Os planetas nos signos

Anteriormente falamos sobre os significados concretos dos planetas. Mas os planetas não existem sozinhos, em suas manifestações “puras”. Eles são modulados pelos signos.

O problema é que a maioria dos astrólogos começa justamente por uma das formas mais difíceis de astrologia, a astrologia natal, da vida das pessoas. Muito mais simples seria começar pela forma mais concreta, que é a astrologia horária.

A astrologia horária é o ato de levantar uma carta astral de uma pergunta significativa, e olhar as posições dos planetas para uma resposta. É, de certa maneira, parecido com o tarot, respondendo perguntas concretas sobre amor, carreira, dinheiro, etc.

Os exemplos abaixo são feitos para astrologia horária por ela ser tão rápida e concreta. Eles não devem ser usados para cartas natais.

Vocabulário Cósmico

Lembre-se que existem três elementos básicos na gramática astrológica: os planetas, os signos e as casas.

Os planetas representam as coisas. Eles “são”. Eles são os substantivos das orações.

Os signos qualificam os planetas. Eles não “são”, eles modificam, dão cor, aumentam ou diminuem. Os signos são os adjetivos que qualificam nossos substantivos.

As casas ligam os planetas aos assuntos terrenos. Eles são um pouco como verbos, dizem o que os planetas estão fazendo.

O planeta é como um ator, por exemplo Jim Carrey. O signo é como o filme em que ele está. Em alguns filmes ele mostra seu lado cômico mais vulgar, em outros um lado mais dramático (Show de Truman), mas o ator é o mesmo.

Clima e tempo

A forma mais fácil de se ver o significado dos planetas é em perguntas sobre o clima.

Vamos dizer que você queira fazer uma festa. Festa é um assunto da casa 5. Veja qual o planeta regente da casa 5, e em que signo ele está. Se ele está num signo de fogo, o clima será quente e seco. Se estiver num signo de água, úmido e frio, de ar, úmido e quente, de terra, seco e frio.

Há outras variáveis, mas o básico é esse. Astrologia sem necessidade de fazer poesia sobre o “fogo e a criatividade”, ou a “água e a emoção”. Aqui água significa simplesmente que vai chover, simples.

Competência

Suponha que você fez uma pergunta sobre suas chances de ganhar uma competição ou concurso. Vamos dizer que o seu planeta é marte. Se marte estiver num de seus signos (áries, escorpião ou ainda capricórnio), é um indicativo de sua competência.

O planeta está em sua própria casa. Se você é um engenheiro, o planeta representa você enquanto engenheiro. Se ele está na sua própria casa, você é MUITO engenheiro, portanto competente.

O mesmo vale para outras perguntas do mesmo estilo: ele é um bom advogado ? Ele é um bom eletricista ? Qual dos dois candidatos eu devo contratar ? Qual das duas escolas eu devo escolher ? O planeta que estiver num de seus signos, é o melhor candidato.

Honestidade

Às vezes a questão não é competência e sim honestidade. “Será que minha empregada está me roubando ?”. Um planeta num signo de mercúrio (gêmeos ou virgem) costuma ter uma honestidade “flexível”. O mesmo para um planeta em exílio.

Fertilidade

Em uma questão sobre fertilidade, olhamos para a casa 5 dos filhos. Se o planeta que rege essa casa está num signo fértil (peixes, câncer, escorpião), ele anuncia bebês proximamente.

Carreira

Vamos supor que você pergunte se deveria ser cantora. É uma profissão regida por vênus. Vamos supor que vênus está em peixes, onde ela está exaltada. Puxa, que bom, vênus exaltada, vai ser a próxima Madonna !

Infelizmente não, porque peixes é um signo “mudo”, péssimo para uma cantora. Por outro lado se ela for fazer dança contemporânea é provável que ela seja muito boa nisso.

<off topic>História real: eu e os amigos fomos ver a apresentação de dança contemporânea de um amigo. Pessoas vestidas de preto dos pés à cabeça se batendo nas paredes e um vídeo infinitamente comprido de uma bola de boliche passando por uma carreira de obstáculos. Enquanto isso uma mulher nua entra pela porta de trás, enrolada em plástico transparente do estilo celofane, carregando apenas uma bolsa. Ela tira um pedaço de carne sangrenta da bolsa e começa a esfregar na cara, fazendo cara de quem está gostando muito. No flyer do teatro dizia o seguinte resumo: “a peça faz uma reflexão da sociedade pós-11 de setembro”</off topic>

Aparência

Vamos supor que você fez a pergunta sobre seu futuro amor, e quer uma dica sobre a aparência geral dele. Saturno é alto, magro, pálido, e se a raça permitir, de cabelo preto. Saturno num signo de marte (áries ou escorpião) é mais parrudinho e baixo. Saturno num signo de Júpiter (Sagitário, Peixes) vai ser mais alto e grande no sentido geral, com uma tendência para as gordurinhas. Saturno num signo de vênus (touro ou libra) vai ser mais bonito e curvilíneo, e sem aquela palidez gótica.

Onde está o objeto perdido ?

Em cartas de objetos perdidos, olhamos o planeta que simboliza nosso objeto. Se ele estiver num signo de ar, provavelmente está em locais altos, ou públicos, onde freqüentam muitas pessoas. Num signo de água, pode estar na cozinha ou banheiro. Num signo de terra, está perto do chão, no jardim, num armário escuro. Num signo de Fogo está na cozinha, perto do aquecedor, ou ainda preso entre frestas, encaixado entre duas coisas.

Número de coisas

Vamos supor que você foi roubado e quer saber algo sobre o ladrão. Se o significador do ladrão está num signo duplo, como peixes, provavelmente foi mais de um. O mesmo vale por exemplo para perguntas sobre filhos… vários planetas em signos duplos, se prepare para gêmeos.

Velocidade e permanência

Signos fixos, como touro, dão permanência e estabilidade, mas também demora. Signos cardinais (áries, câncer, libra e capricórnio) dão resultados rápidos e pouca permanência.

Se a sua pergunta é sobre uma promoção, você quer ver seu significador num signo cardinal. Se a pergunta é “vou ser despedido ?” você quer ver apenas signos fixos.

Se a questão é referente à verdade de um rumor, de algo que te contaram, os ângulos, a lua e mercúrio em signos fixos indica que sim, há “solidez” no rumor. Signos cardinais indicam exatamente o contrário, coisa baseada em “ar quente”.

Cordialidade e bons modos

Vamos supor que você quer fazer as pazes com um inimigo. Se o planeta que significa esse inimigo está num signo humano (por exemplo virgem), a pessoa vai ser calma, cordial, e mesmo que haja conflito, ele será defenderá suas posições com bom-senso. Se o planeta estiver num signo bestial, como Leão, a pessoa se comportará como uma fera selvagem.

Signos e arquétipos

Volta e meia recebo um email de alguém querendo me convencer da “importância arquetípica dos signos”.

Os signos não são arquétipos. Eles são adjetivos dos planetas. Virgem não é o arquétipo de uma pessoa com distúrbio compulsivo. Virgem é um signo humano, de terra, mutável, estéril, etc. Ele não é uma “pessoa”, ele é mais um “lugar” que modifica as qualidades da pessoa.

Por exemplo, João Saturnino, está muito bem na Biblioteca de Hogwarts, estudando tomos empoeirados de conhecimento antigo (Aquário) ou coordenando complicadas regras de etiqueta, rigor e discriminação social na Corte Real (libra). Mas estaria perdido se o levamos para o bar da cidade (peixes), ou então pior ainda, para um cargo de comando (Leão), pois ele ficaria todo ditatorial.

Mamãe Lua está contente amamentando em casa (câncer), mas coloque ela numa fábrica mal cheirosa (capricórnio) ou num puteiro (escorpião) e ela não tem mais nada que fazer que chorar.

Voltemos ao exemplo acima, da cordialidade e bons modos, imagina um astrólogo tentando interpretar usando significados modernos:

Planeta em Virgem – “ah, ele vai ficar falando muito, e vai ser muito detalhista até chegar num acordo”

Planeta em Leão – “ah, ele vai tentar chamar atenção para si mesmo, e você tem que fazer com que as coisas pareçam ter sido idéia dele”.

Muito bonito, muito poético, e errado, porque não é o signo que manda nessa história, é o planeta. O signo está ali apenas pra modular.

E essa é uma das muitas chaves que a astrologia tradicional tem, e que foram perdidas nos livros e cursos que estão por aí.

Artigos Relacionados

Posted in astrology
14 comments on “Os planetas nos signos
  1. harmendon says:

    Gostei!
    Vc como sempre muito bem ao colocar as coisas.
    Abraços
    Harry
    Rio de Janeiro

  2. gustavozox says:

    Oi Yuzuru!

    Algumas perguntas estúpidas pra ver se eu entendi como funciona mais ou menos esse lance de horária:
    Se eu quero saber se me associar com uma pessoa X vai ser algo positivo para mim, devo olhar o regente da casa 7 no momento que fizer a pergunta, certo ?
    Porém, a pergunta é sobre uma pareceria no Brazil, e eu estou morando em Nova York, uso o horário daqui ou de lá ?

    Suponhamos que a casa 7 caiu em sagitário. O regente é júpiter que está em capricornio, e pelo menos mais 3 planetas em um signo cardinal(mercurio, marte e venus em aquario). Ou seja uma parceria que vai vir rápido mas tb nao vai ser estável ?

    Se tratando de pessoas ou de muitas opções para a mesma resposta como identifico/localizo os planetas correspondentes para cada opção/pessoa?

    Valeu pela aula. Abraço

    Gustavo

  3. gustavozox says:

    Ops foi mals.. mercurio, marte, e venus estão em libra.

  4. yuzuru says:

    Voltei de viagem, entao respondendo atrasadamente!

    obrigado, harry

    Gustavo:

    “Porém, a pergunta é sobre uma pareceria no Brazil, e eu estou morando em Nova York, uso o horário daqui ou de lá ?”

    use sempre o horário e local onde voce está. O fato da parceria ser no brasil, com brasileiros, ou vendendo frutas brasileiras, é irrelevante.

    “Suponhamos que a casa 7 caiu em sagitário. O regente é júpiter que está em capricornio, e pelo menos mais 3 planetas em um signo cardinal(mercurio, marte e venus em aquario). Ou seja uma parceria que vai vir rápido mas tb nao vai ser estável ?”

    Jupiter em capricornio está em exilio. Em geral isso significa um sócio que “por fora bela viola, por dentro pao bolorento”. Isso pode ser em vários aspectos, nao apenas honestidade. Pode representar por exemplo que ele tem menos poder e capital do que diz ter.

    Os outros tres planetas (mercurio marte e venus) só tem importancia se regem alguma casa… no caso, mercurio vai ser o regente do ascendente, portanto precisa ser analisado, os outros só se tiverem alguma relevancia no caso particular.

    “Se tratando de pessoas ou de muitas opções para a mesma resposta como identifico/localizo os planetas correspondentes para cada opção/pessoa?”

    Em geral, voce tem que procurar que planeta representa melhor cada opcao. Nao tem regra simples nesse caso… é mistura de sorte com intuicao.

    Abracos.

  5. Alberto says:

    Minha amiga quer saber se seu paquera é gay ou não. Vi que marte e venus faziam conjunção, venus em aries na 4 e marte em touro na 5. apostei q sim(confesso q foi ciúme, um pouco..rsrs) mas ae, acertei? abraços…

    • yuzuru says:

      Eu nao respondo esse tipo de pergunta e sou profundamente contrário a que se aceite, e que se tente responder.

      Toda vez que voce responde ou pergunta algo para a astrologia, deve ser encarado como se estivesse perguntando para “deus, “o universo”, “seu anjo da guarda”, ou qualquer tipo de “guia espiritual” que voce creia.

      Ficar perguntando sobre a vida de fulano ou sicrana é equivalente a perturbar um sábio com futilidades… mais cedo ou mais tarde ele pára de responder.

      Como guia geral, nunca faça uma pergunta horária sobre uma terceira pessoa, a nao ser que tenha uma genuina preocupacao por ela.

      No caso, desculpe a sinceridade, mas sua amiga está fazendo o papel da menininha fútil. Se ela tem dúvidas sobre uma coisa tao óbvia, ou pergunte para ele e deixa as coisas em pratos limpos, ou simplesmente vá embora e procure alguem que ela nao tenha dúvidas sobre sua sexualidade. Ficar fazendo perguntas desse tipo para a astrologia é tipico “ficar no meio do muro”, nao toma uma atitude e usa a astrologia para fazer uma fofoquinha.

      Portanto minha sugestao é falar com ela sinceramente que, se ela quer saber a resposta, é provavelmente porque ela já sabe, ou porque nao quer saber.

      Ab
      Y

  6. DANILO says:

    Olá yuzuru tudo bem? Tenho uma perguntinha. no caso, perguntei qual foi a causa real da morte de um conhecido daqui de onde moro, pois apareceu um monte de histórias. A única coisa q se sabe, é q ele foi encontrado em uma rua no chão por um policial, e q nesta noite houve uma briga próximo dali.
    Marte em conjunção com Vênus na Casa VIII em Touro. Naum sei se erroneamente, pois to começando agora nisso, Axei q tinha haver com alguma cantada em uma mulher ou algo parecido? E ae? Q outros aspectos e upodeira observar? Abraços!

    • yuzuru says:

      oi, como regra geral eu nao recomendo fazer horarias para ver eventos passados.
      A horária foi feita para se ver eventos futuros, contra os quais podemos comparar nossas previsoes. Voce fazer uma horaria sobre um evento passado, para decidir o que de fato aconteceu, é especulativo e pode ser muito perigoso, além do problema principal, voce nunca vai realmente saber se acertou.

      Marte em touro pode ser um policial, um bebado, um assassino, qualquer versao marciana, sem indicar realmene uma pessoa. Venus poderia realmente ser uma mulher, como poderia ser dinheiro, um objeto, ou outros tantos milhoes de possibilidades que se vë nesse tipo de caso.

  7. céus, várias coisas:

    1º tua resposta ao Alberto é altamente generosa e rara, por vários motivos. | lindo demais o jeito como vc encara a astrologia, senhorito. apesar do tom miguxo dos comentários, vc deve notar a motivação de genuíno encantamento com o saber que está por trás deste excesso maizústico e que me leva a admirar teu empenho elucidativo por aqui. | bem legal, pra dizer o mínimo.

    2º (ou o porquê de adotar o mapa natal no estudo): se o ASC diz características físicas, e meu ascendente é Aquário, creio que o fato de Saturno estar na Triplicidade. Vênus | Participante. Júpiter afetou mais minha forma física do que o Saturno em si. ou a Lua em Sagitário, na casa regida por Júpiter domiciliado. e o que os termos de Marte (aspecto físico) têm a dizer sobre o caso eu não sei. mas a descrição é bem esta:

    “Júpiter (Sagitário, Peixes) vai ser mais alto e grande no sentido geral, com uma tendência para as gordurinhas”

    FATO: “João Saturnino, está muito bem na Biblioteca de Hogwarts, estudando tomos empoeirados de conhecimento antigo (Aquário)”

    o que me deixa baratinada diz respeito aos indicadores da aparência física do nativo. | acho que é mais uma ferramenta útil para deduzir informações de um mapa antes de abri-lo e ir treinando o “olho astrológico”, por assim dizer.

    ass.: a louca surtada que invadiu suas telas internéticas 😉

    • yuzuru says:

      A forma física pode ser afetada por inúmeros fatores, o que torna o cálculo complicado: planetas no ascendente, em contato com a lua ou o senhor do ascendente, os termos do ascendente.

      Sim, eu ensino certas caracteristicas faciais no curso… nao é obrigatorio que a relacao seja direta, mas é interessante aprender a reconhecer um rosto saturnino, marciano, etc

  8. Bruno says:

    O que significam “réptil” e “luxurioso” no tocante aos signos?

  9. Bruno says:

    Encontrei ambos na tabela de signos da Academia de Estudos Astrologicos, e também vi réptil no Ali Ben Ragel. Répteis são os signos de água e luxuriosos são Áries/Câncer/Leão/Libra/Capricórnio/Peixes.

  10. Eu pude comrovar a astrologia como algo real, mas também pude perceber que a maioria dos auto proclamados astrólogos são um bando de charlatões. Também aprendi que muita coisa na astrologia simplesmente não tem nada a ver.
    As pessoas costuma se atrair majoritariamente pelo signo solar. E não me importa o quanto venham pregar uma crença, pois tenho provas pessoais e de terceiros.

2 Pings/Trackbacks for "Os planetas nos signos"

Leave a Reply

Aprenda mais astrologia

Veja o que perdeu

%d bloggers like this: