Capítulo 31, Abu Ali Al Khayyat – O julgamento das natividades, página 54, tradução de James Holden.

Para ver a posição do nativo no reino (seu estatus social) – veja o senhor do ascendente e o senhor do MC. Se houver aplicação por aspecto entre eles, isso significa que o nativo ganha nome e vantagens com os reis e poderosos. Se o senhor do ASC é o que se aplica (mais rápido), o sucesso é mais pelo esforço do nativo, se o senhor do MC aplica, então é menos esforço e mais pela sorte.  Se a aplicação acontecer entre planetas em ângulos o aspecto é mais poderoso. Se o senhor do ASC estiver em ângulo mas o senhor do MC estiver cadente (ver nota abaixo) isso significa que o nativo terá nome e um cargo importante mas suas ações serão sem importância e nem serão renomadas. Mas se pelo contrário, o senhor do MC estiver angular e o senhor do ASC cadente, o nativo será magnífico em suas ações, mas de nascimento baixo e condições inglórias. Se ambos forem cadentes, significa a baixa qualidade de nativo e suas ações.

Nota cadência – Se usássemos aspectos por signos inteiros é bem claro que nossas possibilidades são muito baixas – se um planeta estiver angular (por exemplo, na 10), um trígono faria com que o outro planeta estivesse (na 2 ou na 6 – 50% de chance de estar cadente. Para os dois planetas estarem angulares, obrigatoriamente temos os planetas em quadratura por signo inteiro; com sextil, se um deles estiver angular – exemplo na 1 – o outro planeta estaria na 11 ou 3 – novamente 50% de estar cadente) , como lidar com isso? Primeiro, note por favor que os signos inteiros se transformaram em modinha, principalmente por causa de pessoas que não posso citar aqui, que fizeram todo um marketing do seu nome para promover o sistema. A evidência que temos é que signos inteiros sempre foi usado com sistemas de divisão por casas

(Assim temos mais diversidade de possibilidades usando a combinação de signos inteiros e divisão por casas, Então é possível ter um trígono entre A e B, onde por exemplo A esteja na casa 10 e B esteja em trígono no 6o signo, mas na casa 5 por exemplo. Ou uma quadratura onde A esteja na 10 e B esteja no 7o signo, mas na 6 casa cadente).

(Correções foram editadas em parênteses e itálico).

Além disso, a definição de “cadente” é confusa no registro histórico. Tanto pode ser as casas 3, 6, 9 e 12, quanto as casas “malignas”, 6, 8 e 12. No caso, pelos significados ruins, considero que se deve usar as casas 6, 8 e 12 como as casas que Khayyat considera como cadentes. O leitor veja o sistema que lhe parece mais coerente.

O senhor do ASC na casa 10 significa que trabalhará para o Rei (poderosos, chefe, líderes).

bom aspecto (trígono) entre senhor ASC e Senhor MC significa amizade com poderosos

mau aspecto (oposição, talvez quadratura) entre senhor ASC e Sr MC significa conflitos com poderosos

Se não houver aspecto entre o Senhor ASC e Sr MC, procure por aspectos do Senhor do ASC com o Sol, porque isso também representa ganhos do Rei e de poderosos., especialmente se em boas casas.

Mas se o aspecto for de oposição com o Sol, isso significa envolvimento com os poderosos, e trabalhar para eles, mas com muito estresse e problemas.

Mas se o Sr ASC estiver conjunto ao Sol (combusto) isso significa que o nativo apoiará ao rei, e saberá seus segredos e terá honra pelo fogo, e o Rei será próximo dele. Nota 2

Se o senhor do ASC for um dos planetas superiores (marte, júpiter e saturno) E estiver no MC ou aplicando ao senhor do MC, trabalhará com o Rei e com a  nobreza.

Se o senhor do ASC for um planeta inferior (lua, mercúrio, vênus) E estiver no MC ou aplicando ao senhor do MC, significa que terá algum tipo de ofício ou será de serviço aos poderosos. Nota 3

Se o senhor do ASC aplicar aos luminares (sol e lua) com recepção, terá muito benefício de Reis e poderosos. Nota 4

 

Nota 2– Ao contrário da astrologia pop, a conjunção com o sol é considerada de forma diferente. Se um planeta estiver próximo ao sol ele está combusto, muito perto de suas chamas, invisível ao olho nu. Isso é normalmente negativo. No entanto, Khayyat mistura significadores bons, como estar perto do rei, e saber de seus segredos, pois o sol naturalmente significa realeza e pode dar poder e fama. Como os planetas ficam invisíveis quando combustos ele adicionou a parte de “segredos”. Como o sol é obviamente ligado a fogo, daí a parte de rituais de fogo, seja lá o que signifiquem na vida prática.

Nota 3 – Os planetas superiores (marte, júpiter e saturno) são contados a partir da distância com a Terra e com a velocidade de suas ´órbitas, que no modelo de Ptolomeu são consideradas como sendo esferas distantes. Por serem superiores são considerados como mais fortes, duráveis. Os inferiores (lua mercúrio e vênus) recebem significados de escravos, servos, ajudantes, amigos, consultores.

Nota 4 – A recepção é uma relação de hóspede-anfitrião que sempre traz algum benefício. Geralmente o importante é o planeta que se aplica, mas no caso acho que qualquer uma das possibilidades deve funcionar.

Nota 5 – muitas das condições que Khayyat dá para o Sr do ASC também funcionam para o Sr do MC, por exemplo Sr do MC em trígono com o sol.

 

Comments

  1. oi, Yuzuru, no caso de asc em Virgem e asc em Peixes, em que os ângulos são regidos pelo mesmo planeta, como a gente interpretaria?

    1. nao é incomum que planetas sejam regentes de duas casas importantes – afinal só temos 7 planetas para 12 casas, entao quase sempre vai haver um questionamento…

      podemos olhar o sr do asc/mc com relação ao sol, e tb a relação de júpiter ou mercúrio com a casa 10, por exemplo dentro dela, e ainda poderíamos usar um dispositor

      1. ótimo conteúdo! Como sempre, melhor conteúdo de astrologia disponível!

        Estava refletindo sobre Steve Jobs, que é peixes com ascendente em virgem, mas com mercúrio em aquário (na 6, e sol também na 6). Nessa análise, Saturno ficaria como o MC?

  2. Eu estou sempre acompanhando ( até vi qual firdaria estou para ver se o eclipse foi ativado para mim) . E mais uma vez um tópico super interessante para quem tem interesse em astrologia de verdade. Porém fiquei com uma dúvida. Quem tem ascendente em virgem, o senhor do ascendente e senhor do meio do céu é o mesmo, a não ser que tenha casa interceptada, nesse caso o que é considerado?

    1. oi, veja a resposta para o isac… podemos usar outros fatores, como por exemplo o sol como representante do poder… e até mesmo o dispostor d emercúrio como um substituto da casa 10

Deixe uma resposta