grito.jpg

Tem duas coisas que as pessoas com conhecimento básico de astrologia morrem de medo: mercúrio retrógrado e retorno de Saturno. Para quem tem mais medo de Saturno do que do Capeta, o artigo tem a função de trazer um pouco de água fria.

O que é o retorno de Saturno ?

Todos os planetas “caminham” sobre o zodíaco, um círculo imaginário no céu, dividido em 12 partes iguais chamadas signos. Como cada um tem uma velocidade diferente, cada um demora um certo tempo para dar uma volta completa no círculo. O mais rápido é a Lua, que demora apenas um mês, e o mais lento é Saturno, que demora 29-30 anos para dar uma volta completa. Essa volta completa de Saturno, para a mesma posição que estava no seu nascimento, é o chamado “Retorno de Saturno”.

Por exemplo, eu nasci com Saturno em Câncer, no ano que Saturno voltou para câncer, foi o meu Retorno de Saturno, que para todo mundo sempre caerá na época dos 29-30 anos.

Saturno o grande maléfico

Por que surgiu toda essa ênfase nos horrores do Retorno de Saturno ? A interpretação mais óbvia é que Saturno é o grande maléfico, ou seja, o planeta mais dificil de se lidar, mesmo que em algumas cartas ele pode se tornar um benéfico circunstancial. Você pode aprender mais sobre Chronos, leia esse artigo sobre Saturno.

É claro que a astrologia moderna não acredita mais que alguma coisa possa ser “má”, então se você buscar por Retorno de Saturno na Internet, aposto que a grande maioria dos artigos serão conselhos para se “viver de maneira produtiva” o Retorno, e aprender as “lições de estrutura e disciplina” do senhor do tempo.

O retorno de Saturno é uma técnica eficiente de previsão ?
Não. O Retorno ocorre para todas as pessoas na mesma época da vida, e como regra geral, tudo que em astrologia ocorre para todas as pessoas, não é específico suficiente para servir de método de previsão.

Por exemplo, isso acontece com a firdaria: todas as pessoas da mesma idade tem o mesmo planeta como regente de certa época da vida*. A diferença é que a firdaria é interpretada de acordo com o mapa natal, ou seja, em que casa está, que casas rege, com que planetas faz aspecto. E Saturno ? Saturno tem sido interpretado pelos modernos apenas como “disciplina” e por isso o resultado é extraordinariamente ambíguo, para dizer o mínimo.

Ou seja, absolutamente tudo na vida pode ser classificado como “experiência de crescimento”. Um filho é experiência de crescimento, mas uma morte na família também é, doença também, etc. E um conceito que significa tudo, na prática não significa nada: se em uma pessoa significa promoção e na outra significa ser despedido, como podemos de maneira honesta falar que os dois casos são resultado apenas do Retorno de Saturno ?

Veja que não estou descartando a importância do Senhor Saturno Soturno. Os védicos por exemplo usam os Retornos SAturninos como medida de fase da vida… por exemplo alguns mantras são recitados de maneira diferente, dependendo se você já passou pelo seu Retorno ou não.  Mas aqui a importância é mais espiritual do que preditiva.

Saturno como “experiência construtiva”

Acredito que Saturno ganhe cada vez mais ênfase em seu retorno de 30 anos porque hoje em dia vivemos em uma “sociedade adolescente”, na qual a adolescência se extende até quase os 30. Tanto quanto eu saiba, somos a única cultura que já viu algo parecido com a “crise dos 30”, e por isso creio que a base não é universal, e sim sociológica.

Aos 30, a maioria das pessoas de classe média está finalmente conseguindo seus empregos mais estáveis, mas também estão sentindo que estão “ficando velhas” porque a cultura consumista é voltada para o adolescente. Quando você tem 30, já não é mais público-alvo. Assim vemos o caso dos “jovens saudosistas”, fazendo “Baile da saudade” relembrando o ano 2000 !

E, novamente, uma coisa que vale para todo mundo, na prática não vale para ninguém.

O Retorno de Saturno na Revolução Solar

Existe uma técnica mais séria, chamada Revolução Solar, que é basicamente o retorno do Sol à sua posição natal. Nessa técnica, o retorno de um planeta a sua posição natal é muito importante. Ou seja, o trânsito de um planeta sobre um planeta natal, que se dá no dia da RS, é considerado como sendo válido para o ano todo, mesmo que seja um planeta rápido como a Lua.

Essa é uma forma para realmente saber se o retorno de saturno vai ter efeitos reais ou não, e não ficar apenas na papagaiada. Para quem entende os princípios de análise do Retorno Solar, deixo aqui umas dicas de como analisar o retorno de Saturno à sua posição natal.

Analise a “maldade” do seu Saturno: Saturno é pior comportado quando está angular (nas casas 1, 4, 7 e 10, porque lhe dá mais poder de ação), quando está exilado (nos signos de Áries, Câncer e Leão), quando está em aspecto a um outro planeta exilado, quando rege casas maléficas (casas 6, 8, 12), e nos mapas de pessoas que nasceram à noite.

Sobre o que fala o seu Saturno: Antes de se prever, é necessário sempre delinear. Veja se seu Saturno fala sobre profissão ou sobre doenças. Se fala sobre ganhar honras ou perdê-las.

Veja a proximidade de Saturno sobre a posição natal: Saturno passa por um signo a cada dois anos e meio. Isso significa que, na data do RS, Saturno pode estar muito próximo de sua posição natal, ou muito longe. Se estiver fora de uma orbe de mais ou menos uns 5 graus, a tendência é que ele não vai servir pra fazer previsões para o ano. Exemplo: Você tem Saturno em 15 Leão, mas no aniversário do ano passado, ele estava em 3 Leão, e esse ano vai estar em 27 Leão, então eu sugeriria ignorá-lo.

Se você gostou desse artigo de astrologia, porque não entra em nossa lista de email? Você recebe novidades e outras coisas mais

*Na verdade existe uma diferença na firdaria: as pessoas nascidas durante o dia tem um planeta regente diferente das que nascem durante a noite, entao na prática todas as pessoas da mesma idade tem dois planetas possíveis para reger a fase da vida. Por exemplo, pra quem nasce durante o dia, os primeiros 10 anos são regidos pelo Sol. E, para quem nasceu durante a noite, os primeiros 9 anos são regidos pela Lua.

Artigos Relacionados

Comments

  1. Vamos ver onde “estamos” ferradas: Saturno regendo a 6 e exilado em Câncer. De resto o malvado não “nos” ataca tanto. ;-0 Apesar da lista que eu vi num site indicar 14:45 como sendo noite, o Rodolfo disse que é dia. E também acho isso. Já no caso de Marte, é pior, né? Por que Marte é mais danado pra quem nasceu de dia. Ou estou equivocada?

  2. 14:45 é noite ? Voce nasceu onde, Gi, na suica ? Islândia ?
    Em geral marte é mais danado para quem nasceu durante o dia, porque aumenta sua tendência a ser quente e seco.

  3. ahahah Foi isso que o Rodolfo disse. Mas gente, a culpa não é minha; estava num site brasileiro. 😉 Também sempre achei estranho.

    Sobre Marte: caramba, faz todo sentido agora.

    Ai, ai, Islândia foi ótima.. A terra da Bjork. ;-))

  4. Yuzuru, existe alguma razão pra Saturno ser pior nos que nasceram de noite? É porque acentua sua frialdade? Eu adorei meu retorno de saturno, a época, não ele que não analisei nada dessa época, mas foi onde tudo andou. Mas eu achava que era aos 28 e não aos 30…De todo modo, 28 ou 30 foi tudo muito bom.

  5. nalu, é um conceito dos gregos: “sect”, basicamente diz que os planetas diurnos sao melhores durante o dia… os planetas diurnos sao o sol, jupiter e saturno. Os planetas diurnos sao lua, venus, marte. Mercurio é meio indeciso.
    A noite, saturno é demasiado frio, e fica mais malefico por isso.

  6. Olá, desesperadamente gostaria de saber em q signo Saturno está este ano! Quem pode me ajudar?! Muuuuito obrigada!

  7. Oi Yuzuru!

    Não entendi do porque na Revolução de Satuno ele seria pior comportado quando está angular (nas casas 1, 4, 7 e 10, porque lhe dá mais poder de ação)?

    Não seria em casas maléficas, que não aspectam o ascendente? ( casa 2,6,8 e principalmente na 12 (rejubila)?

    Abrçs

    1. Oi
      na verdade teria que se fazer uma discussao aprofundizada sobre os temas 1-delineacao do mapa natal e 2- reiteracao e ativacao dos fatores na RS.

      Assim, de uma maneira geral, um planeta num angulo está potencializado. Um planeta numa casa negativa está “maleficado”. Agora o que vai realmente afetar e criar eventos depende dos fatores 1 e 2. Voce pode ter um grave problema de saúde mostrado por um planeta na 12, cadente portanto. Ou seja, “vareia”

  8. Oi Yuzuru!

    Posso dizer que uma pessoa que tem Lua em Capricórnio vai estar mais “bem preparada” para o desafiador Retorno de Saturno??????

    Eu por exemplo, tenho lua em capricónio de casa 2 com um terrível Saturno em escorpião Retrogrado na CASA 12, e sempre espero pelo pior!! rrsrs…afinal, a minha vida fincanceira nunca foi fácil!!!

    Abraços

    1. Nao.
      1 – “bem preparada” é um conceito da astrologia moderna, vindo da teosofia, que considera algumas pessoas “espiritualmente evoluídas” e outras nao.
      2- retorno de saturno é outro conceito da astrologia moderna. Apesar do trânsito de saturno sobre saturno ter uma influencia, esse retorno foi altamente supervalorizado pela moda, e virou um dos “grandes terrores”. Há verdadeiras técnicas muito melhores como progressoes, firdaria e profeccoes.
      3 – A posicao da lua em saturno, nao influencia para bem ou para mal um trânsito de saturno, a nao ser é claro que ele esteja aspectando essa lua também.

      No seu caso específico, é necessário notar que uma lua em capricórnio na 2 nao ajuda às financas, e ao mesmo tempo saturno prejudica estando na casa de um malefico na 12, e ainda os dois planetas estao em signos de inimizade mútua.

  9. Tive um problema de saude, serio, quando a lua progredida transitava sobre saturno natal casa 8, saturno transitava sobre o sol natal casa 3 e plutal transitava sobre o mesmo sol natal.Estava na adolescencia e foi uma lesão cronica.Passei os ultimos quase 30 anos com convicção de restauração plena desta lesão.Maior ainda minha convicção de restauração é quando saturno transitar novamente pelo mesmo sol natal nos proximos meses.Digo isto como culminancia de tudo aquilo que pratiquei contrario à permanencia daquela condição anterior.Você acha pertinente minha crença? Pode ser franco.Tenho a lua em cancer no ascendente.

    1. Eu pessoalmente nao vejo muito motivo para esperar que saturno, voltando ao mesmo ponto, mostraria a cura. Primeiro de tudo tem que analisar a realidade da situacao (uma cura é possível), e depois analisar a qualidade dos efeitos desse saturno quando retornar, e se ele novamente estará associado a (boa) saúde.

  10. Vou discordar, não porque diz respeito à minha pessoa, mas pelo que venho estudando. 1º, saturno natal esta na casa 8, a casa das transformações, morte, transmutações,regeneração, sendo esta casa regida por ele, o processo é lento.A lua progredida transitava pelo mesmo saturno na casa 8.Lua natal casa 1, corpo fisico, em cancer.Podendo configurar um processo psicossomatico referente à questões familiares, de formação. Plutão tambem transitava o mesmo sol natal. A mudança de habitos, condições, possibilidade de cura, retorno à posição (culminancia) do regente da casa 8, regeneração conforme postura ou morte conforme postura plutão atual na casa 6, novos habitos e outros fatores.De fato é preciso analisar todo o mapa natal e o historico de vida da entidade em questão com esta configuração. Abraços.

    1. Oi, Eduardo
      Considerar a casa 8 como “regeneracao” é astrologia moderna, e portanto nao concordo. Um Saturno em bom estado na 8 pode trazer boa sorte no casamento (casar com alguèm com dinheiro) mas para a parte da saúde, sempre vai ser um maléfico.
      Quanto ao restante, o próprio tempo dirá, nesse caso prefiro desejar boa sorte e oferecer bons votos. Sugiro também algumas boas simpatias, rezas, oferendas, além é claro de procurar bons profissionais médicos.
      Ab

  11. Quando falastes que escorpião e capricórnio são inimigos, gostaria de entender como isso funciona na prática. Quando há um sextil entre planetas nesses signos, o aspecto na verdade é maléfico então ?

    1. Eu nao encontro o contexto onde falei isso… Nao acho nenhum lugar nesse texto, onde vc leu isso?

      1. Foi nos comentários, talvez tenha interpretado mal, inimizade pela colocação nos planetas, que sim, estão maus.
        “No seu caso específico, é necessário notar que uma lua em capricórnio na 2 nao ajuda às financas, e ao mesmo tempo saturno prejudica estando na casa de um malefico na 12, e ainda os dois planetas estao em signos de inimizade mútua.”

        1. oi, Cristiane
          sim, voce está certa, estava comentando os dois planetas especificamente. No caso eu também cometi um erro…comparando lua e saturno, o signo de escorpiao é um signo de inimizade com a lua, portanto qualquer planeta em escorpiao é sentido pela lua como inimigo, mas o signo de capricornio nao é inimigo a saturno.

Deixe uma resposta