Uma palestra sobre eletiva de John Frawley

Essa palestra estava online muitos anos atrás, mas desapareceu, como muita coisa da Internet. Eu não sei se foi proposital ou não, mas como acho uma pena que as coisas fiquem sumindo, eu resolvi colocar aqui traduzida.

Note que eu não estou recomendando como verdade, ou dizendo que minha prática é igual, só tentando conservar um pouco da informação em tempos de internet revoltada.

Palestra John Frawley na Sérvia, não sei a data, não sei o transcritor, tradução minha.

É um prazer estar de volta aqui na Sérvia. E é particularmente bom poder vir a Novi Sad. Fiz um tour pela cidade esta tarde, e a única conclusão óbvia a ser tirada é que todas as mulheres bonitas da Sérvia vêm morar em Novi Sad. Com a exceção de Branka, e ela está pensando em se mudar para cá.

Então, falando hoje sobre astrologia eleitoral, que é a arte de escolher o melhor momento para agir. E isso é qualquer tipo de ação – de coisas muito grandes ou coisas que parecem muito importantes para nós, como começar um negócio, ou casar, a coisas que parecem não tão importantes, como cortar o cabelo ou tomar banho. A ideia da astrologia eleitoral – escolher o momento de agir – é muito sedutora, porque, é claro, todos pensamos: ‘Eu posso escolher o momento! Eu posso fazer o que eu quiser! `Se eu escolher o momento certo para telefonar para Julia Roberts e dizer: ‘Saia comigo’, ela dirá` Sim! `Se eu escolher o momento certo para comprar um bilhete de loteria, eu posso ganhar na loteria toda semana. E a grande decepção da astrologia eleitoral é: “Desculpe, você não pode!” Uma das regras da astrologia eleitoral, que é profundamente decepcionante, mas ainda assim verdadeira, é que você não pode escolher alcançar algo que não diga em seu mapa natal que você pode ter.

A sugestão de que nós não temos direito de ganhar na loteria toda semana e ficar incrivelmente ricos é algo que deixa as pessoas  profundamente perturbadas. E sempre que falo de astrologia eletiva, alguém geralmente se queixa disso. Se alguém me dissesse: “Você pode escolher um momento para eu ganhar a medalha de ouro nas Olimpíadas?” Eu diria: “Não, você não tem um corpo que possa correr muito rápido”. Nenhum problema. Mas se você sugerisse a alguém: `Não, eu não posso eleger um tempo para você ficar muito rico, porque você não tem um mapa que promete riqueza ‘, isso de repente é muito problemático e ofensivo. Não é. É apenas a vida. Como um exemplo da minha própria experiência: eu não tenho um mapa para ser incrivelmente rico, mas apenas para incrível beleza. (risos)

Eu cuidadosamente escolhi um mapa para comprar um bilhete de loteria. E a melhor hora era às duas e meia da manhã. Então, eu fiz todo esse trabalho e pensei – ah, eu preciso me levantar e fazer isso. Então, eu configurei meu despertador e obedientemente me levantei às duas e meia da manhã, fui para a loja lotérica. Então, havia um fanático do jogo desesperado na loja de loteria, implorando para comprar um ingresso, mas eles fecham todas as máquinas às 10 horas da noite! Então, eu não poderia comprar um bilhete de loteria. Se eu pudesse ter feito isso, eu seria sem dúvida extremamente rico.

No entanto, embora não possamos fazer o que (pensamos que) queremos virar realidade, podemos aproveitar ao máximo as possibilidades que temos. Se eu telefonar para Julia Roberts, ela não vai sair comigo. Mas, se eu telefonar para alguém que conheço, ela pode estar disposta. Ou talvez – se ela me conhece mesmo – provavelmente não.

Há um perigo com a astrologia eletiva de que podemos realmente obter o que pensamos que queremos. É por isso que, no método tradicional de aprendizagem, na estrutura tradicional de aprendizado, não aprendemos sobre astrologia eleitoral até que tenhamos conhecimento de horária. Porque, o que a astrologia horária realmente consiste é jogar um balde de água fria sobre todas as idéias estúpidas do que achamos que queremos. E o perigo de podermos eleger um mapa para obter o que pensamos que queremos é como os contos de fadas: quando recebemos o último de nossos três desejos, continuamos implorando às fadas para tirar salsichas do nariz e colocar as coisas de volta para onde elas estavam antes. Como exemplo, um amigo meu quando ele era jovem, elegeu um mapa para o seu casamento. Ele era muito sonhador e não tinha os pés no chão. E ele decidiu que, como se casaria, o que ele precisava era ser muito mais sério e responsável. Então, ele elegeu uma carta de casamento com Saturno no Meio do céu. E depois que ele e sua esposa não conversaram por cerca de quatro anos, eles se divorciaram. Portanto, seja muito, muito cuidadoso.

Se você está fazendo uma eleição completa, como astrólogo, é muito importante descobrir o que o cliente quer alcançar. E então, idealmente, ignorar completamente isso. Por exemplo, alguém vem e diz: “Você pode eleger um mapa para o nosso casamento?” OK, então o que é importante para você neste casamento? “Bem, somos jovens e ambos temos bons empregos, e nós dois não nos vemos como tendo filhos.” Se o astrólogo for tolo o bastante para perceber isso, daqui a 10 anos eles voltarão dizendo: `Você pode eleger um tempo para o nosso tratamento de fertilidade?`

Quando estamos elegendo um mapa, isso imediatamente nos coloca frente a frente com o conceito fundamental da astrologia. A maneira fundamental pela qual a astrologia, ou o mundo de acordo com a astrologia, difere do mundo de acordo com os cientistas e os professores da escola. Porque a idéia de que podemos escolher o momento para agir implica, é claro, que um momento para agir pode ser melhor que outro momento para agir. O que implica que este momento aqui não é o mesmo que aquele momento lá. Considerando que, de acordo com o que somos ensinados, o tempo é completamente constante, é tudo a mesma coisa. Como astrólogos, sabemos que o tempo é como a terra. Aquela porção de terra ali é muito fértil, e essa porção de terra é muito estéril e nada crescerá. Se eu começar o meu negócio neste período muito estéril, nada vai crescer, nada vai acontecer e eu não vou ganhar dinheiro. Se eu me casar no período fértil, vou ter 300 filhos.

Estamos escolhendo o tempo que melhor se adapta às nossas capacidades inatas, nossas habilidades e nossos objetivos. Isto é o que significa quando diz na Bíblia: “Para cada coisa há uma estação. E um tempo para todos os propósitos debaixo do Céu ”. E isso geralmente é entendido como significando que, mais cedo ou mais tarde, temos que nos virar para fazer tudo. Mas o que isso significa é o que diz: Há um tempo para qualquer propósito, apenas uma vez. E isso é particularmente óbvio, suponho, no campo dos esportes. Há um tempo em que todos vão jogar basquete contra os americanos e vão vencê-los. Isso não significa necessariamente que os americanos são péssimos jogadores de basquete. Mas há um tempo em que eles vão perder. E esta é a única coisa que torna os esportes interessantes. Caso contrário, o grandalhão sempre derrotaria o baixinho.

Então, temos vários métodos diferentes de escolher o tempo em que agir. Alguns deles são muito simples e alguns são extremamente complicados. Eu vou começar por olhar alguns dos mais simples.

Exemplo muito óbvio: se eu quiser ir tomar banho de sol, vou escolher o momento em que o Sol está entre as casas 12 a 7 do mapa. Nós não costumamos perceber isso como uma decisão astrológica, mas se estiver escuro, você não vai sair e ficar no jardim tentando pegar um bronzeado. Esta é a astrologia eletiva em sua forma mais simples.

Jardineiros e agricultores há centenas de milhares de anos têm usado astrologia eletiva simples, principalmente por fases da Lua, sem nunca sonhar que o que eles fazem é astrologia. É perfeitamente natural – se você quer que algo cresça, você planta quando a lua está crescendo. E se você quer que algo não cresça, você o planta quando a Lua está minguando. Então, se você está plantando algo como espinafre, que cresce rápido demais, você quer restringir seu crescimento, então você o planta quando a Lua está diminuindo.

O mesmo se aplica a outras coisas. Se você quer cortar o cabelo, e quer que ele cresça rapidamente, você corta o cabelo quando a lua está crescendo. Se você quer que fique curto, você corta enquanto a Lua estiver diminuindo. Se você quer começar uma dieta, você faz quando a lua está diminuindo, ou minguando. Para a maioria das coisas na astrologia eleitoral, estamos tentando aumentar, porque, é claro, o que sempre queremos é mais, mais, mais, o tempo todo.

A escolha da carta para o momento de começar uma dieta é na verdade um exercício técnico interessante, porque você está fazendo exatamente o oposto de todas as regras usuais, porque você quer que as coisas fiquem cada vez menores e menores. Você realmente quer coisas como aspectos para Saturno, que é provavelmente a razão pela qual você fica tão infeliz quando faz uma dieta.

Existem várias formas mais sofisticadas de olhar o movimento da Lua. Até mesmo o mais básico – a Lua está crescente ou minguante – é capaz de refinamento. E, novamente, nós nem precisamos conhecer astrologia para fazer isso. Podemos fazer essa coisa estranha, que os astrólogos nunca fazem, que é ir ao ar livre, e olhar para o céu e dizer: ‘Oh, lá está a Lua. E essa coisa brilhante lá é Júpiter. Lua está indo em direção a Júpiter! Ha! Este é um bom momento para fazer as coisas! ‘Ou você pode dizer:’ Aquela coisa brilhante lá é Saturno. Este não é um bom momento para fazer as coisas. Dependendo do tipo de coisa que queremos fazer, é claro. Talvez, se você estiver escolhendo o melhor momento para cavar um túmulo, a Lua se aplicando a Saturno seria o momento perfeito! Particularmente porque, se você vir Saturno – deve estar escuro porque ele é difícil de ver- e ninguém vai ver você cavando esta sepultura, ou colocando o corpo na ponte ou qualquer outra coisa … Algumas atividades que ouvi Novi Sad gosta de fazer quando está escuro. Eu insisto que Branka me leve de volta a Belgrado antes que fique muito escuro esta noite porque eu não quero passar a eternidade na ponte. (risos)

Mansões da Lua

Há divisões do céu que se relacionam apenas com a Lua da mesma maneira que os signos do zodíaco se referem principalmente ao Sol e são determinados pelo Sol. A Lua tem sua própria versão dos signos do zodíaco, e estes são chamados de mansões da lua. Isso realmente significa a mesma coisa, porque os signos do zodíaco são verdadeiramente chamados “casas”, “as casas celestes”. E assim estamos falando das casas do zodíaco ou das casas do Sol e das mansões da Lua, ou as “casas da lua”. E isso divide o céu em 28 pedaços de 12 e pouco graus cada. O que, claro, é o movimento da Lua em um dia normal, da mesma forma que os signos do zodíaco são o movimento do Sol no mês comum. Então, é interessante que os signos do zodíaco, os signos do Sol, sejam determinados pelo período de tempo da lua – um mês, enquanto as casas da Lua, as mansões da Lua, sejam determinadas pelo movimento do Sol. que é um dia.

As mansões da Lua, as casas da Lua, costumavam ser consideradas de maior importância na astrologia eletiva, uma das unidades-chave, tão importantes quanto os signos do zodíaco. Infelizmente, praticamente não há nada de valor que sobreviveu sobre a maneira como elas eram usadas. As feministas gostam de afirmar que isso é porque a Lua é uma coisa feminina, e os homens desagradáveis ​​esconderam todo esse conhecimento delas. Mas, o que quer que pensem na Califórnia, a verdadeira diferença entre astrologia lunar e solar não é seu sexo, mas onde você mora. Se você for um nômade e morar em uma tenda, a astrologia lunar é de imensa importância para você, enquanto que a astrologia solar não serve para nada. Não serve pra nada ter um calendário solar e saber que em algum dia em particular a cada ano o Sol se levanta atrás daquela colina, porque deste dia no próximo ano você não vai olhar para aquela colina ali, você estará em outro lugar. Por outro lado, não importa onde você esteja, você sempre pode ver a mudança das fases da Lua. Mas uma vez que você se estabelece e começa a construir sua casa e um lar, é muito óbvio que o Sol nasce no mesmo lugar a cada ano, então você tende a mudar naturalmente para o calendário solar. Porque se você for um nômade, você não quer ter um grande computador no saco na parte de trás do seu camelo enquanto estiver andando. Nômades – desde os primeiros dias – não escreveram muitos livros. Assim, os livros que você têm são, quase por definição, todos escritos por pessoas que moraram em cidades, e nós temos uma visão muito superficial do que era a astrologia lunar.

Mas há, no entanto, sobreviventes muito corruptos dessa ideia das casas lunares, ou das mansões da Lua. A ideia é que cada uma dessas mansões, cada uma dessas casas – quando a Lua está realmente naquela mansão – é benéfica para fazer certas coisas, e não é muito benéfica para fazer outras coisas. Agora, por exemplo, na quinta dessas mansões lunares, que fica no final de Touro, você pode lavar a cabeça – se você não lavou já faz algumas mansões lunares, é hora de lavar a cabeça quando a lua estiver no final de Touro. Você não deve se misturar com pessoas pecadoras quando a Lua estiver no final de Touro. O resto do tempo, você pode misturar com pessoas pecadoras tudo que você quiser, mas quando a Lua estiver no final de Touro, fique longe dos sérvios. (riso).

Neste exato momento a lua está no começo de Peixes. Então, para que a lua é boa neste momento em que estamos, para esta mansão em particular? Ela é boa para perseguir mulheres se você for um homem … e também é muito bom para se confessar na igreja. Então, primeiro você pode ser muito safado e depois pedir desculpas. Dia perfeito, realmente!

A 9ª mansão da Lua, quando a Lua está no meio de Câncer, é ideal para mover seu milho de um lugar para outro. Então, se você estiver olhando para essa grande pilha de milho em sua sala, e se perguntando quando você pode vai poder mover seu milho, apenas espere até que a Lua esteja no meio de Câncer – é um momento ideal. Não corte o cabelo e não coloque roupas novas, porque você se afogará usando-as.

A 13ª mansão, a primeira parte de Virgem, é muito boa para se casar. É boa para lavar a cabeça – de novo! Você não lavou a cabeça – lembre-se – desde algum dia com a lua no começo de Áries. E é bom se casar com uma mulher que foi corrompida. Mas não adianta nada se casar com uma virgem, porque não demorará muito até que ela pare de fazer o que o homem mandou.

A 20ª mansão, a primeira metade de Sagitário, a única coisa boa para isso é comprar feras. Nada mais. Quando a Lua estiver na primeira metade de Sagitário, compre um monte de animais e você ficará feliz.

Extremamente importante: a primeira metade de Capricórnio – não se casar. Porque você e sua esposa serão divididos e você morrerá seis meses antes dela. Então, se você conhece alguém que se casou quando a Lua estava na primeira metade de Capricórnio, vá e diga isso pra eles.

Então, temos essa ideia sobre como funcionam as mansões da Lua e das várias coisas que podem ser feitas quando a Lua estiver nessas mansões. Vemos como estas coisas estão incompletas ou são ridículas e é boa demonstração do fato de que a astrologia moderna não detém o monopólio do absurdo.

Podemos refinar essas idéias pelo que a Lua está fazendo com os outros planetas, que aspectos ela está fazendo. Por exemplo, sabemos que quando a Lua estiver na primeira parte de Sagitário, temos que sair e comprar feras. Se a Lua estiver se aplicando a Júpiter, temos que sair e comprar uma fera muito grande. Ou, quando a Lua estiver no começo de Peixes aplicando-se a Júpiter, temos que sair e perseguir mulheres muito grandes. Se ela se aplicar a Saturno, você sai atrás de mulheres muito velhas que não podem correr muito rápido.

Agora, estas são apenas as mansões lunares. Podemos também olhar para as várias divisões de acordo com os signos do zodíaco, o signo no qual a Lua está.

Quando a Lua estiver em Áries, por exemplo, não raspe a barba, especialmente se for mulher, e não meta o dedo no nariz, porque se fizer isso, morrerá. Então, se você conhecer alguém que morreu repentinamente … provavelmente é porque ele meteu o dedo no nariz quando a Lua estava em Áries. Você não está feliz por ter vindo hoje à noite? Este seminário pode ter salvado sua vida! (risos)

Nós dissemos que quando a Lua estiver em Câncer, é ruim se casar. Mas isso levanta um ponto muito importante sobre como tratamos essas regras nos textos. Eu fiz uma eleição para uma mulher há um ano atrás, ela queria escolher um momento para se casar. Foi um momento muito difícil – havia muitos aspectos ruins em todos os lugares. E, olhando para o mapa, e olhando para o mapa do marido, era óbvio que o marido era uma pessoa muito mais forte, controladora, em todo esse relacionamento. E eu escolhi um tempo para o casamento quando a Lua estava em Câncer. Eu pensei que fiz um bom trabalho, que foi provavelmente a melhor eleição que eu já fiz. Daí recebi este e-mail muito irritado desta mulher, dizendo: ‘Como você pode escolher um momento para um casamento com uma lua em Câncer ?! Você obviamente não sabe nada sobre astrologia, esta é uma das regras básicas! ”E, em todos os textos antigos da astrologia, diz claramente: Você nunca deve eleger uma hora para o casamento quando a Lua estiver em Câncer. E porque não?

O que a Lua representa especificamente, qual princípio astrológico? Sim, a esposa! E se a Lua estiver em Câncer, a esposa vai ser muito forte! Se a suposição é que o astrólogo está elegendo uma carta de casamento para um homem, nós obviamente não queremos que a fofinha da mulher seja muito importante. É por isso que nos disseram para não eleger um mapa para um casamento quando a Lua estiver em Câncer, isso dá à mulher muita força. Não parece necessariamente uma coisa tão ruim. Porque, se a mulher tiver muito poder, eu posso ficar em casa e assistir futebol na televisão, enquanto ela sai e compra feras e ganha dinheiro. Mas, isso tudo só serve pra ajudar a equilibrar um mapa fraco.

Há uma declaração muito importante de Nicholas Culpeper, um astrólogo do século 17, que é que devemos manter nossos cérebros em nossas cabeças, que é onde eles pertencem, e não em nossos livros.

Quando a Lua estiver em Leão, é um bom momento para comprar um pano verde. Não sei em que momento Novi Sad foi fundada, mas a Lua devia estar em peixes, por que vejo muitos sapatos.

Quando a Lua estiver em Leo, não use nada verde pela primeira vez, porque você será morto enquanto estiver usando.

A secretária de William Lilly, eu suponho … conta uma história de como William Lilly comprou um terno novo, e ele foi descuidado o suficiente para usá-lo pela primeira vez quando a Lua estava em Leão. Conta que ele foi para a floresta vestindo o terno para procurar por nozes, e estragou o terno e nunca mas pôde usá-lo novamente.

Se você quiser tomar um banho para se limpar, faça quando a Lua estiver em Libra. Não é só quando a Lua estiver em Libra, tem que estar em um bom aspecto com Vênus também. Isso te dá um banho uma vez a cada dois meses, mais ou menos …

(Espere pela parte 2)

 

 

Posted in astrology Tagged with: , , ,

Leave a Reply

Aprenda mais astrologia

Veja o que perdeu

%d bloggers like this: