talismãs e magia astrológica

Olá, quem acompanha o Blog mais freqüentemente se lembra de que um mês atrás discutimos a confecção de um talismã de Júpiter. Também falamos sobre as possibilidades de se fazer um talismã de Marte. Mas ficou faltando uma discussão mais profunda sobre os talismãs em geral.

Um talismã (do grego”iniciar nos mistérios”), também chamado de amuleto(“objeto que protege as pessoas de problemas”), é qualquer objeto que possua poder mágico, em geral por um processo de consagração, ou seja, algum tipo de ritual no qual o objeto adquire o poder que se deseja. Mais informações na nossa amiga wikipedia.

Há várias formas de se fazer amuletos. Podem ser plantas, pedras preciosas, ou mesmo símbolos e palavras. Amuleto bem conhecidos são o vulgar “pé de coelho”, a moeda do Tio Patinhas ou a mais típica “figa”… Me lembro que Isaac Asimov contava que nos EUA era muito comum antes da Segunda Guerra mundial era muito comum uma moeda para boa sorte com uma suástica em um dos lados, e que depois obviamente saiu de moda. Mas não consegui confirmar essa informação.

Amuletos astrológicos em várias culturas

A astrologia sempre teve um papel chave em quase todo sistema místico do ocidente, então não é de se surpreender que a magia dos amuletos também fosse baseada em escolhas astrológicas de momentos adequados para sua confecção. Por um exemplo, um talismã de Marte, que guarda as energias desse planeta, deve ser confeccionado no dia e hora de Marte, com Marte em sua regência ou exaltação e de preferência no ascendente ou MC. A parte mais interessante que temos na magia ocidental vêm do hermitismo, e dos famosos grimoires.

Assim, por mais que os fanáticos do livre arbítrio reclamem que a astrologia tradicional era determinista, na verdade ela tinha seu arsenal para dar uma ajudinha no destino… além dos amuletos também há a astrologia horária, que ajuda a tomar decisões, e a eletiva, que ajuda a escolher os melhores momentos para concretizar essas decisões. Melhor que hoje em dia, que a única solução de um astrólogo moderno é “mude sua vida”, “abra seu espírito”, etc, etc, ou a minha preferida “mude seu nome” !

A astrologia védica é na verdade muito mais abundante em métodos para usar a astrologia para modificar as circunstâncias do indivíduo. Eles utilizam muito pedras preciosas, que devem ser usadas em dedos específicos e somente depois da análise do mapa astral. Mas também utilizam uma multidão de mantras, caridade astrológica (parecido com a nossa “oferenda”), decisão sobre as cores adequadas para se vestir, etc.

Já os judeus e árabes gostavam muito de amuletos com palavras mágicas e símbolos de poder, como o famoso selo de Salomão. Aparentemente a maioria era feita em ferro ou cobre, segundo o livro Magica Oriental, com a inscrição feita de acordo com a lua ou o ascendente do momento. Por exemplo, para um talismã de amor e amizade inscrever a palavra ALDIMIACH enquanto a Lua estiver em Gêmeos. Para boa saúde se usava o amuleto SADAHECHE com a Lua em Capricórnio. Mas também haviam amuletos para vingança, destruição de edifícios, separação de marido e mulher, coisas que prefiro não tratar aqui.

Amuleto de Júpiter

Como os leitores mais freqüentes lembram, saí de férias na época do talismã de júpiter. Mas uma amiga minha que é bruxa fez ele pra mim. Ainda não tive a oportunidade de usá-lo, mas muita gente já começou a sentir resultados, inclusive essa amiga, que tem júpiter na casa 7 começou a sentir um aumento na “atenção masculina”, mas veremos no futuro.

talisma-de-jupiter.jpg

Amuleto de Júpiter

Artigos relacionados:

Marte de novo ! – De Janeiro a fevereiro de 2007 temos um momento adequado para construir um talismã de marte

Academias e “puxar ferro” Datas em fevereiro de 2007 para se construir um amuleto de Marte ou uma eletiva para entrar na academia

007 e a astrologia História do papel dos astrólogos como consultores de Reis.

Sobre guerras e conflitos Discutindo as Previsões mundiais para 2007

Comments

  1. Muito legal esse site.
    Só fiquei em dúvida para fazer o amuleto pq não entendo sobre mapas astrológicos….
    Bjks da Bruxa

Deixe uma resposta