No último dia 5 de fevereiro começou o ano novo chinês. As notícias vão dizer que será no dia 10 de fevereiro – este é o ano novo cultural, baseado na lua. O importante para astrologia e feng shui é o calendário solar, que começa no dia 4 ou 5 de fevereiro todos os anos. O lunar é bem variável, 11 dias de diferença por ano.

Eu expliquei já várias vezes como funciona o sistema Bazi, basta procurar pelo site, então aqui só dou umas partes resumidas. Primeiro que não existe “dragão de madeira”. O ciclo terrestre é chamado de dragão, mas assim como astrologia ocidental tradicional x moderna, na chinesa os signos não são personalidadezinhas estereotipadas, e sim elementos – no caso do dragão é o elemento de terra primaveril. Já na linha de cima, temos madeira yang, que é o ciclo celestial (os 5 elementos em versão yang e yin). Juntos formam 60 combinações. Mas note que nunca temos “dragão de madeira”: o dragão é sempre de terra, cavalo sempre é fogo, etc. Isso é básico mas muitos não sabem o básico, mas falam como especialistas.

Uma das técnicas pregoa revisitar o que aconteceu 60 anos atrás para ter o mesmo pilar (madeira yang e dragão) – isso foi em 1964. Outros falam sobre ver as 12 fases do qi – para este pilar a fase seria de declínio, um tom de parada ou lentidão. Eu falo isso tudo com cuidado porque apesar de serem as que conheço pela internet, Dr Stephen Skinner diz que haviam (como na astrologia tradicional) técnicas específicas que, infelizmente, sem sabermos chinês, não é acessível para nós sabermos onde estão as picaretagens x conhecimento genuíno.

Eletiva

A primeira mudança é em astrologia eletiva chinesa. Todos os dias são distribuídos também em pilares (tronco celestial e ramo terrestre). Todos os dias que forem regidos pelo cachorro serão opostos ao Dragão, e portanto negativos. Para achar o regente de cada dia é preciso usar software chinês. Google tinha uma opção nos calendários mas é difícil de achar e ineficiente para o estudante que está entrando.

A simbologia básica é de oposição, parecida com uma lua cheia ou oposição a planetas.

O ano como trânsito

O ano tem uma analogia antiga com júpiter (mas totalmente dessincronizado) e tem uma ideia de trânsito, que afeta a carta natal, bazi. Para saber sua carta, você deve calcular em algum site usando sua data e hora de nascimento.

Se você tiver um desses signos na sua carta, alguns significados básicos são:

Tigre vazio – diminui o que significa na carta
coelho vazio – diminui o que significa na carta
Separação ou solidão
dragãoautoingratidão – tristeza e autocrítica
serpente
cavalo
cabra
macacotrígono de água – amigável mas depende da carta
galocombinação de 6 – amigável
cachorrooposição, conflito
porco
ratotrígono de água amigável mas depende da carta
búfaloagressividade e estresse

O grande duque

Em Feng shui o ano é chamado de Grande Duque, e sua posição é negativa para estar de frente a ele (por exemplo, quando sentado no escritório). É melhor estar sentado de costas, com o duque apoiando. Em 2024 o Grande Duque está no sudoeste entre 112 e 127 graus. Se sua casa ou mesa não estiverem orientadas nessa direção específica, ou na direção exata oposta, nem se preocupe.

San Sha

O San Sha está no sul – é recomendado não reformar essa área, ou pelo menos reformas não começarem nesta área ou direção a partir do centro do imóvel. No geral se recomenda silêncio.

áreas boas e ruins na casa

  • O norte é uma das melhores áreas com a estrela 8-terra. A imagem é de prosperidade, estudo, paciência e fartura.
  • A área nordeste é no geral boa para carreira e negócios, projetos, luta, conquista.
  • Noroeste para estudo, romance, aprendizado, escrita.
  • Sudoeste tem uma relação com mulheres e gravidez, mas fora issoé ruim para saúde
  • O oeste fica como a área mais negativa do ano

A grande mudança no mercado de imóveis

Faz um tempo que eu queria falar sobre isso, mas não acho que tenha um grande interesse, mas no Oriente está acontecendo uma enorme mudança no mercado imobiliário.

A cada 20 anos muda a estrela regente do período (com um paralelo ao ciclo de Júpiter saturno, mas também fora de sincronia). Agora vamos passar do período 8 para o 9. Isso altera de acordo com feng shui flying stars os imóveis positivos, neutros e negativos, fazendo com que centenas de milhares de imóveis fossem comprados e vendidos.

Então, apesar de você provavelmente não ter ouvido nada no Jornal Nacional, propriedades no mundo inteiro mudaram de mãos, principalmente em Taiwan, Singapura e Indonésia, onde muitas grandes empresas usam Feng Shui (e não como aqui, que é um assunto new age menor).

Resultado de imagem para flying stars map house
Um mapa de flying stars

No mapa acima, representando uma casa do período 8 com face para o leste, durante o período 8 de 2004 a 2023, a estrela positiva era a 8. O melhor lugar para uma porta seria o Oeste. Agora no período 9, a estrela positiva 8 perde força e as estrelas fortes do período passam a ser 9, 1 e 2. Então o melhor lugar para colocar uma porta ou uma área de trabalho seria no nordeste ou no sul. Um quarto de dormir seria ideal no noroeste.

Outros efeitos do ciclo 9

Alguns países e áreas ganham e perdem poder, mas essa análise não sei fazer bem.

O grande tema de crise no período 8 foi imóveis (8 – montanha). O grande tema econômico no período 9 é fogo (indústrias de entretenimento, energia, combustível).
Nas décadas de 8 nós vimos a representação estranha do “homem jovem” representado pelo 8 (“nerd culture”, podcasts, o incel, “proud boys”, gamers misóginos, 20 anos de super herois). A cultura pop americana deve mudar para a mulher de meia idade, como representada pelo 9. Acredito que os doramas já representam essa tendência.

Deixe uma resposta