sinastria

” Nós somos totalmente incompatíveis ! Eu sou uma virginiana e ele é um porco idiota !”

Acho que uma das perguntas que mais aparece em fórum de astrologia brasileiro é a seguinte:

    • o signo de câncer combina com capricórnio ?
    • o signo de Leão combina com Escorpião ?
    • o signo de Áries combina com Gêmeos ?
    • o signo de Virgem combina com Libra ?
    • o signo de Touro combina com Sagitário ?
    • etc, etc, etc…

Você leitora pode ter caido nesse artigo pelo google, então deixa eu adiantar que aqui trabalhamos apenas com astrologia séria, tiramos sarro da astrologia new age, kármica, etc, então, aqui vai a resposta que você não vai encontrar tão claro em nenhum outro lugar da Internet:

Você não é um signo !

Nenhum signo “combina” com nenhum outro signo !

Reflita sobre isso por um momento antes de irmos adiante.

As pessoas não são signos !

Por 5 mil anos, os signos tiveram uma função “passiva” na astrologia, eram adjetivos e advérbios que qualificavam os verbos (planetas) e substantivos (casas). Por exemplo, os signos podiam ser cardinais, fixos ou comuns, se o seu significador de casamento estivesse em signos cardinais, a probabilidade é que você tivesse vários casamentos.; se estivesse em signo fixo, que teria apenas um casamento muito longo. Note que o signo apenas qualifica o casamento.

Repentinamente os signos se tornaram o centro de toda a astrologia, a ponto das pessoas acharem que elas são os signos: “eu sou de Leão”, “eu sou libriano”. Como foi que isso aconteceu e por quê ?

A invenção do signo solar

Por muito tempo na história da astrologia, o mais importante fator para se determinar a personalidade e o caráter era o ascendente, e depois a Lua. No final do século 19 para o 20, começaram a surgir “empreendedores” que resolveram vender almanaques com previsões em massa para as massas. Grande Problema: quase ninguém sabe seu ascendente, porque a hora de nascimento em geral não é anotada com precisão. Solução: qualquer idiota sabe que dia nasceu.

Como o Sol demora 30 dias aproximadamente por signo, era muito mais conveniente que os criadores de almanaques e “máquinas de previsão” se concentrassem no Signo solar, ou seja, quando você fala que “eu sou de Libra”, significa apenas que o Sol estava no signo de Libra no dia que você nasceu. Isso simplificava tudo, porque qualquer consumidor poderia consultar uma tabela e descobrir que almanaque/livro/camiseta, levar para casa. Problema resolvido ! E assim foi criado o horóscopo.

O único problema eram as pessoas que nasciam no dia da transição… às vezes a pessoa nascida pela manhã pode ser de touro, e nascida duas horas mais tarde é um geminiano. Sem problema, foi criado o conceito de “nascido na cúspide”. Por toda a história da astrologia, o Sol estava num signo OU no outro. Como as pessoas consultavam tabelas incompletas se gerou esse conceito da “fase de transição”, você seria uma mistura então de touro e gêmeos.

O curioso é que, apesar de hoje em dia ser muito fácil descobrir o verdadeiro signo, graças aos computadores, têm astrólogo moderno que jura por sua tumba que o conceito é verdadeiro e “funciona sim”.

Tudo bem, eu “não sou meu signo” e daí ?

O problema é que um mapa astral é coisa complicada, e não algo a ser decifrado a partir de revistas Capricho ou do orkut. O Sol, mesmo tendo sua importância, não é o único fator a falar sobre a personalidade do indivíduo. Além do mais o seu Sol pode falar muito mais sobre sua carreira do que sobre sua personalidade !

Os signos podem ter relações entre si. Por exemplo, Leão e Áries são dois signos de fogo e têm afinidade, mas Leão e Áries são signos, não são pessoas, que vivem juntos, com contas pra pagar e filhos berrando. As relações entre signos não são minimamente suficientes pra mostrar se duas pessoas vão se dar bem juntas.

É muito pouca informação para se chegar a qualquer tipo de conclusão. A grosso modo, 1/12 da população é de um determinado signo. Se eu falo que seu signo “combina com Áries”, isso vale tanto para o seu namorado quanto para o Brad Pitt, mas adivinhe, você não vai ficar com o BradPitt, mesmo que viaje pra Los Angeles, pule o muro da mansão, fuja dos cachorros e não leve um tiro da Laura Croft.

E, no caso de seu namorado, é também pura coincidência, já que o peixeiro da esquina pode ser de áries e você nunca vai querer namorar com ele por causa disso.

Ou seja, quando falam pra você, “ah, seu signo combina com o do seu namorado”, traduza por “parabéns, você tem a mesma compatibidade com ele que com outro meio bilhão de pessoas”. Mesmo que a pessoa fosse excessivamente promíscua, mesmo para os padrões da Paris Hilton e da Surfistinha, ainda assim é um critério de “homem perfeito” um tanto quanto amplo…

Preconceito astrológico

“Mas na revista disse”, ou “aquele cara no orkut disse que…”, sim eu sei que eles disseram, mas o problema é que tem um monte de gente com 1- um pouquinho de conhecimento e 2- a pretensão de achar que tem muito.

Não há nada mais perigoso que um idiota com um pouco de conhecimento

Nenhum conhecimento não é perigoso. Muito conhecimento também não. O perigo aparece quando temos pessoas com conhecimento insuficiente praticando coisas absurdas e se achando especialistas.

Sabe quantas vezes vemos idiotas se passando por astrólogos que dizem que são consultores de recrutamento, despedindo pessoas pelo único fato de serem de Virgem ou outro signo que, por acaso, não gostam ?

Entre no orkut e procure em comunidades astrológicas quantas perdem tempo com discussões como “não gosto de escorpião”, “todo virginiano é chato”, e “librianos são falsos”. Temos aqui centenas de pessoas discutindo algo, totalmente falso, sem relevância, e apenas alimentando seus auto-preconceitos sobre categorias falsas, já que, como repito, ninguém é um signo.

As pessoas deviam ter um pouco mais de vergonha antes de escreverem coisas como “descobri que meu namorado é de virgem e odeio virginianos, o que faço agora”. Dá vontade de dizer “Rompe com ele, minha filha ! Já imaginou o perigo dele se casar com você, e só depois de uns 30 anos perceber que casou com uma tonta ?”

O Tom, da comunidade skyscript, uma vez contou uma anédota: numa reunião de “astrólogos modernos”, colocaram dois mapas e a pergunta: “com quem desses dois homens você preferia que sua filha saísse pra namorar ?”

Como um dos mapas tinha o “terrível” ascendente em escorpião e o outro tinha o “meigo” ascendente em Libra, a grande maioria apostou no ascendente em Libra, mesmo porque quase tudo nas cartas era muito parecido. O mapa “escorpiônico” era de Charles Chaplin, um tremendo mulherengo e caçador de Lolitas, realmente, nenhum pai iria gostar da filha saindo com um tipo desses.

Só que o mapa com ascendente em Libra era de Adolph Hitler, e todas suas namoradas cometeram suicídio, o que convenhamos, é pior que sair com um ninfeteiro.

Se você gostou desse artigo de astrologia, porque não entra em nossa lista de email? Você recebe novidades e outras coisas mais

Artigos Relacionados

Comments

  1. Adorei o post, Yuzuru, já vou copiar e mandar pra umas pessoas que eu conheço…E o Hitler teve mais de uma namorada? Obrigada pela resposta sobre os mantras. Duro vai ser conseguir recitar tantas vezes hahahaha. Mas tá valendo pra sair desse marte.

  2. Ainda bem que sou “sócia” de só uma ótima comunidade por lá. 😉 Aliás, só entrei nesse site por esse motivo. E quanto ao ascendente aí da história: nossa, fica meio difícil escolher! hahaha Pior mesmo é uma libriana com ascendente em Escorpião, ui.

  3. Só sei de duas…. obviamente a esposa/prima que se suicidou com ele no bunker, e também a namorada Geli, que cometeu suicidio em 1931

  4. Já se imaginaram na situação deles? Ou se mata ou se pegarem vc é tortura e morte.
    Caramba teve um nazista q matou os seu filhos pequenos depois se matou, só doideira.
    Agora vc é suicida ou não? Afinal vc não queria se matar, mas se não fizesse seria pior e matariam de qualquer jeito.

  5. Hahahaha… muito divertido o post!
    “Qualquer idiota sabe o dia que nasceu”… não precisa falar mais nada!
    Bjos!!!

  6. A frase de que “nao há nada mais perigoso do que umpouco de conhecimento” é do Alexander Pope (1688 – 1744) em An Essay on Criticism, 1709:

    “A little learning is a dangerous thing; drink deep, or taste not the Pierian spring: there shallow draughts intoxicate the brain, and drinking largely sobers us again.”

  7. Chique mesmo. Graças a isso apareci por aqui, e tive a felicidade de ler um excelente texto. Parabéns!

  8. Sou do signo de touro, meu namorado do signo de cancer a gente tem alguma combinaçao?

  9. oi meu nome é vanessa e gostaria de saber se meu signo de gemeos conbina com o do meu namorado que é de peixes.

  10. eu sou de aquario, meu namorado é de gemeos
    combinamos?
    eu e minha amiga somos do mesmo signo
    ´´aquario´´

    COMBINAMOS?
    bjao!

  11. Considerando tudo que eu li, provavelmente não vou querer saber se o meu signo e do meu namorado combinam ou não!
    Leve tudo isso com um grande nível de concordância… jah ouviram falar que os opostos se atraem!?

    Se a gente passa tanto tempo de nossas vidas cm uma pessoa que tanto gosta, o simples motivo é que ambos deram provas do sentiam um pelo outro, cumplicidade, amizade, circunstâncias que nos fazem gostar cada vez mais daquela pessoas!

    Se meu signo não combina cm o de fulano isso não quer dizer que nós não possamos nos dar bem… O que acontece com as pessoas ao descobrirem numa revistinha que seu namorado e ela não combinam cm o signo é que acaba virando parte do psicologico daí acaba acreditando que esse relacionamento não irá vir a dar certo!

    ABRAM SUAS MENTES!
    😉

    BY: Jessica Rávia

    e-mail jessinha_lindjinha@hotmail.com

  12. olha eu naõ concordo com vc:jessica…. acho bem… tenho serteza que vc está totalmente errada…deixa as pessoas pensarem como elas bem entenderem …entaõ cuida da sua vida……rsrsrsrs eita é zuera eu acho que vc está serta…

    partabens pela resposta……..

    beijos xau xau …

    há descupe qualquer coisa ai que eu tenha escrito……..

  13. Será que meu plutão em escorpião combina com o plutão em libra do meu namorado?
    rs… reler seus posts é uma atividade tão agradável quanto lê-los, mas a verdade é que seus leitores já estão com saudades.
    Ao menos um off topic, dizendo se já voltou de férias, se já solucionou os fantasmas da casa. Não nos deixe sós, rs! Beijos!

  14. nossa…e pensar q fui da geração CAPRICHO…kkkkkk

    FANTASTICO,´kkkkkkkkkkkkkkkk,pior q tenho um horror de coisas prá fazer e não consigo parar de ler teus artigos…

    um abraço!

  15. OI SOU A MARI E TEM UM GAROTO Q/GOSTO MUITO ELE E UM POUCO GALINHA MAS GOSTO MUITO DELE ELE E DE CANCER E EU DE VIRGEM COMBINAMOS OU SOMOS O OPOSTO.

  16. Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!
    adorei isso eh oq eu acho tbm q a pessoa não eh um signo…

  17. Meu signo é de gemeos e quero saber se combina com o signo de um menino que também é de gemeos .

  18. Pow na verdade eu acho que o amor é realmente a base de tudo !
    Mas assim eu sou de sagitário e o meu namorado é de capricórnio,
    será que a gente combina?

  19. Pessoal isso foi bem pensado! ñ acham ?

    gostei muto do texto

    ;;;;;;;;;;;;foi bem bolado quando escreverãn

    parabens para quem escreveu;;;;;;

    bay, xau bjs

  20. eu não gostei disso que site horrvel…
    se não gosta de signo fica calado que e melhor………..tá?:

  21. Eu não caí aqui pelo google!!! rsrs, só meio de ladinho, confesso. Talvez por intuição, acreditei que encontraria algo decente para ler. Finalmente vejo uma verdade na internet! Estava mesmo cansada de ouvir todo mundo dizendo: “virginiano é muito racional, pé no chão”, que coisa chata! Eu sempre fui sonhadora, independente de meu ascendente ser o mesmo ^___^ Parabéns pela matéria, nós somos o que somos!

  22. adorei seu texto,
    tambem nao concordo com pessoas que tenham este pensamento. acho isto uma forma de preconceito e uma forma de rotular as pessoas.
    parabéns!!

  23. Oi!
    Sou Virgem, e meu namorado é Sagitário (metade homem e metade cavalo)…

    Pergunta: Será que vai doer na hora H?????

    :O

    1. Esse é um dos textos que mais atrai perguntas de gente que não soube ler o texto até o fim, por isso a maioria deles é apagado na moderação.

      Mas o comentário acima foi tao vulgar que eu achei engraçado. Sininho safada fica com o trófeu astrologia pocotó da semana

      😛

  24. Caramba, adorei mesmo essa mensagem, porque já estava começando a ficar neurótica como uns e outros, você esclareceu muita coisa em minha mente, de verdade. Gosto de um cara de gêmeos e sou de áries, ouvi barbaridades sobre os geminianos, sobre a sua dupla personalidade, enfim, já deve imaginar não é…agora estou mais pé no chão e analisando mais as coisas..

    1. Que bom… a pior coisa é voce ficar dando ouvidos para os preconceitos do povo que sabe “semi-astrologia” e fica espalhando bobagens como
      -ah, voces nunca vao dar certo porque ele é seu “escravo astral” (e outras bobagens que saem da cabeça do povo… escravo astral…)

  25. Nossa bastante legal adoreii tive uma outra concepção sobre signos mas q dá akela vontade de ler todos os dias de manha tanto no jornal qnto na net isso dá neah afinal isso já virou um costume qcho q de bastante gente maas adorei mesmo o seu texto bem original ta de parabéns !

  26. Você está de parabens Yuzuru adorei seu texto
    Tirou varias duvidas que tinha agora tenho certeza de que não sou uma Libriana rsrsrsrs….

    A e para o postadores que perguntaram se combinam com o signo do companheiro:

    Leiam o texto enteiro que vocêis não precisaram perguntar kkkkkkkkkkk, como disse você Yuzuru:
    – Ler não dói…..
    kkkkkkkkkkk

    Parabens mesmo Yuzuru você tem uma ótima criatividade…
    até agora foi a primeira coisa que encontrei na net e pode ter certeza de que não é mentira…

    Eu ja não acreditava em Signos, agora então kkkkkkk
    Beijo pra todos tchau obrigada………

  27. adoreiii… sempreee vim caindoo nessas coisas! mais agoraa seii kee naun valeee a penaaa!
    mtoO obrigadoO!
    vcs poderiam fazre isso em outras páginas tbm! bjoO*

  28. …nasci no último momente de áries, 1 hora antes da transição para touro. Acho que minha personalidade está mais p/ touro. Afinal, sou um ariano ou um taurino?

    1. Há uma infinidade de programas gratuitos na internet onde voce pode achar sozinho seu ascendente, quanto mais a posicao do seu sol.

  29. oi , eu queria saber seu meu signo de touro combina com o signo de leão.

    vlwww!!

    1. estou fechando o topico para futuros comentarios porque ja cansei de entrar para apagar os comentarios de toda analfabeta da internet, que entra nos comentarios mas nao se dá ao trabalho de ler o texto.
      ora, por que eu responderia se a pessoa já mostra que nao se dá ao trabalho de ler mesmo, ne? Entao vou fechar de vez

Comments are closed.