vidente-de-oscar-dominguez-1944.jpg

A vidente, de Oscar Dominguez, 1944

A profecção é um dos métodos mais antigos da astrologia para se prever os acontecimentos do ano. Basicamente, o signo do ascendente, ou de outro ponto, é avançado ao ritmo de 1 signo por ano. Assim, se você nasceu com Áries no seu ascendente, no seu segundo ano de vida você terá um ascendente profectado de touro, etc.

Primeiro discutimos como calcular a profecção. Agora é importante aprender mais sobre esse conceito, para quem quiser aplicá-lo na prática (o Rodolfo tem escrito muito sobre profecção, e pode ser útil pra quem quiser ver uma intepretação usando o conceito).

História do conceito

O trabalho mais velho que temos conhecimento, por enquanto, é o do grego Vettius Valens, que mesmo assim fala como se fosse uma técnica muito antiga, mesmo em seu tempo.

Os gregos tinham uma técnica astrológica que era muito baseada em “senhores do tempo”, ou seja, cada período da vida era regido por um planeta da sua carta, e esse senhor dava a esse período seus assuntos (por exemplo, dinheiro) e suas características (boa ou má).

Por exemplo, uma das técnicas de “senhores do tempo” eram as “idades do homem“: o homem começa sua vida como bebê (lua), criança (mercúrio), adolescente (vênus), etc. Outra dessas técnicas é a firdaria, que tem um regente e um sub-regente para cada período de sua vida.

A vantagem que Valens via da técnica da profecção, combinada com a Revolução Solar, era justamente a de ter indicações para um período menor e mais concreto na vida: apenas um ano.

Profecção e a Revolução Solar

Como somente há 12 signos no zodíaco, isso significa que a vida vai ter acontecimentos repetidos a cada 12 anos ? Não exatamente, por diversos motivos:

  1. A vida não é perfeitamente cíclica: um efeito que aos 30 anos gera um casamento, aos 18 cria um namorico e aos 6 o primeiro amiguinho. O envelhecimento traz novas circunstâncias. Um ano que é ruim para as finanças não traz conseqüências quando temos 2 anos de idade e não temos finanças.
  2. As direções primárias, progressões, os “senhores do tempo”, etc, influenciam os grandes períodos da vida. Dois anos podem ser muito parecidos, mas um tem uma direção primária tétrica e o outro apenas coisas felizes.
  3. O fator primordial é a Revolução Solar (ou Retorno Solar, ou ainda RS). Todas as indicações da carta natal devem ser comparadas com a carta do RS.

Assim Profecções e Revoluções solar devem ser sempre vistas em conjunto, e não como peças em separado, como é o costume na nossa época de “vamos fazer de qualquer jeito e chamar isso de intuição”.

A profecção é por signos ou por casas ?

Como escrevemos no artigo anterior, a profecção se faz avançando por um signo o grau do ascendente. Entretanto, alguns leitores podem encontrar outros escritos dizendo que se avança “uma casa por ano”. Qual está correto ?

Os gregos obviamente avançavam um signo por ano, já que em sua época signo = casa. Mas já na época dos árabes, se deixava muito clara que o ascendente avançava 30 graus por ano, e não uma casa. A origem dessa história de “1 casa por ano” me é confusa, já que todos os textos que encontrei são bem claros a respeito, ou é um mal entendido ou provavelmente é mais fácil vender algo se dá aquela aura de “antigo”.

Mesmo porque, com tantos sistemas de casas, surgiria a pergunta, “e qual é o certo ?” Os gregos não usavam, os árabes usavam alchabitius, e depois da renascença começou a chuva de sistemas novos… Não vejo nenhuma explicação válida pra dizer porque um sistema inventado pelos gregos “só dá certo com placidus”…

Anos bons e maus

O signo profectado representa o ano, e suas indicações boas e más. Segundo Paulus Alexandrinus, primeiro se deve observar se o regente do signo profectado está em aversão ao signo, o que é uma indicação bem negativa.

Em seguida procure por aspectos, por signo inteiro, com o signo profectado. Por exemplo, se o signo profectado é Leão, Júpiter em áries estará em trígono, não importando em que grau de áries Júpiter esteja. Vários benéficos aspectando o signo trazem coisas boas e vários maléficos… bem você sabe.

Todas essas indicações devem ser repetidas também no retorno Solar ! Por exemplo, o ascendente profectado caiu em Touro, o regente é vênus. Na carta natal vênus está em áries, portanto está em aversão, e além do mais está em seu exílio ! Mas se no retorno Solar a vênus está em Peixes, sua exaltação, as notas pesadas que iamos prever são praticamente canceladas.

O regente do ano

O senhor da profecção é também chamado de regente do ano. Infelizmente nem sempre o regente do ano é o senhor da profecção. Há uma escala de preferência:

  1. Se há um planeta no signo profectado, na carta natal, então ele é o senhor do ano
  2. Se há um planeta que no Retorno Solar esteja passando pelo signo da profecção, então esse é o senhor do ano
  3. Se não houver um planeta que cumpra as condições 1 e 2, então o senhor do ano é o regente normal do signo

Por exemplo, tenho o ascendente em áries. No meu 30 ano, terei um ano 7, e o signo profectado será libra. Se eu tivesse Saturno em Libra, ele seria o senhor do ano. Mas não tenho. Daí eu vejo no meu retorno Solar.

Se, no Retorno Solar, por exemplo Marte estiver transitando o signo de Libra, Marte seria o Senhor do ano. Mas, se não tivesse nenhum planeta em Libra, o senhor do ano seria vênus.

Nota técnica: Na condição 1, quando o planeta natal não aspecta ao signo profectado, ele perde a condição de senhor do ano.

Desculpe se o artigo parece excessivamente técnico… mas a verdade é que não existe “receita de bolo” e é perigoso dar a iniciantes, que ainda não sabem delinear, a impressão de que existem sim receitinha.

Artigos Relacionados

Comments

  1. Yuzuru, entendí o racicínio, mas nesse seu artigo vc não citou as casas e caí em dúvidas. Diversas vezes lí que na profecção vemos qual casa será ativada para aquele ano.
    Exemplo: Vamos supor que determinado ano ativará a casa 8 (cúspide áries) qual seria mais importante assunto para o ano:
    * Os assuntos da casa 8
    * Os assuntos do regente do ano e sua posição
    * Ou ambas alternativas
    ???

  2. Olá, seus textos são maravilhosos e eu estou fazendo uma jornada por todos eles. As dúvidas são imensas e a minha ignorância maior ainda, mas tomei coragem para fazer uma das muitas perguntas que eu tenho.

    O que fazer se no signo profectado encontram-se dois ou mais planetas? Tanto isso pode acontecer na Natal quanto na RS. Como analisar? Verifica-se qual tem mais dignidade no local?

    1. Essa é uma dúvida comum e na verdade vem desde a antiguidade.

      Vamos usar 3 critérios:
      – algum dos dois planetas estava nesse signo natalmente? Se sim, ele provavelmente ganha
      – esses planetas, na RS, conseguem ver o signo? Ou seja, eles aspectam por signo inteiro? Se nao, é provável que esse planeta nao possa ser regente da RS.
      -qual desses planetas tem dignidade nesse signo?

      Note, no entanto, que também nao há problema nenhum em admitir que um vai ser o regente mas o outro terá uma grande influência! Por exemplo, marte e saturno em escorpiao, mesmo dando a regencia da profeccao para marte, nao quer dizer que esse saturno ficará sem ser notado!

  3. Oi Yuzuru!!
    Minha dúvida era a mesma da Ignez, e entendi. Esse ano o signo profectado é Leão, no natal estão venus e mercúrio, na RS transitam júpiter, venus e lua na casa 2 da RS e o sol também rege essa casa.
    A firdária é de júpiter/sol e daqui a 2 meses será jupiter/venus. Parece ser um bom ano para ganhar dinheiro, já que se unem os 2 benéficos nas análises.
    No entanto, saturno e marte estarão em conjunção exata na RS em escorpião (coincidência, já que vc escreveu em 2010) portanto quadrando o signo profectado. Aí já me enrolei aqui, será um ano de ganhos e perdas? Imagino que ao menos será de muita luta, ou cheio de obstáculos, é isso?

    Lembrando que o asc da RS é gemeos e cai na casa 6 do natal. Mercúrio da RS está em virgem e conjunto as MC natal, embora não tenha nenhum planeta nos angulos na RS.

    Aproveito também pra perguntar se ou quando vai ter turma nova do curso de progressões secundárias, quero fazer 🙂 abraços!

  4. Ola Yazuru

    Não consigo entender uma coisa quanto ao que você diz acima

    Você diz sobre o regente do ano:
    1. Se há um planeta no signo profectado, na carta natal, então ele é o senhor do ano
    Mais adiante você diz:
    Na condição 1, quando o planeta natal não aspecta ao signo profectado, ele perde a condição de senhor do ano.
    Mas, usando Casas de Signos Inteiros (Whole Houses”), se há um planeta no signo profectado, ele já está no signo (profectado). Logo a última assertiva (“statement”) está incongruente.

    Por favor, esclareça!
    Mihail

    1. Oi, na verdade nao sei se entendi, entao vamos dar um exemplo:

      Signo profectado chega em touro. Saturno está em touro no mapa natal.

      1 – Vamos supor que Saturno no Retorno solar está em capricornio. Capricornio enxerga a touro, portanto saturno seria senhor do ano.

      2 – Vamos supor que saturno esteja em aries. Aries nao aspecta o signo profectado (touro), portanto saturno nao seria o senhor do ano e teriamos que procurar algum outro candidato

      se nao esclareceu, me de um exemplo, por favor
      Y

      1. Y, boa tarde! Tudo bem?
        Supondo uma profecção de capricórnio onde, na RS nenhum dos 2 enxerga o signo. Tb não tem ninguém nem no natal nem na RS, sendo que o ano foi totalmente de saturno e marte!!! – morte da minha amada gatinha :((
        Teria q ter pego regentes de triplicidade ou termos? No caso seria vênus (RS noturna) ou júpiter (termos) q enxergam
        Obrigada!!!

        1. Acho q termos não tem nada à ver né? Perguntei pq, no caso, havia o eixo ASC-Desc rss mas talvez sim, da triplicidade? A lua tb não enxerga…

        2. Nenhum dos dois eu imagino que seja saturno? ou dois planetas em saturno? Se foi exemplo do texto to com preguiça de ver 🙂
          Quando houver duvidas, sempre vá pro Regente por que ele é o dono natural mesmo
          Nao voce nao pega regentes de triplicidade ou toermos, nao ha fontes que façam isso

          1. Obrigada Y
            Me referia à saturno e marte rss: nenhum dos 2 enxerga capricórnio na RS
            Entendi, não havendo opções vai pro regente mesmo né?

          2. Y, desculpa, mas mais uma dúvida, tem alguma peculiaridade em tais anos, onde nenhum dos regentes aspecta na RS o signo profectado? é comum isso?
            No meu caso, marte (regente por exaltação) está quase fazendo uma oposição por queda q ainda por cima é seu ingresso no signo ASC = câncer da RS = signo ASC natal (uma promessa forte)
            Está sendo um ano bem difícil!!!!! Morte = marte e perda de dentes = saturno :((

  5. Olá Yuzuru,
    Não tenho nada além do nodo sul no signo da casa profectada, nada no RS. Ele é o senhor do ano? Ou não é considerado, devo usar o regente no mapa natal mesmo.
    Planeta progredido conta? Minha vênus progredida está no signo da profecção.

    1. Nao se considera o nodo sul nessa tecnica. Use o regente.

      Planetas progredidos nao tem nada a ver com a tecnica profeccao
      ab
      Y

  6. Prezado, conhece a tecnica que segundo li os árabes é que criaram, onde é feito o seguinte… para poder determinar as datas dos acontecimentos….. Ex. Pega-se o mesmo grau do ascendente natal, coloca-o no signo profectado e simbolicamente dirige 1 grau a cada 12 dias… Tem validade? Portanto,
    para saber as datas dos acontecimentos, considera-se que o grau do ascendente natal, que foi deslocado ao signo profectado, corresponde ao dia do aniversário. Após 12 dias, acrescenta-se mais 1 grau e assim por diante…

Deixe uma resposta