Marte e saturno são planetas maléficos. Maléficos não são “incompreendidos”, ou “guias para espiritualidade”. Eles são maléficos porque são difíceis, inférteis, devagar ou muito rápido, conflitivos,  pragmáticos, sérios, rompem coisas. A ideia é que a dose do remédio determina o remédio – o que é bom para a vida na fazenda não é bom para a vida no deserto e vice versa.

Como marte atravessa o zodíaco em 2 anos e meio, as conjunções entre os dois ocorrem ano sim, ano não. Elas vão passando pelos signos, a última foi pior, em sagitário em 2016, porque marte ficou retrógrado por 6 meses, fazendo uma dança com saturno por meio semestre. O encontro desse ano será muito mais rápido.

Na tradição, a única conjunção marte-saturno mencionada e considerada importante é a dos dois em câncer, que ocorre a cada 30 anos. A última ocorreu em 2004 (25 de Maio, em 11 de Câncer, mas há dúvidas se a data é realmente importante, ou se seria usado apenas o ingresso solar). A conjunção em câncer parece ter o objetivo de pegar os planetas em seu pior: marte está em queda e saturno em exílio.

Desde o inicio da conjunção, já vimos muitos dos seus efeitos (lembrar que ao mesmo tempo mercúrio foi para retrógrado e a primeira lua visível surgiu com Cetus – o monstro):

  • Ex-presidentes da Coréia, França (sarkozy) e peru foram acusados de corrupção, presos ou renunciaram.
  • Putin foi reeleito pela vigésima vez e cometeu um assassinato no Reino Unido. Isso levou a embaixadores russos sendo expulsos e a União Europeia retirando seu embaixador da Rússia; Alemanha e França dizem que pretendem fazer mais retaliações, para a Copa do Mundo, provavelmente.
  • China anuncia que não vai suportar “ataques à sua unidade” mandando recado a Taiwan.
  • Trump quer começar uma guerra comercial com China, mas está brigando com Europa também.
  • A polônia sofreu uma ameaçada da União Europeia – ou remove a legislação que colocou o judiciário sobre controle do presidente ou corre o risco de perder o dinheiro europeu.
  • Turquia renovou o ataque contra a imprensa local para que fique sob o controle do novo sultão.
  • Israel condena uma palestina a 8 meses de prisão por estapear um soldado como protesto.
  • Alunos americanos protestam contra as armas.
  • Ataque terrorista no Afeganistão mata 26 pessoas.

Acho que isso mostra que, pelo menos a conjunção é boa em timing, mesmo se não pudermos apontar exatamente o que vai acontecer.

Sugestões para interpretar a conjunção entre os maléficos.

Infelizmente, sempre será muito difícil interpretar eventos mundanos, porque a não ser que você tenha informação interna, você só terá as bobagens da imprensa, que é parcial, filtra o que acha que você deve saber. A listagem acima não veio da cnn ou folha de são paulo, e sim de que estou acompanhando o feed de jornais da austrália, deutsche welle e al jazeera. Além disso jornais são reativos e dão ênfase enorme no primeiro dia e esquecem o evento em uma semana no máximo. Raramente temos notícias como “Trump planeja reforma alfandegária contra China”.

Então conhecimento é essencial, e como não o temos, as interpretações serão vagas. Astrologia mundana ganha mais claridade nos raros eventos onde sabemos a data do evento (impeachment, julgamento, início da guerra).

Abaixo algumas sugestões

Uma possibilidade é ver a conjunção em câncer como uma espécie de “ascendente” – assim a conjunção em capricórnio funcionaria como uma espécie de “casa 7” (cuidado – especulativo). Então poderíamos interpretar a conjunção em sagitário como trazendo inimizades, epidemias, revoltas e ascensão de criminosos; em capricórnio criando tensão em relações internacionais, diplomacia, negociação, etc; em aquário mudanças drásticas, epidemias, acidentes, dívidas governamentais e pessoais, quedas de juros, inflação e problemas no comércio internacional, guerras. Novamente, é uma especulação, veja por exemplo que o padrão sempre vai se repetir, infinitamente, sem variar.

Às vezes é mencionado que nas conjunções temos que ver que planeta é mais forte. Como os dois estão em seu signo (exaltação e domicílio) podemos ver também a latitude – os dois planetas têm baixa latitude mas Saturno ganha, com quase 1 grau de latitude. Enquanto Júpiter e Saturno mostram a briga na política e guerra, entre fartura e miséria na economia, marte e saturno mostram a dança entre os que querem entrar e os que não querem sair, os que querem ganhar território e os que não querem perder, o fortalecimento de regras (boas e ruins) versus a quebra dessas regras (por reforma ou por crime).

Então temos as regras, a disciplina e o status quo ameaçados por reformas, criminosos, crises e coisa inesperadas durante o período.

Saturno tem causado clima frio no hemisfério norte, onde já é primavera, mas várias partes ainda têm neve. A influência de marte aumenta a temperatura mas também causa tempestades (Austrália parece que vai sofrer uma convergência de furacões).

Abu Mashar e outros quase não colocam instruções, mas entendo que eles gostariam que víssemos a conjunção de marte-saturno em câncer e usássemos o mapa do Ingresso solar para o país. No mapa do ingresso para a Rússia em 2018 vemos que a conjunção está angular, e o MC está em 11 graus de câncer.

Curiosamente apesar de ser ano de copa do mundo não vemos nada muito importante na casa 5. O regente da 5 está em conjunção com marte, o que pode mostrar alguns problemas ou episódios de violência durante o evento. Em quadratura com o sol, imagino que Putin vai ter seus problemas com a Copa, como aconteceu em vários países, como o Brasil.

 

 

 

 

Comments

  1. “Então temos as regras, a disciplina e o status quo ameaçados por reformas, criminosos, crises e coisa inesperadas durante o período.”

    Podemos colocar nesse status quo ameaçado as críticas contra o Facebook? Existe uma verdadeira campanha mundial para as pessoas tirarem suas contas de lá. Sigo o UOL e a BBC e vejo bem isso.

    Por outro lado, temos ‘sorte’ de que a Crambigde Analytica foi desmascarada antes de abrir um escritório no Brasil, como eles admitiram ser um objetivo no futuro (ou seja, pras eleições de agora).

    Outra: as manifestações contra a intervenção federal no Rio e a favor da Marielle me pareceram muito próximas, cronologicamente, das manifestações contra armas nos EUA. Seria interessante ver as datas específicas em que ambas aconteceram.

    1. Cambridge A parece que já manipulou eleições no Quenia, tem que ver que mais eles fizeram e outros parecidos.

      Como alguém disse, facebook tenta disfarçar como um deslize, mas na verdade seu modelo de negócios é o que foi descoberto….

  2. Nossa…. Saturno e Marte sempre simbolizam coisas ruins?? Até mesmo quando eles estão em queda, exílio, trígono, sextil???

    1. hmmm, todas as coisas podem ser boas e ruins, mas os maléficos naturalmente representam coisas difíceis

      por exemplo, júpiter e venus associam-se aos sabores doces. Saturno é amargo, azedo, e marte apimentado. Todos tem seu lugar no mundo, mas é muito mais dificil gostar dos últimos, e a quantidade é bem limitada.

Deixe uma resposta