Morte de Ayrton Senna parte 2

Bom começo de semana a todos.
No nosso estudo contínuo de astrometeorologia, o Livio tem nos ajudado a acompanhar o clima. Aparentemente o clima realmente deu uma secada, e imagino que vá continuar seco pelo menos por uma semana.

Na semana passada falamos sobre a morte de Ayrton Senna e sobre as dificuldades de se fazer astrologia baseado apenas em posvisão, ou seja, ficar olhando o que já aconteceu e analisar já cheio de preconceitos na cabeça.
Eu peguei dois retornos solares, um da morte dele e outro aleatório.

A idéia era fazer um “teste projetivo”. Olhe e diga o que parece pior. Assim eu esperava que as pessoas vissem que, quando olhamos um retorno solar com morte na cabeça, tudo que vemos é desgraça. Tweet: quando olhamos um retorno solar com morte na cabeça, tudo que vemos é desgraça Quando olhamos com casamento nos olhos, tudo que vemos é amor.

Isso porque uma das coisas mais comuns em fóruns de astrologia é ver alguém querendo interpretar retorno solar pela primeira vez e desesperado porque acha que vai morrer!

Por exemplo, poderíamos olhar o mapa A e falar “oh, meu deus, a lua está em escorpião na casa 12! Com certeza ele vai morrer aqui!

Ayrton mapa A

Ayrton mapa A

Ou então no mapa B falar “Veja o ascendente no grau 29 – isso com certeza mostra a morte”.

Ayrton mapa B

Ayrton mapa B

No entanto, na prática, nenhum desses sinais é indicativo de nada separadamente. Eu convido o leitor a fazer o que os astrólogos nunca fazem: abra e imprima 10 ou 20 retornos solares anteriores de sua vida adulta, coloque o ano na parte de trás, e misture tudo. Tente ver friamente e verá quantas vezes você teve “aspectos terríveis” sem nada acontecendo.
Como as duas respostas que tivemos foram análises sérias do tema pelo Rodolfo e pelo Daniel, então vamos tentar dar uma resposta mais completa para o tema

Rodolfo
É meio difícil saber qual revolução seria a da morte sem considerar uma técnica de duração de tempo maior, como Firdaria, arco solar ou direções primária
(Sim. Mas como a intenção era apenas de fazer um “teste de Rorschach” eu não coloquei várias ferramentas importantes).
Ambas as revoluções tem sinais de acidentes, mas a segunda parece ser mais “dramática” na medida em que os significadores natais se unem por conjunção, e não por trígono, o que ocorre na revolução de 1984. A segunda revolução tem o regente do ascendente natal Saturno entre marte (significador de acidentes) e mercúrio, sendo mercúrio regente da casa 8 natal. A configuração ocorre em Peixes, segundo signo a partir do Ascendente, mas que abarca ainda um pouco da casa 1 natal

Daniel
O que dá a entender aqui é que na RS de cima a Lua está sitiada, o que por si só é um testemunho de aflição – principalmente porque é na casa XII e está próximo da Cauda do Dragão. A Lua assume o domínio da oitava casa e está aflita por ambos os maléficos, mas não há outras relações de regência dos maléficos que signifiquem a morte inevitável. O regente do Ascendente, Júpiter, observa apenas Saturno, o que não alivia a condição da Lua.
Agora, a de baixo tem a Lua em aspecto partil com Marte, mas também com um aspecto com Saturno. Considerando que na RS de baixo o regente do Ascendente é Marte, eu diria que ele tem um efeito mais intenso sobre a Lua em aspecto. Como Marte é um indicativo primordial de acidentes, parece mais evidente algum evento dessa natureza na carta de baixo.
Na verdade, em ambas as cartas há ameaça de acidente, mas na de baixo isso é mais claro, porque Marte tem a regência do Ascendente, que representa a vida da pessoa. Além disso, se considerarmos os signos inteiros, Marte assume a regência da casa VIII (que por divisão está em Sagitário), porque o oitavo signo é Escorpião. E como a oitava é a tão querida casa da morte…

As duas análises sao perfeitas, e abaixo vai minha opinião, sem nenhuma intençao de criticar as duas de cima, que fizeram às cegas, enquanto à minha tem a mancha da posvisão. Para os que ainda não sabem, o mapa B realmente é o mapa da morte.

Os dois consideraram que os dois RS têm sinais de acidentes. É possível, mas é difícil saber se em 88 ele teve algum acidente ou não. Eu acredito que isso é, como eu falei antes, a dificuldade de nao pensar em um elefante rosa, quando alguém fala “nao pense em um elefante rosa”.

mapa natal de ayrton senna

mapa natal de ayrton senna

Comparações entre os retornos solares de ayrton senna

No mapa natal nós temos marte no ascendente. No mapa A marte não influencia o ascendente, no mapa B, marte rege o ascendente, o que é uma reiteração

Os dois maléficos para saúde são lua e mercúrio. Os dois estão exilados ou em queda, e conjuntos às partes arábicas de marte e saturno (que recebem o nome de parte de acidentes e parte da doença).
No mapa A nós temos uma reiteração, com lua e saturno na casa 12, lua maligna, mas aqui estamos separando, o que é bom sinal, pois a reiteracao não é completa – no mapa natal estava aproximando.
No mapa A, nós temos o nodo sul no ascendente. Mas no mapa natal o nodo sul afligia a carreira e o dinheiro, não a saúde.

No mapa B o senhor do ascendente está em contato com a lua (que já vimos é maléfica). Eles também estão separando, mas no caso o aspecto ainda está no mesmo grau, então é muito forte.
Outra coisa muito importante, que como Rodolfo mencionou nós não discutimos, são as ferramentas superiores de previsão. Firdaria, direções e profecçoes.

No mapa A nós temos o senhor da subfirdaria é sol na 5. No mapa B o senhor da subfirdaria é Venus, exilada na 12.

Já nas profecçoes nós temos o mesmo cenário: No mapa A a profecçao vai para a aquário, que está na casa 4. No mapa B, a profecçao vai para sagitário, que está na casa 8.

 

Gostou do artigo? Quer aprender mais sobre astrologia? Então só há uma solução:

botao-inscrevase

PS:  Não esqueça de imprimir seus retornos solares. Imprima pelo menos 10 deles e coloque a data nas costas da folha. Nao vale espiar. Embaralhe todos. Coloque na frente a sua impressão de se o retorno solar é bom, ruim, médio e porque.  Quais foram as suas impressões? Se você se surpreendeu com esse pequeno estudo, coloque nos comentários abaixo.

 

Posted in astrology, Previsao e Técnicas

Leave a Reply

Aprenda mais astrologia

Veja o que perdeu

%d bloggers like this: