secuestro-express-botero

Novamente entramos na temporada de eclipses. Começando com o lunar, amanhã, teremos tres eclipses nos próximos 30 dias:

  • eclipse lunar 7 de Julho (lua em 15 Capricornio)
  • eclipse solar 22 de julho (29 Cancer)
  • eclipse lunar em 6 de agosto (lua em 13 aquário)

Como você já sabe lendo o blog, os eclipses têm a explicação astrológica de ser a lunação (lua cheia ou nova) onde os luminares (sol e lua) estão conjuntos aos maléficos nodos norte e sul. Na mitologia da astrologia hindu, os nodos eram um grande dragão imortal, que foi cortado em dois pelos deuses. As duas partes, mesmo separadas, não podem morrer, e para se vingar, correm sempre atrás do sol e lua. Mas o eclipse não dura muito tempo, afinal de contas o dragão cortado não pode “digerir” os luminares engolidos e o ciclo recomeça.

O que esse eclipses podem trazer para a astrologia mundana, que é a astrologia dos países, dos grandes eventos naturais e políticos?

Astrometeorologia

Eclipses tem a fama de causar perturbaçoes, tanto meteorológicas quanto sísmicas, além das políticas e pessoais. Como se isso não bastasse, o eclipse de amanhã está ainda perto dos pontos do solstício, ou seja, a lua está perto de sua máxima declinação sul. Isso geralmente afeta as massas de ar de um hemisfério mais do que a do outro, segundo os astrometeorólogos.

O eclipse de 22 de Julho é ainda mais preocupante desse ponto de vista, pois o eclipse acontece no periélio, ou seja, no ponto de maior aproximação da lua à Terra. Normalmente uma simples lua cheia no periélio já é considerada um alerta para tempestades e possíveis furaçoes e até terremotos. Se espera que um eclipse no periélio aumente ainda mais a possibilidades dos extremos de clima. O astrólogo Richard Nolle tem preocupaçoes semelhantes à minha para os dois eclipses. Ele crê que a janela de impacto para o eclipse de 22 vai desde o dia 15 de julho até o 29.

Eventos atuais – Honduras e México

1246233712

Dois países estão tendo eventos políticos importantes. Honduras sofreu um golpe e está ainda em total e completo caos de legitimidade. México teve eleições legislativas e governamentais esse domingo. Poderão ser afetados?

Nao confio muito em mapas de “fundação de países”. Nao era esse o procedimento dos antigos. Mas de qualquer jeito achei um mapa para Honduras com ascendente em 27 Capricornio, e outro para México com ascendente em 17 Cancer.

Corografia

Corografia (khŏros– “lugar” + -graphein-“escrita”) é o nome da atribuiçao antiga de países a signos. É claro que, infelizmente, a maior parte dos paises atuais nao existia na época! As atribuições antigas para Câncer incluem Armênia, Trácia, Bretânia, certas partes da ásia que hoje seriam da China e partes da Africa.

Usando corografia moderna, da qual nao me responsabilizo, temos cancer como sendo Escócia, Holanda, Paraguai, Estados Unidos, Nova Zelândia. Curiosamente México está listado como um dos países regidos por Capricórnio.

Brasil e Sarney

Segundo Getúlio Bittencourt em “A luz do Céu profundo”, Sarney teria o Ascendente em 23 de touro, onde venus e marte tem brincado nas últimas semanas.

sarney

Sarney – 24 abril 1930 – 7h30, Pinheiro (MA).

Na verdade eu diria que Sarney foi mais afetado pelo último eclipse lunar (que caiu bem no seu MC) do que pelo atual. Eu vi no twitter da Barbara Abramo que ela acredita que o eclipse trará a queda de Sarney, mas a mim parece que o ponto principal já passou. Talvez ela esteja observando o aspecto do eclipse a Saturno natal, mas eu costumo olhar apenas os contatos com os pontos higélicos, ou entao a gente teria contato dia e noite! Para mim afetaria mais a Roseana, que tem o ascendente em 13 de Cancer, segundo o mesmo Bittencour.

No momento não tenho o menor tempo para fazer uma análise completa do caso Sarney. A quem interessar que use os dados disponibilizados.

Astrologia Visual

Usando a astrologia visual de Bernadette Brady, a tendência é que um eclipse lunar que tenha a lua se pondo (portanto a oeste) geralmente é um mal testemunho para líderes desses países. O eclipse será apenas marginalmente visível na maioria desses três países, então eu não sei o grau de efeito que ele terá. Mas especulo se no México isso não possa significar a derrota do atual governo, que ficará com um congresso de oposição.

No mapa do eclipse para américa latina, saturno estará debaixo da terra e invisível, marte estará alto no céu, ainda com vênus, e com a participaçao de Júpiter nos céus. Essa configuração nos trouxe o golpe em Honduras, e em México, e talvez em Brasil, possivelmente representa uma derrota para o Rei, com Júpiter (o príncipe) se aliando a marte para derrubá-lo.

Artigos Relacionados

Comments

  1. gostei dos seus comentários. hoje tivemos a notícia de mais de 150 mortos em manifestações na China. será que isso teria relação com algum evento astrológico atual?

    1. Infelizmente nao creio que 150 mortos na china seja considerado motivo de preocupacao para os chineses!

      Mas em dia de eclipse é comum pequenos acontecimentos que surgem “do nada”. Entao é melhor esperar pelo desenvolvimento da situacao

  2. interessante, mas fiquei um pouco confuso. o eclipse de 22 de julho, não seria no PERIGEU ao invés de periélio? e esse perigeu, tem algo a ver com o Príapo do site astro.com?

    1. obrigado pela correcao! Estava “traduzindo” direto do ingles, e deu no que deu

      priapo acho que é um hipotetico, nao tem nada a ver com o tema

  3. sempre achei que o perigeu lunar fosse coisa da astrologia moderna. o perigeu lunar tem importancia num mapa pessoal? é bom ter em trígono com a Lua?

Deixe uma resposta