Faces ou Decanos de acordo com Paulus Alexandrinus – Bebendo na fonte

Muita gente só ouviu falar das faces na versão bastarda – uma espécie de “filtro” para o signo solar – “oh, você é de Peixes, mas como você é do decano tal, você é mais tal e menos tal”.

Mas a origem dos decanos é provavelmente dos Egípcios. O sistema original se perdeu faz muito, mas se baseava em dividir o ano em 36 partes, cada uma de 10 dias. Toda vez que falamos sobre esses sistemas antigos vêm o povo que não sabe a diferença entre constelação e signo gritar que devíamos usar as estrelas fixas. Nesse caso é totalmente impossível: não só a ordem das estrelas parece ter mudado diversas vezes ainda no Egito antigo, mas como as estrelas não têm movimento uniforme, seria impossível arrumá-las em sua posição atual de forma a dar divisões de 10 dias. Outro termo para decano é face, e vou usar os dois como sinônimos.

O básico dos decanos é simples: pegamos o zodíaco e dividimos cada signo em três partes. Os primeiros 10 graus de Áries pertencem a marte, e depois vamos seguindo a ordem caldeica dos planetas: de 11 a 20 graus de Áries pertencem ao sol, de 21 a 30 pertencem a vênus e por aí vai.¹

 

 

Vamos então ler do original de Paulus Alexandrinus  (Século 4) e comentaristas, página 9 da tradução de Dorian Greenbaum.

A respeito das faces dos 7 planetas divididos por signos, no qual eles pertencem como se fosse sua casa, é necessário distribuir os planetas na ordem caldeica. Através desse método se descobre que planeta rege cada parte do zodíaco, começando de áries e contando para cada face 10 graus. Assim, o primeiro decano é dado para Marte, o segundo para o Sol, o terceiro para Vênus. Continuando com a ordem, o primeiro decano de Touro é Mercúrio, depois a Lua e Saturno, para Gêmeos temos o primeiro decano para Júpiter, o segundo para marte e o terceiro para o Sol, e assim por diante.

Comentários  do texto grego feito por outros autores – 9

Os planetas que estão nos decanos têm simpatia com os regentes do decano. Por exemplo, assuma que o sol está nos primeiros 10 graus de Áries, que é o decano de Marte. Já que o Sol naturalmente significa coisas ligadas à alma, dizemos que a alma da pessoa é masculina, de altos espíritos, com amor pela batalha, sexo e coisas assim. Mas se o Sol estivesse no segundo decano, a face do Sol, significa que a pessoa tem alma brilhante, ama a fama, tem muita honra e não se delicia no combate. E se o Sol estivesse no decano de Vênus, significa uma alma mais feminina, introvertida, desejosa, etc.

Comentário 12

O sol na face de marte recebe o poder de Marte, na face do sol recebe seu próprio poder. Da mesma forma os planetas que estão presentes na face ² recebem esse poder (ou ficam mais fortes?), para o bem ou para o mal. E saiba que como os planetas vão alternando sua regência entre os 36 decanos, de 7 em 7, vão dando suas próprias naturezas de 10 em 10 graus.

 

O texto de Alexandrinus é muito curto e fora a definição, mas dá uma possível pista de interpretação. Ele pega o significado natural de sol como alma ou espírito, no sentido de essência e caráter. No decano de marte, o caráter da pessoa é guerreiro, apressado, sexual, assanhado, extrovertido, no decano do sol ele expressa sentidos solares, como honra, e menos de marte (combate), e no de vênus sentidos femininos (a maioria dos sentidos com conotações mais para o negativo). Algumas questões que podemos levantar:

  • vale só pro sol? – não, aqui é claro que era apenas um exemplo. Não entre nos mitos da astrologia pop. O sol era a alma mas também o pai, por exemplo. A lua rege a mãe, marte irmãos, júpiter professores, etc.
  • regências acidentais – uma pergunta seria se ao invés de usar o sol como significador natural de alma, se poderíamos usar o sol como regente da casa 6 por exemplo. Algo como “sol, regente da 6, na face de marte, dá mais febres, acidentes e cortes”?
  • Como os decanos mudariam dependendo do signo? Nenhum comentário foi feito do sol estar exaltado em áries, e vênus em exílio, então não sabemos se isso poderia ser ou não um fator importante.

¹

Há uma outra ordem dos decanos, chamada de “triplicidade” e que provavelmente vêm da drekkana da India, mas apesar de ser citada, não tem muita importância em astrologia tradicional. No entanto, é uma das favoritas em astrologia de signo solar pop, porque se pode falar bobagens como “você é um leão do tipo sagitário”.

² Nota técnica – Além das pouquíssimas indicações de o que realmente fazer com os decanos, outra coisa que noto é a complicação de certos termos. Greenbaum usa frequentemente o termo “co-ascendendo” em sua tradução, que implicaria o planeta que tem a mesma ascensão oblíqua (o exemplo mais básico seria marte no ascendente e a face de marte ascendendo, mesmo que marte não estivesse na face de marte por signo).

Como isso se parece com os princípios de Anônimo de 379, eu acredito que seja resquício de quando o sistema egípcio usava estrelas para marcar o decano  – notar que no sistema de Anônimo   de 379 não se usa a estrela ascendendo no zodíaco, mas no horizonte inteiro. Vamos então para o lado técnico – normalmente vemos a projeção da estrela no zodíaco. Pegamos uma linha perpendicular ao zodíaco até a estrela. Isso funciona bem quando a estrela está perto da eclíptica. Estrelas como Arcturus ou Algol estão horrivelmente longe da ecliptica e portanto podem estar acima ou abaixo do horizonte quando o ponto que é sua projeção está ascendendo. No método de anônimo, ao invés de se pegar a projeção na ecliptica, usaria a posição in mundo. No entanto, isso nos traria uma quantidade gigantesca de estrelas para considerar – Anônimo usa apenas as estrelas que estão atravessando o horizonte, independente da projeção na ecliptica.

Eu acho que essa interpretação é mais confusa e realmente não vejo fazendo muito sentido para as faces.

Posted in astrology, Bebendo na fonte Tagged with: , , , ,
6 comments on “Faces ou Decanos de acordo com Paulus Alexandrinus – Bebendo na fonte
  1. Marina says:

    Boa tarde Yuzuru… Qual dos dois mostra os traços de personalidade da pessoa, o Sol ou o ascendente?? A astrologia moderna considera o Sol, e na tradicional???

    • yuzuru says:

      Aqui tem vários problemas que vou dar uma resposta simples…

      nenhum – o que fazemos tradicionalmente é escolher um dos 7 planetas usando um método específico – por exemplo, usando o senhor das maneiras vamos esclarecer vários aspectos das ações da pessoa. Podemos combinar com o temperamento para ver que traços básicos de extroversão, introversão, etc, ela tem. Podemos usar um outro procedimento como almuten figuris para ver os detalhes espirituais da pessoa, como ela vê o mundo, etc.

      Se virmos apenas um planeta ou ponto separado, a resposta mais simples é que eles nunca vão dar, realmente uma ideia real… No caso dos decanatos, a imagem mostrada foi apenas no significado geral – de sol como alma – que podemos talvez entender hoje em dia como motivação ou fundação e deve ser vista de forma relativa….

      por exemplo, ao inves de falar que fulano tem o sol em aquario e PORTANTO… seria mais correto falar que fulano é um serial killer e é de aquário, portanto que motivação ele tem para ser um serial killer.

      isso obviamente meio por cima. Se voce quer um planeta pra dar uma indicacao basica de personalidadde melhor ficar com a lua

  2. Yuzuru uma duvida que sempre me perseguiu. Por quê o primeiro decanato de Áries é atribuído a Marte? Simplesmente pela regência ou existe algum outro motivo?

    • yuzuru says:

      Desconhecido pra dizer a verdade. A ideia da regência é geralmente a única que aparece….

      outra possibilidade levantada por Chris Brennan e deve ser levada com uma grande desconfiança, é que vários decanos caem em sua exaltação (mas não todos), por exemplo marte tem um de seus decanatos em capri, sol em aries, lua em touro…

  3. Alice says:

    OI, Yuzuru! No seu cotidiano de astrologo, vc notou alguma utilidade para os decanatos, principalmente em natal? Fiquei me perguntando se o decanato não “aliviaria” de certa forma um aspecto tenso. Lua quadrando Júpiter, mas no decanato de Júpiter, podemos dizer que a lua, apesar da quadratura, acabaria colaborando com o planeta? Bjs!

    • yuzuru says:

      Eu não uso em geral mesmo…. tenho que fazer um bebendo na fonte com a ideia dos decanatos como simbologia nos gregos.

      geralmente o alivio de uma quadratura já está dado pela natureza dos planetas (marte ou jupiter?) e por sua dignidade (exaltação? exilio?)

Leave a Reply

Aprenda mais astrologia

Veja o que perdeu

%d bloggers like this: