casas astrologicas

Qual o significado de cada casa astrológica ?A casa é a mesma coisa que signo ? Por que existem casas “boas” e “más” ? Como eu sei onde está a “minha” casa astral ? Essas são algumas das perguntas que podem surgir sobre as casas astrais, e vamos tentar respondê-las da maneira mais simples possível aqui.

O que são as casas Astrológicas?

Todo mundo no planeta inteiro conhece o seu próprio signo, mas um número bem menor de pessoas sabe que existem as casas astrológicas. Como assim, “casa” ? Bem, o signo é a divisão do céu de acordo com o movimento do Sol ao longo do ano. Por exemplo, no início do Outono do hemisfério Sul, no dia 22 de Março, o Sol entra no signo de Áries. No início do nosso verão, o Sol entrou no signo de Capricórnio, etc. Ou seja, os signos têm relação direta com as estações do ano.

E as casas ? As casas têm relação direta com o movimento diário do céu. O sol, os planetas, as estrelas, todos parecem “se levantar” no leste, e seguir em caminho circular até “cair” no oeste”. Assim, um planeta como marte, por exemplo, pode estar abaixo ou acima do horizonte. Se estiver acima, pode estar quase se levantando, alto no céu, ou quase se pondo. A relação do planeta com o horizonte de onde você nasceu é que origina as Casas Astrológicas.

Quais são os significados das casas astrológicas ?

Se você é um iniciante que nunca teve contato com as casas, tenho uma “lição de casa” pra você. Pegue uma folha de papel, desenhe um grande círculo, e divida como uma pizza em 12 partes iguais, ou simplesmente imprima o desenho a seguir.

casas-em-branco.jpg

Agora tente distribuir os seguintes significados dentro das casas: Dinheiro, corpo físico, casamento, diversao, morte, amigos, inimigos secretos, inimigos abertos, pais, animais, carreira e fama, viagens pequenas, grandes viagens, Filhos, Prisão, e Espiritualidade. Pode parecer muito difícil, mas é bom tentar antes, veja se enxerga algum padrão, antes de comparar com a resposta certa.

Dica: o “corpo físico” fica na casa 1, à esquerda no mapa, abaixo do horizonte.

Dica 2: Algumas casas têm vários significados

Por que algumas casas são boas e outras são más ?

Porque assim é a vida. Cheia de coisas boas e más, uma verdade antiga e muito clara, que só começou a ser questionada em nossos tempos de suposta “iluminação espiritual”. Em lugar nenhum isso é mais verdadeiro do que em astrologia. Primeiro a astrologia moderna ignora o caráter maléfico de saturno, marte, do sol por conjunção, e dos nodos, procurando palavras chaves para “suavizar” o assunto: Saturno virou “disciplina”, marte virou “agressividade” e como até isso era pesado demais, virou “auto-afirmação”, num caminho interminável rumo ao politicamente correto e à auto-ajuda light.

E as casas ? Com as casas astrológicas aconteceu o mesmo que com as casas do Feng Shui. Estavam muito bem obrigado, com metade das casas boas, e metade das casas negativas. Só que isso é imperdoável pra um picareta consultor new age, que vende “boas vibrações”. Solução: transformar as casas maléficas em “casas politicamente corretas”.

Por exemplo, “morte” virou “transformação”, “doença” virou “saúde”, “escravidão e trabalho pesado” virou “trabalho”, “prisão” virou “solidão” e “auto-destruição e doenças mentais” virou “espiritualidade”. Que lindo né ? As pessoas se sentem melhor quando falamos com elas como se fossem crianças imbecilizadas…

Quais são as casas benéficas e maléficas ?

É importante agora acompanhar com o desenho que deixei acima. Todas as casas que aspectam o ascendente são basicamente benéficas. Essas são as casas 3, 4, 5, 7, 9, 10 e 11. As outras (2, 6, 8 e 12) são razoavelmente maléficas.

Por exemplo a casa 5 aspecta o ascendente com um trígono, e por isso é basicamente positiva. Já a casa 6, não pode fazer nenhum aspecto maior com o ascendente, e é considerada negativa, associada com doenças, escravidão e inimigos (na astrologia védica e helenistica).

A exceção são as casas 4 e 7, que também têm certas relações com a simbologia da morte, apesar de representarem coisas boas como família (4) e matrimônio (7).

O significado das casas têm relação com o signos ?

Essa é uma grande crença da astrologia moderna, ensinada pra milhares de iniciantes desavisados. Esse é o chamado “alfabeto da astrologia”. Os significados da casa 1, viriam de Áries, portanto a casa 1 tem a ver com autonomia, independência e o “sentido do eu”. A casa 2 está ligada ao dinheiro, porque touro está na fazendinha trabalhando, etc…

Isso é mentira !

O “alfabeto astrológico” foi criado no século 19/20 por pessoas que entendiam pouco de astrologia e queriam vender livros e almanaques de fácil entendimento.

A verdade é bem mais simples… os planetas regem as casas em sua ordem de velocidade, do mais lento para o mais veloz, a chamada ordem caldeica. Assim temos a seguinte lista de afinidades entre planeta e casa:

  • Ascendente – casa 1: Saturno
  • Casa 2 – Júpiter
  • Casa 3 – Marte
  • Casa 4 – Sol
  • Casa 5 – Vênus
  • Casa 6 – Mercúrio
  • Casa 7 – Lua
  • Casa 8 – Saturno
  • Casa 9 – Júpiter
  • Casa 10 – Marte
  • Casa 11 – Sol
  • Casa 12 – Vênus

Assim, por exemplo, Júpiter está associado à casa 9, não porque “Casa 9 = signo de sagitário = Júpiter” e sim simplesmente porque essa é a ordem caldeica.

Como se acham as casas astrológicas ?

Simples: com o computador. Existem diversos tipos de sistemas de casas astrológicas (“sistemas de domificação”) e quase todos exigem saber trigonometria esférica. O único que é a exceção é o sistema Porphirius, muito simples.

A regra para o Porphirius é a seguinte, pegue o arco entre o ASC e o MC e divida em três, pegue o arco entre o MC e o DSC e divida em três, etc, até dividir em 12 casas.

É claro que, na prática, pra você ter o valor do ASC e do MC, você provavelmente está lendo eles num computador !

Qual o “melhor” sistema de casas ?

[Aviso de Polêmica Astrológica]  Questão provavelmente impossível de saber e que desperta diversas paixões, pois cada um defende sua sardinha, é claro. O John Frawley tem uma atitude mais “depende”, dizendo que cada sistema é bom pra uma aplicação. O fato é que cada tradição tem um sistema, e se você quer seguir essa “escola”, é bom seguir o sistema que eles usam. Cada sistema têm seus seguidores.

Placidus: usado por 90% dos astrólogos modernos pelo único e bom motivo que é o sistema “default” em qualquer programa de computador

Sistema de “signo inteiro”: totalmente ignora as casas, ao invés disso, o signo é a própria casa. Usado pelos gregos antigos e na astrologia védica.

Regiomontanus: usado apenas em astrologia horária, pelos seguidores da escola inglesa (William Lilly).

Alchabitius: astrologia medieval e árabe (usada pelo Zoller, Steven Birchfield, e por mim e pelo Rodolfo Veronese).

E a Lição de Casa ?

Se você fez a lição de casa que eu sugeri, aqui vai a resposta…. algumas dicas de como encontrar ela você leu aqui, mas pra tratar do assunto com mais profundidade vou precisar tratar o assunto por partes.

  • Ascendente – casa 1: Corpo físico (é mentira que seja a “impressão que damos aos outros”
  • Casa 2 – dinheiro e posses
  • Casa 3 – Irmaos, estudos e viagens pequenas
  • Casa 4 – pais, terra, propriedades
  • Casa 5 – Diversão, Sexo, Filhos
  • Casa 6 – Trabalho duro, doença, inimigos e pequenos animais.
  • Casa 7 – Casamento, parcerias e inimigos
  • Casa 8 – Morte
  • Casa 9 – Grandes Viagens, Altos Estudos, Espiritualidade
  • Casa 10 – Carreira, Fama e Profissão
  • Casa 11 – Amigos, coisas que ganhamos dos céus, boa sorte.
  • Casa 12 – Inimigos secretos, bruxaria negativa, auto-destruição, negatividade em geral, problemas espirituais e mentais. Grandes animais.

Se você gostou desse artigo de astrologia, porque não entra em nossa lista de email? Você recebe novidades e outras coisas mais

PS Abaixo, um pequeno desenho das casas, na época dos romanos, que tirei do astrólogo romano Firmico Mateus.

casas astrologicas segundo Firmicus

Artigos Relacionados

Comments

  1. Yuzuru, essa afinidade das casas com os planetas eu não sabia que seguia a ordem caldaica…E aliás gostei de saber que o sol tem afinidade com a casa 4, é onde tenho o sol, e Júpiter com a nove… não sabia disso. e uma coisa: A diferença entre estudos (casa3) e Altos estudos (casa9) é tipo, primeiro, segundo grau e faculdade, pós, ou tem a ver com o tema? eu sempre tenho dúvida nisso…tipo, nunca sei se o meu mestrado tão complicado na minha vida é assunto de casa 9 ou de casa 3…Tem como saber isso? Obrigada.

  2. Sim, o sol (significador natural do pai) tem afinidade natural com a casa 4 (pais) e por isso que, quando o sol está nessa casa, ele representa o pai pelo sistema de Morin !

    Todas as casas têm uma certa “complementaridade”. Em geral é aceito sempre que estudos universitários sao casa 9 ! A casa 3 sao os estudos básicos, cursos e talvez técnicos… por exemplo, se vou fazer um curso de culinária é casa 3.

    No caso da espiritualidade tem também uma complementaridade… a casa 9 é a casa de Deus, e a casa 3, a casa da Deusa. Supostamente a casa 9 mostra a espiritualidade do sujeito, e a casa 3 sua “espiritualidade na pratica”

  3. Entendo que ninguém pode e nem deve sair colocando medo em ninguém, mas se há uma coisa nessa história toda que percebo é isso que você também percebe. E concordo contigo, não tem como não ir por esse caminho do seu post. Mas sabe que no fundo sei a razão pra essa pasmaceira otimista? Erasme Rotterdam que tinha razão no seu maravilhoso Elogio da Loucura quando dizia que somos todos uns baita de uns ilusórios e a loucura estava nisso. Então nem adianta perguntar porque a modernidade faz isso. São agradáveis para os humanos essas determinações. Não é filosofia nem melancolia que vende livro; é a alegria lamacenta quem o faz e bem.

    Apesar disso tudo que disse aí em cima, tendo a ver a casa 8 como transformadora mesmo. Senão todos nós com o Sol, Mercúrio, Quíron, e mais outras pessoas que conheço com vários planetas nela estaríamos “mortos”. O problema é que se eu chegar e falar que “Saturno está transitando na minha casa 12 em Leão” e que desde 2006 me aconteceram coisas bizarras, inimigos secretos que eram amigos em alguns termos, se eu disser isso, eles vão dizer “mas não é assim, patatipatatá”. Mas é assim sim. 😉

    Yuzuru, outro dia você me falou que a casa 5 não tinha a ver com $, mas com estratégia continuo achando que tem a ver sim. Os “modernos” dizem que é onde você vai criar, o que você deixará nessa vida: uma obra, um livro, etc e tal. Pode até ser. mas percebo que é uma casa muito “espertinha”, ainda mais pra mim que só tenho Capricórnio ali e nada de planetas..

    Obrigada mais uma vez por esses esclarecimentos e gostaria de fazer uma sugestão: que tal um post sobre regência, dispositores.. como se faz essa “continha”: tal planeta rege uma casa e está noutra. Confesso que tenho muita dificuldade, me embolo toda na interpretação.

    Não entendi direito esse negócio do “default”. É porque ele se encaixa com qualquer coisa??

  4. Engraçado isso da 11 ser “coisas que ganhamos dos céus”. Acho que só ganhei meu pai mesmo como sorte. hehe Saturno em Câncer lá.. sei não.. regendo a 5 e no sistema Placidus rege a seis interceptada. 😉

  5. “Senão todos nós com o Sol, Mercúrio, Quíron, e mais outras pessoas que conheço com vários planetas nela estaríamos “mortos””
    Bem, a casa tem que fazer mais coisas além de matar os outros 😉
    Mas acho errado querer adoçar o que é amargo.

    “Yuzuru, outro dia você me falou que a casa 5 não tinha a ver com $”. Bem, por oposicao a 11, que sao ganhos do céu, a 5a seria certos ganhos que você tambem consegue por especulacao e jogo, mas isso já é mais complicado de saber se sim ou se nao… quanto se a casa 5 representa “criatividade” nunca encontrei uma referencia mais antiga disso, entao tenho muitas duvidas a respeito.

    “post sobre regência, dispositores.. como se faz essa “continha”: tal planeta rege uma casa e está noutra”
    Sobre regencia explicitamente, eu já fiz… mas entendi que vc quer algo sobre como um planeta funciona quando está numa casa, certo ? O Rodolfo já andou discutindo isso, depois vou tentar dar minha visao.

    “Default” eu queria dizer “padrao”… a maioria dos programas vêm com o sistema Placidus como o seu padrao instalado, e se você quiser outro, tem que 1 – saber o que é um sistema de casas, 2 – qual vc vai usar, etc, entao a maioria aprende a lidar com o placidus e fica depois com preguica de mudar.

  6. Ah, então era isso que eu pensava sobre o “default” e não o significado da palavra em inglês literalmente.

    Ah, que queria um post assim sobre a regência das casas, o efeito.. Adoraria ver.

    Então, o Sol na 8 é ainda uma chatice de enigma. O que os antigos falavam em relação a 8 com outros planetas? Há textos na internet sobre isso? Sei que não dá pra ver separadamente, mas queria ler algo.
    Valeu, obrigada.

  7. A grande vantagem de ter um blog é a possibilidade de publicar todo o tipo de burrice que passa pela cabeça. Que a Astrologia Tradicional tem mérito, é inegável, mas as “desculpas” e argumentos levantados por este senhor para falar mal da Astrologia Moderna, só podem ser para dar gargalhada. O pior disso tudo, é que quem pouco ou nada sabe de Astrologia até acaba acreditando.

    Para começo de conversa, o sistema Placidus surgiu SÉCULOS antes de haver sequer um computador! E sua popularidade atingiu a maioria dos astrólogos do mundo antes de haver um único programa de cálculo astrológico no mundo! Como é óbvio, quando tais programas foram desenhados, usaram como “padrão” o sistema mais usado pelos profissionais – não o inverso.

    Em segundo lugar, a Astrologia Moderna não está, nem nunca esteve, a tentar ser politicamente correcta – isso, sim, é pura mentira e invenção do autor deste blog que soa a um velho sem vida, irritado com o mundo por este não ter a mesma visão negra e destrutiva que ele tem. Embora haja muito pseudo-astrólogo no mundo (pessoas que dizem-se astrólogos mas não têm competência para exercer a actividade), todos os grandes nomes da Astrologia Moderna conquistaram a sua credibilidade com resultados visiveis nas suas interpretações! Façam uma comparação… este é um teste muito simples. Peguem em dez pessoas (ou mais, se possivel) e façam uma leitura “Tradicional” seguida de uma “Moderna”. Vão ver que a leitura Tradicional falha muito mais e, consequentemente, é muito menos útil à pessoa.

    A isto o autor deste blog certamente vai recorrer à velha mentira, que a Astrologia Moderna retirou o lado negativo da vida e, como tal, é o que as pessoas preferem ouvir – mas isso é completamente falso. Só quem não sabe mesmo nada de Astrologia Moderna poderia acreditar nisso. Na Astrologia Moderna, TODOS os planetas e TODAS as casas são más e boas, ao mesmo tempo. Para dar um exemplo, peguemos em Marte. Está mais que provado que pessoas com uma forte presença de Marte no seu mapa podem ser muito violentas e destrutivas mas, quando a pessoa está consciente dessa energia, e aprende a canalizá-la, a violência pode tornar-se em muita actividade e poder construtivo.

    O “segredo” (se houver algum) para ser bom astrólogo (moderno) está em ver o potencial da pessoa, e ajudá-la a atingi-lo, não em ser fatalista, algo que não corresponde DE FORMA ALGUMA ao verdadeiro potencial do ser humano do mundo em que vivemos!

    Podia continuar a “despir” os vários posts deste senhor, ponto por ponto, mas penso que disse o suficiente. Este senhor é uma FRAUDE, e se ainda existe alguém que duvide disso, então sugiro a melhor solução: comecem a estudar Astrologia por vocês mesmos (de preferência com vários professores), leiam livros, façam os vossos próprios mapas, e comparem todas as técnicas e sistemas, tanto sozinhos como em grupo, com a ajuda de outros astrólogos e estudantes de Astrologia.

    Concordo que a Astrologia Tradicional ensina muito e é importante, para qualquer aluno sério de Astrologia, saber as suas bases mas, como qualquer ciência, filosofia, ou conhecimento, também a Astrologia “evoluiu”, e não é usada por milhares de profissionais conceituados em vão. Ficar “preso” no preconceito que a Astrologia Moderna “não funciona” é como ter preconceito a médicos porque usam métodos modernos ao invés dos chás da vovó.

  8. Caro, CMG
    Obrigado pelos elogios.
    Engraçado que me deu a impressão de que você é contra o que eu falo, e mesmo assim confirma para o leitor que eu falo é verdadeiro.
    Astrólogos modernos falam negam todos os seus problemas, depois falam sobre o “potencial” do ser humano (leia-se, nada de prever, só de falar poesia), e depois ressaltam sua própria espiritualidade superior, logo antes de partir pro ataque. Ou seja, assim como minha professora de evaluacion, na pratica os astrologos modernos fazem exatamente o contrário do que dizem. Se isso nao é politicamente correto, o que é ?
    Imagino que você acha que me irrita muito dizendo que sou uma fraude. Pois nao irrita. Pois não sou uma fraude, sou sim um aficionado, um curioso interessado, assim como o Rodolfo. Fraude são as otoridades que aparentemente voce ama e respeita para ter dado o piti.

    De resto seu conselho é importantissimo: qualquer pessoa que caiu nesse blog ou em outros, e comecou a ler, sem saber nada de astrologia, tenha isso em conta, o blog aceita tudo, inclusive meus erros: sempre confirme, procure, estude por voces mesmos.

    Agora por favor, procure os classicos verdadeiros, nao a liz greene e outras bobagens de gente que nao entende nem de astrologia, nem de espiritualidade, nem de nada, ou ficarao falando bobagens sobre como “a astrologia evoluiu”. AXE, se a astrologia evoluiu tanto porque os astrólogos só falam bobagem ?

    E meu caro, se o seu discurso é só de como a “astrologia canaliza energias de modo construtivo” nao vejo motivo para ficar bravo com o que eu disse. Se isso nao é astrologia politicamente correta o que é ?

    De resto, publiquei seu comentário pelo conselho do “nao confie em ninguem” que é realmente muito importante. De resto nao tenho tempo pra guerrinhas de ego de astrólogo moderno de coracao partido. Crie seu proprio blog pra contradizer o que eu digo e defender a astrologia evolutiva, ou melhor ainda, pra falar mal de mim, nao esquecendo é claro de colocar um link para o meu blog !

    Obrigado por escrever
    PS: Para a maioria dos pequenos problemas, o chá da vovó dá de dez a zero nas porcarias que os médicos receitam, entao deixe de ser preconceituoso !

  9. Olá,

    Percebo que haja uma vontade de confronto com a realidade dual do plano em que estamos inseridos e percebo que o passado deva ser valorizado, mas não concordo de todo com o que está escrito pela simples razão de que tudo deve avançar e todos devemos cada vez ter uma visão mais alargada, abrangente e consciente da realidade do planeta em que escolhemos viver esta vida. Pôr em causa estudos feitos por pessoas extraordinárias, como Dane Rudhyar e Stephen Arroyo, dizendo que a astrologia moderna foi inventada por quem não percebe nada de astrologia, é de quem nunca leu a sério livros dele, nem nenhum trabalho do extraordinário Carl Jung, o mestre percussor da astrologia moderna e da sua ligação ao subconsciente colectivo, no fundo os arquétipos sobre os quais a astrologia está construida.
    Sugeria uma leitura mais atenta, e principalmente mais vivência da astrologia na sua vida, para sentir que a astrologia é para nos elevar, para chegarmos mais perto da energia do Amor, e para chegarmos à transcêndencia deste plano material horrível, em que vivemos – e esta é a única razão pela qual cá estamos, aprendermos a libertarmo-nos dele.

  10. Oi pessoal,
    Tirem -me ou forneçam mais algumas dúvida, por favor:
    lendo alguns clássicos da astrologia medieval (européia) observei que não consta nas obras (aquelas entre os séculos XVI E XVII) referências as novas colônias portuguesas e espanholas e seus signos correspondentes. Caso vcs precisassem aplicar as regras (da astrol med.) de localização geográfica através dos signos e casas para os paises das Américas central e sul o que vcs fariam ? que obras do medievo vcs consultariam? A quem vcs consultariam?
    Aten (o)ciosamente,

    Fzyndel

  11. Olá Yuzuru.

    Eu estava lendo alguns dos seus artigos no blog e, em alguns deles, você fala que a casa 4 e a 7 são casas que também tratam sobre morte. Mas a casa 8 parece mais “especializada” no assunto, tratando sobre heranças, perdas e mortes em geral.

    Qual a diferença de morte para a casa 7 e a casa 4?

    1. Morte é morte, e todas essas tem analogia de um jeito ou de outro.
      Mas vejamos alguns exemplos. Suponha uma horária, com o sol representando querente. Sol está na casa 7, quase se pondo. Esse é um sinal de morte, o por do sol, faz parte da simbologia do sol entre nascimento, morte, subterraneo, renascimento. O mesmo poderia ser dito de outro planeta quase indo para os subterraneos, mas no caso do sol a simbologia é mais forte.

      No caso da casa 4, vamos imaginar uma horaria sobre uma pessoa desaparecida. É um péssimo sinal encontrar o seu significador na casa 4. Ela está debaixo da terra. Literalmente !

  12. Obrigado, só mais uma dúvida a respeito de Casas:

    A casa 5 é tradicionalmente a casa do amor, mas já cheguei a ler uma vez num daqueles “manuais de astrologia” que a casa 11 também é a casa do amor (!), mas a autora acabou entrando na parte supranatural da coisa e eu achei melhor ignorar.

    Enfim, qual é a diferença dessa aparente ambiguidade?

    1. Olá
      muitas vezes a casa oposta também tem algo da casa que analisamos… é por isso que Morin dizia que um planeta na casa oposta tambem influenciava.
      Vamos ver – a casa 9 é religiao, e por isso a casa 3 sao os atos praticos da religiao – a moral aplicada no dia a dia, por exemplo
      Mas dizer que a casa 11 tambem é amor é invencao dessa autora em particular. No entanto a casa 11 sempre teve grande importancia para falar de filhos ! E tambem a casa 10 ! Sao sempre duas casas que o povo esquece… mesmo que a casa 5 esteja infertil, ter um jupiter na 10 ou 11 é um ótimo sinal para filhos

  13. AHAHAHAHAHAHA… só isto e já estaria valendo….. :
    Por exemplo, “morte” virou “transformação”, “doença” virou “saúde”, “escravidão e trabalho pesado” virou “trabalho”, “prisão” virou “solidão” e “auto-destruição e doenças mentais” virou “espiritualidade”. Que lindo né ? As pessoas se sentem melhor quando falamos com elas como se fossem crianças imbecilizadas…

  14. Lendo o comentário do Renan Rocha tenho a acrescentar: a casa 5 está relacionada a romances e namoros; a casa 7 está relacionada aos relacionamentos duradouros, união casamento. Mas a casa 11 pode ser considerada envolvida nos assuntos de amor, pelo sistema de casas derivadas, já que é a 5ª casa da 7 e é também a 7ª casa da 5. Quando se está pesquisando sobre romances extra-conjugais e amantes do marido, a casa 11 mostra isso. A casa 11 é também a 7ª casa da 5 e mostra o que representará o casamento para o parceiro. No livro de Casas derivadas cita inclusive que a casa 11 mostra a estima e amor que recebemos dos outros. Assim, o regente da casa 11 pode inclusive mostrar onde poderemos despertar sentimentos de apreço e estima, e isto é confirmado porque a casa 11 representa os amigos verdadeiros. Inclusive se o regente da casa 11 se posicionar na casa 5 com certeza vai rolar algo mais entre amigos.

    1. Olá, lucia
      nenhum desses conceitos está correto, o que voce está trazendo é uma abordagem de astrologia moderna.
      A casa 11 nao mostra amorios e nem romances extra-conjugais. Geralmente a carta horária mostra amorios por outra maneira. Em cartas natais nem se fala.
      Muito menos a casa 11 tem qualquer relacao com estima, ai já está totalmente em astrologia moderna.

  15. Olá Yuzuru, tudo bem? Mais uma vez vou precisar de um help teu, estou estudando a casa 12. Gostaria de saber sua opinião de forma mais ampla sobre a influência de Plutão na casa doze no mapa natal de um individuo. Obrigada

  16. Obs: Antes que voce fique nervoso sei que plutão não é levado em consideração na astrologia tradicional que obviamente é a sua área =). Mas gostaria de uma opinião mais profunda sobre a casa 12 se possível. Se não o for, desde já mais uma vez agradeço sua atenção.

    1. Nao fico nervoso, mas minha opiniao é sempre aquela: por que parar com plutao? Por que nao colocar também quiron, eros, cupido, lilith, lancelot e cada pedregulho no céu?

      O que precisamos em astrologia é de um núcleo… a partir de um núcleo, voce pode acrescentar, mas nunca substituir. Se você substitui é porque sua técnica nunca teve um núcleo, do mesmo jeito que se troca o telhado de uma casa mas nunca a fundaçao.

      A casa 12 é confundida com espiritualidade pelos modernos, por que? Porque, por princípio, eles nao admitem nada que possa ser “ruim”. Ruim é o mesmo que ser feio, desagradável. O exemplo é o feng shui: no feng shui da china, sao 8 casas, 4 positivas, 4 negativas. Uma casa rege a perda de dinheiro e saúde, a outra fantasmas e ladroes, a outra acidentes e incendios, etc. No feng shui da revista Cláudia todas as casas sao positivas, amor, amizade, conhecimento, felicidade, dinheiro, viagens, etc… Notou um padrao?

      Casa 12 – tudo que tenha simbologia de escondido, de aprisionado, contrário ao ascendente, de queda, de auto-destruicao, etc.

      Entao quando uma pessoa sofre um acidente ou doença séria, é comum o regente dessa casa estar ativado. O regente do ascendente na casa 12 geralmente traz sérios problemas para o nativo.

      De resto também tem os significados de casas derivadas… a 12 também sao os inimigos secretos, os animais grandes. Como a 12 está em sextil com o MC, geralmente os seus planetas nao sao maléficos para os significados da carreira, etc, etc.

  17. Muito obrigada por me responder e pela paciência ajudou, eu fico um pouco perdida as vezes. Leio muito e infelizmente ainda me falta maturidade neste assunto para separar o joio do trigo. Voce poderia me indicar um bom livro sobre o assunto se não for abuso de minha parte rs. Desculpe pelo pedregulho, no post anterior mas estou muito cansada esta semana e somente após postar foi que me lembrei que na astrologia tradicional Urano, Plutão,Netuno e os asteróides descobertos mais recentemente são descartados.

  18. olá, comecei estudando astrologia há algum tempo, e lógico que o material que consegui era da astrologia moderna, mas começei a questionar os conceitos, como da casa 12 enfim, não convencia mais, e procurando na internet cheguei a esse blog, gostaria de uma luz, sobre livros , e se posso começar a tirar dúvidas por aqui.
    aguardo noticias
    cordialmente
    silvia marcolla

    1. Livros em portugues nao existem, obviamente…. nossos astrólogos brazucas estao ainda na fase mais primitiva das guerrinhas de egos e “especialistas” de 15 minutos.

      Sugiro que comece aqui e no rodolfo, e depois visite o skyscript e aprenda horária. Depois o caminho vai se abrindo com o tempo

      Yuzuru

  19. Olá,

    Gostaria de saber com qual casa astrológica as grandes empresas(de grande visibilidade) têm relação. Seria a X?

    E como diferenciar uma empresa de cosméticos com uma de embalsamento/cremação, por exemplo?

    Obrigada,
    Marianna

    1. Empresas tem como natureza a casa 10, que é visivel quando voce pergunta “vou conseguir emprego em X”
      Nesse caso obviamente nao é importante diferenciar o que a empresa faz.

  20. Yuzuru, assim ninguém vai querer saber de astrologia,se algum planeta regente que caiu na sua casa 8 é sinal que você vai mesmo morrer e não tem jeito, então pra que serve um mapa astral? Pra deixar todo mundo mal?

    1. “Pra deixar todo mundo mal” implica que as pessoas só querem ouvir boa notícia, mesmo que for mentira. Mas na verdade muitaspessoas querem ouvir a verdade, mesmo que dolorosa.

  21. Mas isso é um fatalismo. A casa 8 não quer dizer só morte física. Se você, por exemplo, for ver que no seu mapa deste ano, num determinado mês ou dia, está com Marte na casa 8, você já fica pensando que vai morrer assassinado (ou em uma cirurgia) e não vai fazer mais nada?
    Como você acha que um cliente vai se sentir se você disser: Ih, olha só, o mapa tá dizendo que você vai morrer, tá? Simples assim.

    1. Sueli,
      eu nao lembro de ter sugerido que esse seria um procedimento correto. Se eu sugeri isso, está errado.
      Qualquer casa pode se manifestar de múltiplas formas em astrologia NATAL
      O ponto do artigo é algumas casas sao positivas e outras negativas.
      Mas é possível prever morte sim, mas pela astrologia horária. Se é evitável ou nao, e se voce gostaria de ouvir ou nao, sao outros quinhentos. Existe um grau de fatalismo na astrologia, sim. Seria mais fácil se a gente pudesse “negociar” o destino, mas isso nao é verdade.

  22. Olá Yuzuro, vc escreveu acima ” O regente do ascendente na casa 12 geralmente traz sérios problemas para o nativo”.A minha pergunta é : se a pessoa tem no seu Mapa Natal o regente nessa posição, ela tem alternativas para minimizar os problemas decorrentes desse posicionamento?
    Aliás a partir do seu Mapa Natal é possível alterar ou pelo menos tentar trabalhar alguma das dinâmicas mais complicadas do Mapa?

  23. Na casa 12, como vc mencionou. “O regente do ascendente na casa 12 geralmente traz sérios problemas para o nativo”.

    1. Ah, tava entendendo outra coisa.

      A resposta honesta seria: sim, nao, e depende.

      Depende muito de que tipo de problemas estao aparecendo.

      Primeiro de tudo, óbvio, lembrar que astrologia é ceterus paribus, ou seja, “todos os demais fatores constantes”. Uma posicao na 12 pode ser confirmada ou negada por outros fatores.

      Segundo tem que saber como esse fator se manifesta. Ha diferencas fortes de manifestacao porque as pessoas nao nascem todas na mesma posicao na corrida. Uma vai nascer com esse posicionamento e uma saúde perfeita, outra já com um transtorno genético sem cura, etc.

      Dependendo entao das manifestacoes, o fator psicológico pode ou nao ter sucesso. Por exemplo, se um determinado posicionamento promete timidez, fácil, faça um curso de teatro! Um outro posicionamento promete má saúde, largue o açucar e o cigarro e invista numa alimentaçaoo e vida saudável, faça yoga.

      Mas agora se a pessoa tem uma doença incurável que leva a morte antes dos 22, de que adianta querer levar uma vida vegana? Como eu disse, depende muito dos fatores reais da vida. Náo existe nenhuma vida “em geral”, todos os casos sáo sempre concretos e reais.

  24. Olá Yuzuro, vc escreveu acima ” O regente do ascendente na casa 12 geralmente traz sérios problemas para o nativo”.

    Eu pergunto:

    Que problemas são esses?
    Depende do regente? [se sim, fale um pouco sobre o caso do ascendente ser Leão (regente Sol)].

    Agradeço resposta.

    1. Como tudo na vida, nao existe um posicionamento astrológico que te dê uma resposta imediata. Tudo vai depender das configuracoes do mapa.
      Entao vai haver pessoas com o regente do ascendente na 12 com muito sucesso, outras com muitos problemas, etc
      Mas esse posicionamento pode indicar pessoas com problemas de saúde, vários inimigos secretos, que sao confinadas por algum motivo durante sua vida, ou que tem problemas depressivos, etc.
      ab
      Y

    1. “Em geral” seriam casa 4 da família, mas em geral, geralmente, nao existe.

      Use casas derivadas. Se a tia é irma do seu pai, use a casa 3 a partir da 4. Irma da mae, terceira a partir da 10, primo pode filho do irmao do pai ou filho do irmao da mae, etc.

  25. Ola,

    Certa duvida que gostaria de sanar,

    Com Plutao e Saturno na casa 8 junto com Escorpiao. Dois planetas distintos estao na casa da morte, eh possivel discernir a influencia de cada um nessa casa segundo o regente escorpiao?

    1. Oi, Paulo
      é importante sempre cuidar do vocabulário: ajuda na comunicaçao e demonstra compromisso com os conceitos.

      Junto com escorpiao – imagino que queria dizer que os dois planetas estao em escorpiao.
      MInha primeira sugestao é: ignore Plutao. Sim, eu sei, tabu e coisa e tal. Mas ignore e, se quiser, depois de alguns anos olhe de novo e veja se acrescenta algo. Provavelmente só vai acrescentar filigrana.

      Dois planetas distintos estao na casa da morte – aqui eu tenho que perguntar se eles realmente estao na casa 8, ou se voce está dizendo que eles estao em escorpiao, e por isso estariam na casa 8 “natural”? Pergunto só por via das dúvidas. Se for esse o caso, entao leia o artigo.

      Quando voce tem um ou mais planetas em uma casa, nao é possível, a princípio, diferenciar o que cada um vai fazer. Os dois vao afetar. Cada um a seu estilo, cada um de uma maneira, pode até ser em assuntos diferentes, mas vao afetar. Também nao pode desconsiderar o fato que os planetas estao mais ativos em certas épocas, por exemplo quando estao ativados por firdarias, etc.

      Sugiro que comece aprendendo horária, e deixe natal para depois. O maior erro dos iniciantes é querer aprender natal primeiro e depois ficam o resto da vida presos na ambiguidade e no “acho”. É na horária que aprendemos astrologia de verdade.
      ab
      Yuzuru

  26. Ola YUZURU, agora estava lendo seus artigos e achei muito interessante essa sua maneira “realista” de encarar as casas astrológicas e os planetas.Então, lá vai a pergunta: eu, que tenho 3 planetas na casa 12 (marte, saturno e plutão em libra), roda da fortuna na casa 6 e júpiter e lua em conjunção na casa 1 em escorpião, o meu destino é encontrai inmigos, doenças, magia negra contra mim, depressões, etc?
    Pra atenuar esses efeitos eu estou trabalhando muito na caridade tanto material quanto espiritual, e só isso resolve?

    1. Vamos lá
      plutao nao é um planeta no sentido tradicional, entao nao conta. Marte e saturno em libra. Saturno está exaltado em libra, mas marte está em exílio o que é negativo.

      Nao existe “roda da fortuna”. Isso é carta do tarot! Só povinho que se acha astrólogo no orkut que inventou isso! Nao caia nessa conversa dos picaretas que nao sabem nem o nome das coisas! Voce iria a um médico que chama o baço de pâncreas? O correto é parte da fortuna. A posicao da parte da fortuna por casa nao é tao importante. Seria bom se voce veterinaria, por exemplo.

      O que tem júpiter na casa 1 de mal? ótima posiçao!

      Lua em escorpiao é negativa porque escorpiao é queda da lua.

      Focalize seus esforços no marte e na lua, que sao os que mais te darao trabalho.

      Trabalho de caridade é bom, mas também bom senso ajuda.

      por exemplo se a lua em escorpiao te faz, suponha, ser obcessiva, vingativa, rancorosa, e isso te atrapalha, voce pode tentar controlar isso. Ou tambem pode ir pelo caminho oposto e “Assumir” esses defeitos como qualidades, e procurar um trabalho que te exija ser independente, obcessiva, vingativa, mas que tudo isso seja qualidade 😛

      Por exemplo, se marte em libra rege seus relacionamentos com subordinados, eles terao uma natureza maléfica, e voce faria bem de nao se misturar com pessoas de classe social menor que a sua e de natureza marciana.

      Misturando esforço pessoal, bom senso, e os conselhos que vemos na carta, se pode realizar um monte de coisa.

  27. Reencontrei seu blog depois de muito tempo um dia ter postado aqui, então é como se fosse a primeira vez que leio seus textos. Essa visão de que existem posicionamentos ruins, ok, o mundo é podre mesmo… Mas tu acha que não tem nada que o nativo possa fazer pra amenizá-los? Digo, pessoas que tem oportunidade de mudar seu destino, não crianças que nascem na África.
    Mas acho que na verdade quem tem as rédeas da sua vida não tem altos problemas, apenas aperfeiçoamentos a serem feitos… Acho que captei o dito “drama”
    Enfim, só sei que saí daqui odiando a casa 12.
    Voltarei mais vezes 😉

    1. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
      Posicionamento ruim, más configuraçoes…as pessoas sempre partem do princípio de que estamos falando sobre natal.
      Numa horária por exemplo, voce pergunta se vai ficar com fulano, a horária diz nao, a verdade é que provavelmente nao há nada a fazer.
      Agora voce mesmo deu um bom exemplo de bom senso: a situacao mundana do país e condicao social que voce vive (no caso a Africa) é muito mais importante do que mapa astral. O fato dos astrólogos ficarem fazendo discussoes tolas de livre arbítrio é que vivem num ambiente muito protegido de classe média e ideologia norte americana de self made man.
      Acho que raras pessoas (ou até mesmo ninguém) tem as “rédeas de sua vida”. Quem é que nao vai para o mesmo emprego, esposa e filhos “seguindo a maré”. Há claro pessoas que lutam mais pelo que querem, mas ainda assim elas estao sendo muito mais influenciadas por fatores sociais (como propaganda) do que realmente tomando as “redeas”.
      A casa 12 nao tem que ser odiada, muito menos redimida. Ela é uma casa maléfica e sua simbologia tem que ser entendida, ou entao aberracoes do tipo “espiritualidade” continuaram nascendo dela.
      Abraços

  28. Ainda sou bastante leiga no assunto, tomei um mapa astral de uma amiga pra começar estudar. Vi que sua casa 9 (Júpiter – … estudos universitários) está em Câncer, Júpiter está em Peixes (casa 5). Quais interpretações posso tirar disso? Ou estou indo pelo caminho errado?

    1. oi, Lilian, para começar, sua atribuiçao é no mínimo esquisita… pelo que eu entendi voce pegou júpiter como regente da casa 9 (imagino que pela erradíssima atribuiçao “de casas naturais”) e daí quis ver onde jupiter estava.

      O correto é pegar o regente da casa, no caso de cancer, a lua. A posicao da lua dará informacoes sobre os temas de estudos, espiritualidade e viagens.

      1. Huum… tava aprendendo tudo errado então…
        ok, vamos lá…
        mas minha dúvida é quando a precisar a informação, pq se for andando assim vira um ciclo eterno:
        a lua dela está na casa 5 (aquário – regido por urano)… então o que isso quer dizer quanto aos estudos, viagens… ?
        consegue entender minha dúvida, é algo bem básico… é pq às vezes me parece que vou rodar toda vida, que a lua estando em aquário vou ver onde estar urano, que vai tá em outra casa e farei isso eternamente. Não sei se aqui vejo as características do signo de aquário quanto a estes temas, se vejo o que representa a casa 5 ou se sigo no caminho do regente…

        1. Oi, Lilian
          dando uma olhada rápida no blog voce vai descobrir que o regente de aquário é saturno, e nao Urano. A decisao de que Urano regiria Aquário é do mesmo tipo das “otoridades” que recentemente decidiram que Éris (o asteróide Xena) regia touro (ou Libra!)!

          O primeiro ponto é que eu sempre recomendo que qualquer pessoa interessada em aprender astrologia DE VERDADE, comece com horária. Na horária voce acerta ou erra, e fica livre das ambiguidades e dificuldades da astrologia natal.

          Após aprender uns dois anos de horária, você terá a resposta para muitas de suas questoes… por exemplo, numa pergunta de viagem, você verá o resultado concreto de uam configuraçao como a citada.

          Mas, respondendo especificamente sobre astrologia natal, nao, nao ficará girando para sempre. Isso porque o que o planeta tem a falar, sua posicao por casa e signo, esses sao os fatores relevantes.

          Por exemplo (lembrando que, sem ver o mapa, nao estamos dando análises e sim sugestoes ceteris paribus)
          Lua como regente de viagens num signo de ar favorece a instabilidade em residencia (moderado pelo regente da casa 4)
          Lua na casa 5 relaciona maternidade com viagens (e espiritualidade em geral).
          A mae da pessoa pode ter morrido cedo.
          etc, etc, etc

  29. hm… já deu alguma clareada… e me indica alguma apostila/livro que possa baixar pra estudar astrologia horária?
    inclusive pretendo ingressar em algum de seus cursos, porém estou desempregada, aí já viu, né…
    mas em breve poderei ingressar…

    to dando uma olhada no material do blog, mas tem tanta coisa que não sei por que ordem devo ler, precisava de uma leitura mais linear – se é que é possível.

    mais uma vez muito obrigada e parabéns pelo blog, um dos mais convincentes e melhores estruturados que encontrei

    1. na coluna ao lado tem umas leituras “para iniciantes” que podem ajudar.

      No site skyscript.co.uk tem tutoriais de horária em ingles que sao um ótimo início, muito melhor do que voce ficar tentando baixar “apostila” em portugues.
      abraços

  30. Tenho Sol, Mercúrio e Vênus na casa 8 e saber que a casa 8 é a casa da morte e pronto me deu um pouco de medo 😛 Como isso pode me afetar? Fiquei bem preocupada agora. É motivo de pânico ou não? Btw, ótima postagem 🙂

    1. oi, clarissa,
      todos vao ter que enfrentar os mesmos problemas na vida, pois ninguém está livre de doença e morte.

      as pessoa creem que o mapa diz o que será, mas há tres fatores envolvidos e a a astrologia é apenas um deles…

      o que a astrologia sozinha pode dizer é se uma época será faroável ou nao para determinado tópico. Dependendo da qualidade do seu mapa, quando esses tres planetas forem ativados eles podem mostrar épocas de dificuldades, dependendo do seu contexto e de suas acoes.

  31. Yuzuru, tenho sol em Áries na casa 3 e Marte(R) em libra na casa 9, Marte quadra jupter em cancer na 6 e faz trígono com lua em Aquario na 1. Todos com quem falei diz que esse
    Marte é maléfico, como eu posso utilizar esse Marte para que me traga menos problemas? Muitas vezes me vejo sendo mais uma libriana tentando agradar a todos do que uma ariana, o que me irrita profundamente.

    1. Todos com quem falei diz que esse Marte é maléfico

      É sempre mais complicado do que isso… maléfico para que? Maléfico como? e Maléfico quando?

      Por exemplo, é provável que ele seja maléfico para carreira e estudos.
      Daí a primeira estratégia que temos é nao fazer grandes mudanças de carreira no periodo em que marte domina.

      No ambiente profissional, nao se associar com pessoas de natureza marcial.
      Perceber que “tentar agradar aos outros” esteja ou nao ligado a marte, é uma escolha, nao é uma doença causada exteriormente. Pode procurar na internet estratégias para melhorar isso.
      Procurar trabalhos que tenham menos a natureza de marte.
      Por último fazer caridade astrológica.

  32. Tenho jupiter na casa 6 na casa de carneiro sabendo que esta casa representa as profissoes entre outras coisas e as doencas O que me poderia dizer acerca disto

  33. Ola.. estou iniciando os estudos agora, e achei seu blog muito interessante. Percebi que o post seria antigo, mas de qualquer maneira segue a duvida.
    Tambem tenho sol, mercurio e venus em aries na casa 8. Lua , plutao e saturno em escorpiao nas casas 3 e 4.
    Neste caso, assumindo que o regente da casa seja escorpiao, seria como ter a influencia do signo nestes outros planetas?
    Tambem fiquei preocupada…

    Obrigada!

  34. De fato vejo que a briga se deve não à uma diferença de opinião entre os astrologos, mas sim entre o eixo da discussão. Um fala sobre astrologia horária, que não nos fala sobre traços psicológicos mas sim sobre previsões. O outro fala sobre astrologia natal, e daí nasce o fato de não julgar um marte ou sol na casa 12 como: você vai ter inimigos. Não adianta chorar, você pode trocar de mulher em mulher, mas todas vão te trair. Seus amigos? Também vão te trair. Aceite, você escolhe e atrai as pessoas erradas, porque você é um fudido, nasceu assim, e se não gostou reclame com as estrelas. Dentro da astrologia horária, não existe a necessidade de mascarar isso, é só você mudar 30, 60 minutos e um planeta pode sair da casa aonde estava, simples, problema resolvido!

  35. Dissernindo um pouco mais.
    Para os astrologos modernos, o julgar do hoje é baseado na sua carta natal, por isso nasceu o fator positivo da casa 12.
    Para o dono do blog, para julgar o hoje fariamos um novo mapa, então o mapa natal de pouco valeria, e seria mais importante o mapa do dia, pois se ocorresse alguma quadratura entre os planetas isso seria de grande importância.
    Mas ai a astrologia horaria preveria a mesma situação para todas as pessoas da mesma cidade ou das mesmas coordenadas geograficas. Não acho a idéia tolice- por exemplo, eu considero que algumas das emoçoes parecem madurar/florescerem sincronizadas nas pessoas, e brigas tendem a acontecer de uma só vez mesmo. Mas para mim uma astrologia não exclue a outra.

  36. Irmão, você disse à uns post atrás que a casa 8 não serve só para matar, e a casa 12, além de nos dar inimigos, o que mais pode fazer?

    Você considera Jean Morin um New Age? O que ele fala sobre as casas infelizes:

    “Regra 26- […] Porém em casa ruim (6, 7 ,8 e 12) produz efeitos perniciosos.”

    Não são apenas 3 casas ruins como você falou, são 4. Mestres mais antigos consideram 6 casas maleficas, a 2 e a 4 também. Toda religião esotérica trabalha com o equilibrio, e se nos divulgarmos por ai que são 3 casas maleficas, estamos contribuindo para o New Age, e não para o tradicionalismo. São então no minimo 4 casas ruins, podendo chegar a 6. Casa 2 posses e riquezas? 7 esposa e casamento? esqueça, isso é balela de new age, casa 7 são inimigos declarados e lutas.

    “41-Um planeta benéfico por natureza e por estado celeste porém em casa infeliz (6,8,e 12) suprime ou suaviza os maus significados por esta casa. Deve ser considerado como parcialmente infeliz a casa 7 no entanto que ela significa também lutas e inimizades.”

    “47 – Toda casa astrológica possui uma significação essencial, e uma significação acidental que se relaciona em realidade com a casa que lhe é oposta. É necessário fazer esta distinção porque um planeta benéfico por natureza, em estado celeste favorável e em casa infeliz, diminui por ele mesmo o que esta casa significa essencialmente de mau, porém favorece o que ela significa acidentalmente de bom.”

    Segundo a regra 47, morin defende os new age. Pois ele diz que envolto por algumas particularidades, as casas maléficas produzem resultados positivos.

    12- Numa casa desafortunada, dois planetas positivos assim colocados indicam que o mal significado por essa casa não se realizará, ou pelo menos se realizará de maneira extremamente limitada.

    E por ai vai irmão. Afirmar que a casa 12, 8 e 6 só produzem coisas negativas, beira ao absurdo.

    Ela produz efeitos bastantes negativos com maleficos em mal estado cosmico, (E olhe lá, os mais tradicionais defendem que saturno tem júbilo na 12 e produz aqui otimos efeitos) como doenças mentais como esquizofrenia e depressão, já que essa casa faz oposição a 6 (Servos) e quadratura a 9 (Fé), ou seja enfraquece a fé (depressão) e nos coloca de cara com servos que podem se revoltar contra nos, dai que surge o significado negativo dessa casa, que são de varios fatores: Não aspecta o ascendente, é uma casa cadente, tem a simbologia de ultima casa antes do planeta voltar as 6 casas que estao abaixo da terra, e mais importante sao os aspectos naturais dessa casa.

    Mas se alguém detem apenas planetas positivos em casas negativas, e se o beneficio desses mesmo forem reforçados por aspectos positivos, essa casa pode gerar um efeito BOM “acidentalmente”, que depois de anos da existência da astrologia deixam de ser acidentais, pois já poderiam ser previstos a partir da leitura de varios mapas.

    Na astrologia védica, o regente da 12 na 12 forma um yoga de sucesso, fortalecendo caracteristicas como simplicidade, economia.

    A casa 12 também é vista como “coisas ocultas”, mas como assim poderia ser se ela faz parte do plano social do horoscopo? Isto de que o hemisferio norte do mapa é a parte social, confere?

    1. Bem, como a carta natal fala sobre toda a vida, todos os conjuges estao englobados nela.

      Jà numa horària, se a pergunta se relaciona apenas sobre o ex, ele teria a 7. Caso fosse algo como “volto pro ex” ou fico com o joaozinho?, teria que ser visto caso a caso

  37. A picaretagem da astrologia moderna não tem nada a ver com o politicamente correto. Quando não se age de forma correta na política, ocorre muita fome, miséria e morte. Ser politicamente correto não é sinônimo de santidade ou hipocrisia, é necessário. No mais, agradeço o artigo, sempre preciso quando se trata de astrologia tradicional.

Deixe uma resposta