Com a morte de Pinochet essa semana, o mundo perdeu outro narcisista inconsequente que aprovou ou encomendou milhares de mortes e torturas.

Para a geraçao atual, que conhece os anos de ditadura por versoes cinematográficas com artistas da globo, deve ser dificil entender o que é viver sob constante terrorismo de Estado. Os jovens brasileiros vivem hoje em dia sob o terrorismo econômico e num estado de guerra civil urbana, o que com certeza tem um preço, em número de vidas, muito maior. Mas as pessoas nao lembram mais de como era poder ser preso a qualquer momento e simplesmente “desaparecer”.

pinochetjunta.jpg

Por ocasiao da morte, é inevitável que astrólogos se questionem sobre o caráter desse homem. A nina do gryphon astrology fez uma análise breve da personalidade do homem e de sua vida política. Uma das coisas que acho perda de tempo sao as tentativas de caracterizar sua “maldade”. Nao vejo uma maldade particular nesse tipo de homem. O que vejo é uma covardia e um orgulho narcisista/hipócrita, que impede que veja as barbaridades que comete em funçao de “crenças” que na verdade defende para ganho próprio. Se Pinochet foi assassino, também o é Bush, e também dona Margaret Tatcher, que elogiou Pinochet por “estabelecer a democracia na américa latina” e também o monetarista Milton Friedmann, economista que também morreu por esses dias, que foi “consultor informal” de Pinochet e tinha como lema que “a liberdade civil vem da liberdade economica”.

É claro que com “liberdade civil” ele nao queria dizer o “direito de nao ser assassinado pela policia secreta”, e com “liberdade economica”, ele nao queria dizer “livre concorrencia” e sim “defesa dos monopólios americanos”. Mas até ai, Friedmann, Tatcher, Bush e Pinochet nunca trabalharam por salário mínimo, nunca apanharam da polícia, nem nunca tiveram os filhos torturados.

Por tudo isso, prefiro fazer algumas consideraçoes de caráter geral. Nina já falou sobre algumas indicaçoes de fama no horóscopo. Tentarei aprofundar essas consideraçoes.

Em primeiro lugar, temos sempre que considerar a confiabilidade do mapa natal. O horário que temos no registro público é 7:30, raramente um horário confiável, por ser redondo, e portanto suspeito ! Eu nasci as 7:30, e segundo a retificaçao da carta, o horário mais provável é 7.22. O Ascendente nao modifica muito, mas qualquer diferença faz com que o MC mude de aries para peixes.

pinochet.JPG

A primeira técnica que me ocorre é uma chamada Hyleg, que é razoavelmente parecida ao que as companhias de seguro fazem quando calculam sua “expectativa de vida” através de seus dados de sexo, raça, doenças dos pais e hábitos alimentares… nao é que você vai morrer naquele dia exato que sua validade “expirar”… é apenas uma estimativa útil. No caso, minhas contas variam entre 80 e 90 anos (o cálculo é difícil). Como ele morreu aos 91 parece que a carta está razoavelmente correta do jeito que está. Como ele teve uma longa vida, é possível que Júpiter esteja na realidade angular, e nao cadente, o que daria um nascimento por volta das 7:15, uma imprecisao nada absurda para um nascimento em 1915…

Depois o que em geral procuro é pelo periodo que o senhor da 8a casa (morte) vai assumir a firdar. As firdaria sao periodos que, desde o nascimento, cada um dos planetas assume “autoridade” sobre a vida do nativo. Os planetas suspeitos no caso sao saturno e marte, regentes da casa 8, principalmente saturno, que está em exílio em cancer, e retrógrado, afligindo o hyleg, a lua.

Confirmando a suspeita, Pinochet estava na firdar de saturno, mas a sub-firdar era de venus. Por que venus ? Sinceramente nao sei, mas pode-se ver que Venus está aplicando quase exatamente para marte, entregando sua disposicao. Também é de nota que venus é regente da 12 (hospitalizacao).

As firdaria da carreira também sao interessantes. Pinochet deu seu coup d´etat em 11 de setembro de 1973, durante a firdaria de mercurio, o regente do ASC. É interessante que a lua está realizando um fenômeno chamado “transferencia de luz”, de júpiter para mercúrio, passando assim os assuntos jupiterianos para mercúrio.

Isso justifica uma retificaçao do horóscopo de pinochet para um MC em Peixes, pois sem isso, Júpiter nao teria tanta relevancia sobre a carreira.

O Começo da queda de Pinochet também poderia ser prevista através da firdar do nodo sul, uma influencia maligna que em geral indica coisas como problemas financeiros ou de saúde. Mas a saúde começou a cair mais gravemente na firdar de saturno.

No retorno solar anterior a sua morte, vemos que mercurio, regente do ascendente do nascimento, está aflito em sagitário (seu exilio), na casa 8, combusto pelo sol, todos esses sinais perigosos. O regente do asc da revoluçao é marte (sr da morte na revoluçao), em exílio em touro na primeira casa e em quadratura com saturno (sr da morte natal).

Nao gosto de ficar fazendo “previsoes depois do fato”. Em geral nao nos ensinam nada. O único valor aqui é ilustrar que podemos fazer um processo de Hipótese-confirmaçao para analisar um mapa, ao invés de simplesmente chegar e buscar “por algo  que apareça”.

Comments

  1. Se ajustar áries para o MC então vênus passa a dominar tmb a casa 4 de fim da vida, e tmb a já citada casa 12, vi algumas vezes a casa 4 bem ativada no último ano de vida.
    “Previsões dopois do fato” ou avaliação das posições depois de algo concreto?
    Eu gosto muito de pegar um mapa e tentar achar algum evento marcante depois de acontecido, porque logo em seguida perguntado a pessoa posso saber se acertei, logo até mesmo confirmar fatos já acontecidos ajudam a ver a téoria em ação de algo que vc tem certeza que aconteceu.
    Ponto positivo por deixar os planetas trânsaturninos mostrando flexibilidade coisa que Nina não fez.

  2. Esqueci de comentar que nunca vi alguém com lua em cnj a saturno em detrimento ou ou dois em capricórnio ser uma flor de pessoas as que vi até agora são MUITO difíceis.

  3. Yu, o ascendente de Pinochet é Gêmeos, por Whole Signs Júpiter está angular. Se ele for Alcocoden e sem aspectos difíceis por signos inteiros de Marte e Saturno, então ele promete seus anos maiores. Como essa é uma técnica antiga, podemos considerar esse sistema de casas.

  4. Esqueci de responder o comentário do Ricardo, Sorry. Mas você tb me magoou pq tenho a lua em capricornio oposta a saturno 🙁
    ;-P

    Rodolfo, nao tenho certeza disso porque aparentemente, no capitulo de Valens sobre Hyleg, ele introduz o sistema porphirius justamente por que nao dá pra calcular o hyleg por signos inteiros !

Deixe uma resposta