E estamos novamente na estação de eclipses! Como leitores mais costumeiros sabem, temos duas estações de eclipse por ano, quando as lunações se alinham aos nodos lunares. Eclipses são considerados influências maléficas por seu significado natural, mas ultimamente o modismo tem mudado.

Antes de falarmos sobre o eclipse vamos explicar o que é o Eclipse Lunar Lua de Sangue Flower Power Super Lua.

Uma “lua de sangue” é o jeitão dramático de falar em alguns eclipses lunares a lua fica vermelha. Isso não tem importância astrológica se ficou vermelha ou não, mas é mais bonito para postar no instagram.

Uma super lua é um conceito criado pelo astrólogo americano Richard nolle, que vem da escola moderna de “geocósmica” e não se importa muito com signos e outros, e sim com coisas como máximos de declinação ou a distância máxima de vênus ao sol (elongação). Ele criou/popularizou o termo super lua – uma lua cheia que acontece perto do momento de máxima aproximação da lua com a Terra. De acordo com Nolle é um momento importante para eventos como terremotos e tempestades graves. Sinceramente nunca vi isso funcionar a não ser que você amplie a rede ao limite.

Mas o conceito de super lua de repente ficou pop ao entrar nas redes sociais, e ninguém mais sabe a origem (males da internet). Então de astrônomos a celebridades discutem super luas em contextos novos, e é claro, “celebridades” e clickbaits de “jornais”. Na prática, a diferença visual de uma super lua existe mas não é nada extraordinário, você geralmente nota “que a lua parece maior hoje”.

Aqui um vídeo de um físico reclamando do modismo. Para não repetir o que ele diz, ele argumenta como no ciclo de notícias e clickbaits praticamente qualquer lunação e eclipse tem que ganhar um nomezinho bonito. Tem a ver mais com nossa sociedade do fake news.

Note que nem ele sabe de onde vem o termo Flower moon. De acordo com time and date são nomes do tempo colonial americano que pode ou não ter vindo dos indígenas, e, obviamente, não tem nenhuma importância ou conotação seja astrológica ou astronômica, como lua do lobo, lua da neve, lua rosa. Totalmente irrelevante, mas fica bonito na manchete “hoje temos eclipse na lua do milho”.

Note que isso tudo não implica que o eclipse tenha mais ou menos importância astrológica. Só estamos tentando esclarecer sobre o modismo da semana da lua flower power sacrificial sanguinolenta. Pro próximo artigo eu falarei um pouco sobre a astrologia de verdade dos dois eclipses da estação

Veja mais

Deixe uma resposta