Mercúrio retrógrado agosto 2016

Mercúrio retrógrado agosto 2016

 

O planeta mais retrógrado de todos fica retrógrado novamente! Parabéns a mercúrio, que fica retrógrado entre 29 de agosto (29 virgem) a 21 de setembro 2016 (14 virgem), e daí volta ao movimento normal.

A grande mentira de Mercúrio retrógrado

Como todos sabem, quando mercúrio fica retrógrado, TUDO VAI DAR ERRADO:

  • Fogo e enxofre caem dos céus
  • Rios e os mares entram em ebulição
  • Quarenta anos de escuridão, terremotos, vulcões
  • os mortos se levantam das tumbas
  • Gatos e cães vivendo juntos…

Como diz Christopher Warnock, com a retirada dos planetas maléficos, a única coisa que restou para indicar a maleficidade dos planetas acaba sendo a lua fora de curso e mercúrio retrógrado. Então, 3 vezes por ano temos que aguentar os avisos de apocalipse iminente.

Obviamente, quando saímos da pop-astrologia, isto não acontece.

Em astrologia eletiva

 

O problema principal é que as pessoas partem do princípio que quando mercúrio fica retrógrado, tudo que é mercuriano dá errado. Isto obviamente não é verdade. Quando marte fica retrógrado os cirurgiões não se confundem o apêndice com o coração, quando saturno está retrógrado os prédios não caem.

Sendo um fator eletivo, mercúrio retrógrado afeta (indiretamente) as coisas mercurianas que comecem durante este período. Isto obviamente é um fator universal, e portanto genérico, e seu efeito eletivo vai variar com vários fatores, como a lua.

Estando mercúrio retrógrado, ele prejudica as coisas mercurianas, como jornalismo, advogados, tecnologia, computadores, comércio, estudos que começarem durante este período (outros fatores iguais).

Portanto abrir um escritório de advocacia durante este período tem mais riscos que o normal (outros fatores constantes), mas isto NAO significa que todos os advogados do mundo vão ao mesmo tempo cometer erros básicos e processar seus próprios clientes por engano.

Portanto, como é óbvio, seu computador não vai quebrar durante o período. O que acontece é que, se sua carta estiver aflita por mercúrio, se você começar algo mercuriano como reformatar seu computador, daí você está convidando problemas. Mas este é o fato eletivo de resultado da ação (reformatar).

Em astrologia horária

Note que mercúrio vai fazer uma coisa muito curiosa… parando no grau 29 de virgem, ele vai (nos dias anteriores) estar em conjunção com vênus. Vênus vai completar o aspecto e mudar de signo.  Horárias neste dia podem trazer um tema de separação se forem depois do aspecto.

Horárias em que mercúrio é um significador importante também serão afetadas de uma maneira estranha. Primeiro com o simbolismo de algo em crise perto de sair de graça (em 29 de virgem, sua exaltação) e parando e voltando. Talvez coisas como sair da beira do abismo.

Em astrologia mundana

Como mercúrio rege mercados e comerciantes a Bolsa de Valores tende (palavra chave) a mudar de direção durante este período. Não é um significador nem para baixo nem para cima, apenas de mudança de direção, qualquer que ela seja.

A retrogradação vai afetar a casa 9 do ingresso solar em Câncer.

Abaixo vemos os céus da retrogradação.

mercurio1

Os céus no início da retrogradação mostra mercúrio perto de Denebola, o rabo do leão, que tem conotação negativa, apesar de falar sobre generosidade, representa finais e quedas de poder.

Enquanto marte e saturno estão preocupados em sua própria dança de poder, relacionada a golpes de estado e eleições americanas, Mercúrio se aproxima de júpiter, cada vez mais devagar, até que vênus o alcança e os 3 se encontram perto da cabeça de Virgem, que tem a imagem de Astraea, deusa da justiça que subiu aos céus para se afastar da violência dos homens.

Aqui temos a simbologia da “Justiça é cega” e se é cega mesmo.

Vênus dá o prêmio ao príncipe regente, quem quer que ele seja. Um candidato que imagino seria Hillary Clinton. Mercúrio, o mensageiro, recebe uma mensagem de júpiter. Júpiter espera por mercúrio que vai entrar em retrogradação e voltar ao sol.

Na imagem abaixo, vemos que mercúrio vai ficar direto perto da estrela Zosma, que fala de orgulho e de orgulhosos que se curvam. Júpiter na foto vai estar combusto prestes a ir para oriental.

mercurio2

Depois disso, com Júpiter já oriental, mercúrio vai reencontrar com Júpiter em 10 de outubro, perto de Vindiametrix, estrela que simboliza Erigone, amante de Baco. A estrela tem associação com a estação das uvas, com boas colheitas, com vinho, com suicídio e seu nome também significa fazedor de viúvas.

 

mercurio3

 

Então note que os temas políticos e celebridades por volta de dia 29 de agosto (perda de poder, passagem de tocha, um príncipe coroado, traições) vão retornar apenas em 10 de outubro. A mensagem ou coroação, que júpiter deu a mercúrio, vai voltar a ele por volta de 10 de outubro com temas de boas colheitas, bons frutos, mas também pode ser viuvez e morte súbita.

 

 

mercury-retrograde-514x600

Tagged with: , , , , ,

Leave a Reply