O Meio do céu ou MC

Que é o MC ?

O M.C, Meio do céu, ou Medium Coeli, é um ponto do mapa muito importante porque representa de uma maneira geral seu “status na vida”, principalmente a maneira como somos vistos, nossa carreira, fama. Frequentemente o MC é ativado durante mudanças na vida, como casamento, nascimento de filhos, promoções, etc. O MC também é um dos elementos importantes para ver nossa vida profissional.

Como se calcula ?

Imagine que você está em campo aberto, virado para o norte. Como sua professora de geografia na escola te ensinou, sua mão direita estará apontada para o Leste, e a esquerda para o Oeste, e o Sul estará atrás de suas costas.

Se você passar horas e horas a céu aberto, nessa posição de espantalho, lá pelas seis da manhã o sol nascerá a sua direita. O problema é que sua professora mentiu, e ele não nasce exatamente no leste. O sol sempre nasce um pouco para o norte (para quem está no hemisfério sul) ou um pouco para o sul (para quem está no norte).

É por isso que ao meio-dia você vê sombras no chão: se o sol estivesse exatamente sobre sua cabeça, você não veria nenhuma sombra, concorda ?

Agora, crie uma linha imaginária que cruza todo o céu, do Norte, até o sul, passando pelo ponto acima de sua cabeça (o Zenith). O sol (e todos os planetas) vai inevitavelmente cruzar essa linha, no seu ponto de máxima culminação. Essa linha é o meridiano local de onde você está. Você pode encontrar a longitude terrestre do meridiano facilmente num mapa.

No entanto não confunda o MC com o meridiano ! O MC é o ponto onde o meridiano encontra com o zodíaco (também conhecido como eclíptica). O desenho abaixo deve esclarecer um pouco a diferença.

Se a visibilidade não é boa, clique na figura para ampliar. Imagine uma pessoa no centro da esfera, de pé. Veja que o ponto mais alto da esfera é o Zenith, e a linha verde é o seu horizonte. A linha azul que começa no ponto sul e vai até o norte, é a linha do meridiano local. A linha vermelha é o zodíaco, com os signos representados. Retirei os planetas, estrelas fixas, etc, para confundir menos.

A explicação é um pouco resumida, mas mais do que suficiente para saber o básico.

O M.C. no mapa astral

No exemplo de mapa astral acima, o MC está em 19 de Touro. Como pode ver, geralmente o MC é representado como a parte mais superior do mapa. O simbolismo é que, devido ao movimento de rotação, quando o planeta chega ao MC ele está no seu ponto máximo de visibilidade e, portanto, de poder.

Em quase todos os sistemas de casas astrológicas, o MC é o começo da casa 10, que representa a profissão, a fama, a carreira, o emprego, nossos superiores sociais (por exemplo, o chefe).

Nota 1: O ponto do zodíaco que é oposto ao MC é o IC, ou Fundo do Céu (Imun coeli) e está na parte mais baixa do mapa.

Nota 2: o MC também representa significados derivados de outras casas. Por exemplo, a casa 10 é a 7a (parceria) a partir da 4 (Pai), e por isso representa a mãe. É a 8a (morte) a partir da 3a (irmãos) e portanto representa a morte de irmãos, vizinhos e primos. Esses significados não serão discutidos aqui.

O M.C. e a profissão

Para olhar a profissão, olhamos a casa 10, da mesma maneira que olhamos qualquer outra casa: vemos seu regente, os planetas dentro dela, os planetas que fazem aspecto à cúspide, o significador essencial, e as partes arábicas relevantes.

Olhe para o regente da casa 10. Ele sempre vai ter a palavra sobre a profissão, e seu bom ou mal desenrolar. Procure interpretar por casa, signo e dignidade. Por exemplo, Áries ou EScorpião na casa 10, o regente é marte, na casa 7 em capricórnio.

Marte na casa 7,  liga os assuntos da 10 com os da 7. Pode representar parcerias e sociedades, ou ainda trabalhar junto com o marido/esposa, ou com o público em geral. Um marte na casa 5 poderia representar alguma coisa como interesse em atividades esportivas, trabalhar com crianças, etc. Tome cuidado porque a escolha profissional é muito dependente da classe social ! Uma pessoa de uma classe será médica, outra com o mesmo mapa de outra classe social será auxiliar de enfermagem.

Marte em Capricórnio está exaltado, o que em geral aumenta as expectativas de sucesso, mas a exaltação também traz um senso de exagero. Se ele estivesse em Câncer, o signo de sua queda, isso não implica necessariamente fracasso, mas que a pessoa vai ter que fazer as coisas “fora da via oficial”. Por exemplo, se a via oficial de um administrador é ser contratado como trainee, ele teria que abrir sua própria empresa, suar a camisa e daí ser reconhecido.

John Frawley dá o exemplo da carta de uma aeromoça, o regente da 10a estava na 7a, no seu signo de sua queda, perto do Descendente, ou seja, estava “caindo” duplamente. Ela fez a péssima escolha de ser aeromoça e foi a única sobrevivente de um acidente de avião.
Lembre-se que mesmo que o significador esteja muito mal, a carreira irá bem se o planeta simbolizar bem a profissão. Por exemplo, um planeta retrógrado geralmente está aflito. Mas se a profissão lidar com o passado, o simbolismo está correto e não deve ser considerado uma debilidade.

Às vezes (mas nem sempre) os planetas são bem literais. Por exemplo marte num signo de terra pode ser construção civil e coisas parecidas, pois marte (metal, cortar) está cortando a terra, o material. Signos de água podem significar trabalho com produtos químicos e farmacêuticos, viagens, etc. Mas na maioria das vezes o simbolismo é mais sutil. Por exemplo, seu regente da casa 10 num signo de Ar provavelmente indica profissões adequadas para a conversa e a troca de idéias, e não piloto de avião !

Interprete da mesma maneira planetas na casa 10, sem considerar a casa, obviamente ! Planetas fazendo aspecto muito próximo ao MC também emprestam seu colorido à profissão.

As profissões e os planetas

Os três planetas mais importantes para a profissão são mercúrio, vênus e marte. Lembre-se que há apenas 7 planetas, que dão as características gerais, e há dezenas de milhares de “profissões”, isso sem falar de milhões de sub-cargos inventados pelas empresas. Querer procurar no mapa se você deve ser um gerente de exportação ou de logística, é como querer procurar no seu mapa em que braço você deve colocar uma tatuagem.

Mercúrio – todas as profissões que envolvem a palavra e a escrita, a sistematização e a categorização. De jornalista a contador, de ladrão a médico, de programador a astrólogo.

Vênus – todas as profissões que envolvem as artes, maiores e menores, a beleza, estética e harmonia, confortar e alegrar os outros. Pode ser de cantor e cozinheiro a arquiteto. De vendedor de sapatos a massagista, passando por dançarina erótica e design gráfico.

Marte  – todas as profissões que envolvem a luta, a competição, o suor, cortar, destruir, queimar. Soldado e delegado encaixam melhor no estereótipo, mas também temos criminoso, açougueiro e cirurgião (que cortam com metal), bombeiros (que combatem o fogo – coragem), engenheiros, os que trabalham com formas de energia (eletricidade, fogo, etc.), os esportistas e os que gostam de competição (alguns tipos de vendedor).

Depois disso temos os planetas que são menos indicativos, e devem ser lidos em combinação com os três anteriores:

Sol – liderança, poder, contato com homens de poder, estar em evidência, exagero.

Lua – contato com o povo,  pessoas comuns, mulheres, coisas domésticas.

Júpiter – altos estudos, filosofia, religião, medicina, viagens.

Saturno – Coisas velhas, sistemas burocráticos, autoridades, antiguidades, pessoas velhas ou pobres, estudo do passado, coisas subterrâneas ou ocultas.

Conclusão

Não utilize o sistema automaticamente. Você pode não ver imediatamente qual é o planeta mais importante. Além disso, depois de você fazer toda a análise, pode sair algo totalmente diferente. Por exemplo, veja a análise da Lua – a pessoa pode trabalhar sozinha, cercada de homens, mas comprando e vendendo prata (metal lunar).

Se você gostou desse artigo de astrologia, porque não entra em nossa lista de email? Você recebe novidades e outras coisas mais

Artigos relacionados

Posted in astrology, Iniciantes e Tutoriais Tagged with: , , ,
16 comments on “O Meio do céu ou MC
  1. Lucas says:

    Yuzuru, não entendi uma parte do texto: quando voce diz “Olhe para o regente da casa 10” voce quer dizer pra olhar o regente da casa pela ordem caldeica (ou seja, nesse caso, sempre será Marte) ou está se referindo ao regente do signo que o MC aponta?

    No meu caso, tenho MC em Libra, com Vênus também em Libra e na Casa 10. Ou seja, vitória dupla pra uma profissão que envolva Artes? Pergunto isso porque o único “inconveniente” é o Vênus fazendo uma quadratura com Saturno. Um bom palpite então seriam Artes “clássicas” ou mais tradicionais? Ou fodel, kkkkkk?

    Agradeço pela resposta =D

    • yuzuru says:

      Oi, lucas.
      Regente de uma casa, sempre, sempre, se refere ao planeta que rege o signo na cuspide da casa. No caso da casa 10, sempre serã o planeta que rege o MC.

      A questao da ordem caldeica só tem um significado menor na astrologia: serve para didática (porque as casas tem esses significados) e ajuda a explicar a natureza dos planetas em certas casas. Nao mais que isso.

      A idéia de que Venus e auitomáticamente artes é errada. Há muito mais gente no mundo com venus em libra do que pessoas no ramo das artes. Primeiro a realidade da situacao é o mais importante. Voce quer ser artista? Voce tem os recursos para ser artista (talento, dinheiro para ter um atelie, contatos com pessoas ricas?)

      A rigor, venus regente do MC PODE indicar artes mais convencionais (e nao dança moderna, por exemplo). Mas o problema com astrologia natal é que nem sempre o regente da casa vai ser o significador da natureza da profissao. Por isso que eu recomendo que os alunso aprendam primeiro horária antes de tentar se meter em natal!

  2. Fernando Bett dos Santos says:

    Olá, faz algum tempo me interteço por astrologia, queria que me explicasse a respeito da carreira a seguir…
    No meu mapa, o meio céu é peixes, marte está em cancer, mercurio em capricornio, saturno em aquario e vênus em peixes.
    que carreira deveria seguir?

    abraços

    • yuzuru says:

      Fernando, você realmente estaria disposto a tomar uma decisão de carreira baseado em um comentário de internet que eu responda em alguns segundos? Com todo respeito, eu sinceramente recomendaria reconsiderar essa abordagem.
      Mesmo que eu fosse analisar seu mapa eu nunca diria que profissao voce deve seguir, isso é sua responsabilidade e eu não responderia.
      O que eu posso responder sao consultas de pessaos que estao na fase final de escolher uma profissao e podem estar ainda em dúvida entre uma carreira e outra.

  3. Fernando Bett dos Santos says:

    hum, obrigado, mas é que ao ler mapa astral, parece que sentimos obrigados a escolher tal profissão, mesmo que não seja o que busca.

    • yuzuru says:

      se a pessoa está em dúvida entre profissoes é melhor usar uma horária, depois de séria análise, e a pessoa deveria considerar o diagnostico astrologico para, ela sozinha, daí decidir sua carreira.
      As pessoas falam muito sobre “fazer o que gosta”. Na verdade carreira é uma questao que implica em estilo de vida. Nao só em poder economico e se voce poderá fazer viagens para a europa, mas também quantas horas trabalhará por semana, se viajará 20 vezes por ano, se terá que viver numa plataforma de petróleo ou navio por 8 meses por ano, se terá que aguentar cliente mal educado todos os dias da vida, etc

  4. Marta says:

    Ola, eu estou a fazer calculos para descobrir o signo dominante de cada pessoa e tenho a ideia que os aspetos mais importantes sao: 1ºsol, 2º ascendente, 3ºlua, e queria saber se o meio-ceu sera o 4º aspeto mais importante ou se e mercurio e depois venus,marte.. onde e que podia por o meio-ceu? obrigada

  5. José says:

    tenho mc, sol e venus em cancer queria saber mais sobre essas posições e suas relativas combinações, abraços (:

    • yuzuru says:

      Nao funciona assim: é necessário o estudo sistemático de regentes e temas, ou seja, é necessário aprender astrologia natal. Análises pontuais só vao dar resultados genéricos e errados. ABraços

  6. Renan says:

    Tenho Júpiter em Câncer na cúspide da 10, asc em libra e lua em escorpião na 1.

    Fiz adm e no início tive muito sucesso nos estágios mas depois de formado nada aconteceu para mim, hj fico em dúvida sobre o que fazer. Tenho sol e mercúrio na 6, ou seja, o trabalho é de extrema importância para mim, acho que vou surtar se eu continuar sem fazer nada, mas ao mesmo tempo não quero me empenhar em profissões que fogem do que eu estudei.

    Penso em fazer ciências econômicas mas não quero me frustar novamente.

  7. Matheus says:

    Tenho o MC em leão, meu sol esta em escorpião na primeira casa, fazendo conjunção com plutão e com o ascendente, ambos em escorpião, significa que o meu signo natal tem uma profunda influencia sobre o MC?, também tenho Lua em leão na casa 10.

  8. Jussara says:

    O seu site é indiscutívelmente o melhor site de astrologia em português. Parabéns.

  9. Masculino says:

    Olá, gostaria muito de descobrir qual meu MC (Meio do céu)?
    Pode me ajudar?
    Obrigado

    • yuzuru says:

      O mc é calculado automaticamente por qualquer programa de astrologia, ou gratuitamente pelo astro.com

      {é necessário saber a hora de nascimento com precisão

2 Pings/Trackbacks for "O Meio do céu ou MC"
  1. […] ver a posição do nativo no reino (seu estatus social) – veja o senhor do ascendente e o senhor do MC. Se houver aplicação por aspecto entre eles, isso significa que o nativo ganha nome e vantagens […]

Leave a Reply

Aprenda mais astrologia

Veja o que perdeu

%d bloggers like this: