planetasatelite.jpg

Há várias formas de se entender os planetas, uma delas é a sua qualidade essencial. Outra é a partir de suas regências, de suas afinidades, das coisas que ele representa. Aqui vamos usar um método menos comum: a partir de dois planetas, vamos tentar pegar qualidades em comum e criar uma “metáfora”para os dois.

Qualidades planetárias e polissemia.

Os planetas são símbolos de uma série de coisas, quase infinitas… eles representam não apenas personalidade, mas também pessoas, povos, países, metais, plantas, animais, estados de espírito, orgãos humanos, etc. Um exemplo seria o Sol, que entre outros significados, representa o Pai, o Marido, fama, o Coração, o Olho direito (nos homens), o Espirito (no sentido mais teleológico da palavra), o Ouro, o Rei, o Chefão, o instinto de poder, o poder em si, a arrogância,pessoas corajosas, altruístas, arrogantes (todas as ênfases são possíveis), etc. Essa polissemia (muitos significados) confunde, mas faz parte do símbolo.

Os astrólogos modernos, na sua tentativa de serem “holístico”, tem misturado ainda mais os significados dos planetas, multiplicando a polissemia. Um exemplo são os pontos médios: pegue todos os significados de marte e reserve. Agora misture todos os significados de júpiter e coloque numa vasilha e misture bem. Pronto, você tem um “ponto médio” cozinhando os significados dos dois.

Pra não cair nessa armadilha, minha intenção aqui é de apenas fazer um mnemônico, algo que faça com que iniciantes em astrologia possam “intuir” alguns significados dos planetas, mas de resto, apenas com estudo sério isso pode ser atingido.

Os planetas em duplas

Uma maneira de reduzir a polissemia é através da comparação entre coisas. Isso nos dá o “contexto”. Por exemplo, se vejo vênus na casa 5, é bem diferente de vênus na casa 9. Vênus na 5 está muito orientado aos prazeres corporais e mundanos, a ter filhos, casa, sexo, coisas bonitas, etc. Já vênus na 9 está orientado muito mais espiritualmente, podendo até significar alguém que larga tudo pra entrar num mosteiro !

Outro exemplo é o tarot: Vamos imaginar a carta a Torre, toda poderosa e temida. Se a torre está numa posição significando “contra”, significa que tudo vai desmoronar e com muito barulho ! Mas se a Torre está na posição “negativa” significa que a fundação é sólida, e as coisas prosperam.

Queria sugerir um exercício nessas linhas… pense os planetas em duplas, e pense no que eles tem em comum, qual é a “palavra chave” dessa combinação.

Nota: não estou aqui querendo fazer um “guia para os aspectos” entre os planetas. Os planetas podem ter várias relações, mesmo quando não formam aspecto, certo ?

O Sol

Alguns significados do Sol já estão acima, não precisamos repetir. O ouro é o masculino, é luminoso, é poderoso e quer fama, poder.

A Lua

O sol e a Lua são os luminares. A Lua representa a maioria das coisas femininas, a Mãe, a Esposa, o Olho Esquerdo, a Prata, tudo que é receptivo, mutável, uterino, etc. Representa o povo em geral, o corpo físico, a mente “vegetativa”, as emoções, os fluidos corporais, etc.

Sol e Lua, casamento de viúva

Agora vamos combinar os sentidos, bem livremente.

Casamento: o Sol e a Lua são representantes do masculino e do feminino, a união dos dois pode bem representar um casamento (significado mais restrito a revoluções solar e a cartas horárias).

Fama, ascensão social: o sol e a lua são os luminares, e portanto trazem a pessoa “à luz da ribalta”. Se considerava que os dois luminares angulares era uma grande indicação de fama.

Mente e espirito: a associação dos dois luminares criou dois pontos importantíssimos na astrologia antiga: a parta da fortuna (lunar) e a parte do espírito (solar). A associação da lua é mais corporal, e fortuna representa nossas ações no mundo físico, inclusive nossa sorte e dinheiro, enquanto espírito fala sobre as coisas que escolhemos (objetivos, moral, ideologia, sentido da vida).

Mercúrio

Mercúrio é o “leva e traz”, ele está muito perto do sol, e transmite a luz dele (espírito) para os outros planetas. É rápido e comunicativo. Representa a mente, a fala, o sistema nervoso (problemas como epilepsia, etc), as cartas, carteiros, pessoas que estudam, escrevem, astrólogos, contadores, emails, escravos e serviçais, terremotos, o metal mercúrio.

Os prateados Mercúrio e Lua

Tanto mercúrio quanto a Lua representam a Mente. A lua é a mente mais emocional, sensível, que percebe e sente. Mercúrio é a mente que dá nomes, cataloga, organiza e discrimina. Muito antes de inventarem os “lados do cérebro” esses dois já dividiam o domínio da mente.

O sol e mercúrio

Esses dois nunca estão em aspecto fora da conjunção, já que mercúrio nunca fica muito longe do Sol. Os dois estão ligados ao conhecimento, mas o conhecimento do Sol é o “verdadeiro” segundo Frawley, e mercúrio está bem quando “reflete” adequadamente, transmite esse conhecimento.

Uma anedota… a maioria dos cientistas criou um mito fundamental para “explicar” o conhecimento sobre ervas medicinais dos indígenas: tolos e primitivos, foram testando todas. “Oh, Itixoca morreu, vamos tentar aquela mais espinhosa”.

Na verdade, o que os pajés daqui de Colômbia fazem, por exemplo ? Vem o paciente, com uma doença que eles não conhecem, entram em transe com o Jaré (parecido com o Santo Daime) e  vão perguntando pras plantas (literalmente) se ela pode ajudar o caso ou não. Funciona ? Pior que sim…

Esse seria um conhecimento mais mistico, que reflete bem a uniao positiva de mercúrio “refletindo” o Sol.

Em breve eu adiciono Saturno à lista, pra ver o que sai. Fica como lição de casa para você fazer suas próprias associações.

Artigos Relacionados

Comments

  1. Só li uma linha do texto; depois volto pra ler mais. Mosteiro só se for com mil amantes, porque há um prazer na vida que pra mim é impossível de se abrir mão; um tempo sem até vai. ahahah 😉 Minha Vênus na 9 é religiosa nesse sentido.

  2. Uau. Li tudo agora. Esse exemplo da Vênus é realmente hilariante se eu for pensar na Vênus na 5 de alguns amigos meus. É um “quê” pra diversão, uma capacidade estratégica sem fim com os objetivos mais chinfrins possíveis. ahaha Aí fica aquela: Ah, Gi, você está se afastando. Ah, não sei o quê… Então paga tudo, oras! Porque o mar não está pra peixe, nunca esteve! ;-(

    Um Mercúrio dispondo uma Lua e estando lá na oito realmente é dose pra leão. Mas sinto que eu me calo muitas vezes, porque aprendo com os erros. Como aprendo… Ah, não quero nem ver o que você vai falar de Saturno. Meu Mercúrio transmitindo a “luz” dele aos outros planetas.. Bem, tem que saber o que a casa é. A VIII é realmente uma incógnita pra mim. Não gosto de vê-la como maléfica porque há tantas coisas boas que ela me traz indiretamente…

  3. Ana
    nao sei se entendi sua pergunta
    Os nomes dos planetas sao dados a partir dos deuses gregos, em sua versao romana, certo ?
    Cada lingua obviamente adapta um pouco o latim para sua pronunciacao… por exemplo marte em portugues, martes en español, mars in english.

    Na astrologia védica eles chamam os planetas em sua propria lingua, obviamente, sem influencia do latim, mas mesmo assim os significados sao iguais:
    Surya Sol, Chandra – Lua, Budha – mercurio, Shukra-venus, Kuja-marte, Guru-jupiter e Shani – saturno.

  4. Vc poderia me dizer como chegaram na relação entre os planetas e os signos?
    Como sabem que os plantas tem tal ou qual caracteristicas?
    Se c puder me indicar algum site ou ate melhor um livro que fale sobre essa relação, a agradeço. Estou fazendo algumas pesquisas e ainda não encontrei essa relação.
    Obrigada
    Zelinda

  5. Zelinda a relacao entre os planetas e os signos é mais antiga que andar pra frente ! Assim como as caracteristicas dos planetas, sao muito velhas e estao na historia da humanidade… mesmo comparando entre diversas culturas, vemos que há muito mais semelhancas entre os planetas que diferencas.
    Os livros sao raros, nao vá atrás por favor de explicacaozinha vagabunda, “baseada em Jung”, etc. As conexoes tem milhares de anos, algumas sabemos o motivo, outras nao. Considere conhecimento revelado

Deixe uma resposta