Nossa primeira incursão no terreno da Geomancia está aqui na parte 1. Falamos o básico de sua história e uso. Aqui vamos avançar um pouquinho mais.
Como mencionado antes, várias das técnicas de interpretação da geomancia astrológica (no estilo renascentista) têm paralelos com astrologia horária. Inclusive nomes como conjunção, translação de luz, parte da fortuna e perfeição reaparecem.
Neste artigo vamos tratar especificamente das técnicas de Perfeição, ou das respostas do tipo Sim/Não.

Geralmente esse não é o caminho ensinado – geralmente se fala dos princípios mais básicos e depois se discute cada um dos 16 símbolos, mais ou menos como se faz no tarot. No entanto não acho isso muito útil já que a maioria das perguntas da geomancia é respondida como na astrologia horária – vou pegar o emprego ou não? vamos ficar juntos ou não?

Para perguntas do tipo “onde está o relógio”, “devo fazer isso”, “esse investimento é bom“, é mais importante ver a natureza do 16 símbolos primeiro.

Mas no caso da Perfeição, primeiro queremos ver se a questão vai para Perfeição, e depois verificamos a natureza dos símbolos para aliviar qualitativamente.

Como sempre, é necessário ter o básico de astrologia horária e pelo menos das 12 casas para entender. Caso sinta que está lendo latim, veja nossos artigos de iniciantes.

Exemplo 1

Perfeição

Como eu disse, há um paralelo com astrologia horária, mas não é uma relação unívoca – por exemplo não há regentes, vemos apenas os símbolos dentro das casas. Num mapa horário, só podemos ter um marte, mas no mapa geomântico o mesmo símbolo pode se repetir várias vezes e é essa repetição que olhamos para ver se há perfeição, ou seja, conexão do querente (casa 1) com o quesitado (casa X).

A primeira maneira é ver se o mesmo símbolo ocupa as duas casas de interesse (não vale qualquer outra casa). Então por exemplo veja que no Exemplo 1, acima, o mesmo símbolo ocorre nas casas 5 e 12. Procure outros símbolos que ocorrem em duas casas e veja que perguntas teriam perfeição:
a-minha namorada vai conseguir fazer o mestrado?
b-meu pai vai ficar morrer?
c-meu amigo vai receber o prêmio?

Respostas abaixo da imagem

Resposta
Em (a) vemos que o mesmo símbolo ocupa as casas 7 (Namorada) e a casa 9 (viagens, mestrado) – eu não estou usando casas derivadas nem nada assim por simplicidade
Em (b) o símbolo da casa 4 não reaparece na casa 8 da morte.
Em (c) o mesmo símbolo está na casa 10 (prêmio) e 11 (amigo)

Exemplo 2

O segundo método de perfeição é ver se o símbolo reaparece do lado da casa desejada. No Exemplo 2 para uma conexão entre casa 7 e casa 10, o que temos? Os símbolos são diferentes, mas o símbolo da casa 7 reaparece do lado da casa 10 (na 9). Portanto há perfeição por estar do ladinho.

Que outras perfeição por estar na casa ao lado você encontra no Exemplo 1? Tente fazer e veja a resposta.

Carta Exemplo 1:

d-há uma conexão entre casa 5 e 1?
e-há uma conexão entre casa 7 e 10?
f-há uma conexão entre casas 4 e 11?


Respostas
d- sim, o símbolo que está na 5 aparece do lado da casa 1 (na casa 12)
e - sim, o símbolo que está na 7 está do lado da 10 (na casa 9)
f - não. O símbolo que está na casa 4 não aparece nem na 10 nem na 12 (as casas do lado da 11). O simbolo que está na 11 não aparece nem na 3 nem na 5 (as casas do lado da 4).

A terceira maneira de Perfeição é quando os 2 símbolos (das duas casas desejadas) se unem em qualquer parte do mapa. Basicamente é a mesma coisa que no exemplo anterior, mas é considerado como uma perfeição mais fraca.

No exemplo 3, veja a figura que está na casa 6 e a figura que está na 10. Há alguma conexão? Primeiro, elas obviamente são diferentes, então vamos ver se elas se movem para o lado uma da outra. A figura 10 não vai nem pra 5 nem pra 7. A figura 6 não vai nem pra 9 nem pra 11. Mas note que a figura 10 vai pra 3, e a figura 6 vai pra 4. Então as duas figuras se encontram juntinhas.

Obviamente este último vai ficando mais complicado de ver e precisa de prática.
Exemplo 3

Perguntas

No exemplo 1 há a terceira forma de perfeção (os dois simbolos juntos, num local totalmente diferente do mapa)

g- entre as casas 10 e 5?

h – entre as casas 2 e 7?

Como calcular o mapa?
Vamos falar sobre o cálculo geomantico só depois, mas você pode calcular suas próprias cartas usando esse site. Há também vários apps, mas cuidado para ver se não estão usando a versão “golden dawn” que pra variar está errada.

Resposta

g – sim, note que 1 – o simbolo na casa 10 é diferente do simbolo da 5. 2 – o simbolo da 10 não repete nem na 4 nem na 6; e o símbolo da 5 não repete nem na 9 nem na 11.
No entanto note que o símbolo da 10 reaparece na 11, e o símbolo da 6 reaparece na 12 que é o terceiro modo de perfeição (mais fraco).

h – não. o símbolo da 2 não reaparece em lugar nenhum da carta, e o símbolo da 7 não reparece nem na 1 nem na 3.

Deixe uma resposta