Como dito, o ano novo chinês começou, astrologicamente, dia 5 de fevereiro, e como tal, também muda uma parte do Feng Shui anual. E, como prometido, vou falar um pouco do tema.

Deve se notar que eu não sou um especialista em Feng shui, porque, assim como em todos os ramos da vida, há uma grande diferença entre saber sobre o tema e realmente ser um especialista. No entanto, como outro dia mesmo estava vendo palestra do estilo “feng shui palhaçada”, eu acho melhor eu falar sobre o tema do que reclamar de quando as pessoas ouvem essas porcarias e acabam acreditando.

O que você precisa saber sobre Feng shui

O Feng shui é uma das artes metafísicas supostamente unificadas pelo Imperador Amarelo, e tem várias conexões com astrologia (Bazi) e I ching. Basicamente ele usa energias básicas (barulho, calma, trânsito, árvores, viadutos, afetam sua casa) e energias metafísicas (os cinco elementos chineses) para analisar cada habitação.

Nos anos 80-90, um grupo de americanos picaretas inventou um “novo feng shui simplificado”. Repentinamente o feng shui entrou na moda lá pelos 90 e todo tipo de bobagem espalhou de gente preguiçosa e estúpida escrevendo seu livro e fazendo escola.

O que demorou três séculos para acontecer com a astrologia tradicional aconteceu com o pobre feng shui em anos. Então, a chance é que, se você aprendeu algo sobre Feng shui em algum livro ou curso, a verdade é que provavelmente seja total bullshit.

Coisas que você pode ter aprendido sobre Feng Shui que são tão chinesas quanto um sushi de feijoada

Existem os cantos da felicidade, amor, dinheiro, etc

Não, não existem. Cada casa tem uma combinação de energias diferentes. Além disso, no feng shui de verdade você tem 4 cantos “bons” e 4 cantos “maus”. Assim como na astrologia, a pasteurização para o nível Cláudia exige que se retire tudo que seja difícil. Portanto as energias que são ligadas com roubo e conflito viraram “trabalho”, e as energias de doença e pobreza viraram “espiritualidade”!!!!!

 

Você determina a direção pela porta de entrada

Obviamente não, mesmo porque a porta de entrada de apartamentos dá para um corredor escuro. Você diria “meu apartamento dá de frente para o interior do meu prédio”. A direção de um apartamento ou casa é a direção que entra mais luz, que normalmente é simplesmente a frente da casa ou edifício.

A porta de entrada, como veremos abaixo, é importante por outro motivo, é por onde entra a energia yang na casa. Mas, novamente, isso não determina a direção da casa.

 

Você tem que comprar coisinhas chinesas e espalhar pela casa

Você praticamente não encontra mais livros de feng shui na livraria, mas sobrou um ramo de decoração que acredita que feng shui é transformar a casa das pessoas em restaurante chinês. Não, existem curas, mas elas usam os elementos, e não estátuas de dragão e tartaruga.

 

Você pode fazer feng shui da sua mesa ou cubículo no trabalho.

Não, não pode. O feng shui trabalha de fora para dentro, e quanto maior melhor. Os edifícios e construções ao redor de sua casa afetam seu edifício como um todo. A forma e direção de sua casa afetam seu ambiente particular. Você não pode simplesmente colocar um cacto na sua mesa de trabalho e dizer que mudou o feng shui.

 

As 9 “energias voadoras” do ano

No feng shui existem 9 “energias” chamadas de estrelas voadoras. Elas são chamadas de voadoras porque a cada ano elas trocam de posição em seu quadradinho 3×3. A posição para este ano está abaixo.

Norte
3 7 5
4 2 9
8 6 1
Sul

 

 

Note por favor que o quadro acima foi feito por conveniência didática… Tradicionalmente o correto é colocar o SUL para cima, mas daí um monte de gente ia reclamar que o mapa estava na direção errada!

Imagine o mapa de sua casa ou apartamento, seja quadrado ou retangular, e divida grosseiramente em 9 áreas (o desenho abaixo não corresponde ao acima, é só para exemplificar).

flying-stars-20132

 

Se você tem uma parte da casa que sai do quadrado (por exemplo uma varanda) ou que falta um pedaço (uma reentrância) simplesmente ignore a não ser que o pedaço seja tão grande que tenha que reajustar seu mapa.

As 3 áreas importantes de sua casa

Ao invés de pegar e analisar loucamente cada pedaço da casa, nós dissecamos apenas 3 pontos importantes… a porta de entrada para sua casa ou apartamento, a cozinha e o quarto de dormir.

a porta de entrada – Como mencionado acima, virou modinha dizer que a porta de entrada é a “direção da casa”. Isso está errado, mas a porta continua sendo um ponto importante. No exemplo acima, a porta está na estrela 9.

A cozinha – A cozinha tem energia yang e é relacionada com a habilidade de ter comida na mesa, e a energia que você coloca no corpo pela boca. No caso acima temos a energia 1 e 6 transitando pela cozinha.

Muita gente vai reclamar que não usa muito a cozinha e que portanto não conta. Para mim, isso só é válido caso, se eu abrir seu fogão, eu encontrar roupa secando. Fora isso, considere a cozinha como um ponto importante.

o quarto de dormir – aqui é óbvio. É o ponto de energia yin onde você se recupera e passa umas boas 7-8 horas por dia no mínimo. Más energias podem trazer distúrbios de saúde e domésticos.

O restante das áreas de sua casa devem ser consideradas como neutras. Se você trabalha em casa, talvez o escritório tenha que ganhar consideração especial, mas de resto ignore todas as áreas como sala de estar, quarto de yoga, etc, pois você não passa tempo suficiente nesses lugares e nem eles têm o mesmo valor simbólico.

 

Uma extraordinariamente breve descrição das estrelas

Nós NAO estamos interessados em descrever detalhadamente as estrelas, porque elas vão interagir com as estrelas “natais” de sua casa”, que eu não sei quais são, e você não saberia como interpretar. Então vamos apenas aos cuidados especiais que todo mundo deve fazer. Lembre novamente que nós consideramos APENAS a porta de entrada, a cozinha e o quarto de dormir. As estrelas do ano de 2016 estão novamente abaixo

Norte
3 7 5
4 2 9
8 6 1
Sul

 

 

 

A parte nordeste de todas as casas vai ter a estrela 5 passando. Caso sua porta, cozinha ou quarto esteja nessa posição, é necessário cuidado porque essa estrela traz problemas. É sugerido colocar uma “cura” de água com sal e algumas moedas.

A parte leste vai ter a estrela 9. A estrela 9 se combina com as estrelas natais, que não sabemos quais são. A estrela 9 pode causar incêndio caso seja a cozinha ou área que lide com fogo. Basta ter mais cuidado para não deixar o frango no fogo e sair para ir ao mercado.

A parte noroeste tem a estrela 3. Caso seu quarto de dormir esteja aqui, pode haver mais discussões de casal este ano.

A parte norte tem a estrela 7 – caso a porta de entrada esteja aqui, aumenta a vulnerabilidade a roubos. A cozinha ou escritório aqui poderia ser conflitos no trabalho.

Grande Duque e 3 killings

A parte sul e sudoeste estão sobre o domínio destas duas forças. De acordo com a tradição chinesa não faça reformas nestas áreas. Caso vá reformar a casa inteira, pelo menos não comece nessas áreas, comece por qualquer outro lugar.

Artigos Relacionados

4 ou 5 elementos

Quantas astrologias existem?

quatro elementos ocidentais

Ano do coelho

Deixe uma resposta