E, como previsto em um antigo calendário tupi-guarani, o mundo não acabou.

Mas ainda há tempo para modificar sua previsão. Mal passou o dia 21, algum gênio ja disse que a conversão correta de calendário é para o dia 24 de dezembro. Eu pessoalmente estava crente de que iam esperar pelo menos até janeiro ou março para tentarem esse golpe… Óbvio que pelo visto 24 também nao era, quem sabe dia 20 de janeiro?

Além das imbecilidades do dia a dia, e dos imbecis que acreditam nelas, um dos problemas básicos é a nossa tendência de procurar o espetacular, a grande mudança, e por isso estamos sempre procurando sinais de algo iminente, especial, e de preferência, catastrófico.

Como transformar o comum em extraordinário.

O problema com a astrologia é que sempre é possível tornar a coisa mais banal em apocalíptica.

Oh, meu deus, netuno está entrando em sagitário. Oh céus, todos os planetas estão alinhados! Quiron vai se alinhar com Lilith durante o casamento da família real! Esse eclipse tem a mesma “configuracao”daquele que matou os dinossauros.

E, se você discordar do “evento extraordinário”, vai ouvir que tal evento só acontece uma vez em tantos milhares de anos. Mas isso faz do evento algo especial?

Entao vamos ver um exemplo de como é fácil fazer um sinal comum virar especial. Vamos pegar a coisa mais banal da astrologia: uma reles lua nova, que acontece todo mês.

Lua nova.

A lua nova é o encontro do sol e da lua no mesmo grau. Como o sol move um signo por mês, geralmente a lua nova vai acontecer uma vez em cada signo. Por exemplo, na última lua nova, o grau exato foi no signo de sagitário, em 21 de sagitário.

Quanto tempo atrás foi a última lua nova em sagitário? Um ano atrás, como dito antes Quando foi a última lua nova nesse exato grau? 19 anos atrás (um ciclo metonico) em 2001.

Viu? Apenas uma reles consideração (dizer que o grau da lua nova era “especial”) já foi o suficiente para transformar um dos fenômenos mais comuns na astrologia em algo especial. Agora basta incluir um aspecto (por exemplo, marte está em aspecto com essa lua nova) e voce só vai encontrar um equivalente depois de séculos!

Entao você já sabe… toda vez que encontrar um “genio”afirmando coisas como “a última vez que plutao estava em tal signo e urano estava em tal grau, aconteceu tal coisa” pense bem se o picareta não está apenas pegando fatores comuns e tentando fazer com que pareçam muito especiais.

Ano novo

Passando a ressaca do ano novo, mudou alguma coisa?

Como leitores mais antigos do blog sabem muito bem, o ano novo astrológico só começa em 20 de março (o ano novo da astrologia chinesa em 5 fevereriro). Isso porque a astrologia NAO segue convenções que são apenas políticas e culturais.

então tod o tipo de previsão que voce encontrar do tipo “marte rege o ano de 2013″sao basicamente picaretagens. Primeiro porque cada região do ano é regida por um planeta diferente (porque a astrologia também nao segue as convenções de numerologia do calendário cristão), e nem os planetas seguem a convencao de que o ano começa em janeiro.

Muitas pessoas acreditam que o ano  novo traz nova “energia”. Mas os rituais de renovação da sociedade não inflluenciam os ciclos naturais de renovação, que são os investigados pela astrologia.

Os verdadeiros momentos passam em silencio.

Como a faxineira da minha mãe disse: “Quando deus quiser acabar o mundo ele não vai mandar aviso nao”.

Como dito acima, as pessoas procuram momentos de transição, bombásticos. Aparentemente é um sinal de status estar vivo para morrer vendo o fim de tudo.

Mas os grandes momentos passam em silencio, e mesmo os astrólogos, na grande maioria muito preguiçosos para isso, veem os momentos astrológicos importantes passar.

O grande momento astrológico de 2012 foi a passagem de regulus para virgem. Essa estrela, que já marcou o solstício de verão, passou mais de 2000 anos em Leao, e agora está pode ser considerada como estando em 0 virgem.

então os novatos em astrologia que procurarem nos livros, lembrem que todas as referencias de Regulus em 29 de Leao já estao datadas a partir de 2013. Qual é o  efeito disso em nossas horárias nao se sabe, mas tecnicamente você só pode considerar um ponto conjunto a regulus quando ele está no mesmo signo ( o efeito das estrelas é muito pequeno).

Mas, para quem quer ver um grande momento astrológico no futuro próximo, nao se desespere… Em 1980 a grande conjunção de Jupiter e Saturno mudou para o signos de ar, em 2000 teve um soluço voltando para os signos de terra, e agora em 2020 o ciclo vai se estabelecer definitivamente em ar.

Além disso, o mundo inteiro vai mudar de ciclo. Os árabes contavam as dawrs, ciclos de 360 anos, contados desde o início do mundo. Para ter uma ideia, eles contavam a dawr do dilúvio como sendo a de Saturno em Cancer, no ano 3380 Antes de Cristo. A última dawr foi em 1660, de saturno em virgem, que acredito marcou o início da revolução industrial, capitalismo e expansão e queda do poder europeu. Em agora em 2020 vai começar outro ciclo, de júpiter e Libra, marcando o surgimento de novos poderes, novos valores e uma nova hegemonia mundial.

Mas uma “nova era”nao começou em 2012 e nem vai começar em 2020.

Mudam as moscas, mas o resto continua o mesmo.

 

Comments

  1. oi, Yuzuru.
    Sobre grandes mudanças, já passamos realmente da era de peixes para a de aquário? ou esse ciclo descoberto por Hiparco na Grécia antiga também foi deturpado?

    1. Os gregos conheciam a precessao dos equinócios, e possivelmente esse conhecimento já era antigo nessa época.

      Agora a interpretacao de “eras” é um modismo que pode ser retraçado até os anos 60-70. Nao chega sequer ao início do século 20, constituindo apenas um dos inúmeros modismos do “new age”.

  2. Pois é, Yuzuru, é incrível como essas histórias vendem… estudar a fundo e dominar as tecnicas pra predizer os eventos que irão acontecer ninguém quer, isso pra eles é bobagem, mas o 21 de dezembro, o sei-lá-quando-o-mundo-vai-acabar é decerto, é real.

Deixe uma resposta