Ano novo chinês 2018

Ano novo chinês 2018

Todos os anos temos que falar sobre algumas bobagens como sempre:

  • a televisão vai falar que o ano novo chinês começa em 16 de fevereiro. Esse é o ano novo lunar chinês, que é cultural e não astrológico.
  • começam a falar sobre o “cachorro de terra”. Não existe cachorro de terra, cachorro de fogo, etc. Há dois componentes, o tronco e o ramo, o ramo é cachorro – que é naturalmente uma mistura de terra e metal.

Calendário lunar vs solar

A china culturalmente usa o calendário lunar (assim como judeus e muçulmanos, além do calendário de feriados católico). Um ano lunar tem 12 meses de uns 29 dias, e um 13o mês a cada três anos, já que  12 meses lunares fica 11 dias a menos que o ano solar, e é preciso adicionar o mês extra para que a diferença das estações não se acumule rapidamente.

Apesar do povo chinês celebrar o feriado de ano novo pelo calendário lunar, os sistemas de feng shui e 4 pilares usam o ano solar, que sempre começa entre 4 e 6 de fevereiro



Troncos celestiais e ramos terrestres e os cinco elementos.

Como é bem conhecido, os elementos chineses são cinco. Mas eles são redistribuídos de acordo com o campo – por exemplo em Feng shui eles são redefinidos em forma de 9 estrelas. Já na astrologia bazi eles são distribuídos entre 10 troncos celestes e 12 ramos terrestres.

Troncos celestes – os 5 elementos são distribuídos em sua forma yin e yang – por exemplo, terra yang é a imagem de uma montanha, terra yin é terra de plantar ou areia.

Ramos terrestres – os 5 elementos são distribúidos em 12, formando os chamados signos chineses. Eles forma um ciclo na forma: madeira yang (tigre), madeira yin, madeira de terra yang, fogo yin, fogo yang, fogo de terra yin, metal yang, metal yin, metal de terra yang; água yin, água yang e água de terra yin.

Todos os anos temos uma combinação de ramo e tronco, formando os tais “cachorros de terra” ou “coelhos de fogo” mas que na verdade são a combinação de duas coisas diferentes.

No exemplo acima, o ano (última coluna da direita) é dado por terra yang (wu – montanha) e cachorro (xu – signo de terra e metal). O mês é composto por madeira yang – grande árvore + tigre (madeira yin). O dia é fogo yin (fogo domesticado) + coelho (madeira yin). Por último a hora é composta de fogo yang (sol) + cavalo (fogo yang). O conjunto de hora, dia, mês e ano formam o bazi, ou os 4 pilares.

Você pode calcular seus 4 pilares baixando um programa ou online https://www.fourpillars.net/online4p.php.

Algumas dicas do seu bazi

Você tem que ver o elemento que está na parte da cima da coluna Dia. Na imagem acima é yin fire (Ding) – dizemos que esse é o Day Master.

Abaixo veja as possíveis áreas ativadas (para o bem ou para o mal) dependendo do elemento do seu Day master:

  • terra – amigos, colegas, competidores estão em tema
  • metal – tema pode ser sua criação e talento
  • água – o tema pode ser dinheiro ou dívidas, propriedades, e relacionamentos (somente para homens).
  • madeira –   temas como sucesso ou fracasso, emprego, pai, e marido (apenas para mulheres).
  • fogo – a mãe, os recursos que usa, aprendizado.

 

Se você nasceu nos anos do dragão ou do cachorro (ou tem o cachorro o dragão em outras posições do seu bazi) o ano é considerado com mais altos e baixos porque está no meio ciclo.

De resto, precisaríamos ter uma análise mais avançada para realmente dar alguma dica válida.

Por exemplo, no meu caso, o meu Day Lord é considerado fraco, então como ele é de terra, ele precisa de fogo e terra e deve evitar madeira e metal. A primeira parte do ano parece mais favorável, porque o tronco celeste Montanha é de terra, e o segundo semestre é médio, porque o ramo terrestre do cachorro choca ou elimina os dragões no meu mapa natal, mas também gera fogo (elemento favorável) ao se combinar com um tigre no mapa natal.

 

 

Tagged with: , , , ,

Leave a Reply