A divisão do Mundo

A corografia é a divisão do mundo em diversas partes (wikipedia se preocupa apenas com a Geografia de Ptolomeu, nós olhamos as representações astrológicas no Tetrabiblos). Ptolomeu dividiu o mundo em quatro partes,: europa para o fogo (norte + oeste); o nordeste para a Scythia (hoje englobaríamos até a Rússia); a ásia para a terra e o norte da áfrica para a água.

Isso entra em conflito (Ptolomeu sempre entra em conflito) com as direções tradicionais astrológicas : leste-fogo; oeste – ar; norte -água e sul – terra. Eu pessoalmente uso as direções tradicionais e não as de Ptolomeu.

Ptolomeu então subdividia de acordo com várias lógicas, mas a maioria era basicamente racista, dependendo se ele considerava os povos do país como industriosos ou preguiçosos, violentos ou pacíficos, etc. Várias outras divisões foram sugeridas durante os séculos, com diversas listas, alguns autores importantes são Abu mashar e Al biruni.

  • Infelizmente é quase impossível usar as listas da forma como foram criadas por diversos motivos
  • não se conhecia as Américas, Austrália e Japão.
  • não se conhecia o caminho para as Índias a partir do sul da áfrica
  • já se sabia que a Terra não era plana, e sim uma esfera (o que mostra como o século 21 está regredindo)
  • a maioria dos países já não existe, ou suas fronteiras mudaram fortemente (Iraque e Líbia em Ptolomeu não correspondem com os países de hoje em dia).
  • na época não existia fronteiras muito definidas, era mais “esferas de influência” de diversos impérios.
  • fora cidades bem antigas como Roma, Baghdad, o resto não temos idéia de que tipo de corografia teriam.

Listas modernas

Há várias listas modernas que alguns leitores já devem ter visto, como por exemplo “Brasil é Virgem”. Obviamente essas listas são por natureza modernas, portanto use quem quiser. O maior problema dessas listas é a completa falta de transparência – brasil é virgem por quê? Ascendente de uma carta? Pela forma? Terreno? Por que eu digo que sim?

No entanto não vejo maior problema de usar as reinterpretações de alguns países antigos na posição dos atuais, dando Portugal para peixes, etc. A problemática é mais para o resto, que signo ou planeta dar para Bolívia? ou Rio de Janeiro?

 

Alternativas

1 – Bonatti sugere dividir o mundo de Oeste para leste, dando os termos egípcios para um número equivalente de graus no equador. O problema é que obviamente uma esfera não tem pontos de início e fim, senão me engano, ele sugeria começar a partir de gibraltar, como o ponto mais oeste da Europa, mas estou falando de memória.

2 -Era mais normal dividir o planeta de norte até sul. Mashallah dividia em 3 ou 7, mas o mais comum era dividir em 7 climas, começando com saturno e indo na ordem caldeica dos planetas até o sul. Cada planeta então ficaria com 180 graus/7 = quase 26 graus de latitude.

  • do pólo norte a 64N nós temos o clima de Saturno – só as partes superiores de alasca, canada e rússia
  • de 64N a 39N temos o clima de Júpiter – Canadá e norte dos EUA, toda a Europa e Rússia.
  • de 39N a 13N temos o clima de Marte – EUA e México, norte da África, Oriente Médio, ìndia, China, Japão.
  • de 13N a 13S temos o clima do Sol – Indonésia, Colômbia, Venezuela, Equador Peru, Congo.
  • de 13S a 38S temos o clima de vênus – todo o sul da África, Austrália Brasil e resto da América do Sul
  • de 38S a 64S é o clima de mercúrio – só Nova Zelândia e sul do Chile e Argentina.
  • de 64S a 90S é o clima da lua – só água e a Antártida.

Essa divisão também é usada para ver os trânsitos dos planetas lentos – o começo do signo vai do norte até o final do signo indo pro pólo sul.

3 – uma forma comum para cidades era usar a data de fundação – enquanto as datas de fundação

de países são difíceis, porque a maioria dos astrólogos quer apenas usar a data que aprenderam na escola (que geralmente é determinada por algum tipo de ideologia) ignorando os dados históricos, as fundações de cidades são razoavelmente livres de ambiguidade. O problema seria achar o ascendente da carta. Para as cidades criadas sobre domínio católico é bem fácil – São Paulo, Rio de Janeiro, México, etc, foram provavelmente fundadas com um ritual ao meio dia, como era costume.

Já cidades criadas sobre domínio anglicano, protestante, etc, como Nova Iorque, ou em épocas mais modernas, como Brasília, provavelmente não usaram esse tipo de cerimônia, e é necessário procurar por registros históricos.

4 – Eclipses – de acordo com Ptolomeu, os eclipses no signo que rege o país vão afetar o país. Os eclipses acontecem em um signo em períodos de uns 9-10 anos. Se o Brasil realmente é “regido” por virgem, deveria haver um ciclo histórico quando os eclipses acontecem nesse signo.

5 – Grandes Conjunções anteriores à importantes eventos de fundação – Vênus é considerada o planeta regente do islamismo porque essa religião começou na dawr de vênus, na Grande Conjunção de Júpiter e Saturno em escorpião, com o ascendente em Libra.

6 – em caso de desespero podemos usar algum símbolo que é muito usado para representar o local – por exemplo, os EUA são representados pela águia (símbolo de escorpião). O méier no Rio de Janeiro tem o tal do leão – em último caso poderíamos usá-lo, assim como para animais que representem clubes de futebol, etc.

Posted in astrology, Eventos e política, Previsao e Técnicas Tagged with: , , , , , , , ,
3 comments on “A divisão do Mundo
  1. Caio Basilio says:

    Bom dia!

    Yuzuru, eu já vi vc fazendo uma associação diferente da de Ptolomeu, dizendo por exemplo que a região sudeste do mundo é regida pelos signos de ar.

    Quanto a Ptolomeu, há coisas interessantes. Ele associa o extremo oriente, o que seria hoje a China e o Japão, a Libra. E a cultura desses países é muito libriana. A preocupação com a educação, a cortesia, ser gentil, evitar fazer o outro “perder a face”, etc. O gostar de trabalhar em equipe. Se preocupar com o grupo.
    Outra região milenar que faz sentido é a Índia ser regida por Capricórnio. Vemos lá a divisão por castas, lá o status social é mais importante que o dinheiro. A sociedade é hierarquizada. Na religião a visão de mundo é pessimista, o melhor é não nascer, é incentivado o ascetismo. Etc.
    Não conheço muito da Russia, mas me parece realmente influenciada por Aquário. Lá a coletividade é a mais importante que a individualidade. Aliás, o comunismo deu certo em países do Noroeste, Russia e China, influenciados pelos signos de ar. Que tem uma cultura mais voltada para o coletivo que para o individual.
    Partindo para o ocidente, Ptolomeu associa A Espanha a Sagitário, signo regido por Júpiter. Os espanhóis são alegres, piadista, etc. William Lilly associa Portugal a Peixes, não sei o motivo dessas associações modernas, pois para Ptolomeu toda a Europa é influenciada por signos de fogo. Mas realmente os portugueses são tristes, tem a música chamada fado, que significa destino. Lembro de um filme sobre Carlota Joaquina em que ela muda da corte da Espanha e vai para a corte de Portugal. E no filme retrata que a corte espanhola era alegre e a corte portuguesa era triste.
    A Irlanda é associada a touro, e realmente os irlandeses são teimosos e amantes da música e das artes (venus). A Áustria é associada a Libra, e os Austríacos são como Japoneses do ocidente, educados. A nossa cultura moderna é influenciada principalmente pelo capitalismo, pela competição, pelo individualismo de áries que rege o norte europeu. Aliás o rock é um estilo músical marcial e foi criado lá.

    Quanto as regiões novas (américas) tenho palpites seguindo Ptolomeu. Ptolomeu diz que os espanhóis regidos por Sagitário são amantes da liberdade. Os ESTADOS UNIDOS ficam no extremo noroeste, seria regido por sagitário. É a terra dos amantes da liberdade.

    O sudoeste da áfrica de acordo com Ptolomeu é regido por escorpião. O extremo sudoeste do mundo seria a América central e América do Sul. Se vc pegar os índices de assassinatos, os maiores percentuais são de países da América Central. E o Brasil, sendo o maior país da américa latina, tem o maior número de assassinatos no mundo. Por isso acredito que o Brasil assim como a América latina é regido por Escorpião. Corrupção, assassinatos, etc, tudo de ruim.

    Acho esse assunto extremamente interessante. pois pelo menos nos exemplos das culturas milenares, como o Japão e a China, faz muito sentido.

    • yuzuru says:

      sim, acho que uma vez falei errado, mas nao lembro mais onde – como ptolomeu fica criando suas próprias associações, eu tenho que conferir para não misturar as coisas

  2. Caio Basilio says:

    Outro dado é que Ptolomeu dizia que os habitantes da região sudoeste da África regidos por escorpião eram canibais. E hoje sabemos que o lugar no mundo onde houve mais canibalismo foi a América do Sul.

Leave a Reply

Aprenda mais astrologia

Veja o que perdeu

%d bloggers like this: