantes poderem ler algo no mapa ? Eu creio que sim !

Como calcular a revolução solar ?

Ninguém mais calcula retornos solares na unha, desde a fortunada invenção da internet. A melhor solução para se calcular isso é no site do www.astro.com.ou em portugues em www.astro.com/horoscopo/pt Ele é em inglês, mas a interface é razoavelmente fácil, e desde que você tenha a hora de nascimento correta, você pode calcular o seu ascendente ou mapa astral, ou ainda calcular a revolução solar, progressões, etc.

Primeiro passo:

como calcular o mapa natal no www.astro.com

Vá ao site e clique em “Free Charts”. A próxima tela a aparecer ser:

como calcular a revolucao solar

Você deve clicar então na opção assinalada “extended chart selection”. Na próxima tela aparecerá as opções de mapas astrais: selecione “Solar Return Chart”selecionar opcao de retorno solar

Após clicar em “click here to show the chart”, você pode colocar seus dados: nome, hora e dia de nascimento, país, e colocar o nome da cidade em que nasceu, e o site faz o cálculo sozinho.

Como é um mapa de retorno solar ?

O mapa do RS é igualzinho a qualquer mapa astral. A diferença é que você só deve interpretá-lo em relação a seu mapa de nascimento. É bom imprimir as duas cartas para comparação.

Alguns pontos básicos devem ser lembrados: o Sol estará sempre conjunto o seu Sol natal, por definição. Os planetas lentos, de Urano a Plutão, mudam muito pouco de posição de um ano pra outro, mesmo Júpiter caminha apenas um signo por ano.

Interpretação do Retorno Solar (Super hiper básica)

Não há maneira, sem anos de estudo, de interpretar o mapa natal ou de RS. Encontrar eventos dramáticos, ou apenas descrever como vai ser um ano em particular, é coisa pra especialista. Mas existem algumas dicas pra se pegar qual a natureza do ano.

Como diz o John Frawley, para decepção dos mais dramáticos, na vida da maioria das pessoas não vemos nada especial acontecer de ano para ano. Os casamentos continuam, a falta de casamento também, não ganhamos o prêmio nobel nem somos eleitos presidentes, etc. Isso deve ser tomado MUITO em conta, antes de querer prever grandes vitórias e tragédias baseado em qualquer aspecto.

Em primeiro lugar, veja o Ascendente da Revolução Solar. Se esse ascendente estiver numa casa negativa do mapa natal, como a casa 6, 8 ou 12, o ano provavelmente terá várias atribulações. Se estiver em casas positivas, como a 10, a 5 e a 11, é provável que coisas boas virão. As outras casas podem ter resultados bem variáveis.

Por exemplo, eu tenho o ascendente em áries, então, se na minha RS, o ascendente da RS estiver em escorpião, a tendência é que o ano não seja lá essas coisas, porque escorpião está na minha casa 8. A casa 7 tem um resultado bem variável, podendo significar casamento e parcerias, mas também pode mostrar anos muito negativos.

Em segundo lugar, veja o Regente do ascendente da Revolução Solar. No caso de um ascendente da RS em Escorpião, o regente seria Marte. Se esse regente estiver:

  • Na casa 6, 8 ou 12
  • Em signos opostos aos seus (no caso de marte seriam os signos de touro, libra e câncer)
  • Em qualquer contato com marte e saturno ou em conjunção com o Sol ou o nodo sul.

É um sinal de que o ano pode ser mais chato que bom. Novamente, é importante evitar o dramatismo, ou ficaremos encontrando a nossa morte a cada ano que entra ! Essas regras são muito simples, e podem existir outros fatores que sobrepujem essas tendências de que falo.

Algumas indicações de que um ano vai ser particularmente importante podem ser:

  • Planetas muito próximos a um dos ângulos (ASC-DSC ou MC-IC) até uns 3 graus.
  • os Nodos perto dos ângulos ou conjunto um planeta
  • o Ascendente na Revolução solar voltando ao signo do ascendente natal

Espero que todas as informações estejam suficientemente claras. Dúvidas e necessidade de ajuda, deixe nos comentários. Se você gostou desse artigo de astrologia, porque não entra em nossa lista de email? Você recebe novidades e outras coisas mais

Artigos Relacionados

Posted in astrology, Mapa natal, Previsao e Técnicas Tagged with: ,
43 comments on “Como calcular a Revolucao Solar ?
  1. Lilian says:

    Eu quero mais, fale mais sobre retorno solar para nós pobres mortais. E retorno lunar? Segue o mesmo princípio para interpretação?

  2. Lilian says:

    Ah e não vejo a hora de 2008 chegar que a minha RS tá linda!!!! É o ano que eu tiro o pé da jaca porfissionalmente falando, ssaca só: asc no MC, o regente marte em leão (ok, isso aí mais ou menos) e jupiter na 10. Yes!!!

  3. Gi says:

    Tenho algumas dúvidas. Como se calcula o ascendente da RS? Não entendo isso direito. No mais estou dentro do ano importante porque há todas essas características apontadas por você. O que é ascendente da RS voltando ao signo do ASC. Natal. O da Rs no meu caso agora é Gêmeos. Vênus está na 1, conjunto ao asc. Marte na 10, conj. ao MC. Só não consigo interpretar esse negócio de “reger” uma casa.

    Nesta RS que está acabando eu li que Vênus em Peixes na 12 seria “relação de amor secreta” e meu ascendente era Peixes também. Realmente aconteceram coisas bizarras mas não “relação de amor secreta”. O que teve foi gente pondo pra fora o que nunca colocava e eu hiperintuitiva..

    Realmente tenho muita dificuldade na denominação das casas. Outro dia perguntei a uma astróloga de quem gosto, com quem simpatizo no Orkut, mas não consegui entender direito. Talvez ela esteja certa e minha casa 5 sempre vira reflexo da dos outros e defesa já que não tenho planetas ali e o regente está na 11, é Saturno. É difícil pra mim entender o significado das casas, sobretudo a 12, a 5 e a 6. Deve ser na prática isso. Prática da Águia. 😉

    Percebo que quem tem planetas pessoais na 5 pode ser uma espécie de fanfarrão. Sei lá se isso é doideira minha, se isso é de cada um. Quando fui eprguntar lá, ela enrolou e enrolou e não respondeu direito. Sempre em cima do muro. Tudo bem, sei que não dá pra exagerar, mas será que não tem ninguém que possa me explicar porque eu acho isso? Deve ter uma razão. Sinto uma esperteza-especulação-joguinho-competição. Casa 5 pra mim tem a ver com ética em questões de $ também e pedintes-diversão, os tais “serrotes”. Não quero atacar ninguém, foi só uma pesquisinha básica. 😉

  4. yuzuru says:

    Lilian: espero que sua revolucao solar seja muito boa. A minha nao promete lá grandes coisas.
    gi: como disse no artigo, o asc da RS tem que ser calculado no computador (ou com tabelas), nao se faz na unha.
    “O que é ascendente da RS voltando ao signo do ASC. Natal.”: Se o seu asc natal era gemeos e o asc da RS é gemeos, entao temos o mesmo signo no asc da RS e natal, indicando um ano importante.
    A parte de “fanfarrao” nunca ouvi falar. Eu nao acredito que a casa 5 possa ter qualquer conexao com ética estritamente falando.
    A casa 5 é positiva e representa ganhos. Seus significados mais básicos sao filhos e diversoes, sexo.
    As casas 6 e 12 sao maléficas e dificeis de se aguentar. As duas tem a ver com doenca e inimizades. A 12 fala muito sobre confinamentos e a 6 de atritos, trabalho arduo e desgastes.

  5. Gi says:

    Mas não entendo direito. O Sol está lá na mesma posição e o ascendente seria o quê já que não temos hora definida e não é nascimento? Tô bem confusa. 😉 Sol Áries, ascendente Virgem e o ascendente da RS é Gêmeos. O Sol fez aquela posição exata do nascimento mas esse ascendente então não deveria ser o mesmo sempre? Os raios apontam para tal signo como no cálculo do ascendente natal?

    Eu fiz essa conexão entre a ética/ ser “fanfarrão” e a 5, porque comparei os mapas de pessoas que conheço. hihi Tá, eu viajei mesmo já que ética não tem nada a ver com moral e a ética está lá na 9. O que queria dizer é assim: passar o outro pra trás, uma moral vacilona, uma moral que gosta de se impor na 5 com alguns intuitos especulativos, jogatinas e uma competição boba. Tem que ver o signo, tudo, aspectos, eu sei. Acho que é melhor eu ver o ascendente e a casa 9.

    Esse tal de confinamento da 12 também não compreendo, porque eu passo por exílios meio não sendo exílios. São exílios estratégicos. Fico em dúvida sobre “inimigos ocultos” como sendo gente/pessoa ou como sendo a própria pessoa/o eu mesmo se boicotando. Gosto de parcialidade. Gosto de poder ver sim onde devo pisar. Um livro tendencioso não me agrada mas eu sendo tendenciosa porque conheço minha vida e sei onde não tá bom aí tudo bem. Entende? Cada um sabe onde o sapato aperta. Queria aprender a ler, porque adoro encontrar um culpado, além de mim mesma, claro. 😉 Papo de procrastinadora-comunicadora. Bjs; valeu pelas explicações.

  6. yuzuru says:

    “Mas não entendo direito. O Sol está lá na mesma posição e o ascendente seria o quê já que não temos hora definida e não é nascimento?”
    Nao sei se entendo muito sua duvida, pq aparentemente vc está calculando um asc do seu retorno solar !
    Pense assim… hoje é dia do meu aniversário, quando o sol entrará no mesmo grau que estava na minha carta astral. mas tambem precisa estar exatamente na mesma posicao. Entao pode estar de manha, a tarde, ou a noite. Se a posicao EXATA for agora, o ascendente seria, digamos, aries, se o sol se posicionar a noite, pode ser virgem, etc. O ascendente muda por diversos fatores, a velocidade do sol, o fato do ano ter 365 dias e 6 horas, etc.

    A parte da casa 12 vc tem que ter cuidado… o significado da casa 12 é o do confinamenento, como voce vive esse confinamento é muito diferente de mapa para mapa… voce pode vivenciar isso atraves de inimigos secretos, indo pra cadeia, sendo hospitalizada, mas tambem virando médica, ficando sozinha e se isolando, se drogando… nenhum desses significados é restrito, a casa tem todas, nao é atraves da analise de uma personalidade especifica que podemos entender a casa 12, e sim ao contrario.

  7. Gi says:

    Intindi!! É lógico realmente, mas eu não tinha pensado nisso. 😉 Merci. Sobre a casa 12, então é uma espécie de solidão voluntária quase chegando ao marasmo. Mas acho que Saturno vai me ajudar entrando no meu ascendente lá pra julho/agosto. Vai me deixar mais “dura” ainda, mas os pés não ficarão bambos. Ops, oposição a Marte em Peixes, é capaz de eu me estabacar no chão. Oh, não não. Tenhamos fé. ;-)) Bjs

  8. Ricardo says:

    Umas das primeira coisas que aprendi foi isso que acontecimentos marcantes não acontecem todos os dias, nem todos os anos, então comecei a ver o quanto de indicações e sua qualidade seriam necessárias para acontecer algo de importante.
    Hoje em dia usando um monte de técnicas juntas quase sempre identifico uma época marcante, o segundo problema mais dificil é o que vai ser?
    E quando acumulam eventos em um curto periodo aí que ferra tudo, imagine como foi o mapa dessa ex- colhinha da playboy que 4 meses depois de ter um filho morreu, dois eventos difíceis de combinar.

  9. yuzuru says:

    Verdade, ricardo… quando voce vai dividir conosco seus métodos ? Quer algumas datas da coelhinha pra tentar retificar ?

  10. Ricardo says:

    Meu métodos são sujos… rs to brincando não faço nada de diferente, agora que a vida dessa mulher que morreu é bem doida, ela fez filme porno, casou com um milionário, depois ele não deixou nada pra ela, então entrou na justiça quando ia ganhar alguma coisa aparece morta cheia de remédios em casa.
    Deve ser um mapa interessante.

  11. yuzuru says:

    Bem, um dia entao mostra seus métodos sujos, a gente traz o sabao e o ajax

  12. Ricardo says:

    rsrs vai precisar de criolina tmb…

  13. fernanda says:

    Mas para fazer o mapa da revolução solar tem que colocar o local e o ano do nascimento, ,ou tem que colocar o ano para a revolução que queremos e o local em que estamos?

  14. yuzuru says:

    Logicamente se coloca o ano da Revolucao… o ano do nascimento já está dado para fazer a carta natal !
    Quanto a se deve usar o local onde estamos ou o local de nascimento: como escrevi em
    http://yuzuru.wordpress.com/2007/01/11/a-revolucao-solar-e-um-mapa-provisorio/

    há uma polemica aqui… os modernos usam o local de residencia. Eu uso o método tradicional, que é usar o local de nascimento.

  15. magnata says:

    yo yuzuru, tou com duvidas…. o meu ascendente natal é touro e na revolução solar está na casa 10 tambem na casa 10 tenho marte em cancer, o ascendente solar é leão e tenho o leão no meu mapa natal na casa 5. o que significa isto tudo ??? é bom ou mau?? e este transito é ativo só quando eu fizer anos neste ano ou é já ativado agora??? eh já agora eu tnho no mapa natal jupiter em aquario na casa 10 retrógado.. o que isso significa??
    responde cara..por favor
    espero pela a tua resposta rápida

  16. yuzuru says:

    Nao posso dizer se é bom ou mal sem uma longa analise, sorry. Mas, como coloquei nos textos, a interpretacao demora muito tempo pra pessoa adquirir prática, mas algumas dicas do texto ajudam a delinear.

    O Asc da RS na casa 5, por representar coisas muito diversas: filhos, amor, ganhos, morte da mae. Pra qualquer um desses casos, voce deve olhar pro regente da casa e procurar informacoes que confirmem sua hipotese.

    Mas primeiro tenha certeza que a RS promete algo importante, se nao há direçoes ou progressoes, o mais certeiro é que a vida simplesmente prossiga como antes, ok

    Como eu disse, a RS só é ativada a partir da data em que ela inicia (basicamente a partir do seu aniversario)

  17. Aisha says:

    Olá Yuzuru,
    venho acompanhando o blog vie e-mail e o felicito pelas partilhas….
    Agora lendo o post me veio uma pergunta,
    como posso minorar tudo isso… meu RS está em um maléfico, estava pensando em analisar trânsitos + RS + progressão, mais qual a prioridade ? a qual me “apegar” para dar um real delineamento do que pode ser..
    se puder me responder …

    blesses

    Aisha

    • yuzuru says:

      Olá, Aisha
      Não sei bem o que você quer dizer “meu RS está em maléfico”. Imagino que queira dizer que não parece muito bem. Meu conselho é olhar para RS passadas, e assim verá que, mesmo em anos muito bons, você teve RS que parecem “feias”, e vice-versa.
      A escala de prioridade é primeiro progressoes, firdaria, profeccoes. Depois disso a RS. Trânsitos sao a ferramenta mais sobreavaliada da astrologia, só serve mesmo para dizer quando o “gatilho” da arma vai disparar.
      Abraços

  18. Aisha says:

    Olá,

    Obrigado pelo esclarecimento,
    eu é que não me expressei direito…
    o meu ASC da RS está numa casa negativa do MN…

    valeu

    abraços

    Aisha

  19. Aisha says:

    Você citou firdaria e prospecção…
    São da Astrologia Medieval não é?
    Ai vai alem do meu entendimento,
    já tô com um nó daqueles… rss

    Bjos

  20. cris says:

    yuzuru… tô tentando interpretar o meu retorno de saturno com o mapa da revolução solar.. só pra tirar uma duvida: meu ascendente é escorpião, então tenho q ficar de olho em marte, certo? marte está em cancer, chegando em gemeos na casa 11. então posso considerar isso um bom sinal para 2009?

  21. Leandro says:

    “O mapa do RS é igualzinho a qualquer mapa astral.” e procurando procurando procurando camufaz a RS free…Nunca ia pensar nisso!HWahwhahwahwha divertido.
    O pior é não ficar na duvida de latitude e longitude…se passaram 25 anos e eu no mesmo lugar “Como diz o John Frawley”
    Gostei mto das informações obrigado!!!

  22. Anderson says:

    Oi Yuzuru

    Minha dúvida é a seguinte:

    No me mapa de RS de 2010, o Ascendente em Gêmeos cairá na minha casa 6 (maléfica) do meu MN. Porém meu Sol em Peixes estará na casa 10, formando um stellium com Júpiter e Mercúrio tb em Peixes.

    Mesmo mercúrio estando em exílio/queda, e regendo o ASC que cairá numa casa maléfica no meu MN no de 2010, eu entendo que seu dispositor Júpiter (benéfico) esta em bom estado cósmico e ainda conjunto ao Meio do Céu.

    Neste caso, como devo interpretar esta disposição planetária?

    Obrigado.

    • yuzuru says:

      Oi, Anderson
      A RS é a técnica preferida de astrólogo de gabinete… sabe o tipo que está sempre pronto para explicar as coisas depois que elas acontecem? Mas, quando voce olha, DE VERDADE, a diversos mapas, vai chegando a conclusao que é uma ténica bem limitada, e tem outras bem melhores.

      Antes de ver a RS tente ver uma técnica superior, mesmo as direcoes secundárias.

      O que voce diz sobre o dispositor faz sentido, mas parece também que voce está tomando um julgamento nao muito neutro sobre o tema. Mas nao se preocupe…. se fosse pelo número de vezes que o regente da RS esteve aflito, eu e voce e todo mundo já teríamos morrido mil mortes. Faça o seguinte: abra um arquivo de word e cole todas as RS desde que voce nasceu. Agora conte em quantas dela o regente do ascendente esteve em 1- exilio/queda, 2- em casas maléficas. Provavelmente voce verá que aconteceu em uma série de anos totalmente irrelevantes.

      Abraços

  23. Anderson says:

    Oi Yuzuru.

    Desde já agradeço pela sua atenção em responder minha questão.

    Realmente, não estou sendo neutro sobre o tema! Mas é que recentemente eu perdi minha mãe, e no mapa de revolução de 2008 estava muito nítido a partida dela. A partir de então, passei a estudar Astrologia, e a dar muito crédito ao mapa de RS.

    O Ascendente anual do ano de 2008 foi o mesmo do meu MN, tenho Sol de casa 4.
    PS: Júpiter naquele ano estava em queda!

    Atualmente estou desempregado, tenho fé que este Sol na 10 com este Júpiter vai fazer aparecer alguma oportunidade de trabalho.

    Abraços

    Obrigado

    • yuzuru says:

      Meus pesames sobre sua mae.
      Sol na 10 com jupiter em trigono pode fazer coisas muito boas, já vi pessoalmente.
      Melhor de sorte

  24. Anderson says:

    Obrigado

    Bom Natal e Feliz 2010!

    Abraços!

  25. Georgia says:

    Desculpe a pergunta, mas sou totalmente leiga no assunto e estou tentando compreender. Eu criei o mapa da revolução conforme suas indicações acima no site astro, estou com o mapa pronto, porém não sei como identificar o meu Ascendente da Revolução Solar, poderia me dizer como faço isso?

    • yuzuru says:

      Nao consigo entender a sua pergunta exatamente, pq se voce consegue achar o ascendente, supostamente o ascendente da RS nao deveria ser problema. Imagino que voce esteja usando a opcao “mapa natal + RS” no astro e nao consegue achar o asc RS pq ele está na roda externa. Tente mudar para apenas Revolucao Solar (sem o mapa natal) e ver se fica mais claro. De qualquer maneira, o ascendente pode ser identificado como o inicio da casa 1.

  26. Georgia says:

    Oi yuzuru, obrigada! Era exatamente isso que estava fazendo, agora fiz os mapas de forma separada e está mais fácil para analisar.
    O meu ascendente da RS é peixes e está na casa 8 do mapa natal.
    O Regente do ascendente logo seria Júpiter que está na casa 12 da RS que é Aquário.
    Enfim, posso esperar um ano cheio de atribulações.. rs
    Tenho uma dúvida: teria algum significado ter uma grande concentração de planetas em uma parte do mapa? Por que aqui está quase todos entre AC e MC.

    • yuzuru says:

      A astrologia moderna adora esse tipo de associacao, mas na prática eu nunca encontrei isso funcionando.
      Por exemplo, já tive ótimos anos com 3 planetas na 12 da RS.
      O motivo desse tipo de regra é que a astrologia moderna nao sabe mais como interpretar a RS entao tem que inventar uma regra nova de tempos em tempos.
      Ab
      Yuzuru

  27. guga says:

    Oi Yuzuru.

    É o guga do episthemologie.

    Pô…escrevi um monte e esqueci de colocar o e-mail… perdi os escritos, não salvei.. vou tentar resumir

    Eu havia escrito sobre outras RS que tive, aí perguntei sobre um Saturno no MC, exaltado, mas regente do ASC é o que? Bom ou ruim? Fama, status, carreira? Um estágio bom? Porém ele está oposto ao Sol, que se opõe a Lua que está conjunta(longe) a Saturno, na 10 também. Cabeça do dragão no ASC.

    Nos dados que perdi antes, eu havia falado na outras que um ano foi ruim e o outro bom. Aí quando me deparei, o ruim foi quando acabei um relacionamento(regente do ASC no DSC exilado, junto com mercúrio e Sol caindo.)

    E o que tinha sido bom era o Sol que estava no ASC da RS. E esse era o regente dos amores, teve e foi bom. Mas teve relacionamentos também e o regente dos relacionamentos(7) era vênus e estava em domicílio. Pode ser pura loucura, mas faz sentido. Saturno está na casa dos amores, mas está exilado e fazia trígono com Júpiter, o que deve ter feito ele perder muita força. Porém eu rompi com aquele amor, naquele ano ainda.

    Fiquei um pouco de cara, por isso pergunto ali sobre Saturno, porque é mais uma conjunção relevante que terei…

    Amores em 2010, me esperam mal pele visto, com o regente da 5 exilado, quadrado à Marte e contra-antiscia a Saturno… O azar! Acho que mercúrio conjunto ali nem adianta…

    Abraços. Valeu

  28. Georges says:

    Olá Yuzuru! Conheci hoje seus textos e os achei fabulosos. Me ajuda numa dúvida, por gentileza? Qual a malhor maneira de calcularmos o desencadeamento de fatos na Revolução Solar? Seria a partir do “andamento” do Sol no mapa (verificando seus trânsitos) ou do Ascendente caminhando pelo mapa, a mais ou menos um grau por dia? (Será que me fiz entender bem? rsrsrs)

    • yuzuru says:

      Oi, Georges
      O transito do sol e o ascendente progredido simbolicamente sao as duas técnicas defendidas por Volguine em seu livro.
      A técnica dos sol que eu saiba é invençao dele. O ascendente progredido é uma técnica antiga, acredito que de Abu Mashar.
      Eu já tentei usar o asc progredido e para ser sincero é meio complicadinho. Ele até acerta a época, o problema é todas as outras épocas que ele também vai mostrar…
      Uma técnica que os modernos gostam muito é de progredir a lua da RS atraves de progressao secundaria. Eu pessoalmente nao vejo o menor sentido e prefiro usar a lua natal progredida durante o ano, mas é uma indicacao secundária.

      Eu sugiro entao 2 coisas: 1 – dirigir o ascendente profectado numa progressao simbolica de 1 grau = aprox 12 dias, fazendo 30 graus num ano. Veja os termos e aspectos que esse grau sofre.

      2 – Faça as revolucoes lunares e procure pela repeticao dos temas da RS.

      Só tome cuidado com uma coisa, a maneira que Volguine ensina é meio porca e só funciona numa pequena porcentagem das vezes. E outros livros sao muuuuito piores, porque em geral sao cópias vagabundas de Volguine combinadas com técnicas New Age.

      Tem uma “otoridade” da astrologia brasileira que faz um curso inteiro baseado nas primeiras 10 páginas de Volguine, só para voce ter idéia do nível da coisa. Meu ponto é que, a maneira como ensinam a ler RS está errado.

      Ab e prazer em conhecer
      Y

  29. Ana Paula says:

    Ola Yuzuru,

    Tava lendo seus artigos e adorei eles.
    Sei que a revolucao solar tem que ser muito bem estudada principalmente os aspectos. Eu estou no meu sexto mes da minha revolucao e adivinha o que , é ascendente em capricornio com plutao em conjuncao (2 graus) no ascendente, wow, sim ja posso te dizer que só do que li sobre o ascendente em capricornio, é tudo aquilo msm, mais o sol na casa 8, possa imaginar o meu interior como está ne, me sinto como numa nuvem de turbulencias seguidas de esclarecimentos (verdades, senso com a realidade, pes nos chao) mais medos e ambicoes dentro de mim, tudo misturado. Só que ate agora nada de concreto me tenha acontecido, alguma transformacao na minha vida pessoal, na materia msm.
    Te pergunto, somente vendo o plutao no ascendente e o sol na casa 8, ja se pode dizer que terei uma mudança de casa ? (tipo, sair pela primeira vez da casa dos meus pais, e encarar a independencia )

    Obrigada.

  30. Felipe says:

    Boa noite, Yuzuru.

    Cara o astro.com não tá mais funcionando, procurei por Solar Revolution, ele pede pagamento.

    Mas pela lógica não é só gerar um mapa do ano, como nasci em 19/06/1986, gerar um 19/06/2011 no mesmo horário do nascimento? E assim respectivamente?

    • yuzuru says:

      Oi, Felipe
      voce está procurando em algum lugar errado. IMagino que voce esteja olhando as analises deles?
      Vá em Free charts, Extended chart selection, selecione sua carta, coloque na opcao de Tipo de Carta

      Nao. Um ano tem 365 dias e 6 horas. O retorno solar geralmente vai ser no mesmo dia, mas pode ser no dia anterior ou posterior. Raramente será na mesma hora. Voce tem que ajustar o horário que o sol voltará para o mesmo grau, minuto e segundo do nascimento.

  31. edans djeh says:

    O astro.com mudou o visual,agora o algoritmo é ->free horoscopes->Horoscope Drawings & Calculations->Extended Chart Selection->Circular chart…

  32. Bruno says:

    Como fica a Parte da Fortuna? Deve-se calcular normalmente, com a posição dos luminares no mapa do retorno, ou projetar o arco do radix (Lua-Sol ou Sol-Lua) no ascendente do RS, de modo que a PF esteja sempre na mesma casa do mapa natal?

    • yuzuru says:

      A interpretacao de Frawley que defende esse metodo, me parece sem muito sentido, e pelo que eu testei nao tem valor preditivo.

3 Pings/Trackbacks for "Como calcular a Revolucao Solar ?"
  1. […] artigo anterior, a gente discutiu um pouco como fazer um retorno solar. Coloquei fotos para que mesmo quem não fala inglês não tenha muita dificuldade em fazer uma […]

  2. […] um post pra isso. Se você nunca nem ouviu falar do velho Retorno Solar, então leia primeiro esse artigo introdutório. Onde coloco citações, são do blog do Rodolfo. Morin não lê a revolução solar como um mapa […]

  3. […] Atenção: se você não sabe o que é um retorno solar, um bom local para começar é aqui: Como calcular a revolução solar. […]

Leave a Reply

Aprenda mais astrologia

Veja o que perdeu

%d bloggers like this: