heliocentrico

Frequentemente eu recebo perguntas do tipo: Que bons livros você recomenda ? Eu queria fazer um bom curso no Brasil, com quem eu poderia fazer ? Quando você vai escrever um livro ? Você tem algum curso ?

Como o exemplo da leitora Heloisa:

Imagino que você já recebeu muitas perguntas desse tipo, então peço desculpas de antemão pela falta de originalidade, mas eu gostaria de saber se você teria alguma indicação de curso. Pode ser em inglês ou espanhol. O que me interessa é uma formação sólida e rigorosa.

Como eu já respondi para a Heloísa, ela já sabe o que eu penso. Mas acho bom dividir com todos vocês que também tem interesse.

E no final do artigo eu dou uma oportunidade de aprendizado para os interessados, então continue lendo !

Livros

Se você quer saber sobre astrologia moderna, sinceramente, qualquer livro serve, eles são quase todos iguais. Leu um livro, já leu todos. E a maioria deles vem da cabeça de um autor, sem nenhum tipo de pesquisa. Ou seja, não perca tempo com cursos que saíram da imaginação de um autor, crie sua própria técnica, seu livro, é fácil ! Ao invés de perder seu dinheiro com um livro do tipo “astrologia kármica”, crie seu próprio livro de astrologia kármica ! Não há regras, invente as suas!

Por exemplo, veja um livro “avançado” que eu conheço, brasileiro, sobre Revoluções solares. Como 200 páginas, e uns 40 reais. Caro. Metade do livro é perdido em besteiras do tipo “o caminho do sol é conhecido desde os tempos da atlântida” e “o sol reflete o caminho evolucionário da alma que está continuamente transmutando”, e blá, blá, blá. Não era um livro técnico ? E depois no finalzinho do livro temos dois estudos de caso mixuruquinhas que basicamente mostram que o autor nunca leu um livro sobre RS, nem mesmo o nosso alegre “Feijão com arroz” do Volguine. Nada. Inventou da cabecinha dele.

Moral da história, se quer seguir esse caminho, vá com Deus, mas não me perturbe quando eu falo mal desse tipo de astrologia. Bons astrólogos tem senso crítico antes de tudo.

Mas agora, se você quer realmente aprender astrologia tradicional (como eu espero que a maioria dos leitores queira), a coisa complica.

Os livros básicos estão traduzidos apenas para o inglês. Mesmo um livro básico como “Astrologia Cristã” de Lilly só foi traduzido para o português de portugal. E você não ache que num mercado editorial limitado como o nosso, onde os grandes best sellers são de bobagens do tipo “a astrologia do seu destino”, que alguém vai se dar ao trabalho de editar um livro sério.

E mesmo os livros traduzidos em inglês, que já dão uma boa base para a astrologia tradicional, são apenas a gota no oceano, para quem quer estudar o assunto em profundidade. Várias das traduções mais importantes do grego, hebreu e árabe não estão disponíveis para o público em geral, pois foram traduzidas em Universidades para um limitado público acadêmico. Eu estou pensando em comprar o livro de Abu Mashar sobre as grandes conjunções. São mais de 1000 páginas e me custará um olho da cara e talvez um braço. Provavelmente vou ter que vender um rim também…

A leitora Cris me pediu que escrevesse um livro. Por que não escrever ? Basicamente porque um livro é uma responsabilidade muito maior que um blog ou um curso. você tem que estar 110% seguro de tudo que escreve. Além disso, eu já fiz minha pesquisa, e você praticamente tem que pagar o editor pelo direito de escrever. Por enquanto não vai ser.

Cursos

Todo mundo sabe que o bom profissional hoje em dia está sempre “se atualizando”, indo a cursos, seminários, etc. Qual é a Minha sugestão sincera ? Fuja desses cursos que estão pelo Brasil afora!

Novamente, o conselho é para quem quer saber de astrologia tradicional.

Já contei várias vezes da “autoridade” altamente reconhecida no Brasil, que aprendeu astrologia horária em duas semanas. Um ano depois já tinha escrito livro sobre o assunto, e agora vai fazer o curso. Como dizia os árabes, “o comprador que se cuide!”.

Uma outra autoridade tinha um curso sobre Revoluções solares. Metade do curso é para dizer que “é impossível prever com astrologia”, e a outra metade foi xupeada do primeiro capítulo de Alexandre Volguine. Eu não sei quanto custava o curso, mas eu comprei meu livro de Volguine por 10 reais num sebo.

Um outro colega de classe quer se colocar como a autoridade brasileira em William Lilly. Só que quem conhece o trabalho de Lilly (astrólogo do século 18) sabe que ele na verdade está copiando o astrólogo John Frawley.

Falando em Lilly, outra genialidade brasileira “descobriu” recentemente que o trabalho de Lilly foi baseado no Tarot ! Obvio que isso não está escrito em lugar nenhum do trabalho dele, pois era um “segredo”, sabe como é, proteger o ouro dos porcos… Temos tanta sorte de vivermos entre gente tão genial e estudiosa ! O povo lá fora, mesmo os ingleses, não tem a menor idéia da genialidade que estão perdendo em terras brazucas, pois entendemos o astrólogo deles muito melhor que eles!

[Sarcasmo mode off]

Não quero dizer com isso que o meu trabalho é bom e o de todo mundo é uma porcaria. Nada disso. Temos a Bárbara Abramo da Folha, que apesar de estar escrevendo horóscopo normalzinho, sabe bastante de astrologia tradicional. Temos o colega Rodolfo e outros desbravadores. Mas, desculpe, mas a maior parte que eu conheci é de gente que quer reconhecimento sem ter feito o trabalho. Novamente, cada um que escolha o seu caminho, mas o meu conselho é que cada um cuide muito bem de seu dinheiro ! Tem um trabalho que achei num congresso do Rio que a mulher basicamente “chupou” tudo da internet ! Você apresentar trabalho em congresso e querer se colocar como especialista em astrologia antiga tendo feito resumo do que achou na internet é pior que piada.

Então qual é a solução ?

Eu tinha prometido fazer um curso de astrologia gratuito a quase dois anos atrás. Mas daí a vida se meteu no meio. É dificil atualizar um blog, criar material, estudar astrologia, ler os livros que comprei, testar, e tipo fazer aquelas coisinhas bobas da vida, como trabalhar, atender consultas privadas de astrologia, arrumar a casa, etc.

Além do mais, o blog está aqui para isso. Sei que várias coisas eu escrevo meio de impulso, mas temos mais de 150 artigos disponíveis para quem quiser ler e aproveitar. Mas para muita gente não parece ser suficiente, pois precisam de conhecimento mais estruturado, com um curso ou livro.

O que mudou minha idéia foi realmente esse artigo sobre Lilly e o tarot. Ora, se na única revista de astrologia que temos esse tipo de coisa pode ser publicada e propagada sem nenhuma critica absolutamente, quem defende a astrologia tradicional dessa invasão dos “novos bárbaros”, que quer colocar o selo de “astrologia tradicional” em seu artigo, mas não quer fazer o mínimo trabalho de pesquisa.

Então finalmente decidi, vou fazer um curso, inteiramente gratuito, de “Introdução à astrologia Tradicional”, para todos os que tiverem interesse genuíno na astrologia tradicional. Há muita gente com interesse, e o propósito desse blog foi sempre o de divulgar a astrologia verdadeira no oceano de new age e bobagens.

Como será o curso ?

O Programa desse curso está em fase “beta test” sujeito a mudanças, mas basicamente será ensinado, de maneira estruturada:

  • as diferentes fases da astrologia durante a história
  • Diferenças entre a astrologia tradicional e moderna
  • Astrologia Natal – como achar o temperamento
  • Astrologia horária – princípios básicos
  • Astrologia eletiva – princípios básicos

Dependendo dos resultados e meu tempo eu posso repetir ele em outros momentos, mas por enquanto eu não garanto nada. Minha programação inicial é de 8 a 10 semanas.

O curso estará aberto a todos interessados. Mas atenção, o curso é para os estudantes de astrologia, não importa o nível. Pessoas que estão tentando obter uma consulta de graça serão convidadas a se retirar.

Lista de Email

Para se inscrever no curso, o primeiro passo é se unir à minha lista de email Episthemologie.

  • Para que serve uma lista de email ? Basicamente para evitar os para quedistas e se concentrar no público que realmente tem interesse em aprender.
  • As pessoas que tiverem interesse, poderão fazer perguntas à mim diretamente pela lista.
  • A lista não será o ambiente do curso. Estou construindo uma plataforma moodle para isso.
  • A lista não é ligada diretamente ao blog. Também não é uma newsletter.

Quem se inscrever até domingo, vai ganhar um presentinho. 🙂

Se tudo for como planejado, o curso vai começar no dia 30 de Março de 2009,

Óbvio que você pode sair da lista a qualquer momento. O objetivo da lista é criar uma ponte de contato com os leitores. Sempre recebo um monte de perguntas sobre astrologia, e tento lutar contra o tempo para responder todas, e creio que seria um bom método para que a resposta seja visível a mais pessoas, mas sem a necessidade de criar um outro post no blog.

Abraços a todos e espero vocês na nova lista.

Como se inscrever:

Vá para o link http://groups.yahoo.com/group/episthemologie/join e coloque seus dados.

Editado em 9 de Março: só aceitarei mais 9 pessoas, porque já estamos lotando, então quem tiver interesse, melhor que corra!

Editado em 11 de Março: Vagas fechadas ! Com 53 estudantes, a primeira classe começa em 30 de Março ! Ultrapassei um pouco o número máximo para dar uma última oportunidade aos retardatários, mas agora chegou ao fim. A próxima só Deus sabe quando !

No entanto, você ainda pode se unir a lista episthemologie (endereço acima). Os inscritos na lista podem fazer perguntas sobre temas de astrologia tradicional.