Para onde viajar?

Recebi essa pergunta do leitor Gabriel

“Yuzuru,

Estou pensando em conhecer outro país num futuro próximo, algo como trabalhar em um sub-emprego só pra aprender bem o idioma e conhecer
outra cultura para, quem sabe, num futuro mais distante (formado e com algum dinheiro no bolso), morar nesse outro país.

Como você é astrólogo e mora em outro país, gostaria de saber como descobrir que países seriam mais favoráveis a minha estada, de acordo
com minhas características astrológicas.

Se puder me ajudar, ficarei imensamente grato.

Gabriel”

Entao vamos tentar abordar esse problema, para onde viajar?

Abordagem Moderna: astrocartografia e recolocação

A astrologia moderna gosta de usar a astrocartografia. Muitas vezes eu fico impressionado com a quantidade de “cursos” de astrocartografia, que pretendem ensinar seus “mistérios”. Please, a ACG nao é uma técnica, é apenas um gráfico que mostra, num mapa da Terra, as regiões onde os planetas da sua carta natal estavam angulares no momento em que você nasceu.

Para comparar, abaixo temos a carta do Bill Gates como estamos acostumados, e logo depois a carta da ACG (clique nela para aumentar a carta).

Na carta da ACG, as linhas verticais, sao as que estao passando pelo meridiano, ou seja, se você levantasse a carta para essa localização veria o planeta bem no IC ou MC.  As linhas encurvadas sao as localidades onde o planeta mencionado estava atravessando o ASC ou DSC.

Por isso que eu falei que o ACG nao é uma técnica, é um instrumento gráfico para facilitar a localização de planetas atravessando os ângulos.

A ACG funciona?

Muita gente jura de pé junto que a ACG funciona. Infelizmente, o povo jura de pé juntos que funciona um monte de bobagem, entao temos que tomar essas afirmações com muito ceticismo. Eu nunca tive tempo para testar, e minha impressão é que nao funciona muito. O único teste mais sistemático foi o da astróloga Lee Lehman que comparou a performance de diversos jogadores de beisebol a medida em que iam sendo transferidos de times e tendo que  jogar em diversas cidades. A hipótese é que os jogadores teriam rendimentos diferentes dependendo da ACG. Lee Lehman nao encontrou nenhuma diferença significativa.

Está certo que testes estatísticos em astrologia sao suspeitos, mas no caso a metodologia dela me pareceu razoável.

De qualquer jeito, a hipótese básica é a seguinte: vá para um local onde as linhas sao de planetas sao adequados ao tema de interesse. Por exemplo, está com a vida amorosa empacada, vá para uma das linhas de Vênus, etc.

Geralmente os astrólogos falam apenas dos significados essenciais (e também de Urano, Netuno e Plutão, já que esse método é usado por modernos).  Mas me parece que se alguém realmente quer usar esse método deveria fazer uma análise adequada dos temas envolvidos com cada planeta. Venus nao promete amor em toda carta, principalmente se está aflita.

Na Astrologia Tradicional: Horária

Se a pessoa já tem um local desejado (e se espera que ela tenha) o melhor é fazer uma horária com uma pergunta do tipo “será proveitoso viajar para tal lugar”, ou entao uma dúvida mais específica, como “conseguirei meu visa para a Austrália”, etc.

A casa 1 representa o lugar onde a pessoa está (Brasil), e a casa 7 o lugar para onde ela quer ir (vamos supor, Canadá). Daí simplesmente comparamos:

  • Se a lua separa de um maléfico e vai para um benéfico, vá pro Canada
  • Se a lua separa de um benéfico e vai para um maléfico, fique
  • Se existem maléficos na casa 1 e benéficos na 7, vá (e vice versa)
  • Se o regente da casa 1 está em mal estado e o da 7 em bom estado, vá (e vice versa)

Nota: como em toda astrologia horária (e astrologia em geral, a propósito) nao funciona a abordagem do algoritmo…. você não pode dar pontinho e querer seguir a “receita de bolo”. É necessário experiencia para saber interpretar, pois cada carta é única.

Por exemplo, quando há excesso de signos fixos envolvidos, a interpretação é que a pessoa nao vai se mudar, independendo da resposta.

E se eu nao souber para onde ir?

Também é possível fazer uma horária genérica de “para onde eu poderia ir que seria adequado?”. No entanto, esse tipo de abordagem é problemática por duas razões:

Primeiro motivo – todo mundo sempre tem algum lugar para onde quer ir. O princípio da realidade está sempre presente. Se a Astrocartografia mandar você ir para Uganda porque lá voce terá muito sucesso, voce vai? Óbvio que nao!

As pessoas nao podem ignorar a realidade do mundo e suas afinidades naturais: um amigo meu quer ir para Canadá porque ele é programador (e Canadá quer programadores) e gosta do francês. Descendentes de japones e italiano aproveitam as facilidades para conseguir um visto, etc. Entao simplesmente ignorar isso pode representar que o querente está se eximindo da responsabilidade da decisão.

O segundo problema é que, quando temos várias opções, como decidir qual! E isso é muito dificil em astrologia. A solução seria usar a coreografia, ou seja, a atribuição de certos signos para certos países.

Mas, na prática, isso só serviria para meia dúzia de países velhos, como Inglaterra e França. A lista é beeeeem desatualizada.

Astrologia Tradicional: Natal

Raphael (que nao é exatamente tradicional, mas foi o primeiro que eu achei) dizia que muitos planetas benéficos em signos ligados ao sul (que para ele eram os signos perto de Capricórnio), sugeririam que o nativo fosse para o sul. Scorpio e Sagitário seriam Austrália, Aquário ou peixes seria Nova Zelandia, e Capricórnio seria Africa do Sul. O motivo dessa lista me escapa.

Ele sugere, de um modo geral, que o signo tem uma direção correspondente, Aries é o leste, libra oeste, capricórnio sul e cancer é o norte. Outros signos seriam direções intermediarias, por exemplo, Aquário seria sul com um pouco de leste.

Para Raphael, se sua casa 4 e 3 forem fortes, você deveria ficar em seu próprio país ou cidade.

William Lilly (esse já mais tradicional, século 18), sugeriria que, antes de tudo, se olhasse o mapa natal .

Lilly recomenda olhar a velocidade e o relacionamento da Lua e Mercúrio no mapa natal.  Um trigono ou sextil entre os dois, a partir da casa 3 ou 9, em signos mutáveis, mostraria que o nativo viaja frequentemente.

Nota: eu pessoalmente acho que isso nao funciona muito e uso outros fatores.

Lilly usa dois métodos para determinar para onde ir: o primeiro envolve uma direçao geral e o segundo a lista de coreografia dos países.

Primeiro método – vê a localizaçao e estado da lua e mercúrio, regentes da 3 e 9. Procura ver os signos e as casas (A casa 10 é sul, a casa 4 é norte, etc) para determinar qual direção geral é favorável.

Segundo método – procura um signo que nao esteja afetado pelos maléficos (ele nao me parece muito claro nesse ponto) e verifica a lista de países e cidades regidos pelo signo.

sugestão:

Astrologia natal é particularmente dificil e tende a ser vaga. Nao coloco fé em ACG. Minha sugestão é que a astrologia horária fornece a melhor escolha para esse tipo de dúvida.

Artigos Relacionados:

Posted in astrology, Iniciantes e Tutoriais, Mapa natal, planetas
38 comments on “Para onde viajar?
  1. Gabriel says:

    Yuzuru, muito obrigado por dar uma luz.
    O assunto parece ser muito vasto mesmo. Claro que eu não sou nenhum asrtólogo, mas olhando as características das casas e planetas, vejo que tenho Júper no fim da nona casa (começada em capricórnio), perto do MC (já em aquário). Só isso já indicaria uma boa chance no exterior? É claro que não estou vendo aspectos (pois não sei interpretá-los) e nem levando em consideração aqueles apontamentos sobre direções ou regências sobre os países.
    No caso de fazer a horária, em que momento fazer? Desde já ou quando estiver atendendo a todos os requisitos para essa viagem?
    Uma resposta com antecedência ajudaria muito no tocante ao aprendizado do idioma, por exemplo, pois poderia me adiantar bastante.

    • yuzuru says:

      Oi
      sinceramente, eu acho que voce deveria começar a investigar coisas como que idioma voce tem afinidade (se nao conhece nenhum, sugiro que comece pelo ingles) ou se voce tem alguma facilidade (ir para italia, jaapao, australia, canada, etc). Se nao tiver nenhuma dessas condicoes, eu acho muito suspeito usar astrologia.

      Mesmo no caso da horária voce teria que ter um pais já escolhido, ou entao a resposta provavelmente seria totalmente confusa.

      Ab
      Y

  2. Gabriel says:

    Olá!
    Sei que você não gosta de astrologia “em partes”, até porque nada na vida funciona assim, mas se puder dar uma ajuda nas pergunas acima, ficarei muito agradecido.

  3. Matheus says:

    yuzuru…

    Tenho um probleminha que a muito tempo estou tentando resolver, é assim:

    Nasci dia 6 de maio de 1995 as 21:10 mais nasci prematuro de 8 meses, e era pra mim nascer dia 29 de maio que seria gemeos, e por pura coincidencia não tenho absolutamente nada parecido com touro e sim com gemeos… até o horoscopo diario mensal e anual, tudo bate com gemeos e nada com touro…

    e então Yuzuru o que acha?

    espero anciosamente a sua resposta.

    • yuzuru says:

      Oi, Matheus

      Em primeiro lugar, imagino que voce nao tenha lido ainda muito do blog, ou já teria percebido que esse negócio de horóscopo nao é astrologia de verdade… se tiver interesse, convido a ler os mais de 190 artigos do blog e verá que há muito mais na astrologia tradicional (aquela que existiu por 2000 anos antes da invencao dos new age porra loucas) do que essas coisinhas de “eu sou de aquario mas ela é de gemeos”. Voce poderia comecar com http://yuzuru.wordpress.com/2007/03/15/meu-signo-combina-com-o-dele/

      2- Voce nasceu com o sol em touro. Isso nao te define, entao nao importa se voce se identifica com touro, aquario ou sagitario. Mas seu signo solar é o de touro. O fato de ter nascido prematuro nao tem importancia nenhuma. Ou voce nasceu ou nao nasceu, nao existe “eu ia nascer”.

      3- Que voce ache que o horoscopo bate, bem, é bondade sua, mas tanto faz voce se identificar com o horoscopo de gemeos, aquario, sagitario, etc. Nao funciona. Olhar a resposta 1. Horoscopo é uma “técnica” mediocre que foi criada para encher espaço em jornal. Nao tem nada a ver com astrologia. Para ter uma idéia, aqui na colombia o “horóscopo” geralmente é feito jogando “a carta de tarot do dia para cada signo”, ou seja, tanto faz.

      Meu próprio pai já fez horóscopo de jornal quando o principal estava de férias… “virgem, cuidado com as falsas amizades”, etc, etc… mas como ele era preguicoso, simplesmente copiava o da semana passada. Disse que fazia isso por semanas sem ninguem perceber.

      Ab,

  4. Gabriel says:

    OK!
    Você tem razão, é melhor observar o “óbvio” do que usar a Astrologia para isso. Fiz a pergunta porque meu maior medo é ir para um lugar e não gostar e ficar arrependido de não ter ido para outro.

  5. Aldis says:

    oi.
    Astrologia mundial é um assunto tão fascinante quanto difícil. Tenho uma teoria sobre a Ìndia: com sua enorme religiosidade, desorganização e indolencia do povo, me parece que se relaciona com Peixes. Até o festival Kumbha Mela, apesar de começar com a entrada do sol em capricórnio, tem um ciclo de 12 anos que parece se relacionar com Júpiter. O que você acha, Yuzuru?

    • yuzuru says:

      Olá, Aldis
      Idéias do tipo “peixes é misticismo” tem suas origens na teosofia e na astrologia moderna e nao tem nenhuma base na astrologia tradicional ou védica.

      Como os Indianos tem sua própria astrologia há milhares de anos, nao vejo muito propósito em ficar adivinhando ou “atribuindo” simbologias para o país deles. eles tem listagens extensas para cada regiao da India, voce pode procurar.

      Y

  6. Aldis says:

    oi.
    Listagens para cada região da Ìndia? é melhor do que pensei!
    E obrigado por me fazer ver que ainda estou com a astrologia moderna na cabeça. Valeu!

    • yuzuru says:

      Quando eu voltar pra casa eu posso procurar… eu tenho um ou outro livro de védica, mas nao tenho certeza se tem essas listagens

  7. Aldis says:

    legal!
    Será que, quem tem júpiter em peixes, pode se beneficiar de algum modo, indo para locais relacionados com peixes? (a negócios por exemplo) eu tenho jupiter na casa 2 e prometo ser generoso com astrólogos tradicionais!

  8. Aldis says:

    opa! Pois vamos à prática!
    eu comprei “tres livros de filosofia oculta” do Agrippa, em portugues. será que ensina a fazer bons talismãs ou tem um outro?

  9. Aldis says:

    MUITO OBRIGADO!

  10. PAULÃO says:

    e aí?
    o picatrix do site Astrosphera não tem desenhos.
    devia ter, não é?
    sobre a idéia do aldis de a Ìndia ser peixes, pode ter um pouco a ver: judaismo é saturno, ateismo é marte, etc., acho que hinduismo é júpiter. Os próprios indianos relacionam júpiter com a cor laranja, que também simboliza o himduismo na bandeira indiana. que tal, Yuzuru?

    • yuzuru says:

      Tenho um livro védico que diz que India é Capricórnio: mas como ele mistura elementos de astrologia moderna ocidental eu nao ponho 100% de fé nisso. A fonte seria o Vahara Mihira na escritura Birhat Samhita.

      De resto, aparentemente todas as partes da India estao divididas de acordo com as Nakshatras, e nao com os signos (como eu tinha falado)

      e de resto confesso minha ignorancia sobre temas mais profundos de jyiotish

  11. Gi says:

    Oi, Yuzuru. Tudo bem? Olha, eu particularmente acho que faz um certo sentido se for para analisar direitinho, como você disse. Num comentário mais superficial diria que no meu caso, por exemplo, funcionam esses itens postados por vc.

    Tenho Marte regendo casa 3 (Escorpião) e em Peixes (triplicidade, não é?) na 7, casa de exílio de Marte. Já tentei permanecer nos países 2 vezes e nunca deu certo. E era seguindo namoricos. Hoje penso que meu destino é mesmo o Brasil. ´Lá fora só para visitar ou no máximo alguns meses. A minha Lua em Gêmeos na 10 aspectando “todo mundo” (menos Vênus, Júpiter e Saturno do qual é dispositora) já sofre horrores com tanta mudança. Não comprei meu apartamento ainda, para você ver. Também porque fiquei bloqueada durante 1 ano. Se é que você me entende. Nem vou pedir mais dicas de horária porque não é possível, menino. Tem que rolar. 😉 Tantos erros e arrependimentos. Saturnino 3 anos na minha casa 1! Estou trabalhando arduamente para isso e meus critérios diminuíram até porque o que passei mudando, os sacrifícios não valeram mesmo.
    Pessoas doidas com quem morei… Cruzes.

    Queria te pedir um conselhinho. O regente da minha casa 4 é Júpiter. Na Rs a partir do dia 16 agora (meu niver) ele tá bem mas sofre oposição de Saturno. De resto está na 1, regendo a mesma e a 10 e aspectando dois benéficos na 3. Lua em Touro exaltada e no júbilo. E Vênus não fica muito ok na 3.. enfim. Vim para casa da minha irmã rapidamente e num imprevisto (já contava que isso aconteceria) mas estou com pressa. Uma das coisas que mais me confundem é o papel de cada planeta na Rs e na radical. Por exemplo: como saber se Saturno vai significar mais a 5 (rege na natal) ou a 11? E a 5 para quem não tem filhos são casinhos? Mas e se a pessoa já namorou a outra, não é a 7?

    Fico muito confusa. Dá uma luz aê!
    abração!

    • yuzuru says:

      Oi, Gi
      é um pouquinho mais dificil de ver o retorno solar do que ver o regente da casa, eu teria que ver os dois mapas e comparar.

      Uma das coisas que mais me confundem é o papel de cada planeta na Rs e na radical.

      Esse é o x da questao da RS. Por isso que o povo gosta apenas de falar sobre coisas que já aconteceram, porque nao sabem interpretar, daí começa a história de “plutao está em tal casa”, etc.

      Mas outro problema é que as pessoas exigem muito de um mapa de RS. Geralmente ele diz algo como “o amor estará em foco” e a pessoa quer saber se deve ficar com Joaozinho ou Pedrinho, daí nao dá…

  12. Gi says:

    Oi. Analisando melhor essa parte

    “■Se a lua separa de um maléfico e vai para um benéfico, vá pro Canada
    ■Se a lua separa de um benéfico e vai para um maléfico, fique
    ■Se existem maléficos na casa 1 e benéficos na 7, vá (e vice versa)
    ■Se o regente da casa 1 está em mal estado e o da 7 em bom estado, vá (e vice versa)”

    penso que é complicado, por exemplo, no meu mapa: uma Lua na 25 ° de Gêmeos. Saturno em Câncer 11° – isso quer dizer que a Lua se aproxima de um maléfico, ou só quando esta faz aspecto a ele? Marte está a 3° e pouco de Peixes. A Lua se afasta de Marte. Tô certa? No meu caso, superificialmente, você arriscariauma opinião? Mercúrio regente da 1 na 8 em Áries, ofuscado pelo Sol. Vocês dizem “combusto”, né? Recebe oposição forte de Urano. Sinto isso na minha vida, mas a Astrologia tradicional (objeto de estudo de vc Yuzuru, Rodolfo) não leva em conta Urano. Fico muito confusa a respeito. Há casos nos mapas que vcs interpretam em q os planetas distantes possam ser incluídos devido à vida do consulente?

    • yuzuru says:

      Oi, Gi
      isso é numa carta horária, ok?

      Tanto em horária quanto natal, uma lua em 25 de gemeos poderia fazer contato com um saturno em 2 de cancer, mas nao em 11 de cancer, muito longe para um aspecto fora de signo.

  13. Gi says:

    Entendi, mas são essas as posições no meu mapa, any way. ;-0 Da Lua e Saturno. Eu tenho intuições e sonhos fortíssimos mas não sou astróloga tarimbada (quero continuar estudando) e por isso sempre me valho do passado mesmo. Mas já pude comprovar coisas que você e Rodolfo escreveram. Exemplos: o tal “senhor” da Rs, do ano. Ver o signo profectado e mais se há planetas nesse signo. Foi batata. Era Saturno na 10 quase sempre retrógrado em abril. E foi importante porque simplesmente ele está na minha casa 1 desde 6 de setembro de 2007. E também acredito que, pelo menos no meu mapa, ele tinha tudo a ver com meu pai. E todos os assuntos da 11 radical (quando faço derivadas) têm uma certa dificuldade. Na Fridaria, também outro método de previsão que aprendi aqui, também dá certo. Evidentemente, eu vou tentando com as ferramentas q tenho. ;-))

    ps: uma coisa da moderna que é interessante são os simbolismos dos graus. Me dá medo. Mas enfim, existe uma coisa que me aflige mais do que todas as outras e vocês estão a par. Quase ia esquecendo: quando há profecção ou firdaria de algum planeta q significa o assunto perguntado também dá certo. Tenho focado nisso.

    Perguntinha final: a compra ou a venda de um imóvel não envolve só 4, 7 (o vendedor), 5 (especuladores, corretores ou estou errada?). Envolve 2 e 8, não? Eu já comprovei também

    • yuzuru says:

      Numa pergunta de imóvel se usa apenas a 1(vc), a 7 (comprador ou vendedor), a 4 (a casa) e a 10 (preco). Nao se usa a 2, 5 ou 8.

  14. Astrochato says:

    Yuzuru, Help! Eu estou completamente apaixonado pela Astrologia Tradicional mas nao encontro literatura satisfatória. Seu blog é ótimo, mas é impressionante como a cada post eu me vejo completamente PERDIDO. Me deu vontade de te perguntar onde está esse seu Mercúrio que confunde minha cebeça. Mas sei que essa não é a questão! A questão é que moro em Palmas, Tocantins, e aqui nem adianta que não tem livros bons sobre Astrologia, quiçá Astrologia Tradicional. Por isso me indique sites. O seu blog é ótimo, mas só pra você ter noção da minha ignorância, antes de ler seu blog nunca tinha ouvido falar de Antiscia ou Almuten, etc. Não acesso ainda muito bem os conceitos de Termos, Triplicidade, e tal. Não consigo ver o que significa de fato um planeta estar em Termo com outro simplesmente porquê não consigo encontrar ninguem falando mais de um parágrafo sobre o que afinal são Termos. O que é RS? O que é combusto? Júbilo da Lua? São muitas dúvidas e muita ignorância. Não queria te incomodar com essas banalidade de iniciante, mas eu quero saber do que você está falando! Yuzuru, me ajuda? Eu não sou um completo ignorante, mas isso é porque tenho me intoxicado há mais de 5 anos com as bobagens modernas. Passa de preferência sites de astrologia Tradicional para iniciantes. Eu vou ficar pra sempre grato, além de já ser seu leitor ascíduo! Obrigado desde já! Abço. (Meu nome é Filipe, by the way)

    • yuzuru says:

      Oi, Filipe
      mesmo q vc morasse em Sao Paulo voce nao estaria numa situacao melhor: as livrarias vendem cada vez menos livros de astrologia, e cada vez mais de pior qualidade (como se nao fossem horríveis já). Agora só vendem bobagens do tipo “menstrue com seu signo” e outras coisas tiradas sabe-se lá de onde.
      Os congressos de astrologia do Brasil estao cheios de picaretas, outro dia mesmo vi a mulher copiando um artigo de blogs de internet, uma vergonha.
      Ou seja, esqueça brasileiro, se voce quer discutir astrologia, tem que ser em ingles. Sugiro o skyscript.co.uk. Livro tem que ser importado mesmo.

      A maior parte das coisas que voce me perguntou podem ser encontradas vendo os artigos arquivados no índice. Outras coisas sao mais complicadas de se explicar assim. Há um glossário com alguns termos mais simples.

      Mas saber usar os conceitos é trabalho para muito tempo e estudo. O povo quer “respostas rápidas” e é por isso que voce nao encontra nada sobre os termos que nao tenha mais de um parágrafo: nao sabem usar! Dava muito trabalho estudar, mas é fácil de “vomitar” pelo orkut.

      Para realmente ensinar a usar esses conceitos eu dou cursos. Eu tenho um curso de Introduçao à Astrologia Tradicional. Se tiver interesse, entre em contato pelo email.

      Ab
      Yuzuru

  15. Gisela - Gi says:

    Oi, Filipi, na internet há bastante material, tudo bem que não se compara a blogs específicos e aos livros, pdfs, enfim. Eu por exemplo encontrei as dignidades planetárias num artigo do site Constelar. E sempre vou no Google quando esqueço o link. Em língua francesa também há alguns textos. Não sei se vc domina o idioma ou de repente consegue ler. Acho importante também ler artigos e de qualquer autor, tanto moderno, quanto adepto da Astrologia tradicional, porque são análises, estudos e não uma coisa generalizada.

    Olha o link de dignidades (já dá uma ajuda!):

    http://www.constelar.com.br/constelar/89_novembro05/dignidades.php

    Que Yuzuru me corrija, mas é segundo Ptolomeu. A minha dificuldade eterna é no que concerne a dedicação, e a falta de um computador só meu e mais outras coisas que não vêm ao caso.

    Yuzuru e Rodolfo Veronese têm ótimos blogs. Nas livrarias eu vou mesmo para brincar, tomar café, etc. Mas nunca há material bom. Só besteirol. Já chego sabendo disso!

    Boa sorte nos estudos!

  16. Aldis says:

    oi.
    essa tabela do Constelar está mesmo certa? a Lua em Capricórnio é mostrada como triplicidade, mas sabemos que ela está em exílio nesse mesmo Capricórnio. Como é que fica, Yuzuru?

    • yuzuru says:

      O problema da tabela nao é da Constelar (que apenas nao sabe o que é) e sim de Ptolomeu.

      As triplicidades Dorotheicas sao tres, e Ptolomeu só usa 2. No caso a questao do exilio da Lua é irrelevante. Por exemplo, marte também tem triplicidade na água, apesar de estar em queda em cancer.

      O segundo problema é a insistencia de Ptolomeu no uso dos termos chamados hoje em dia de “ptolomeicos” quando toda a astrologia helenistica (e depois árabe) sempre usou os termos egipcios.

  17. Astrochato says:

    então yuzuru, já tem um tempinho que te enviei aquele meu comentario desesperado. Entrei em contato, enfim, com Mr. William Lilly. Encontrei o “Astrologia Cristã” em .doc, traduzido para o português brasileiro. Baixei o “Tetrabliblos” do ptolomeu em inglês do blog do Rodolfo, e embora seja fluente em ingles, tô muito lento no Ptolomeu, já que é inglês do século sei lá qual. Mas no Lilly já tô craque. Cheguei até a indentificar por cáculos do terceiro livro, do “astrologia cristã”, (sobre natividades), a data exata da morte de um tio que não conheci pelo mapa da minha mãe. Na verdade estava retificando o ascendente dela, pq minha vó só sabia dizer que minha mãe tinha nascido antes do nascer-do-sol, e nao precsisava a hora. Mas antes do nascer-do-sol dava ascendente em touro, e minha mãe realmente não tem nem um pingo a ver com esse ascendente, embora tenha se casado com um taurino, rs. Mas assim, na tentativa de retificar pelo método que o Lilly disse que valia mais a pena, eu vi que a 11 graus e 41 minutos do suposto meio do céu pra suposta hora que a minha vó deu, se encontrava saturno. Minha mãe sempre disse que meu tio havia morrido quando ela tinha 12 e que foi o pior momento da vida dela, até hoje, segundo ela mesma. Mas eu desconfiei do Saturno super mal colocado, e pensei na maior desgraça da vida dela, que pelos meus cálculos do suposto mapa, dava aos onze anos, oito meses e seis dias. que viria a ser primeiro de fevereiro de 1977. Liguei pra ela imediatamente e perguntei a data exata da morte do meu tio, ela disse 16 de fevereiro, e eu desconfiei. Então retifiquei o meio do céu para que o tempo até a conjunção com saturno ficasse igual a 11 anos oito meses e 21 dias. Foi pouca diferença, mas por volta dos 41 consegui identificar a ida dela para a África, ainda casada com meu Pai, depois de uma quebradeira financeira monstruosa. Foi traumático para todos, mas foi nossa salvação. enfim, só contei tudo isso pra dizer, inclusive para outros iniciantes que frequentam seu blog, e que tb são fans da tradicional, que baixem o lilly traduzido! Pra mim funciona como uma bíblia. Por mais que eu entre em contato com outros autores, ele é quem está me ensinando o caminho das pedras. No primeiro livro, que eu já li e estudei testando em alguns mapas, ele faz ttipo um glossário, e agora sei o que é combusto, júbilo, etc. Mas ainda resta uma dúvida, que ele mesmo não me respondeiu, e que está me matando. não consigo calcular os graus, e por consequência o tempo até os eventos que estão relacionados ao ascendente, pq simplesmente nao consigui entender o que diabos são ascensões oblíquas, e como encontrá-las, já que procurei até no google uma tabela, e nao encontrei. Mesmo porque pra cada laitute tem uma tabela diferente não é? o Lilly dá a tabela pra 53 graus, que seria pra londres e a maior parte da inglaterra, mas meu bem, sou goiano do pé rachado! far away de londres. Agradeço se vc me der dicas sobre isso. De resto, muito obrigado pela atenção. E fica meu aprendizado, pra quem não tem mestre, não desista, cobra que não anda, não encontra cacete. Continuem procurando, o conhecimento te acha. Obrigado yuzuru e Gi. Abraços, vou continuar lendo sempre, mas agora sabendo do que se trata, rs. Fui.
    Filipe Borela.

  18. Astrochato says:

    Yuzuru, obrigado mais uma vez! Mas a questão é que o Lilly tá traduzido para o português, e o Ptolomeu tá naquele inglês esquisito. Por exemplo, não entendo o que ele quer dizer com a palavra “sect”. procurei exaustivamente outra parte do tetrabiblos em que ele mencionasse a bendita e explicasse o que ele queria dizer, mas nao obtive sucesso…. é claro que isso nao vai me impedir de continuar com ele.
    Estou indo devagar, rs, pode ficar tranquilo, e só usei a retificação pq sempre quis saber afinal qual era o ascendente da minha mãe. Cometi algum erro?
    Agradeço novamente!
    Filipe.

    • yuzuru says:

      Nao cometeu nenhum erro… apenas que é muito fácil achar um ascendente fácil. E é difícil saber se a gente acertou ou nao. Por isso que a retificaçao é o esporte favorito de 10 entre 10 astrólogos picaretas. É bom ter um fundamento de previsao antes de tentar retificar.

      Quanto a sect, deve haver alguma matéria no meu blog ou do rodolfo.

      Há várias traduçoes, mas eu gosto de “séquito”. Há dois séquitos, os que seguem o sol, diurno, e os que seguem a lua.
      O séquito diurno: sol, jupiter e saturno

      séquito noturno: lua, venus e marte

      mercúrio, como sempre, é indefinido

      • 1 says:

        Obrigado Yuzuru pela paciência. Hoje, mais 4 anos depois desses comentários desesperados, estou muito mais tranquilo e mais sábio. rs, pelo menos no que tange à astrologia. Nunca a abandonei e vim aqui agradecer pelo papel que você presta aos iniciante. Talvez eu não tivesse tanta paciencia ou não fosse tão bem sucedido. Parabéns! Até daqui 4 anos, rs, colega
        😉

  19. Astrochato says:

    Thanks 😉
    você tem razão. Como sempre, rs.
    Eu tava dando uma passada de olho do terceiro livro (ainda estou no segundo, e voltando ao primeiro o tempo todo, rs) e vi que realmente é bom eu ir com calma.
    Peguei o lance do séquito, e o esquema das ascenções ainda está obscuro, but I can handle it.
    Os sites que vc indicou estão ajudando muito.
    Abraços.

  20. Danielle says:

    Yuzuru preciso de sua ajuda!

    Sou daquelas pessoas bem curiosas, principalmente em relação a astrologia, apesar de todos aqui em casa não levar muito em consideração as minhas opiniões e pouco me dão ouvidos.
    Sei que é um enooorme trabalho estabelecer uma boa data de casamento, pois tem muitas variáveis, por isso peço sua ajuda.

    Gostaria de saber se é melhor ter uma cruz fixa em equilíbrio ou uma mutável em equilibrío? Ou nenhuma das duas e se acaso isso pouco importa.

    Dizem que é bom escolher signos fixos, mas fico sem saber se isso se refere às cruzes, ao dia/hora da cerimônia ou se “a escolha do marido/esposa”????

    Será que vc pode me dar algumas dicas???

    Considerando que uma cruz fixa seja boa, achei o dia 07/12/2011, às 21:30, Recife, PE, Brazil. Acaso não seja um bom dia, me dê, por favor, uma luz!!!!!!!!

    Vou colocar logo os dados dos dois, tá?

    Danielle –
    Rubem –

    Agradeço muito, desde logo.

    Como disse antes, sei que é muito trabalhoso, se possível me dá apenas algum caminho para que eu possa me guiar.

    Boa noite!
    Danielle

    • yuzuru says:

      Oi, Danielle
      eu apaguei os dados que voce colocou para que eles nao fiquem publicamente na internet.

      Se voce quiser umas dicas para fazer sozinha, voce pode procurar um artigo chamado Como escolher a data do casamento.

      Se voce quiser que eu faça, voce pode ler mais na minha página de serviços.

      Quanto a “cruz fixa”, imagino que voce quer dizer uma configuracao de duas oposicoes fazendo quadratura entre si, nao? Nao vejo porque alguem escolheria um dia com muitas oposicoes, já que elas sao naturalmente maléficas. Escolha um dia que a lua está em bom estado, venus nao está aflita, e nao há nada de muito horrível acontecendo no céu.

      Boa sorte no casório.

  21. Aldis says:

    oi, yuzuru
    minha dúvida é sobre o picatrix. eu não sabia por onde perguntar então entrei por aqui mesmo. o picatrix do site do rodolfo está completo? ouvi dizer que ele tinha cerca de 300 páginas e o que eu peguei no astrosphera tem um pouco mais do que a metade disso.

    • yuzuru says:

      oi, pensei que já tinha respondido esse comentário.
      Olha, eu nao tenho o original em árabe ou latim, entao nao tenho como comparar. Pelo que eu vi do povo que está traduzindo em ingles ( e lançando como uma grande novidade) a versao parece ser bem completa sim.

Leave a Reply

Aprenda mais astrologia

Veja o que perdeu

%d bloggers like this: