Marte na marcha a ré

Marte vai para retogradação

Marte está passando por áries, seu signo, onde tem portanto dignidade de domicílio. Ele está quase no final do signo mas está parando e antes de sair para touro vai dar uma marcha a ré e entrar no seu loooongo movimento retrógrado.

O movimento retrógrado é um fenômeno de velocidades relativas em suas órbitas heliocêntricas. No mapa astral, a retrogradação dos planetas superiores está ligada ao trígono e oposição do planeta com o sol.

O quão comprido é o movimento retrógrado de marte? A retrogradação começa dia 10/9/2020 em 28 áries. Daí marte volta ao seu movimento normal depois de 2 meses em 14/11 (no grau 15 áries).

Após isso, marte fica bem mais lento que o normal e até voltar à posição inicial e sair de áries já será o dia 6 janeiro. E se contarmos que Marte entrou em áries 29 de Junho, são mais de 6 meses de Marte em áries (o período normal é 2 meses).

Trânsitos e o modelo do clima

No “modelo do clima” pensamos nos trânsitos como o clima. O trânsito é igual para todos (clima), mas a chuva tem efeitos diferentes (interação entre mapa natal e o trânsito)

Uma boa chuva cai sobre todos, mas afeta de forma diferente o veranista, o fazendeiro e a pessoa na cidade sem guarda-chuva tentando pegar um ônibus.

O que a pessoa está fazendo em sua vida, e sua situação particular e social, também afetam o resultado, da mesma forma que uma neblina afeta diferente ao motorista cuidadoso, ao que está com os pneus carecas e ao motorista bêbado.

O mapa natal é o que modula ou dá o significado específico para o significado geral do trânsito.

Além disso, a astrologia tradicional coloca uma outra camada, a das técnicas de ativação ou de períodos planetários (e outros). No Retorno Solar podemos constantemente ter configurações que podem ser interpretadas como doença, mas você só vai pro hospital quando aquela combinação coincide com a ativação de significados natais.

Interpretando o trânsito

A primeira regra de usar os trânsitos é que eles têm utilidade limitada. Querer tirar grandes conclusões de um trânsito é amadorismo.

Pense primeiro no que você está fazendo e o que espera para o período (resultado de processos, rescisão de contrato, reforma do apartamento) antes de pensar em coisas inesperadas (doenças, acidentes, loteria).

Depois pense no que o princípio quente, agitado, impulsivo, destrutivo, rompedor, agressivo de marte pode fazer sobre o tema. Marte é o bisturi, ele corta o câncer e remove a doença, ele é a espada e corta o pescoço dos desavisados. Ele é o fogo do fogão e o fogo do incêndio.

Veja a tendência que começou em Julho e pense em como ela pode intensificar, reincidir, dar pra trás, mudar de tom. O que mudou em relação a energia e determinação, agressividade e inimigos, cirurgias ou acidentes, reformas e remoções?

Se você tem a lua nos signos de áries, libra (e talvez câncer e capricórnio) a tendência de estar com a cabeça quente é mais óbvia. O impacto é maior sobre o corpo, família e vida pessoal

Se o sol estiver nesses signos, o impacto provável é sobre vida profissional e social (óbvio que tem que se ver o mapa em que casa sol está e onde rege – esses significados gerais são apenas a superficialidade mais óbvia).

Se marte estiver nesses signos, cuidado com todas as ações, pois elas podem ativar os vícios do maléfico. Evite coisas como viagens, reformas, cirurgias eletivas, investimentos.

Trânsitos de Marte

  • 24 de agosto – quadratura marte com saturno – coincidiu com incêndios na Califórnia, mais ou menos com o furacão americano, golpe de estado em Mali, frio no Brasil, acordo Israel UAE
  • 28/08 Vênus trígono marte é uma imagem de relacionamentos amorosos que podem ser muito sexuais ou até violentos pelo excesso de fogo.
  • Marte retrógrado reencontra Saturno no dia 29/08
  • O sol faz oposição com marte – é o momento mais brilhante do planeta e sua energia militarista é sentida em eventos pelo mundo – 13/10
  • Marte quadratura com Júpiter é um sinal de lutas marítimas e de confito entre os projetos de expansionismo militar e imperialismo 18/10
  • 6 de novembro temos sol antiscia Marte – algo escondido ou plano militar ou violento que é ativado
  • Vênus então faz uma oposição com marte, e temos agora uma energia combativa, misoginista, antiartística, divórcios, etc – 9/11
  • 14/11 – marte volta ao movimento normal
  • 10/12 temos um trígono de marte e o sol coincidindo com eclipse perto de eclipse promete ser difícil
  • 14/12 – mercúrio faz trígono a marte
  • 6/01/2021 marte finalmente sai de áries.

10 comments on “Marte na marcha a ré
  1. Fred says:

    E pra quem tem a lua e Marte em Libra e o sol em capricórnio alguma dica pra lidar com esse combo? lol

    • yuzuru says:

      A verdade é que para 99% das pessoas qualquer configuração passa despercebida, ou como diz Frawley, só serve de desculpa para as pessoas reclamarem da vida e colocarem a culpa do mapa “você acha que teve uma vida triste só porque é tetraplégico? Pois eu tenho quiron em peixes!”

      Mas eu e o Rodolfo tivemos internação quando marte passou pelos nossos ascendentes.

      • Fred says:

        Okay, no meu caso ele passa principalmente pela casa quatro. Talvez menos mal que o corpo e a cabeça. Foi só pq eu tinha os três planetas: sol, lua e marte distribuídos pelos signos que o post menciona obrigado

        • yuzuru says:

          Tome cuidado com reformas e garanta a segurança da casa.
          Mas isso é um cuidado geral – pra ter algo importante tem que ver se a firdaria da casa 4 é ativada, por exemplo

          • Fred says:

            Okay eu li o post sobre firdária e pelo site calculador eu estaria na firdária da lua/sol mas não faço idéia de como conectar este resultado com a casa 4 rsrs

          • yuzuru says:

            bem, tem que pegar pratica em vários mapas pra pegar o jeito.
            mas em geral se o sol é regente da 4 (por exemplo marte no IC ele poderia ser regente por exxaltação) e dai podemos ter uma ideia geral.

          • Fred says:

            Esqueci de mencionar Sol natal em capricórnio casa 1 ou 12 dependendo do sistema e Marte a Lua em libra na dez. O fato da firdária ser exatamente da Lua/Sol os planetas em questão com Marte no post faz alguma diferença? Obrigado

          • yuzuru says:

            mostra que é mais forte que o normal.
            mas não arrisco a dizer mais sem ter estudado o tema
            ab
            yuzuru

  2. Carolina Herrera says:

    Oi, mestre ,
    Com sol e vênus na 7 em áries e Marte a regendo, sendo que estou numa sub firdaria de Marte, seria possível a volta de uma relação amorosa antiga com a retrógradacao? Não creio, mas não custa perguntar.

    • yuzuru says:

      voce teria que fazer uma horária, astrologia natal sempre vai deixar aberta a possibilidade de um ex, de um novo, mudanças amorosas em geral, mudanças de casa 7 que não tenham nada a ver, como por exemplo a outra casa que marte rege, etc

Leave a Reply