Chat Semana 06 setembro

Olá, essa é uma nova idéia de formato.

Coloque sua pergunta sobre qualquer tema ligado a astrologia (ou tarot, ou até mesmo filosofia astrológica) e até o final da semana colocarei a resposta aqui também. Apenas coloque um comentário normalmente.

No final da semana eu fecho os comentários do post e você poderá me enviar perguntas só do jeito normal.

A idéia é abrir um espaço aleatório que estimule perguntas sobre dúvidas normalmente nao abordadas.

Abraços

Posted in astrology, Iniciantes e Tutoriais Tagged with: ,
19 comments on “Chat Semana 06 setembro
  1. Julio says:

    Prezado Yuzuru,

    …certos aspectos da astrologia que são divulgados de forma categórica, são como sentenças de uma condenação sem direito a defesa. No meu caso isto parece se confirmar, por exemplo : tenho vênus na casa 12 e de fato, pós 40, ainda não me ajustei num relacionamento. Sou sagitário com ascendente aquario e lua em virgem…

    • yuzuru says:

      Oi, Júlio.
      Ao contrário do que muita gente acredita, eu nao acho que astrologia natal possa dizer o que está destinado. Eu acho que diz sobre nossa sorte a respeito de um tema.
      Por exemplo, boa sorte ou má sorte em relaçao ao trabalho. Vejamos George Bush, ele é uma pessoa de péssima sorte no tema carreira, destruiu sozinho umas duas empresas, mas chegou a presidente, por que? Porque ele nao saiu do zero, ele saiu bem a frente dos outros (papai presidente). Se ele tivesse saido de uma família de classe média, provavelmente teria status menor do que o dos pais.

      Entao o resultado da nossa vida é uma receita de bolo em que entra 1- de onde saímos 2 – nossas açoes 3 – nossa sorte. Qualquer desses fatores que mude, os resultados mudam. Por exemplo voce pode fazer um curso de teatro para perder inibicoes. Voce pode aprender técnicas de conquista, voce pode fazer um make over, etc. Tudo isso sempre vai mudar a situaçao concreta.

      Com venus na 12 e lua na 8, há realmente menor sorte para relacionamentos. Veja no seu mapa se o sol também está aflito. Procure se envolver com pessoas de perfil solar ou jupiteriano. Firdarias do sol ou jupiter podem ser boas para criar relacioanmento.

      Sugiro um plano completo se voce quer mudar a situacao:

      1 – psicológico – que atitudes atrapalham seus relacionamentos – medo de fracasso? Vá lá e fracasse até perder o medo, etc.
      2 – mundano – que tipos de conhecimentos voce poderia ter que ajudam a conquistar ou a manter uma pessoa. Exemplo, sair na balada com uma amiga fingindo ser namorada pode trazer “legitimacao social”.
      3 – Magia: Nossa senhora do santo remédio é dita ter poder sobre situacoes onde a pessoa se sente aprisionada. Você poderia fazer caridade astrológica da lua, etc

  2. Patrícia (Portugal) says:

    Caro Yuzuru,
    Sou do signo solar Leão, Lua em Leão, Ascendente Escorpião,Marte em Câncer conjunto a Júpiter também em Câncer. MC em Leão e 6 planetas na Casa IX. Saturno em Peixes na V. Não tenho nada em Terra (excepto a conjunção de Plutão e Urano em Virgem), daí a minha grande dificuldade em me adaptar à vida mundana. O que sugere que eu possa fazer para me sentir mais integrada na sociedade ?
    Obrigada.
    Patrícia

    • yuzuru says:

      “sentir mais integrada a sociedade” eu sinceramente nao sei o que significa. Literalmente isso se chama sociopatia. Você quer dizer solidao, talvez? Falta de sentimento de enraizamento?

      Questao da terra é de astrologia moderna, em tradicional calculamos o temperamento, coisa mais complexa do que contar quantos planetas há por elemento.

      O que seu mapa aparenta é uma mistura forte de colérico com fleuma. A parte colérica é objetiva, agressiva e extrovertida. A parte fleumática é dramática, empática, tem medo de tudo e evita conflito. É uma mistura difícil de se ter dentro. É possível que seus objetivos coléricos nao sejam coincidentes com sua natureza pessoal mais fleumática e você esteja se sabotando.

      Mas se voce acha que esse conflito está a ponto de nao fazer com que voce consiga se adaptar a vida cotidiana, daí meu conselho é que apoio terapeutico seria mais adequado do que astrologia. Astrologia é apenas para se preparar para o futuro nao para mudar o presente.

  3. Cassandra says:

    Mesmo com tantos métodos anticoncepcionais existentes, é possível determinar a possibilidade de uma pessoa ter filhos, bem como o número deles, através de um mapa astral?

    • yuzuru says:

      Nao, a realidade objetiva vence a astrologia em qualquer dia! Me mostre a pessoa com maior potencial pra filhos do mundo e arrancamos o útero dela e aí só Jesus pra nascer!

      Se a astrologia fosse tao determinista, pessoas que nascem em países com alta taxa de natalidade teriam que ter mapas diferentes das pessoas que nascem no Japao ou Suíca e isso obviamente nao acontece.

      Por outro lado é mais fácil prever o tempo… por exemplo é fácil ver que as pessoas tem tendência de ter seu filho exatamente na firdaria do regente da casa 5 ou do planeta na casa 5. Já numa família que tivesse 1 filho por ano seria totalmente absurdo tentar prever quando teria um filho! Está tendo a todo momento disponível!

  4. Rodrigo do Amaral says:

    Caro Yuzuru,
    Sou um grande admirador dos seus artigos e agradeço que tenha aberto este novo canal. Os seus pontos de vista são fantásticos, mas, de tudo o que escreveu, existe um ponto que me parece tão importante quanto pouco esclarecido: o papel do signo solar. Reiteradamente você argumenta como o mercado da astrologia moderna sobrevaloriza o papel do signo solar em detrimento do ascendente. No entanto, qual seria o papel exato do signo solar na vida do indivíduo? Como ele se relaciona com os demais elementos do mapa astral (planetas, casas,…)? Ao se preocupar em criticar as causas que valorizam demais o signo solar – o que é importante – me parece que você deixa de dar a sua real dimensão.
    Um abraço,
    Rodrigo (Ascendente, Vênus e Mercúrio em Sagitário, Sol e Marte em Capricórnio, Lua em Touro, MC e Júpiter em Leão e Saturno em Virgem)

    • yuzuru says:

      Por definiçao, o signo solar nao faz nada… ele é como o terreno onde atua. Ele qualifica mas nao faz. De maneira nenhuma o signo tem uma “personalidade”… ou seja, nao apenas o signo solar é superestimado, todos os signos em geral tem seu efeito superestimado. Eles sao um elemento parecido com os terrenos do jogo de monopólio… alguns sao bons, outros sao maus, uns sao caros, outros baratos, uns pertencem a fulano, outros a sicrano, etc.

      O signo solar é um de 5-6 fatores que determinam o temperamento.

      O dispositor do sol (ou seja, o planeta que rege o signo solar) pode ou nao ter domínio sobre carreira e honras do nativo.

      O sol é um dos fatores que falam sobre o pai, e portanto o dispositor do sol pode ou nao ter domínio sobre os temas do pai e da relaçao do nativo com o pai.

      O sol é um dos fatores que rege a saúde, portanto o dispositor do sol, etc

      Se voce está analisando o sol enquanto regente de uma casa, por exemplo regente da casa 2, a qualidade do signo em que ele está será importante, por exemplo um signo de água normalmente aumenta as finanças porque é um signo fértil.

      Veja que, quando se analisa um mapa de verdade, e nao no estilo “revista Cláudia”, em nenhum momento vai aparecer o “oh, vc é virgem, nao combina com escorpiao”. A técnica exige que analisemos cada elemento em separado, e em cada etapa diferente o mesmo planeta, no mesmo signo, na mesma casa, adicionará efeitos diferentes.

      Por exemplo, no caso do seu mapa, MC em Leao, sol é regente, mas o significador de carreira poderia ser Júpiter (que está no MC) ou o próprio sol. Sol em capricórnio poderia mostrar uma carreira saturnina ou marciana, teria que ver obviamente o mapa. Mas isso só faz sentido porque analisamos o sol enquanto regente do MC nao como algo que “aponta a personalidade”.

      Se estivéssemos vendo seu temperamento, o sol contribue, mas nao é o único elemento: seu temperamento seria provavelmente colérico com um toque de melancolia. Novamente, é mais complicado do que simplesmente olhar os signos solares.

      Nao sei se me fiz entender, qualquer coisa escreva de novo

  5. Aldis says:

    oi, Yuzuru.
    sobre caridade astrologica para a Lua, faz parte do meu trabalho entregar leite para mães de crianças pequenas. Isso pode ser considerado caridade astrologica eficiente? talvez possa suavizar minha conjunção da lua com nodo norte e quadratura com o sol?

    • yuzuru says:

      Oi, Aldis
      sim, tanto o leite quanto “mães” entram no domínio da lua, e seria considerado caridade astrológica, principalmente quando feito às segundas feiras. Obviamente nao se deve esperar resultados milagrosos… esse tipo de coisa tem resultado sutil que se acumula com o tempo.

  6. Aldis says:

    ops, esqueci de dizer que faço isso ás segundas-feiras. aguardo resposta.

  7. Sandra says:

    Yuzuru

    achei o máximo essa nova tag do seu blog….sendo que te acompanho a muito tempo…foi um presente pra gente….então desde já agradeço essa gentileza e fica aqui o meu carinho por sua atitude.
    agora a minha dúvida é:
    como posso saber sobre as minhas finanças sendo q eu tenho a roda da fortuna na casa 2
    em gemeos, venus em aquario na 10ª casa …o meu saturno tá na 8ª casa e jupiter na 6ª casa em libra e a lua em touro na 1ª casa e sol em aries
    será que isso tudo informado diz alguma coisa relevante ???.
    Yuzuru um abraço pra vc e valeu pela oportunidade

    um abraço

    • yuzuru says:

      Oi, Sandra, obrigado.

      Primeiro ponto importante é que o correto é “parte da fortuna”. Eu sei que a galera brazuca resolveu chamar de “roda”, mas isso só serve pra mostrar que o povo nao se importa nem em aprender os nomes corretamente… roda da fortuna é a carta do tarot! Entao nao vá nessa conversa!

      Segundo ponto, venus nao é importante para as financas como o povo diz. Por que? A lógica (torta) é que touro é regido por vênus, touro rege a segunda casa, portanto vênus é significador de dinheiro. Balela! O conceito de casas é diferente e superior aos dos signos, nao existe isso de touro “reger” a segunda casa…. A segunda casa é sempre específica ao seu mapa natal, nao existe segunda casa “geral”. O regente natural de riquezas é Júpiter, e nao vênus.

      Como sua parte da fortuna está na casa 2, ela está particularmente determinada às finanças materiais, aumentando a importância do regente da casa 2, mercúrio.

      É interessante ver se mercúrio está em uma casa positiva (como a 5, 10 ou 11), se está em bom estado cósmico, e se está recebendo bons aspectos de benéficos e planetas ligados ao dinheiro. Também estou supondo que nao há planetas dentro da casa 2.

      Note também que isso depende de sua realidade específica. Se você é uma funcionária pública com o salário determinado em uma tabela, o mapa natal nao tem como influenciar magicamente o governo para te pagar mais. Daí é mais provável que isso apareça ou na maneira que você economiza ou nas suas despesas nao planejadas.

  8. Linda Bringel says:

    Estimado Yuzuru,

    estudei e ainda me interesso pela Astrol. já lá vão 35 anos. Mas também me interessei e interesso por muitas coisas. De facto continuo insaciável. Sou portugusa mas actualmente vivo num canto da Europa que é o ponto de encontro dos três países, Alemanha, França e Suiça. Também tenho residência no meu país, que adoro, e onde quero muito voltar. Já fui viúva várias vezes (!), e a minha vida tem sido pautada pela diversidade, pois também já trabalhei em áreas diversas, embora todas elas relacionadas com as artes efémeras e comunicação ( teatro, cinema, tv). Também estudei até depois dos 50, embora tenha desistido do doutoramento.
    Você afirma que os trânsitos não são importantes, de per se; pois comigo têm funcionado sempre na perfeição e não é por eu já esperar acontecimentos de um determinado tipo. Há coisas que me acontecem que nunca me passaram pela cabeça, ou eu tê-las-ia evitado, está bem de ver.
    Uma recente confirmação da importância dos trânsitos é a passagem tão lenta de Saturno sobre o meu Sol em XII, a 26º de Virgem que, como você sabe, está a receber a oposição de Urano em Peixes, a que Júpiter se juntou este ano. Eu diria que estas núvens se começaram a acastelar em 2008, e que só lá para 2011 bem entrado é que eu poderei talvez, respirar de alívio. Devo reconhecer que tenho aprendido imenso ao longo destes 3 anos, mas a que preço.
    É curioso, este não era o tema central deste email, mas sim o facto de eu ter nascido em Portugal 4h depois de Jeremy Irons ter vindo ao mundo numa ilha inglesa. É interessante ver como eu queria e tentei ser uma boa actriz de teatro, e o como as coisas, por razões várias não funcionaram. Calculo que mesmo aí no Brasil (onde eu também já estive), Jeremy Irons seja um bem conhecido actor pelo alto nível das suas interpretações. Pois sendo ele meu gémeo astrologico, a diferença entre as nossas fortunas é abismal. Só lhe desejo que assim continue, pois admiro-o pelo seu talento.
    J.I. tem o Asc. em Leão e eu em Balança, mas tal como eu, o Sol dele é mal aspectado por Urano e Júpiter, todavia, ele é excepcionalmente bafejado pelo sucesso profissional e artístico. Afinal o Sol natal não é assim tão importante como se pensa…
    Como estamos quase a festejar o 62º aniversário, lembrei-me deste facto curioso. Em contrapartida, continuo a parecer ( e a ser) uma pessoa jovem, e até tenho um companheiro 14 anos mais novo. Jeremy não se tem cuidado muito, ao que parece. Tenho ideia que a posiçáo de Mercúrio no Asc, inclina a manter a jovialidade. Enfim, não o vou fazer gastar mais do seu tempo com os nossos horóscopos, mas gostava de “ouvir” de si.

    A proveito para o parabenizar (isto não é português) pelo seu website, e blog.

    Até uma outra ocasião, e bons influxos!

    • yuzuru says:

      Olá, Linda. Sobre trânsitos:

      Sim, eles funcionam. A questao é outra: o quanto eles funcionam comparados com outras técnicas, o quao bem funcionam, etc. De per se, eles realmente nao sao importantes.

      Vamos por partes.

      Os transitos sao mundanos… marte está em libra para toda a humanidade. Portanto essa influencia tem que ser filtrada e sentida de forma diferente em cada mapa. Como diria Morin, a mesma chuva fertiliza a terra, apodrece o feno e enferruja o metal. Essa falta de especificidade é especialmente sentida quando se foca apenas nos trânsitos dos 3 modernos. Urano pode estar afligindo o seu sol em peixes, mas também está afligindo a todas as pessoas de peixes, sem falar das de sagitário, gemeos, etc. Como consequencia, a previsao é vaga ou inexistente. Você pode acompanhar trânsitos nos mapas das pessoas e pode até ver que o “quando” foi bem, mas o “que” foi aleatório. Entao por exemplo plutao transitando um planeta e seu pai morre. Mas esse planeta nao tem nada a ver com seu sol, nem rege a casa 4 nem nada…

      Como nao sou moderno nao uso os 3 transpessoais e nem vejo razao para esse amor todo. Eu acredito na idéia de “núcleo”. Se o núcleo da astrologia sempre foram a heptarquia nao é porque eu descubro um planeta novo que eles podem virar substituir o núcleo do sistema! O mesmo vale para partes arábicas, estrelas fixas, asteróides e o que mais você quiser. Entao abaixo tenha em mente que estou discutindo transitos dos tradicionais dentro da astrologia tradicional.

      1 -Saturno em escorpiao tem efeito? Óbvio que tem. É muito fácil de ver que tem, principalmente em uma casa negativa, como a 8. O efeito deve ser localizado pelo mapa natal (casa 8 natal) além dos aspectos que faz. Mas isso é muito óbvio quando nada mais está acontecendo na vida da pessoa. É o que eu chamo de “principio do Sofá”. Quando nada acontece, pequenos eventos tomam grandes proporçoes. Quando algo grande acontece, tudo fica pequeno.

      2 – Os védicos usam como principal sistema os trânsitos combinados com os dashas. Na tradicional ocidental se vê também que os trânsitos sao usados em combinaçao com outros sistemas como profecçao, firdaria e direçoes. Usar o trânsito sozinho é usar algo relativamente inespecifico. As outras técnicas mostram se determinada configuracao está ou nao ativada.

      3- Os transitos, na maioria das técnicas, serve como “Gatilho” que dispara a arma. Como diz Frawley, se você dispara uma arma vazia, nao acontece nada. E se você carrega a arma mas nao dispara também nao acontece nada. Entao, nao é de admirar que, olhando num mapa em retrospecto, as pessoas sempre acham um trânsito perto de um acontecimento importante! Lembre-se que ele é o gatilho da arma! Mas quando olhamos mapas sistematicamente, ano após ano, encontramos um monte de trânsito ruim onde nao aconteceu nada de importante, porque a arma nao estava carregada.

      4 – Nao esqueca que trânsitos também podem ser vistos de mais de uma maneira. O trânsito de saturno por escorpiao pode estar na sua 8a casa natalmente, mas na 10a da RS. Qual será o seu efeito?

      5 – Fora essas circunstâncias, o trânsito mostra nosso humor. Mas, como dito antes, quando nada mais importante está acontecendo, estamos concentrados principalmente em nosso próprio humor!

      Por último, trânsitos, assim como RS, etc, sao apenas ferramentas, nao sao técnicas. Para eles se transformarem em técnicas eles dependem de um know how específico. Para eles se incorporarem em um sistema preditivo é 100 vezes mais complexo ainda.

      Ab

  9. daniela says:

    Olá Yuzuru,
    Lendo na comunidade de astrologia do orkut o post do Tony sobre a debilidade de Saturno, vi que o “grande malefico” está no auge da queda quando em 21 graus de aries, o que é exatamente o grau do meu mapa natal (na casa 3).
    Como o unico aspecto que faz é um trígono com Jupiter na casa 7 gostaria de saber se na sua opinião isso atenua a dificuldade do planeta.
    O restante, venus, sol, lua, marte e mercurio estão na 5, em gemeos.
    Obrigada

    • yuzuru says:

      Sim, atenua. É claro que depende de uma série de fatores, mas atenua. Por exemplo, com jupiter em Leao, exilio de saturno, o apoio que ele dá é muito menor do que se estivesse em sagitário, onde jupiter está digno.
      Um fator de possível comparacao seria ver (caso voce tenha) irmaos, se eles sao saturninos, que tipo de saturnino eles sao. Saturno em queda nos termos de marte pode trazer problemas para seus irmaos e acidentes em suas viagens. Acidentes é menos provável pela influencia de jupiter, mas eu nao sugeriria andar de moto!

      Também tem que ver o contrário, saturno também aflige a jupiter. Entao, por exemplo, em casamento e parceria de longo prazo, jupiter será muito importante. O aspecto de saturno pode ameacar os casamentos com rompimentos causados por temas saturninos, geralmente “esfriamentos” e distanciamentos.

      A gente só pode dar uma pincelada, obviamente, o mapa natal é, por natureza, complexo e vago. A melhor forma de astrologia é de longe a horária!

  10. Aldis says:

    Legal essa semana chat, Yuzuru!
    tenho algumas perguntas. concordas que a parte da fortuna seja calculada diferente pra quem nasce á noite? E faz aspectos? E sobre Urano. Eu sei que é planeta moderno, mas acontece que Urano é visível a olho nu em certas condições!!!! Como é que mapeiam as estrelas fixas sabendo que se movem um grau a cada 50 anos e não notam Urano que percorre 30 graus em 7? Será que alguns antigos o notaram e não deram a mínima? ão seria possivel que Urano fosse um ensinamento secreto de tradições orais astrologicas que se perderam? Desculpe incomodar com perguntas sobre um planeta moderno, e desde já, OBRIGADO!

    • yuzuru says:

      A parte da fortuna SEMPRE deve ser calculada com as duas fórmulas, a diurna e a noturna.

      Tecnicamente, a parte da fortuna nao faz aspectos, sofre os aspectos; mas na prática é tudo a mesma coisa. Os aspectos para as partes costumam ser importantes.

      Quanto a urano é visível em “certas condicoes” daí eu nao sei, mas saiba que todo esse argumento é invencionice recente, tanto é que voce logo mencionou os “ensinamentos secretos”… é uma mentira inventada por um povo muito esotérico porra-louca de que Urano “teria sido descoberto no egipcio” mas “mantido secreto”, e daí começa a história do disco voador, da maçonaria, etc. Sinceramente nao tenho paciencia para esse tipo de poesia…

      O fato é que nenhum equivalente planetário de urano aparece em NENHUMA cultura. Ou seja, astrológica védica, chinesa, e até mesmo astrologias indigenas da america, voce nao vê nenhum sinal do tal Urano “visível a olho nú”. Se até saturno é dificil de captar, sinceramente essa história de que urano é visível é como os americanos chamam “wishful thinking”. É torcer a realidade até que justifique o que você quer. Mesmo com o auxílio dos telescópios Galileu nao conseguiu ver Urano, ele foi descoberto por perturbacao gravitacional, se nao me falha a memória.

      Ab

Aprenda mais astrologia

Veja o que perdeu

%d bloggers like this: