O que é a Heptarquia

Se você (como a maioria das pessoas) começou sua jornada com PopAstrologia, o primeiro choque que teve com a Astrologia Tradicional foi com a ausência dos onipresentes Signos e sua substituição em poder pelos 7 Planetas. Essa é uma diferenciação muito mais importantes do que, por exemplo, o uso de Urano ou Quiron no baseamento da Astrologia versus sua vertente mais pop.

Enquanto para 99% das pessoas a astrologia se resume a signos, qual é seu signo, eu sou taurino, na Astrologia Tradicional isso quase nunca é discutido, e o objeto foco de nossa atenção é sempre nos planetas. Como eles são sete, um bom nome é a Heptarquia, ou governo dos sete.

Mas por que isso seria importante? Porque nosso princípio básico é que Todas As Coisas do Mundo Podem Ser Divididas em Sete. Não em 12, 3 ou 4. São outras opções populares sim, mas em astrologia geralmente dividiremos em 7. Podemos subdividir com maior ou menor profundidade dependendo do escopo. Então por exemplo, podemos dizer que todas as músicas são de Vênus, mas há músicas de saturno (dor de corno, morte, tristeza), músicas de vênus (amor e diversão), etc. Todas as flores são de vênus, mas flores com espinhos são de marte, flores que nascem em pântanos serão de saturno, etc.

Profissões, árvores, frutas, flores, tipos de pessoas, tipos de investimento, personalidades, objetos cotidianos, são todos objetos que dividimos ou subdividimos dentro da heptarquia.

Por toda a história clássica a heptarquia apareceu em fontes religiosas e culturais (sete pecados capitais, sete cidades, sete mares, sete artes) e não é de se surpreender que até hoje ela reaparece em várias formas de arte e cultura.

A Heptarquia nos quadrinhos

A primeira que eu vou colocar é uma das mais conhecidas, a Liga da Justiça:

A atribuição mais óbvia é Super Homem (sol), Mulher Maravilha (lua), Batman (saturno -cavaleiro das trevas), Flash (mercúrio -velocidade), Lanterna Verde (vênus, seu poder vem de um anel – objeto de decoração – que cria objetos de luz), Aquaman (júpiter – o rei dos Mares), e por último Ajax, o caçador de marte (Marte – todos os guerreiros são de marte, mas aqui temos um marciano literal).

Os perpétuos

Não tão conhecida, mas bem clássicos, são os perpétuos de Sandman, criados por Neil Gaiman

Os perpétuos não são deuses, mas as 7 forças “originais e eternas que regem a realidade”. Eles são Morte, Destino, Destruição, Sonho, Desejo, Desespero e Deleite/Delírio. Eles têm uma certa ligação com sua imagem oposta: Morte define a vida, Destruição a eternidade, sonho define a realidade, Destino define a liberdade.

Se colocarmos pela ordem caldeica do mais velho para o mais jovem, temos Morte (saturno – fim), Destino (Júpiter – futuro, também definindo a liberdade), Destruição (Marte – fácil), Sonho (sol – nosso protagonista, que define a realidade), Desejo (vênus, óbvio), Desespero (mercúrio, pensamentos obsessivos), e Delírio (louca, de lua). De todos o que menos combina é Sonho, mas fica por eliminação.

O Espectro Emocional

O Lanterna Verde é um personagem razoavelmente conhecido, com um filme fracassado e participação em desenhos animados. Ele faz parte da Tropa dos Lanternas Verdes, que representam Will* e patrulham o universo inteiro. O conceito foi depois ampliado para termos 7 Tropas:

  • Lanternas Índigo – Empatia, por algum motivo têm o poder de teleportação e obediência. Provavelmente Lua
  • Lanternas Violeta – amor, mas a gente chamaria de paixão, obviamente venusiana
  • Lanternas Azul – esperança, essência jupiteriana de sabedoria.
  • Lanternas Verde – Will – não existe uma tradução exata para Will, e os próprios quadrinhos variam entre Força de Vontade e Determinação/Coragem. Seria a mais ligada ao Sol.
  • Lanternas Amarelo – medo, mas como uma tropa de seres assustados não seria muito interessante, foi interpretada como psicopatas que gostam de causar medo.
  • Lanterna Laranja – cobiça. Nada a ver com o sol ou com as interpretações clássicas de laranja. Imagino que pensaram a partir de “ouro”. É uma emoção mais saturnina.
  • Lanterna Vermelho – raiva, a tropa marcial.

Note que as cores tradicionais não são as do arco iris (apesar de supostamente Isaac Newton as dividiu em 7 justamente para que elas se adequassem com o número). Por exemplo Lua é representada por Branco e prateado, sol com laranja e amarelo, mercúrio com cores misturadas, vênus com cores pasteis e claras, como rosa, marrom claro, verde claro, Júpiter com azul e violeta, e também vermelho, Marte vermelho, Saturno todas as cores pretas e escuras, chumbo. Estou pegando mais pela simbologia das emoções.

As 6 + 1 jóias do Infinito de Thanos

Como visto (mais ou menos) no filme, Thanos, o titã assassino, consegue 6 jóias que todos creem ser inúteis, mas que juntas têm o poder de controlar o Universo. Seu primeiro presente para a Morte (diferente da Morte de Sandman, acima) é matar metade da população do universo. Mas isso acontece mais ou menos na página 5 do gibi, o resto é bem diferente.

As 6 jóias são o que restou da divindade criadora do Universo, que solitária, cometeu suicídio (detalhe que foi, sabiamente, retirado na hora de fazer filmes). Elas são Tempo (saturno), Espaço (vênus?), Mente (mercúrio), Alma(Júpiter), Poder (marte) e Realidade (lua). Agora eles adicionaram uma sétima, Ego (sol).

Por último, como você distribuiria os personagens da Caverna do Dragão? (Contando a Uni) Coloque nos comentários.

Comments

  1. Eu adoro isso de classificar as coisas com os planetas… quanto a caverna do dragão, acho que seria…

    Hank e Eric – Sol
    Diana e Bobby – Marte
    Sheila e Uni – Lua
    Presto – Lua ou Saturno?
    Mestre dos magos – Mercúrio
    Vingador – Saturno

    1. Hank com certeza é solar, mas Eric tem caracteristicas opostas ao Sol (covarde, egoista…) e qual sua arma?
      Bobby – marte. Diana é bem marcial (amazona) mas poderiamos colocar por eliminação
      Presto tem uma chapeu magico que serve como cornucopia, seria….
      Sheila e uni são parecidos mas podemos dar uma para lua e outra para mercurio, qual o poder de uni?

      eu não estava contando mestre dos magos e vingador na heptarquia particular

Deixe uma resposta