Dorotheus da Sidônia viveu em Alexandria, no primeiro século depois de Cristo. Seu livro é um dos clássicos da astrologia tradicional, apesar de ter sofrido inúmeras reformas, e às vezes é difícil saber o que é original e o que foi inserido depois. Consiste em 5 livros, que tratam de astrologia natal, horária e eletiva.

[Carmen Astrologicum, traduzido por David Pingree, 2005] Na página 98  temos um trecho sobre trânsitos.

A comparação é com [Schmidt – Dorotheus, Orpheus, Pseudo Valens Teachings on Transits, 1995].

 

É extraordinariamente importante notar que Dorotheus fala sobre estes trânsitos dentro de um Retorno Solar. Todas as vezes que Dorotheus fala sobre na volta dos anos (turning of the years) ele quer dizer o retorno. O sentido da palavra trânsito para estes autores antigos claramente é dentro de um retorno solar. Quem tem as traduções de Schmidt, que tenha muito cuidado, pois ele fala no prefácio exatamente isto, mas dentro do texto retirou, sabe-se lá porque, todas as referências a volta dos anos. É por isto que eu prefiro traduções de acadêmicos e não de astrólogos.

Abaixo eu não coloco a tradução literal, e sim paráfrase, usando os nomes modernos para facilitar, e também tirando os floreios.


Agora eu vou esclarecer a transferência dos 7 planetas para os locais (que os outros planetas estavam na carta natal). Quando cada planeta alcança a oposição ou a conjunção com a posição que um planeta tinha na carta natal, coisas ruins acontecem. É pior quando marte transita júpiter e sol (para nascimentos diurnos) e quando saturno transita a lua (para os que nasceram durante a noite). E é ruim para o nativo quando o ponto transitado originalmente continha um maléfico (marte e saturno), pois isto traz problemas com a saúde e o pai.

[Schmidt: Quando marte transitar sol ou júpiter será perigoso, principalmente se a natividade for diurna, se marte estiver estacionário ou ocidental, pois significa perigos ao corpo e julgamentos. A mesma coisa vale ao contrário, sol e júpiter transitando marte também trazem malefícios].

Trânsitos por trígono são mais fáceis e produtivos que os trânsitos por quadratura e oposição.  Se os maléficos estiverem em quartil a direita não haverá benefício, mas se os benéficos estiverem, haverá bons efeitos. Se os benéficos estiverem em trígono trarão ótimos resultados.

[O trecho abaixo contradiz o anterior]Se os maléficos estiverem em trígonos serão piores [Pingree] (Schmidt diz que serão mais incisivos). É pior para o nativo se os dois maléficos estavam em casas ruins na carta natal. Quando o nativo passa dos 30 anos, os trânsitos de Saturno são mais suaves. [Schmidt = Quando o nativo passa dos 45 anos, os trânsitos de marte também se tornam mais suaves ].

O trânsito dos maléficos pelos quatro ângulos também é maléfico. Quando os maléficos, no retorno solar, transitam por casas boas [Schimdt = seus maleficios diminuem, da mesma maneira que o trânsito dos benéficos por casas ruins trazem menos benefícios que de comum durante o retorno solar].

[Coloquei os planetas em ordem para facilitar]

Se saturno transitar por saturno no retorno solar coisas boas atingirão onativo. Se saturno e marte transitam júpiter no retorno solar, eles destroem o benefício de júpiter. Se saturno e marte transitam vênus e mercúrio no retorno solar, também diminuem o benefício destes dois. Se saturno transita marte no retorno solar, vai prejudicar o coração do nativo e a pessoa será malvada.

Se júpiter transitar saturno no retorno solar, isto vai suavizar os problemas de saturno durante o ano, e vai ganhar propriedade e bens. Se júpiter transitar por marte no retorno solar, coisas boas vão aumentar em relação às propriedades e será vitorioso sobre inimigos durante o ano. [Schmidt: Se júpiter transitar por vênus também traz coisas boas].

Se marte transitar por Saturno natal no retorno solar, vai melhorar a alma do nativo e fazer com que ele seja firme e vitorioso sobre inimigos. Se marte transita sobre venus ou jupiter no retorno solar, vai prejudicar os bens do nativo durante o ano. Se marte estiver sobre os raios do sol (conjunto ao sol) a pessoa sofrerá febres e dores e falta de razão, e se o pai do nativo estiver vivo, seu pai sofre maus efeitos, e sua fama e autoridade também serão afetadas [Dorotheus fala sobre a conjunção com o sol, mas suponho que o mesmo para outros aspectos, como oposição]. Se marte transitar a lua no retorno solar, então dores atingirão o corpo do nativo, ele usará seu intelecto contra seus inimigos, mas com problemas e dificuldades. [Schmidt: se marte transitar vênus, causa irregularidades em temas amorosos] Se transitar por mercúrio, causa suspeitas, indecoro, inimizades entre amigos, problemas com escravos e roubos e problemas financeiros.

[Schmidt – se vênus transitar por saturno é bom para tudo]. Se vênus transitar por júpiter no retorno solar, há problemas com mulheres, luto e brigas durante o ano [Schmidt – cria falsas esperanças mas os objetivos não se cumprem]. Se vênus transitar marte no retorno solar, o nativo briga com o companheiro e não olhará para ninguém amorosamente [minha interpretação – trecho confuso]. Se vênus transitar o sol, vai atrapalhar a vida do nativo e terá problemas com mulheres. Se vênus transitar por mercúrio no retorno solar isto vai aumentar o trabalho do nativo. Se venus transitar a lua no retorno solar, será bom para seu trabalho, mas terá má reputação com mulheres.

Se mercúrio transitar os benéficos será bom. Se mercúrio transitar os maléficos, haverá malefício. Se nem os benéficos nem os maléficos aspectarem mercúrio, o nativo não será bom em seu trabalho, mas também não terá luto nem problemas.  Se mercúrio transitar júpiter, será bom para seu trabalho e para ser recebido por reis. Se mercúrio transitar por marte, “o coração do nativo será forte sobre toda mentira” [Schmidt = o trânsito de mercúrio faz as pessoas corajosas, inventivas e excitadas sobre as coisas]. Se mercúrio transitar sobre  vênus, então seu trabalho será bom. Se mercúrio transitar a lua o corpo do nativo será curado e as dores em suas juntas passarão.

Quando a lua

www.laba.ws_Classical_Painting_Desktop_HD
www.laba.ws_Classical_Painting_Desktop_HD

por saturno, o nativo terá muito frio. Se a lua transitar por marte, desastres atingirão o nativo, a não ser que benéficos ajudem. Se a lua transitar o sol durante o retorno solar [Schmidt – é bom para uniões].  O nativo derrama sangue se a lua transita por marte ou sol, ao mesmo tempo que o sol e marte transitam entre si. Se a lua transitar vênus, e os maléficos não aspectam, o nativo será ganancioso, e gastará seu dinheiro com fornicação e as pessoas saberão sobre ele. [Schmidt – se a lua transitar vênus e os maléficos não aspectam, será um bom momento. Se marte aspectar, representa sexo com mulheres.

Se a lua transitar por mercúrio, a pessoa fará trabalhos com a natureza de mercúrio.

Quando a lua transitar a lua no retorno solar, o nativo será alegre e contente. Se a lua transitar por venus e júpiter também será bom.

Se lua transitar a casa 1, a saúde terá problemas. Se transitar a casa 10, o trabalho da pessoa será reconhecido dependendo dos aspectos dos benéficos. Se a lua transitar pela casa 7 o nativo vencerá seus inimigos e ganhará dinheiro. Se a lua transitar pela casa 4, no retorno solar, haverá segredos que o nativo guardará e é bom para fazer um testamento.

 

 

Deixe uma resposta