A leitora Carla mandou uma pergunta:

Meu nome é Carla, e se possível (nao for te atrapalhar), gostaria de tirar algumas dúvidas contigo. Qual astrologia é mais focada em auto conhecimento e conhecimento do outro? A tradicional ou a moderna?

Esse é um argumento frequentemente repetido então acho que temos que desmistificá-lo, já que vemos esse tipo de coisa repetido frequentemente, seja nas mídias sociais, ou até mesmo nos livros, que defendem uma ideia de que a astrologia moderna é a “verdadeira guardiã do autoconhecimento”.

Como procurar o autoconhecimento com a astrologia tradicional?

Na astrologia tradicional temos uma série de ferramentas para a determinação do “eu”. O “eu” não se limita a uma série de estereótipos do tipo “signo solar”. Mas também não tentamos pegar ideias vindas da psicologia ou outras áreas, já que nossa fonte é uma tradição muito mais antiga do que a psicologia pop norte-americana.

O senhor das maneiras

O Senhor das Maneiras é uma indicação de nossa maneira de agir. Note que maneira de agir é muito mais concreto do que “personalidade”. As maneiras são seu modo de agir. Personalidade cada vez mais inclui uma série de cargas identitárias como time de futebol, ser trekkie, geek, queer, direitista, vegano, etc, etc. As maneiras são simples, enquanto personalidades cada vez mais complexas e contraditórias.

the Self is the fetishized illusion of a substantial core of subjectivity where, in reality, there is nothing.

Mark Epstein

Quanto mais você falar sobre a personalidade de uma pessoa, mais chance de acertar. Mas algumas poucas palavras às vezes podem determinar as maneiras de alguém. Em resumo – não adianta você ser um “artista não reconhecido” lá no fundo, se na sua maneira de agir no dia a dia você é um contador quadradinho.

11th - 14th century T O Map of the Earth

Auto conhecimento não pode ser apenas “fale sobre mim” deve dar possibilidades de ajuda prática

O temperamento

O temperamento é outro cálculo que mostra qual é o humor mais predominante do mapa. O temperamento, note por favor, é diferente de simplesmente contar aleatoriamente em que elemento está cada planeta no mapa (inclusive como cada um usa um número diferente de planetas, daria um resultado diferente para cada um). Diferente de pop astrologia, há um método – sim é verdade que existem modos distintos de se calcular, mas só pode haver diferenças quando há um método.

O temperamento se divide em quente e frio (grosseiramente a dimensão extrovertida e introvertida) e seco e úmido (a capacidade de concretização, diferenciação e pragmatismo, versus a dimensão de empatia, adaptação e passividade. Mas ele não se limita à um teste de personalidade da internet – ele também retrata doenças mais típicas, compatibilidade, etc.

O temperamento, mais do que personalidade, fala sobre o corpo, saúde, espírito e alma

Kurios, Almutens, Hilags, Senhores da Natividade

Ao longo da história, várias versões surgiram para determinar qual seria o planeta predominante sobre uma natividade. Diversos nomes e técnicas, algumas até se misturando com as outras, foram criadas para falar sobre o propósito de vida, o cerne espiritual e filosófico do nativo.

Dessas eu costumo usar o almuten figuris, mas eu tiro o firulê do cálculo de dez milhões de pontos.

Diagram showing relationship of sun (personified), moon as crescent, and earth | La sfera | Italy, probably Florence | second half of 15th century | The Morgan Library & Museum

Syzygy ante nativitaten

De acordo com o modelo de Platão, a alma passa pelas 7 esferas dos planetas tradicionais em sua jornada até a encarnação material. Na última esfera antes do plano material, a Lua, as almas aguardas os syzygys para vir ao mundo. Essa seria então um dos motivos da importância da SAN, mas sua origem é bem especulativa. Dorotheus e outros mencionam o método do terceiro, sétimo e quadragésimo dia após o nascimento, mas os detalhes foram perdidos.

Olhando o mapa da SAN há detalhes que aparecem para algumas pessoas (não para todas) sobre seu desenvolvimento espiritual, escolha de profissão ou hobby.

Quer saber as eletivas da lua todos os dias?

Se quiser acompanhar as mudanças do ano, e as eletivas de todos os dias (dias com as energias boas e ruins – sem poesia) você pode nos acompanhar no telegram, instagram ou zap e também uma vez por semana na newsletter para receber por email atualizações.

Estrelas fixas

Um dos métodos que os clientes costumam gostar muito é a análise de estrelas fixas – cada uma das estrelas tem uma história, um mito, que ao sincronizar com a história de vida da pessoa cria uma narrativa de amor, conflito, sacrifício ou vitória.

Anjo da guarda, talismãs

Há uma série de técnicas de astrologia mágica, como talismãs que são para quem gosta da temática. Nem todo mundo quer nem está confortável com criar um talismã de saturno. Talismãs podem ser feitos usando quadrados mágicos baseados no mapa ou no nome da pessoa.

Outra tradição também usa o nome ou o mapa para criar “nomes” provisórios para o anjo da guarda. Novamente, não é para todos, mas são técnicas interessantes para quem tem interesse em contactar e conhecer seu Anjo da Guarda.

Como achar um astrólogo que use astrologia tradicional na análise da espiritualidade e personalidade?

Se estiver interessado em análises do senhor das maneiras, espiritualidade, religião, Anjo da Guarda, Talismãs e quadrados mágicos, Temperamento, veja na nossa página de consultas a opção Análise do Caminho Espiritual.

*Obrigado ao Gustavo pelas correções – faz 10 milhões de anos que eu não escrevo “cerne”.

Últimos Artigos

Deixe uma resposta