Já falamos sobre o que é Geomancia, e um pouco de sua origem e método, distribuindo pontos para criar 16 figuras, similar em princípio ao I ching. No segundo artigo falamos sobre as técnicas de perfeição que são basicamente derivadas das técnicas da astrologia horária quando a geomancia chegou à Europa (provavelmente).

Finalmente vamos falar sobre as 16 figuras, coisa que adiei porque é facilmente encontrada na Net (tente dar uma olhada na wikipedia antes de continuar), e por isso mesmo vou dar mais uma passada nos gerais do que tentar fazer uma entrada enciclopédica sobre o tema.

Aqui todos as 16 figuras para referência… anote todas para ter uma melhor ideia antes de continuar o artigo e criar uma memória visual.
Via e populus

Primeiro temos Via e Populus. Os dois são da Lua. Via representa movimento e Populus é passivo. Populus tem uma imagem geral de povo, agrupamento de pessoas, Via de velocidade. Note que os dois são atributos lunares: povo em geral, pessoas, passividade, reflexividade, e também velocidade, movimento.

Laetitia e Tristitia

Laetitia (felicidade) vs Tristicia são fáceis. A ponta para cima mostra felicidade e é jupiteriana. A ponta para baixo é tristicia e é Saturnina, tristeza. São os significados básicos de benéfico e maléfico, otimismo e pessimismo.

Puer e puella

Puer (rapaz) é de marte, e Puella (moça) é de vênus. Os dois representam aspectos de sexualidade e o que chamaríamos hoje em dia de comportamento de gênero. Puer é sexual, agressivo, direto, competitivo e até violento. Puella é fofa, feminina, estética, hedonista. Onde um é paixão e sexo a outra é amor, calma, beleza.

Acquisitio (ganho) e amission (perda) têm simbologias de ganho e perda, principalmente financeiras. Curiosamente Acquisitio é júpiter, mas amissio é vênus. Por que Vênus foi associada com perdas? Pode ser por coisas como hedonismo, ou simplesmente porque é o planeta que sobrou. É um pouco difícil de entender o desenho, então pense assim: Acquisitio como dois “Vs”, representando taças cheias. Amissio são as mesmas taças, mas de cabeça pra baixo (os “V”s invertidos) mostrando perda e desperdício. Como Amissio é venusiano, muitos geomancistas dão significado positivo para Amissio em questões amorosas e negativo para o resto.

Caput draconis (nodo norte) e Cauda draconis (nodo sul) são simplesmente os nodos com as mesmas associações – o nodo norte é expansivo, material, elétrico, enganador, consumista. O nodo sul é introvertido, passado, imaterial, esotérico, parado, desvanece. Cuidado com as figuras, porque elas são meio que o contrário dos grifos normais dos nodos e pode causar confusão.

As duas figuras do Sol são Fortuna Major (sorte maior) e Fortuna minor (sorte menor). Estão ligadas ao sol e não à parte da fortuna ( a parte da fortuna tem outra associação em geomancia). Fortuna major é coisas boas (ou más dependendo do contexto) de longo prazo, como talentos, propriedades, nome, reputação. Fortuna minor é ligada com sorte, um palpite, um amigo que por acaso te pode dar uma ajuda, fatores de ajuda que são externos a você, que são provisórios, não são permanentes, que são por acidente.

Albus (branco – mercúrio) e Rubeus (vermelho – marte) são as mais difíceis de visualizar, se alguém inventar uma boa ideia me avise. Albus têm dois “bracinhos” e rubeus têm duas “perninhas”. Albus é fácil: pense em Albus Dumbledore como representante dos aspectos mercuriais de mago, escritor, inventor, sábio. Rubeus são os aspectos mais sujos de marte – ladrão, assassino, violência, engano, falsidade, vingança.

Por último Carcer (prisão) e Conjunctio (união). Esses dois não podem ser girados, mas são reflexos um do outro. Carcer é saturno, e é basicamente o significado esperado, prisão, restrição, confinamento, estrutura, lentidão. Conjunction é mercúrio e acaba tendo um significado quase “venusiano” de união, contato, relacionamento, comprar e vender, negociar, encontrar, conectar.

Figuras por Planeta

Como vimos os Planetas regem pares de planetas: O sol tem Fortuna Major e Minor, a Lua tem Via e Populus. Com o nodo norte e sul completamos 6. Restam 10 figuras para os cinco planetas restantes: cada um fica com dois, apresentados acima. Vamos rapidamente comparar os pares.

Saturno – Tristitia e Carcer são duas figuras bem negativas relacionadas a perdas, aprisionamento, solidão, decadência, perdas, derrota.

Júpiter – Laetitita e Acquisitio (felicidade e ganho) são as duas figuras mais positivas, adequadas à jùpiter, com o potencial de ganho emocional e financeiro.

Marte – Puer (rapaz) e Rubeus (vermelho) são figuras dos dois aspectos de marte – puer representa uma visão mais masculina, adolescente, competitiva, guerreira, sexual; rubeus representa um engano, um erro, um ladrão, vingança, etc. Rubeus na casa 1 é o equivalente às “condições antes do julgamento” da astrologia horária.

Vênus – Puella (moça) e Amissio (perda). Puella são características bem venusianas como coisas bonitas, amor, relacionamento, beleza, refinamento; Amissio é perda financeira e não cai muito bem com vênus mas é o que ficou. Lembre que em questões de amor, as pessoas geralmente colocam amissio como positivo.

Mercúrio – Conjunctio (união) e Albus. Temos os aspectos comunicativos, negociativos, de ir e vir, conectar de mercúrio, e em Albus temos mais sabedoria, técnica, palavra, estudo, entendimento.

Figuras vs Perfeição

No artigo anterior falamos sobre perfeição. A perfeição, como na Astrologia Horária fala mais sobre questões sim ou não. Dentro desse marco, as figuras dão ideias de facilidade (vem rápido e fácil vs difícil), ideia de resultados positivos e negativos (“vai conseguir o emprego mas não vai gostar”), e de outras coisas que não foram mencionadas na pergunta (“vai conseguir o emprego mas a figura xxxx indica uma pessoa invejosa”)

Deixe uma resposta