Mercúrio novamente ficou retrógrado e já está no meio de seu movimento que vai até lá pelo 24 do mês. Durante este período é costumeiro colocar a culpa no mensageiro dos deuses por tudo de mal que acontece nos céus e terra.

mercúrio estacionário indo para retrogradação

No mapa acima vemos a situação semana passada – mercúrio ficou retrógrado no dia das bruxas nas estrelas da balança, mais conhecida pelos antigos como as garras do Escorpião. Todos os planetas estão ocidentais, menos Marte, que está sozinho no hemisfério Oriental, o que não é uma posição calma, pois Marte sozinho causa problemas sem supervisão, e vimos muitos problemas atualmente, principalmente na América Latina, resultado do Eclipse de Julho. Também foi aprovada a Reforma da Previdência (22 out) e a eleição da Argentina (27 out) transcorreram sobre a configuração.

A lua passa e observa a conjunção mercúrio retrógrado com vênus nas estrelas da pata do escorpião (comércio, equilíbrio, vingança). O mensageiro vai transmitir por “debaixo dos panos” a mensagem de vênus entre os hemisférios, acabando em Marte.

mercúrio cazimi

Depois, mais ou menos no dia da queda de Evo Morales, os astrônomos estavam empolgados com mercúrio cazimi, pois dessa vez teria uma ocultação. Vênus passava pela estrela maligna Antares de poder e ambição, enquanto Marte transitava Spica da benção (provavelmente a única razão porque Morales não foi assassinado).

Por último, semana que vem já temos mercúrio parando e voltando ao movimento direto. A lua observa novamente, dessa vez Mercúrio passando sua mensagem recebida de Vênus para Marte, nos pés de Virgem. Vênus e Júpiter fazem uma bela conjunção nas estrelas violentas do Arqueiro.

Discussão

Vênus passando sua mensagem para Marte parece positivo, mas há múltiplas maneiras de se manifestar nas notícias do mundo. Por exemplo, escândalos sexuais. As estrelas fixas dão a ideia de equilíbrio, compra e venda, o poder da Ordem e do Rei. O movimento retrógrado traz na vida cotidiana o retorno de coisas antigas, ou temas desenvolvidos em outros retrógrados. Foi mais ou menos nessa energia que Macri teve seu período limitado a um termo.

O cenário na queda de Morales já é outro. As eleições contestadas em 20 de outubro, ainda fora do período oficial de retrogradação, desenrolaram em crise com a participação da OEA. No momento atual temos uma prefeita indígena que foi pintada, desnudada e urinada, uma senadora que se autodeclarou presidente e um outro que entrou no palácio com uma Bíblia sobre a bandeira boliviana. A situação está basicamente nas mãos do Exército e ninguém sabe quem manda, mas o mais provável é que o caminho para a extrema-direita tenha se aberto. Mercúrio em ocultação é muito mais impactante que o típico mercúrio combusto, trazendo abundância de notícias falsas (fraude nas eleições ou a acusação de fraude?) e mostrando que o mensageiro trouxe para o rei a notícia combinada por baixo dos panos. Já vênus em Shaula mostra que o apoio dos ricos e poderosos mudou e está cheio de veneno – traições e até os traidores sendo traídos. (seria interessante ver a relação das eleições com este mercúrio retrógrado e outros mercúrios retrógrados nas cartas bolivianas).

O ciclo de mercúrio termina na próxima semana. Marte está forte no hemisfério oriental, antes sozinho e agora com o mensageiro. Eles discutem mensagens de guerra, rebelião e conflito aos pés da Virgem. Os pés conectam o princípio da paz e perfeição celeste com à vida concreta e suja da terra. Já vênus decide apoiar Júpiter, o príncipe regente, nas estrelas violentas e guerreiras do Arqueiro.


Deixe uma resposta