Todos os anos temos que falar sobre algumas bobagens como sempre:

  • a televisão vai falar que o ano novo chinês começa em 16 de fevereiro. Esse é o ano novo lunar chinês, que é cultural e não astrológico.
  • começam a falar sobre o “cachorro de terra”. Não existe cachorro de terra, cachorro de fogo, etc. Há dois componentes, o tronco e o ramo, o ramo é cachorro – que é naturalmente uma mistura de terra e metal.

Calendário lunar vs solar

A china culturalmente usa o calendário lunar (assim como judeus e muçulmanos, além do calendário de feriados católico). Um ano lunar tem 12 meses de uns 29 dias, e um 13o mês a cada três anos, já que  12 meses lunares fica 11 dias a menos que o ano solar, e é preciso adicionar o mês extra para que a diferença das estações não se acumule rapidamente.

Apesar do povo chinês celebrar o feriado de ano novo pelo calendário lunar, os sistemas de feng shui e 4 pilares usam o ano solar, que sempre começa entre 4 e 6 de fevereiro



Troncos celestiais e ramos terrestres e os cinco elementos.

Como é bem conhecido, os elementos chineses são cinco. Mas eles são redistribuídos de acordo com o campo – por exemplo em Feng shui eles são redefinidos em forma de 9 estrelas. Já na astrologia bazi eles são distribuídos entre 10 troncos celestes e 12 ramos terrestres.

Troncos celestes – os 5 elementos são distribuídos em sua forma yin e yang – por exemplo, terra yang é a imagem de uma montanha, terra yin é terra de plantar ou areia.

Ramos terrestres – os 5 elementos são distribúidos em 12, formando os chamados signos chineses. Eles forma um ciclo na forma: madeira yang (tigre), madeira yin, madeira de terra yang, fogo yin, fogo yang, fogo de terra yin, metal yang, metal yin, metal de terra yang; água yin, água yang e água de terra yin.

Todos os anos temos uma combinação de ramo e tronco, formando os tais “cachorros de terra” ou “coelhos de fogo” mas que na verdade são a combinação de duas coisas diferentes.

No exemplo acima, o ano (última coluna da direita) é dado por terra yang (wu – montanha) e cachorro (xu – signo de terra e metal). O mês é composto por madeira yang – grande árvore + tigre (madeira yin). O dia é fogo yin (fogo domesticado) + coelho (madeira yin). Por último a hora é composta de fogo yang (sol) + cavalo (fogo yang). O conjunto de hora, dia, mês e ano formam o bazi, ou os 4 pilares.

Você pode calcular seus 4 pilares baixando um programa ou online https://www.fourpillars.net/online4p.php.

Algumas dicas do seu bazi

Você tem que ver o elemento que está na parte da cima da coluna Dia. Na imagem acima é yin fire (Ding) – dizemos que esse é o Day Master.

Abaixo veja as possíveis áreas ativadas (para o bem ou para o mal) dependendo do elemento do seu Day master:

  • terra – amigos, colegas, competidores estão em tema
  • metal – tema pode ser sua criação e talento
  • água – o tema pode ser dinheiro ou dívidas, propriedades, e relacionamentos (somente para homens).
  • madeira –   temas como sucesso ou fracasso, emprego, pai, e marido (apenas para mulheres).
  • fogo – a mãe, os recursos que usa, aprendizado.

 

Se você nasceu nos anos do dragão ou do cachorro (ou tem o cachorro o dragão em outras posições do seu bazi) o ano é considerado com mais altos e baixos porque está no meio ciclo.

De resto, precisaríamos ter uma análise mais avançada para realmente dar alguma dica válida.

Por exemplo, no meu caso, o meu Day Lord é considerado fraco, então como ele é de terra, ele precisa de fogo e terra e deve evitar madeira e metal. A primeira parte do ano parece mais favorável, porque o tronco celeste Montanha é de terra, e o segundo semestre é médio, porque o ramo terrestre do cachorro choca ou elimina os dragões no meu mapa natal, mas também gera fogo (elemento favorável) ao se combinar com um tigre no mapa natal.

 

 

Deixe uma resposta