Hoje, véspera de natal, é bom comentar sobre a data natalina. Bem, apesar da nossa época mais consumista, onde 9 entre cada 10 crianças crê que o natal foi o nascimento de Papai Noel, ainda temos que ouvir muita liturgia natalina de paz e amor na Terra, o que em geral desagrada as pessoas de temperamento mais cítrico, que tem baixa tolerância ao excesso de açucar no ar.papai noel

No entanto, apesar de um ou outro desavisado, é fato razoavelmente aceito sem polêmica hoje em dia que Cristo nao nasceu no dia 25 de Dezembro (e também nao nasceu no Ano 1). Entao o que exatamente estamos comemorando ? Na verdade, na data de 25 de Dezembro, ou mais exatamente no 21-22 de Dezembro ocorre um fenômeno muito importante chamado Solstício de Capricórnio. É o dia em que o Sol entra no signo de capricórnio. Enquanto escrevo esse texto, o Sol já está no primeiro grau mais ou menos.

Por que comemoramos essa data como o nascimento de Cristo ? Bem, as teorias que ouvi falar sao de que o antigo cristianismo achou estratégico pegar as datas pagas, que comemoravam os antigos deuses, e usar para celebrar o seu próprio, e assim arregimentar mais fiéis ou desmoralizar os antigos crentes.

Essas datas sao muito importantes em quase toda cultura. Os chineses usam esse solstício para (aproximadamente) marcar o signo de rato. Para os celtas a data era chamada de Yule, e marcava o nascimento do deus Sol. Os indios colombianos chicsas já marcavam com estátuas em formato de pênis os equinócios e solstícios como há tres mil anos atrás. Esse e mais detalhes coloquei no artigo de Astrologia e Trigonometria.

No hemisfério norte, é o dia mais curto do ano, para o hemisfério sul é o dia mais longo, isso porque o Sol está com sua máxima declinaçao para o Sul. Em astrologia os dois solstícios e os dois equinócios eram importantes, mas tradicionalmente o equinócio de Ariés era o mais importante de todos. Somente se fazia a carta dos outros três ingressos dependendo do signo ascendente do ingresso em áries.

Ascendente em signo fixo – se usa apenas a carta do ingresso em áries

Ascendente em signo dual – se usam as cartas do ingresso em áries e Libra

Ascendente em signo cardinal – se usam as quatro cartas, dos equinócios (áries e libra) e dos solstícios (câncer e capricórnio).

Por exemplo, no nosso caso brasileiro para o ano de 2006, a carta do ingresso de Março de 2006 dá um ascendente em signo fixo, Leao. Entao apenas uma carta é necessária. Esse é o mesmo caso dos States, entao nossos amigos gringos nao precisam ver o ingresso de capricórnio para ver os próximos meses. Mas descobri um país que sim, viva, e esse país é Cuba, que vem justamente passando por uma transiçao gigantesca, agora que Fidel passa a tocha para seu irmao !

Assim, logo que terminar outros posts que prometi, vou tentar delinear uma carta mundana para Cuba e o ingresso em Capricórnio !

Happy Yule para todos os Celtas que lêem esse blog !

Datas das festas célticas/wicca

Imbolc: 2 de Fevereiro
Ostara: 21 de Março aprox. – equinócio Áries
Beltane: 1 de Maio
Litha: 21 de Junho aprox. – solstício Cancer
Lammas: 1 de Agosto
Mabon: 23 de Setembro aprox.- equinócio Libra
Samhaim: 31 de Octubro – Dia das bruxas, Finados     Yule: 21 de Diciembro aprox. – Solstício Capricórnio

Comments

Deixe uma resposta