Lua fora-de-curso 2

die_sieben_lebensalter

Eu tinha prometido uma continuação para um antigo artigo sobre a lua fora de curso. No momento não tenho muito tempo, mas vamos tentar um pequeno resumo:

A lua fora de curso em horárias

Isso foi tratado no primeiro artigo, basicamente seus significados são:

  • situação que  nao muda, como está, fica.
  • situação ruim, onde as coisas acontecem apenas com dificuldade
  • situação pouco produtiva, na qual as coisas não frutificam
  • a situação só mudará depois de uma transição
  • pouca coisa acontece, para o bem ou para o mal
  • o cliente não pensa em realmente investir nenhum esforço nessa questão

Entre outros significados possíveis. Note que todos esses significados são secundários e precisam de comprovação na carta. É totalmente possível conseguir um bom resultado com a lua fora de curso.

Tome nota também que:

  • segundo William Lilly, a lua fora de curso pode funcionar quando está nos signos de Júpiter, Sagitário e Peixes, e nas dignidades da lua,  Câncer e Touro.
  • só conta os aspectos ptolomaicos normais da astrologia tradicional
  • Também só contam aspectos aos planetas tradicionais ! Dizer que a lua não está fora-de-curso porque aspecta quiron por semi-sextil é querer enganar a si mesmo. Do mesmo jeito, nada de partes arábicas, nodos, e cúspides de casas.
  • Quando a lua está no finalzinho do signo, e faz um aspecto, em orbe, a um planeta, ela não está fora de signo.

Os astrólogos modernos adoram aspectos fora-de-signo, mesmo quando eles estão a distâncias enormes, mas por alguma razão curiosa, quando usam o conceito tradicional de lua fora de curso, eles ignoram isso totalmente ! Um exemplo é a carta da inaugução de Barack Obama… A lua estava em 29 de Escorpião, fazendo um aspecto fora-de-signo, muito próximo, com mercúrio, a 0 de Aquário. Mesmo assim, 10 em 10 astrólogos modernos disseram que a lua estava fora de curso…

Muita gente diz que “não se pode ler a carta”, e isso é mentira.

Outra coisa que o povo adora dizer é que quando a lua está fora-de-curso “não há nada a se preocupar”. Claro, fazendo astrologia desse jeito, não há o que se preocupar mesmo. Só quem gosta de acertar as questões que se preocupa…

Agora que fizemos a revisão, vamos entrar na segunda parte propriamente dita.

A lua fora de curso em eletivas

A lua é possívelmente o ponto mais importante na astrologia eletiva.

A lua é o planeta mais próximo, dentro do sistema das esferas de ptolomeu. É ela que faz o intercâmbio entre o mundo sub-lunar (nosso mundo material) e o mundo das esferas celestiais. A lua é a transmissora de influências, e por isso rege a manifestação das coisas no mundo físico, tanto a geração quanto a corrupção de todas as coisas.

Mesmo quando você não está preocupado exatamente com a lua, por exemplo, quando faz um talismã de marte, ou quando está preocupado em que o regente da casa 1 e da 7 estejam fazendo um bom aspecto, a lua sempre é importante em eletiva ! Uma lua aflita vai garantir que seu talismã ou casamento vá por água abaixo !

Então nunca devemos fazer uma eletiva com a lua fora de curso, certo !

Bem, mais ou menos.

É verdade que eu já marquei uma entrevista em lua fora de curso e o resultado foi que nos desencontramos ! Mas enfim, temos que ter dois cuidados aqui…

Primeiro que a lua é uma aflição da lua sim, mas não é nem a única e nem a mais importante ! Você não pode ficar se preocupando em tirar a lua de seu estado de “fora de curso” para colocar ela numa quadratura com saturno !

De acordo com Abu Mashar , The Abbreviation of the Introduction to astrology, pág, 34, tradução de Charles Burnett, existem 11 corrupções da lua:

  1. quando está eclipsada (ou seja, combusta)
  2. quando está sob os raios do sol
  3. quando está em oposição ao Sol
  4. quando está em aspecto com os maléficos (marte e saturno)
  5. quando está na dodekatemoria de marte ou saturno
  6. quando está conjunta ao nodo norte ou sul
  7. quando está na sua máxima declinação sul
  8. quando está na via combusta (mais ou menos a metade final de libra até metade de escorpiao)
  9. quando está no final de qualquer signo, pois no final dos signos está sempre os termos dos maléficos (marte e saturno)
  10. quando está lenta e se movimenta menos que sua velocidade média
  11. Quando está na casa 9

Veja que a lua fora de curso, apesar de ter sua importância, sequer entra na lista de Abu Mashar de aflições ! Mas, como regra geral, sempre vamos tentar “conectar” a lua da nossa eleição a um planeta benéfico ou que está associado com o tema. Por exemplo, quando plantar seu jardim, tente que a lua esteja fazendo um trígono a saturno (regente natural da terra).

Lembre que em eletiva, aspectos aproximando mostram o futuro, e aspectos separativos mostram o passado, ou influências que diminuem.

A lua e o cotidiano

Eu estava me referindo ao uso da lua fora de curso em eletiva, o que é muito diferente de falar sobre o uso dela no cotidiano ! Você nao vai querer uma lua fora de curso no dia do seu casamento, mas alguns astrólogos modernos defendem a hipótese absurda de que “tudo pára”.

Isso acontece porque há muita gente que passa mais tempo navegando pela internet do que olhando o céu ou consultando suas tabelas. Senão, veria que a lua está fora de curso a cada dois dias mais ou menos. Há milhares de coisas que começam durante a lua fora de curso, e não, elas não ficam paradas no ar. Entre outras coisas que você pode comprovar por si mesmo:

  • vá a um jogo de futebol na lua fora de curso e comprove que os jogos não terminam todos em zero a zero !
  • que os hospitais fazem cirurgias durante esse período e os pacientes não costurados todos de volta com o aviso de “desculpe, estamos esperando a lua voltar ao curso”
  • os ônibus estão tão atrasados quanto sempre
  • você pode fazer sexo com a lua fora de curso e inclusive engravidar ! Não ache que é um anticonceptivo porque algum astrólogo de internet disse que “nada acontece”. Também pode pegar sífilis e AIDS então use camisinha durante a lua fora de curso também !

A lua nas cartas natais

Outro tema espinhoso é a lua fora de curso em cartas natais. Óbvio que a hipótese absurda de que “nada acontece” já foi eliminada por definição: a pessoa nasceu ! Algo aconteceu !

A interpretação dos aspectos em astrologia são múltiplas e complexas, mas uma das regras mais fáceis diz que aspectos aproximativos mostram as influências que crescem durante sua vida. Os aspectos que separam mostram as influências que eram importantes no início, mas vão diminuindo.

Por exemplo, Dr. H sugere que para fazer a primeira etapa da “retificação preliminar” é interessante ver a separação e a aplicação da lua na personalidade ! Por exemplo, uma lua separando de júpiter e aplicando a saturno combina com uma pessoa que é otimista na juventude e vai se tornando pessimista com a idade (interpretação de Dr. H, não minha).

Então Dr. H sugere uma interpretação do tipo “separa de tal coisa e vai sem caminho”. Por exemplo, separar de Júpiter e ficar fora de curso significa diminuir as coisas boas e ficar sem rumo na vida. Separar de saturno seria diminuir coisa ruins ou pesadas e ficar sem rumo. A última interpretacao seria mais positiva. (NOvamente, interpretação dele).

A lua nas cartas mundanas

Nas cartas mundanas a lua quase sempre significa o povo. A lua fora de curso pode representar o povo “sem rumo”, e novamente é apenas uma aflição média da lua.

Posted in astrology, horária e eletiva, Iniciantes e Tutoriais, planetas Tagged with: ,
4 comments on “Lua fora-de-curso 2
  1. PFN says:

    Meu entendimento pra Lua fora de curso é q o assunto em questão ainda tem para ser revelado e uma resposta não pode ser dada com o tanto que se sabe no momento. É um momento propício para reflexão, não para ação. No entanto, Não imagino uma situação astrológica com todos os planetas fora de curso, e só por isso seria ridículo esperar que o “mundo parasse”.

    Em um artigo seu, a Deb Houlding menciona que em horária, é até possível ter uma Lua em orbe muito distante de seu próximo aspecto, tanto mais se for fora de signo, mas que dificilmente tem-se uma pergunta na qual a Lua venha de lugar nenhum (oq tb é chamado de fora de curso por Lilly) ou seja, é preciso haver um aspecto anterior em orbe da Lua para que haja uma certa credibilidade para a pergunta horária (mesmo q em casos onde não haja, possa se ver aquilo como hiato).

    • yuzuru says:

      “Meu entendimento pra Lua fora de curso é q o assunto em questão ainda tem para ser revelado e uma resposta não pode ser dada com o tanto que se sabe no momento”
      Sim, é verdade, mas eu diria que nao podemos tirar conclusoes, mas as ações sempre são tomadas 🙂

      Usando a regra verdadeira da lua fora de curso, que aparentemente nao é um conceito que Mashalah usasse (na verdade se vê que ele o ignorava retumbantemente) mas se a memória nao me falha, Sahl já usava, temos uma possibilidade muito interessante que voce mencionou, que é o da lua poder estar fora de curso antes do momento da pergunta e depois !

      De qualquer jeito, o proposito desses dois artigos foi mais de avisar sobre alguns erros popularizados pela astrologia pop, como por exemplo, “nao há nada que se preocupar” ou “nada pode acontecer”.

  2. Marina says:

    Eu nunca me preocupei tanto com a Lua fora de curso, pra dizer a verdade… Mas sempre ouvi falar que um planeta “solto”, sem aspectos, se expressa tipo “puramente”… Por exemplo, Lua em Capricórnio sem aspectos seria apenas Lua em Capricórnio sem influências de outros planetas… Isso é verdade??? Quais são as orbes corretas a se usar na astrologia, de forma geral??

    • yuzuru says:

      Um planeta “solto” era chamado de “feral” e como o nome indica, ao invés de ser puro era visto como selvagem ou que não fazia ou aceitava compromissos com ninguém.

      Orbes variam de acordo com o campo – natal geralmente vai bem com zonas de influência de 3 a 7 graus. Mas horária tem orbes no sentido estrito da palavra, que dependem dos planetas envolvidos – por exemplo a maior orbe é de aspectos do sol (15) com a lua (13) que calculamos como (15+13)/2 = 14 graus antes do aspecto completar (lembrar que aspectos separativos quase nunca são usados em horária).

      Em eletiva estamos mais preocupados com os aspectos completados durante o dia, e não com orbes
      ab
      y

Leave a Reply

Aprenda mais astrologia

Veja o que perdeu

%d bloggers like this: