Inferno astral existe ?

 

jennifer-in-hell.jpg

Todo mundo já ouviu falar de “Inferno Astral“: é aquele período, um mês antes do seu aniversário, que supostamente “tudo vai mal”, “dá pra trás”, etc. É o tipo de coisa que faz você romper com a namorada, chegar atrasado no trabalho e ter reunião cancelada. Durante esse período, o sol entra no signo imediatamente anterior ao seu signo solar. Vamos supor que você nasceu com o Sol em Escorpião, seu Inferno Astral seria durante o período que o Sol cruza o signo imediatamente anterior, o de Libra.

Claro que você sempre pode dizer algo como “ahhhh, por isso que eu sempre fico deprimido durante o inferno astral”, mas isso em geral tem a ver com algo chamado ficar velho. Quem gosta de fazer aniversário é criança, que ganha brinquedo e mal pode esperar pra virar adolescente, beber cerveja e ver filme com censura. Para o resto de nós em geral o Birthday é considerado como completa ladeira abaixo, e os mais deprimidos fazem representações de Bridget Jones cantando “all by myself” com uma garrafa de vodca.

(Por sinal, aqui em Colômbia o povo não canta “Feliz Cumpleaños” como me disseram, e sim “Hapi Bärdai tuyu”)

Mas resta uma pergunta importante…. será que Inferno astral realmente existe ? Eu diria que não ! Para quem se interessa pelo assunto, o inferno astral é obviamente uma adaptação mal feita de um conceito anterior: a casa 12.

O ascendente e a casa 12

Para quem não leu artigos anteriores, o ponto mais importante de um mapa natal não é o Sol, e sim o Ascendente. O ascendente é o signo que estava levantando no horizonte no momento em que você nasceu. Ele representa seu corpo físico, sua vida, etc.

O ascendente marca um sistema de casas, ou tópicos, que mostram as áreas da vida da pessoa. A grosso modo, pense que cada signo representa um tópico. Por exemplo, se você nasceu com câncer no ascendente, o segundo signo será Leão, e representará as finanças, o terceiro, gêmeos, representa irmãos e viagens, etc.

E a décima segunda casa ? A casa 12 é considerada a mais maligna de todas as casas. Representa coisas agradáveis como inimigos secretos, doenças crônicas, fracassos, magia negra da ruim mesmo, o aprisionamento, e nossas tentativas de auto-destruição (por exemplo alcoolismo, obsessões, etc).

Curioso é que se você procurar pela internet, só vai achar interpretações “bonitinhas” da 12a casa, como por exemplo “espiritualidade”. Não se preocupe, isso se chama “astrologia picareta politicamente correta”. A casa 12 só é espiritualidade no sentido de uma “má espiritualidade” do tipo autodestrutiva, tão comum hoje em dia.

Ascendente e signo solar

Como já discuti anteriormente, o ascendente foi substituído pelo signo solar na astrologia popular. Por que ? Porque é muito mais fácil você vender almanaques e horóscopos assim, já que quase ninguém sabe a hora que nasceu.

Por exemplo, um horóscopo de jornal funciona supondo, de maneira muito errônea, que todo mundo nasceu às 6 da manhã… Assim o signo solar toma o lugar do ascendente. Assim eles contam as casas astrológicas a partir do sol, ao invés do correto, que seria a partir do ascendente.

Para exemplificar, veja as duas cartas abaixo. A primeira é a carta genuína de Ana Maria Braga. Note que o Ascendente (o ponto mais a esquerda do círculo) está em 20 de Câncer, e a Lua e o Sol estão altos no céu. Como ela tem o ascendente em câncer, a sua décima segunda casa está em gêmeos.

ana-maria-braga.jpg

Agora veja a segunda carta, que supõe que ela teria nascido ao nascer do Sol, método usado pra se fazer um horóscopo de jornal. Note que agora o Sol está a esquerda, no Ascendente, e a Lua está abaixo do horizonte. A casa 12 repentinamente se transformou em Peixes !

ana-maria-braga-carta-de-horoscopo.jpg

Entendeu o que aconteceu ? É o processo de dómino, cada um inventa um conto e o outro vai e aumenta um ponto ! Repentinamente todo o foco passou do ascendente para o signo solar, corrompendo assim toda a técnica !

<Nota Técnica para estudantes mais avançados>

Existe qualquer relevância no método do Inferno Astral ? O único autor sério que encontrei que acredita nisso é Alexandre Volguine, que se baseia no método de dirigir o ascendente do Retorno Solar. Como funciona ? Bem, todos os anos seu retorno solar vai ter um ascendente, em geral diferente do seu ascendente natal.

Agora você pega e vai progredindo esse ascendente, na velocidade simbolica de um grau por dia (na verdade a fração de 360 graus/365 dias). Como começamos pelo ascendente, na direção dos signos, obviamente o último mês do ano o ascendente passará pela casa 12, e isso seria uma espécie de confirmação da técnica.

O problema que vejo com isso são dois. Em primeiro lugar, Volguine não inventou essa técnica, e sim o árabe Abu Mashar no século 8. E abu Mashar não menciona nada sobre o último mês ser o mais difícil… e isso provavelmente pelo meu segundo argumento: qualquer coisa que seja igual para todos, na verdade não tem valor preditivo nenhum.

Ou seja, ok, o ascendente está passando pela casa 12 do mapa da RS, mas isso é pra todo mundo ! Se queremos ver o que realmente vai acontecer, precisamos de uma técnica mais apurada, por exemplo vendo que planetas estão nesse signo no mapa natal !

</Fim da Nota Técnica>

Se você gostou desse artigo de astrologia, porque não entra em nossa lista de email? Você recebe novidades e outras coisas mais

PS: Qual signo é meu inferno astral ?

Como é natural da besteira, ela não se reproduz, se propaga. Em comunidades de orkut virou moda dizer que “fulano de tal signo” é o seu inferno astral… Como a casa 6 é relacionada a serventes, pessoas que tem o signo solar 6 signos distantes do seu (por exemplo, se você tem o sol em áries, o sexto signo seria o signo de virgem) seriam seus “escravos astrais”.

Pura besteira, gente, por favor, ignore e leve na esportiva esse tipo de “conhecimento” astrológico, é coisa de iniciante com pretensões de ser guru e que acha que pode inventar as coisas da manga. Mesmo porque ninguém “é um signo”. Para ver a relação entre duas pessoas teria que usar uma técnica chamada “sinastria” que envolve muito mais coisas do que essas comparações superficiais.

Artigos Relacionados

Posted in Mapa natal Tagged with: ,
16 comments on “Inferno astral existe ?
  1. maxiboy says:

    Gostei do que li sobre o ascendente e gostaria de saber como calcular sobre o escravo astral apartir do ascendente
    Eu por ex: nasci as 08:15 do dia 24 de Abril de 1974 em Aracaju – Sergipe

    Site da empresa que trabalho http://www.radiocultura.com.br

  2. Excelente artigo… Mas acho que eu devo problematizar um pouco, apenas para emendar a discussão 🙂

    Eu acredito em Inferno Astral. Não porque eu seja apenas um crente no assunto, mas porque procurei observar o trânsito do Sol ao longo dos anos em meu próprio mapa (e já faz uns bons 10 anos que faço isso)

    Concluí o seguinte:

    1) Que a idéia de Inferno Astral remente ao Arco Solar: imaginando que pudessemos dividir a eclíptica em 12 partes contando apartir de um determinado grau de um determinado planeta, teriamos contando apartir do Sol (por exemplo) 12 casas “Solares”. Isso vc já disse apropriadamente.

    2) Que, apesar da sua crítica (bastante elucidativa, por sinal), o transito do Sol por sua prorpria casa 12 tem sim uma conotação de casa 12.

    3) Que nem sempre algo de ruim vai ocorrer no periodo, dependendo sempre de outros trânsitos.

    4) A casa 12 (em qualquer um dos casos), para mim, funciona como uma casa de karma, colheita, feedback – chame como quiser. Se a colheita é boa, porque se preocupar? Entendo que o periodo de Inferno Astral pode ser altamente producente se o nativo foi capaz de resolver seus “pepinos” ao longo do ano.
    Um nativo preguiçoso ou inconsequente, por outro lado irá sofrer as consequencias.

    5) Hipótese a ser verificada: pessoas morrem mais frequentemente em periodos que o Sol faz um aspecto tenso com sua posição natal, incliundo transitos de casa 12 (solar ou apartir do ascendente)? Poderiamos pensar em perda de vitalidade?

    Acho que é só…

    Rodrigo Carvalho

  3. carlos rodrigues says:

    olá yuzuru,

    tens entre os significados da casa 12, a magia negra. Concordo com isso. Agora se falarmos de magia positiva, em qual casa encontras isso?

    • yuzuru says:

      espiritualidade, de uma maneira geral, é casa 9.
      Como a casa 3 tem um significado complementar a casa 9, eu colocaria atos de magia, entendidos de maneira bem geral como casa 3 ou 9, dependendo do contexto.

      É claro que nao há motivo para fazer perguntas sobre magia, entao é uma questao um pouco academica

  4. Renata Bassetto says:

    Nossa, cara, você é completamente louca(o)! Primeiro, falar que o Ascendente é mais importante que o Sol!!! a essência de todos nós, nosso centro de vida e alimentação da alma! O Sol é essencial, é só pensarmos por analogia, sem Sol, morremos, ou seja, sem nosso Sol morremos também! Loucura, loucura. E a casa 12 tem sim a ver com a espiritualidade e não é maligna, impressionante seus desconhecimento do assunto!

    • yuzuru says:

      Sim, minha filha, sem o sol, morremos de frio….

      e a casa 12 é a espiritualidade claro…

      espiritualidade de drogados, putas, malandros e astrólogos espiritualizados, mas espiritualidade mesmo assim

      puxa vida, voce me pegou, foi a unica que descobriu que eu nao entendo nada de astrologia

      Sim, querida, sua analogia foi linda, me “iluminou” a vida, é impressionante seu “conhecimento” sobre o assunto.

      Já pensou em ir estudar astrologia, ao invés de vir ao meu blog falar bobagem, queridinha?

  5. carlos rodrigues says:

    Oh dona Renata,

    Tenha cuidado com o que diz. Melhor, não tenha cuidado, porque me fez rir um bocado.

    O problema é que andam na rua muitos conceitos tirados de “analogias” o que de facto são arbitrariedades feitas verdades, perigoso como o fanatismo religioso.

    Até não vou culpa-la, porque muito do que se conhece como astrologia é na realidade pseudo-astro-poesia. tome em conta isto.

    A astrologia que conhecemos em geral é uma distorção profunda do que ela realmente é.

    • yuzuru says:

      Deveria culpá-la sim, Carlos, porque além de boba, é também arrogante.

      A pessoa nao saber uma coisa nao é problema, mas ter orgulho da ignorancia, nao tem desculpa.

      A queridinha é boba e também muito pretensiosa, porque leu um livrinho da Liz Greene. Mas aprender que é bom, nada, porque como eu disse, quer dar uma de autoridade.

      Mas nao se preocupe, que comentários do tipo “patricinha desocupada” que só leu livro da Ediouro vem aqui aos montes, mas eu deixo tudo na lata de spam, que é o lugar delas. Só deixei passar esse porque achei engraçado como essa estava entusiasmada!

      Nao sei porque o povo se dá ao trabalho de vir ao meu blog. Deveria ir ao site do Joao Bidu, ou procurar um blog de “astrologia kármica” com k.

      • yuzuru says:

        Isso sim falar, que, já que só escreveu num artigo, é tipica que caiu de paraquedista do orkut, ficou indignada e saiu gritando.

        nao é público alvo, é apenas throll…. nao lê o que a gente escreve, grita muito, e tem muita opiniao vinda da ignorancia.

        E fica voltando para tentar incomodar, é isso o que o throll faz… se fosse uma pessoa normal equilibrada, simplesmente iria para outra, mas como nao é, fica escrevendo bobagem, baixaria, reclama que está sendo ignorada, todo o tra-la-la.

        é a típica throll.

  6. Gabriel says:

    “se você nasceu com câncer no ascendente, o segundo signo será Leão, e representará as finanças, o terceiro, gêmeos, representa irmãos e viagens, etc.”
    Não está errado isso? Não seria virgem o terceiro?

  7. Elias mendes says:

    Nossa … aprendi com uma astróloga moderna essa técnica de dirigir o grau do ascendente da revolução, e ela me deu a entender que era um “segredinho” que ela tinha inventado. depois achei essa técnica no livro de uma astróloga argentina, e posteriormente no livro do volguine. E agora vc diz que foi um árabe a séculos e mais séculos atrás quem começou a usar isso! Voc~e ja ouviu falar daquela técnica da Espiral Evolutiva (factum) ? tem alguma menção tradicional, ou essa é realmente invenção atual?

    • yuzuru says:

      Bem, Volguine nao deixa fonte mas também deixa meio claro que nao foi ele que inventou.

      Quanto aos outros, o povo está sempre “descobrindo” coisa velha. Tem uma americana pretensiosa que diz que inventou o conceito de “lua fora de curso”. Uma pobre coitada, é a pior combinacao que existe: pretensiosa E ignorante.

      De resto nao tenho a menor idéia do que seja factum pq passo longe de qualquer coisa com “evolutivo” no nome. De resto, fiz uma googlemancia para procurar o conceito e ver se era uma cópia, mas o texto mais citado é o seu próprio! Digamos que nao parece ser um tema muito popular na web 🙂

  8. Na pratica jogando pra vida real, o que seria alguém ser o inferno astral de outra pessoa?

  9. Sammy says:

    Estava procurando uma explicação decente sobre Inferno Astral e encontrei ela aqui. Algo lógico e inteligente. Aproveito para parabenizar pela paciência com certos comentários e perguntas. Assim como o blogueiro foge de qualquer coisa que tenha “evolutivo” no nome, eu penso o mesmo sobre os “kármicos” e os “quânticos”. Mais uma vez, parabéns! 🙂

2 Pings/Trackbacks for "Inferno astral existe ?"
  1. […] Inferno Astral existe ? […]

Leave a Reply

Aprenda mais astrologia

Veja o que perdeu

%d bloggers like this: