Chove chuva sem parar

Ontem choveu em Bogotá, onde vivo. Nada especial, mas achei que seria um bom exemplo para falar sobre astrometeorologia.

O primeiro passo a considerar é o background: ou seja, qual o pano de fundo onde vamos tecer nossas considerações ? Colômbia está no equador, então obviamente é quente para ca$#%&. No entanto, Bogotá está a 2.600 metros de altura, e o clima é bem mais frio e poluído do que esperado.

Há um mês que não chovia, fazendo sol, um céu limpo e temperatura “quente” (uns 22 graus). Ontem caiu o toró, como aqueles que sacodem São Paulo por todo o mês de Janeiro. 40 minutos de chuva torrencial, ventos, granizo e queda das luzes e ruas alagadas.

Então olhamos o que a astrologia tem a dizer.

A carta da estação

A astrometeorologia é um ramo da astrologia mundana, que lida com os países e regiões, e não com os indivíduos. Quando falamos de países, sempre vai ter uma discussão de “qual a carta real”. No caso do clima, simplesmente olhamos a carta da estação.

Todos os anos no dia 21 ou 22 de dezembro tem a reportagem do noticiário local de “começou o verão”, com duas variedades: 1 – o verão começou escaldando, ou 2 – o verão começou frio e com cara de inverno. Agora, por que esse dia é o início do verão ?

O início do verão no hemisfério sul é determinado pelo ingresso do sol no signo de Capricórnio. Outra maneira de dizer o mesmo fenômeno é avisar que o sol está com máxima declinação sul. Como São Paulo e similares estão no trópico de Capricórnio (agora entendeu o nome ?) vemos o sol acima de nossas cabeças durante esse período do ano. Como os raios do sol estão caindo diretamente, sem desvio, eles são sentidos como mais fortes e esquentam mais o clima. Portanto, chegou o verão!

Enquanto o fenômeno astronômico é mais do que suficiente para os meteorologistas, para os astrólogos há muito mais a se olhar no ingresso solar. Precisamos criar a carta do exato ingresso do sol no signo, e olhar as peculiaridades para a região, já que as posições dos planetas nos signos vai ser igual em todas as partes do mundo. Olhamos principalmente o signo no IC e os planetas dentro da quarta casa, assim como aspectos ao IC e a esses planetas, e estrelas fixas. Outras regras para interpretar o mapa você confere em nosso artigo sobre astrometeorologia.

ingr-capricornio-colombia-2007.jpg

Note que o sol está em zero de Capricórnio por definição, já que é uma carta de ingresso. Ele está conjunto a Júpiter, que traz chuvas em geral, mas está combusto pelo sol e num signo seco. Mercúrio também está próximo dessa conjunção e oposto a marte. Mercúrio traz ventos, e marte traz tempestades, principalmente num signo de água no qual ele está em queda. Mercúrio combusto em oposição a marte em queda são tempestades de ventos violentas e destrutivas.

No entanto note que essa configuração não afeta Colômbia porque está cadente na casa 3, ou seja, sem poder. Onde entâo vão cair os problemas ? Fazendo o mapa de astrocartografia, vemos as linhas dos planetas, representando os lugares no planeta onde eles estavam em um dos ângulos (ascendente, descendente, MC ou IC). Veja a linha vermelha de marte-mercúrio, ela passa pelos estados norte-americanos de Kentucky, Tenesse e vários outros que foram recentemente devastados pelos tornados enquanto os americanos votavam na Super Terça, com 55 mortos, sendo o mais mortífero em décadas.

ingr-capri-2007-astcartografia-2.jpg

Clique no mapa para ampliar.

Já pra colômbia, o clima é regido por capricórnio, frio e seco, com seu regente, saturno, também num signo frio e seco. Num país equatorial isso significa pouco, mas em bogotá contribui para um clima “outonal” de pouca chuva e nebulosidade.

Mas, as cartas mundanas não são independentes. Como diz o astrólogo John Frawley, são como “rodas dentro de rodas”, e conforme elas vão rodando, vamos tendo mais detalhes. A segunda carta a se fazer é a da lua nova ou lua cheia imediatamente anterior ao ingresso, ou seja, em 9 Dezembro, meio dia e quarenta em Bogotá

.new-moon-anter-ingress-capr-bogota-2007.jpg

Bem, na carta acima, a primeira coisa a se notar é que o ascendente em peixes está conjunto à estrela fixa de natureza maléfica “Scheat”: segundo o Janus essa estrela é um presságio de desastres, ligada a catástrofes como inundações, etc. Além disso temos marte em câncer dentro da casa 4, enquanto a conjunção de Júpiter e Plutão está bem no MC. Júpiter em Sagitário é benéfico e bem comportado, mas aqui ele está com o maléfico plutão.

new-moon-anter-ingress-capr-bogota-2007-acg.jpg

Vendo a carta de astrocartografia acima, vemos que marte afeta todo o meio do continente (mas também a parte mas ocidental) e Júpiter-Plutão passa pela região de Colômbia e Peru.

O impacto dessas configurações já teve seu preço nas chuvas que inundaram o Peru em Janeiro e fevereiro.

Por enquanto é só, para não ficar muito longo. Depois escrevo a continuação.

Artigos Relacionados

Posted in astrology, Eventos e política Tagged with: , , , , , , ,
2 comments on “Chove chuva sem parar
  1. nataligarcia says:

    e por falar em eclipses, tô curiosa agora….

    —editado—

    puxa! comecei a explicar os aspectos dos transitos com meu mapa natal na hora do eclipse mas ficou muito confuso!

    Minha Lua e Saturno quadram meu Sol , no eclipse agora do dia 21/02, estarão estes dois planetas em trânsito sobre meu MC, em sextil com Lua-Saturno natal, fazendo oposição ao Sol em transito no FC que por sua vez faz trigono com Lua-Saturno natal… ufa.. todos os planetas estao aspectados. Plutão em transito, que natal tbem é conjunto a minha Lua, faz aspectos harmônicos c a turminha do MC, FC e minha Lua…. Tem Jupiter…Tá uma salada! td mundo aspectando td mundo!

    Talvez possa parecer besteira, mas me causou certa apreensão isto tudo!
    Será a oportunidade para aparar as arestas destas quadraturas??rssss
    ou vc tem uma previsão mais fatalista??rs

    em td caso fica registrado aqui, se acontecer algo surpreendente eu volto pra contar!rs

    meus dados 03/08/84 13h15 SP

    Abs!

  2. nataligarcia says:

    outra coisa… na progressão, sol, lua, mercurio estão conjuntos no MC e o ACS da progressão está sobre meu jupiter em capricornio (meu regente de mapa natal) em trigono c sol progredido.

    desculpa… mas eu, estudante, surto com estas coisas….rsss

    minha mania em encontrar coincidências ainda vira TOC rss

1 Pings/Trackbacks for "Chove chuva sem parar"

Leave a Reply

Aprenda mais astrologia

Veja o que perdeu

%d bloggers like this: