Geomancia astrológica

Ao contrário do tarot, não podemos usar astrologia horária repetidamente. De uma maneira geral, em qualquer método divinatório, não é bom ficar respondendo perguntas tolas “só por perguntar”… se a questão principal é sobre amor, não é recomendável “aproveitar” pra perguntar sobre as malas perdidas, se o dentista é bom, se o 13o vai chegar atrasado. Mas mesmo considerando isso, às vezes há duas questões importantes diferentes para o consulente. Ou então há múltiplos clientes para perguntar.

Tradicionalmente não parece ter havido um período no ocidente em que você responderia a vários clientes, e que portanto teriam a mesma carta. William Lilly foi um astrólogo conhecido mas não descreveu nada parecido. No entanto isso é comum na India, astrólogos populares que trabalham na rua respondendo Prashna. Não sou especialista em védica, mas pelo que sei o método mais conhecido é pegar o mapa já pré-calculado para a hora, e quando chega um cliente usar um método aleatório, como jogar pedras, cada um representando um planeta ou um signo do zodíaco, e você “rodar” a carta para deixar esse signo no ascendente da carta.

Mas no ocidente um método razoavelmente fácil e análogo a astrologia horária, mas mais aleatório, era a Geomancia Astrológica*. A geomancia é muito parecida com o I ching, cada linha tendo um componente yin ou yang. Enquanto no I ching temos 6 linhas, formando 64 hexagramas, na Geomancia temos apenas 4 linhas, formando 16 figuras. Essas figuras têm duas simbologias principais: uma é sua correspondência com os planetas, e a segunda é a imagem formada pela figura.

O exemplo abaixo é de Puella (menina). Veja que há quatro linhas. A primeira tem um ponto (yang ou positiva). A segunda linha com dois pontos é negativa, e as últimas duas são positivas (lemos de cima para baixo, ao contrário do I Ching). A imagem é levemente parecida com vênus e atribuímos essa imagem à Vênus. Seu nome representa temas de amor, conciliação, prazer, emoção, feminilidade e sexo.

Puella

As 16 figuras são divididas entre os 7 planetas (duas para cada planeta = 14 figuras) mais o nodo sul e o nodo norte. As figuras estão abaixo.

O método original veio da África negra ou do mundo árabe, ou talvez dos dois. Não tenho textos originais desse período e portanto não uso essa metodologia. Para mim é mais interessante a vertente Renascentista-européia, onde houve um sincretismo com a Astrologia Horária. Basicamente criamos 12 figuras, elas são divididas nas 12 casas com os mesmos significados da horária. O astrólogo com experiência em horária reconhecerá a relação quase um para um entre conceitos, e a repetição de nomes como translação de luz, conjunção, etc. Abaixo o exemplo de uma carta no estilo horário usando geomancia.

Carta horária geomântica

As casas têm a mesma simbologia que na horária, ou seja, a primeira da esquerda é o ASC, onde temos apenas quatro pontinhos em linha reta (“Via”). Note que Via reaparece na casa 4. Ao contrário da horária, onde obviamente só temos um marte, na geomancia podemos ter a mesma figura reaparecendo várias vezes. Neste caso, se a pergunta fosse sobre morte (tema da 8) a mesma figura aparecendo nas casas 1 e 8 seria muito ruim.

Já na casa 7 aparece uma figura conhecida por nós, Puella, que na casa 7 dos relacionamentos dá esperanças se a pergunta fosse sobre amor (mas sem ser conclusiva, é necessário outros métodos). Nesse caso, há outro método – a mesma reaparição da figura Via na casa 8, que é muito ruim para morte, seria boa para uma pergunta de amor, porque faz com que a figura da 1 reapareça juntinha com a figura da casa 7.

No futuro falaremos mais sobre os métodos e figuras individuais da geomancia.

*Nota: Geomancia significaria algo como divinação pela Terra. Originalmente se usavam pedras ou areia mesmo, mas atualmente qualquer método que gere números pares ou ímpares. Cuidado principalmente que os americanos resolveram chamar o Feng Shui de “geomancia”, e isso faz com que quase qualquer busca no google retorne inúmeros artigos sobre Feng shui. Tente colocar [“astrological geomancy”] ou [-feng -shui] e também procurar termos específicos como puer, puella, translation of light.

Posted in astrology, Iniciantes e Tutoriais Tagged with: ,

Leave a Reply

Aprenda mais astrologia

Veja o que perdeu

%d bloggers like this: