eclipse.jpg

Um dia atrasado, mas valendo 😉

Após um eclipse lunar pouco tempo atrás, agora temos o primeiro eclipse solar do ano, anteontem, no dia 18 de Março, e já no dia 19 nos EUA. A verdade é que não existe um acordo muito grande sobre como interpretar eclipses, mas peguei algumas coisas que podem ser úteis para quem tem medo interesse sobre o assunto.

O Eclipse ocorreu, para a localidade do Rio de Janeiro, às 11 e meia da noite do dia 18, com Ascendente de 3 Capricórnio e Meio do Céu de 22 Virgem, como no mapa da figura abaixo (clique para aumentar).

eclipse-18-marco.jpg

O que são os eclipses

A mecânica astronômica dos eclipses é fácil de ser entendida. Do ponto de vista astrológico, o mais importante é notar que o obscurecimento do Sol ou da Lua vêm da conjunção desses luminares com o Nodo Norte ou o Nodo Sul, conhecidos respectivamente como cabeça e cauda do Dragão. Em várias mitologias do mundo os eclipses eram causados por um dragão, ou outro monstro, que por um tempo engolia o Sol ou a Lua, por isso o nome “Dragão”.

O nodo norte e o Sul estão sempre opostos entre si numa carta, e caminham em sentido retrógrado. Todos os planetas caminham em sentido direto (de áries vão pra touro, depois pra Gêmeos, etc), e as vezes entram em retrogradação (caminham no sentido Gêmeos-Touro-Áries-Peixes, etc). Os nodos estão sempre retrógrados e levam cerca de 19 anos pra dar uma volta no zodíaco. Nesse momento, o nodo norte está em Peixes, onde entrou em 20 de Junho de 2006, e ficará nesse signo até Janeiro de 2008.

Portanto, todos os eclipses nesse período serão nos signos de Peixes (eclipses solares) ou de Virgem (eclipses lunares). Esse ano já tivemos 2, então faltam mais dois, em 28 de Agosto e 11 de Setembro.

Qual o efeito do eclipse ?

Antes de discutir os efeitos dos eclipses, é necessário entender que eles fazem parte do que se chama geralmente como astrologia mundana (ou “munda”, “mundial”, etc). É a astrologia dos grandes acontecimentos políticos, sociais, geográficos, etc. Muita gente usa os eclipses para previsões pessoais, mas esse tipo de instrumento deve ser feito com muito cuidado, pois a natureza do eclipse afeta a todos (terremotos, escândalos, acidentes, etc), e não a nossas pequenas preocupações individuais (carreira, filhos, etc).

A natureza dos eclipses sempre foi considerada maléfica. A maioria dos astrólogos modernos considera isso “exagero de povos antigos”, mas eu considero essa opinião como “tipico pensamento new age dos astrólogos modernos”. Os eclipses têm uma natureza muito complicada e seus efeitos sobre a Terra estão longe de ser benéficos.

Se acredita que um eclipse tem seus efeitos aumentados quando é visível em um país ou quando esse país é representado pelo signo onde ocorreu o eclipse.

Um exemplo disso são os terremotos… quando a sombra do eclipse cai em país geologicamente instável, como Irã ou Japão, em uma semana a terra costuma tremer, seja terremoto forte ou fraco. Um dos terremotos mais destruidores da história do Irã foi uns 3 dias depois de um eclipse solar total.

Outra possibilidade de “localização” é quando o eclipse (ou seu dispositor) é angular no mapa, ou rege o ascendente da localidade. Muita gente usa Astrocartografia, mas os resultados ainda não me convencem enquanto técnica útil.

E no caso do Brasil ?

No caso do Brasil, que é um país novo, não estamos listados nos catálogos dos antigos de países, povos e regiões. Tampouco temos o mínimo consenso para um “mapa do Brasil” (se é que isso existe). Mas a evidência parece mostrar que o Brasil foi muito afetado pelo último eclipse em Virgem (com o início do “apagão aéreo”).

Além do mais o eclipse será angular no mapa do Brasil (veja que o eclipse acontece na casa 4, que é angular, e a cúspide da casa 4 está muito perto do grau do eclipse).

Usando um método que já usei antes, com resultados médios, o do trânsito dos planetas lentos com o grau do eclipse, o seu ASC e MC, vemos datas de possíveis ativações do eclipse:

  • Por volta de 13 de Maio (provavelmente até uma semana antes, pq marte é apressado) temos o trânsito de Marte pelo grau do eclipse
  • 19 de Maio, Marte em quadratura ao ascendente do eclipse (mas marte estará digno em aries, então é dificil saber se veremos efeitos).
  • 19 de Junho, o Sol faz quadratura ao grau do eclipse.
  • 19-21 de Setembro, o Sol faz oposição ao grau do eclipse
  • 24 de Setembro, Marte faz quadratura com o grau do eclipse.

O que pode acontecer ?

Dei uma olhada sobre o que outros astrólogos escreveram, e como sempre, a maior parte só falou poesia como “a necessidade de peixes por transcendência”. Richard Nolle, que é um astrólogo moderno que lida muito com astrometeologia e terremotos, colocou o período até 26 de março como sendo o mais propicio do ano para enchentes, tempestades e quetais.

Segundo Lilly, um eclipse nos últimos 10 graus de peixes significa:”In the third Decanate, it presages sedition, cruelty, bitternesse of spirits, and the inhumanity of souldiers, as also much Controversie amongst Divines, and Lawyers.”

[sedição, crueldade, amargura de espiritos, desumanidade de soldados, e muita controvérsia entre Divines (?) e advogados]

Segundo Masha´lah, esse eclipse não deve ser tão destrutivo quanto o último: os dispositores desse eclipse (júpiter e vênus) são dois benéficos, os dois em seus próprios signos e aspectando a casa do eclipse.

E na minha carta natal ? Devo esperar algum efeito ?

A maioria das pessoas que observa os eclipses em cartas natais, não os observa com regularidade, então esquece que temos 4 eclipses por ano ! Como eu disse no começo, os eclipses são de natureza global, e não particular.

Bernadette Brady é uma astróloga moderna que criou uma maneira peculiar de analisar os eclipses, vendo o primeiro eclipse da série SAROS. Para essa série, ela o delineia como “tendo um forte tema corporal, isso pode ser algo como entrar em uma classe de ioga a acidentes físicos, dependendo da carta e como é ativada”.

Assim, ela recomenda ver principalmente os aspectos do grau do eclipse, e em que casas se encontra, e que temas ativa.

Eu pessoalmente, dou mais atenção não aos eclipses, mas aos trânsitos do nodo sul e norte, que causam os eclipses. Num ano que esses nodos estiverem transitando o Ascendente e o MC (incluindo da Revolução Solar), o Sol ou a Lua, dai aumentamos a probabilidade de um ano importante.

Artigos Relacionados

Comments

  1. É um tema legal, mas ainda não tive curiosidade para estudar.
    Sei q nasci um pouco antes de um eclipse meu sol está em cnj a cabeça do dragão.
    Acha q isso pode ter algum significado no meu mapa?

  2. Dei uma pesquisada em alguns mapas e eclipses e pelo visto é bem ruim:

    O mapa mais interessante foi da Alexandra Federenova nasceu com uma lua nova no mesmo 15 de gêmeos e houve um solar annular em cnj exata 0º00 ao sol e 0º07 a lua, incrível né? fora uns outros lunar parcial em cnj a mercurio, solar annular em cnj ao lote da fortuna.

    Renato Russo muito parecido com o de Alexandra um solar parcial, mas com a mesma precisão dela, na sua lua nova em áries.

    Hitler solar annular 0º10 oposiçao a lua e 1º27 oposiçao a jupiter, 4º17 cnj lote da forutna, lunar parcial em quad com mercurio e sol.

    Pelé eclipse total solar 3º10 cnj a marte
    e lunar appulse 6º57 oposiçao ao sol.

    John Lennon lunar appulse cnj asc 2º48 e oposiçao ao sol 6º26.
    solar total quad ao asc 1º03

    Princes Diana um solar total cnj lua º23 e quad a venus 2º02.

    Elvis solar parcial 3º16 cnj sol e 8º21 cnj mercurio.

    No meu mapa existe um eclipse parcial, mas exato em cnj a vênus regente da 1 e no sol está a 7º, não fiquei muito feliz depois q vi o mapa do povo acima.

  3. Demorei pra ler o artigo. Antes passei rapidinho. Uma coisa não entendi: você falou em casa 4 do Brasil, mas o ascendente do Brasil é Peixes, né? Por que afeta a 4 em Gêmeos? O que eu entendi errado aí?

    Sobre os nódulos: meu Nódulo Sul é em Gêmeos e na casa 9, bem onde está Vênus. E esse é o planeta dominante no meu mapa, acho eu. Tem influência como Sol e Lua?

    Acho que o problema do apagão aéreo tem a ver com “algo escondido” (como sempre) e não é à toa que desejam abrir uma CPI e muita gente resiste, também tem algo a ver só com São Paulo, onde a concentração é maior e tem muita corrupção envolvida e aquela vizinhança, coitada, deveriam todos se mudar dali poruqe as “otoridade” nunca farão nada pra ajudá-los. Quando não é no próprio sapato ninguém reclama.. Quem pega aqueles aviões não mora ali! 😉 Agora talvez tenhamos a impressão de que “tudo está sendo desmascarado” talvez porque Saturno está em Leão, não? Ou não tem nada a ver? Onde o eclipse tem influência nesses casos? “No ar”, nos problemas? Hoje meu pai contou que parece que um cachorro atrapalhou os vôos por meia hora! Porque o au-au estava “passeando na pista”, veja você.. 😉 O cão que foi afetado por algo nesse dia. hehehe

  4. “você falou em casa 4 do Brasil, mas o ascendente do Brasil é Peixes, né?”
    Gi, eu estava me referindo a casa 4 do ingresso solar. Como eu disse, com tantas cartas girando pela internet, cada uma dizendo que é uma aproximação mais exata de quando D. Pedro deu seus gritinhos, não vejo validez em nenhuma delas.

    E porque o momento que D. Pedro grita deveria ter qualquer relevância astrológica, em primeiro lugar ? Só porque é feriado ?

    “Nódulo Sul é em Gêmeos e na casa 9, bem onde está Vênus.”
    Sem ver o resto do mapa, eu chutaria que o nodo sul prejudica a casa que venus rege… vamos supor que rege a casa 3, entao teria vários problemas com os irmaos, nao no sentido de brigas, etc, mas talvez mais de problemas psiquiatricos,depressao (veja que estou aqui exagerando pra dar o “tom”, nao pra dizer que é assim, ok ???)

    O nodo sul talvez prejudique sua vênus no sentido amoroso, mas como você é mulher deve afetar menos que a um homem, pois no homem a vênus representa o seu casamento.

    Como o nodo sul e vênus estao na casa 9, em gemeos, diria que você teve uma série de contatos com mulheres, bem articuladas, que pregavam valores “espirituais” mais intelectualizados, ligados acomunicacao e estudo talvez ascéticos, porque o nodo sul despreza a “vil carne”. Será que você já teve vocacao de “vou largar tudo e vou pra um convento ?” hehehehe

  5. haha Yuzuru, muito obrigada, você é bom mesmo! Sim, muitos problemas amorosos e sim, vontade de largar tudo e SIM – feministas atacam – parte 1000! É difícil amar/paixão nesse “mundo em expansão”, mundo futurístico.. Resultado: elas se casam e vão à forra e eu fico me questionando. Sabe isso? Difícil levar uma relação com essa posição. E o pior é que pra uma mulher com essa posição não é a mesma coisa pra elas, pras outras que não têm. 😉

  6. Esqueci de dizer; Vênus rege a 2 e a 9! houhou Money e meus estudos. Amor atrapalha ou sei lá o que é. Minha cabeça é questionadora por natureza.

  7. Ai, mais uma coisa, caramba: a Vênus no homem representa o casamento.. Já li (por astrólogos modernos) que a Vênus é o que ele gosta e a Lua que é a “muié da casa”. ahahah Tá errado isso?

  8. Só quero te dizer que você me ajudou muito; essa informação valeu mais do que qualquer coisa, sem querer te gabar. Uma ficha caindo.. 😉

  9. Olhando mais coisas aqui, o Nódulo Sul “despreza a vil carne”; vai ver que é por isso que a minha Vênus ficava meio revoltadinha.. ahaha Minha família é lotada de mulheres, já trabalhei numa ONG espírita/ vários estudos com minha tia. Mas isso tudo é bom, foi bom. São heranças boas, da minha avó católica com ascendência judia, essa parte toda é muito boa na minha formação. A “revolta de Vênus” foi perigosa, porque o homem é sempre “mal-visto” na sociedade e a “liberação” da mulher às vezes “dépasse certains limites”, mas há males que vêm pra bem. E eu diria que é importante não ficar carola na vida. A Vênus então que é a “Vil Carne”.. hihi 😉

  10. Gi: só tome cuidado que afinal de contas eu só dei uma “meia interpretacao” de um único aspecto de sua carta…. nao tome conclusoes exageradas.

    Me lembrei que o Steven Birchfield disse uma vez que venus, era considerada como “servicoes e devocao religiosa” e portanto na 9 podia indicar significador para padres.

    Venus nao tem dignidade em gemeos, entao nao ia dizer isso de voce… mas em gemeos, signo de ar, seria provavelmente mais discussoes ideologicas, principalmente com o nodo sul.

    “porque o homem é sempre “mal-visto” na sociedade” (imagino que aqui era “mulher” ?)

    A lua tem afinidade com o conceito de “dona de casa” porque tem domicilio na casa 7. Mas, pelo grosso do que eu vi, em geral a Lua fica mesmo com a mae. Acho que essa intencao de colocar a Lua como mulher perfeita é um raciocinio pseudo-Freudiano, e nao astrologico

  11. Bota pseudo nisso.

    Pior que agora você vai rir mesmo. Quando li rapidamente, vi “vil carne” sem o “desprezar”, daí por um segundo pensei no Nódulo Sul como “pura vil carne”. ahahah Só eu mesmo.. Eu sou adepta de discussões ideológicas mas o problema é que elas não seguem nenhum rumo exato e acabo indo parar em “fofoca de madame”; isso de certa forma já acabou um pouco, porque me afasto se não sinto leveza, e racionalidade num debate e isso acontece muito em blogs femininos. O tal do hormônio em polvorosa, deve ser. Até eu sou meio passional, falava isso com uma amiga blogueira.

    Enfim, sobre o homem, quis dizer o seguinte: as mulheres e a sociedade tendem geralmente a colocar a culpa no homem em tudo nessa questão amorosa e erótica. Como se as mulheres não tivessem desejo e nenhum poder. E isso as feministas não enxergam isso e a conseqüência é isso que você vê “a carolice” em horas erradas. A autoafirmação pra curar falta de desejo e uma autoafirmação-dogmática à beça, porque espalham a vida própria como se fosse a glória das glórias. Ficam ensinando essa dicotomia horrível de “meretriz versus santa”. Isso pra mim é podre. Esse meu lado Vênus não me permite mesmo (ainda mais com Merúcio ariano na 8) ser carola e nem ter de optar por um lado, um partido, um “estilo de vida”. Não nasci pra isso. Sou amorosa, mas não tola e acreditando num “mundo filantrópico de Ongs gentis”.

    “Alors, a grosso modo”, estou frita, pois se você ver bem, esse “pseudo freudiano” acaba tendo a ver, porque se a “Lua é mãe”, imagine, esse “grosso modo” que você viu aí é terrível. Os homens são muito influenciados nessa questão da Lua-mãe.

  12. Esqueci de uma coisa importante: a lua, de acordo com ptolomeu, mostra o casamento do homem, e seus aspectos poderiam mostrar quantos casametos ele vai ter.

  13. No dia 16 e 17 de Marco uma configuracao interessante: nos EUA o tiroteio na universidade virginia tech, no Brasil a pior troca de tiros em muito tempo, com 26 mortos, nos morros do Rio, e no Iraque, uma série conjunta de atentados mata quase duzentas pessoas.
    E, quando vemos, marte está em conjuncao com o ponto do eclipse lunar.
    Nao conjuncao exata, veja bem… marte sempre parece atacar uma semana antes da conjuncao exata… muito apressadinho !

Deixe uma resposta