Calendário dos trânsitos

O mês vai ser dividido em duas partes, a primeira na segunda semana, com Júpiter entrando em Sagitário, e a segunda mais radical uns dias depois, com os nodos mudando de signo.

7 de novembro – lua nova em 15 escorpião

8 de novembro – Júpiter finalmente vai para Sagitário, aleluia.

9 – Vênus retrógrada faz um trígono com Marte

15 – marte entra no signo de peixes

16 – vênus fica direta no grau 25 de libra. No começo de dezembro volta para escorpião.

16 – O nodo médio da lua oficialmente entra em câncer.

17 – mercúrio fica retrógrado

19 – marte em quadratura com Júpiter.

22 – sol entra em sagitário

23 – Lua cheia em 1 sagitário oposição a Júpiter e quadratura marte.

26 –  mercúrio retrógrado fica em quadratura com marte

27 – marte sextil saturno

Análise do mês

O mês só começa a animar na segunda semana entre 7 a 9. Como sempre, evite uns dois ou três dias perto da lua nova. Eu sei que a McAstrologia começou a falar que você deve começar a fazer as coisas na lua nova, mas isso não é verdade classicamente. Fora algumas poucas coisas, a lua nova tem a ver com eliminação, segredos, desaparição. Se você tem um planeta conjunto ou oposto 15 de escorpião, ele tende a “desaparecer” por um mês.

Nessa semana também temos um trígono de vênus com marte (completa no dia 9). O simbolismo é o equilíbrio entre união e rompimento, brigar e afagar. Pode ajudar a resolver conflitos durante os dias que levam ao trígono.

A maior novidade do mês é a entrada de Júpiter em seu signo, Sagitário. Sagitário é o domicílio de Júpiter. Apesar de não podermos interpretar ingenuamente que “tudo vai melhorar”, Júpiter representa valores espirituais, conhecimento, educação, pessoas de saber, e seu trânsito geralmente mostra os ciclos de crescimento econômico, luta pelos direitos e otimismo econômico. Essa vai ser a última prévia positiva antes de Júpiter entrar em sua queda em capricórnio (daqui a uns 11 meses) e depois formar a Grande Conjunção de Júpiter e Saturno em Aquário em 2020.

Para ver se haverá impactos na sua vida (trânsitos sozinhos não costumam dar grandes impactos), veja se transita o seu Sol, Lua e Ascendente natais.

  • aspectos bons com a lua costumam dar bons relacionamentos amorosos e na família, melhorar a saúde;
  • aspectos bons com o sol costumam dar melhoria na situação profissional, otimismo e novos projetos;

Mercúrio retrógrado, marte e os nodos mudam de signo

Ok, até agora foi tudo bem, a coisa começa a esquentar no meio do mês com a mudança dos nodos de signo.

Dia 15 marte vai para peixes (até 31 dezembro). Isso afeta os signos duais (gêmeos, virgem, sagitário e peixes). Se você tem, natalmente, em um desses signos:

  • sol – carreira fica mais competitiva, impulsiva, complicada
  • lua – irritação no emocional. Cuidar da saúde e evitar cirurgias eletivas é uma ideia.
  • marte e saturno – cuidado com acidentes, evite viagens dentro do possível (atrasos ou esteja preparado para problemas e enganos)

Famoso mercúrio retrógrado começa dia 17 (13 sagitário) e vai até 7 de dezembro (27scorpio)- nosso amigo mensageiro fica retrógrado três vezes por ano por umas 3 semanas. Note principalmente os pontos de estação, 13 Sag e 27 Escorpio, pois são os pontos em que fica parado mais tempo no seu mapa natal. Veja também por onde passa no Retorno Solar.

Os nodos lunares causam os eclipses. Não são exatamente pontos, e sim áreas, mas tecnicamente está mudando de signo também, indo de leão para câncer (e o nodo sul indo para capricórnio). Os eclipses não seguem exatamente os nodos (como eu falei, são áreas) mas isso significa que os eclipses vão agora passar para o eixo Câncer-capricórnio pelos próximos 19 meses.

Se você tem o sol, lua, ascendente ou outros planetas conjunto ao trânsito dos nodos (os nodos não fazem aspecto), use uma orbe pequena e lembre:

  • os eclipses mostram eventos externos a nós que nos afetam – exemplo, a depressão econômica fecha sua empresa e você vai despedido com um monte de gente, não lhe afetou diretamente, mas junto com muitas pessoas.
  • Eclipses solares que caem em algum ponto importante podem ter vários efeitos dependendo de técnicas de previsão como firdaria. Mas, no geral, a pessoa sente que uma área da vida fica fraca ou desaparece por alguns meses. Por exemplo eclipse solar em vênus e a pessoa sente que a vida romântica esfria.
  • Eclipses lunares dão mudanças por uns três meses. A área ganha atenção e muito movimento.

A conjunção dessas três coisas na mesma semana não é muito promissora para quem gosta de um mundo calmo e sem novidades.

Já para o final do mês temos uma lua cheia no dia 23 em quadratura com marte e oposição a júpiter, recém entrando em sagitário.

Dia 26 de novembro temos quadratura de mercúrio e marte. Como esse mês tivemos a quadratura direta, que coincidiu com o escândalo de caixa 2 de bolsonaro, por isso é razoável supor que reflexos ou ecos desse caso voltem. De qualquer jeito, a energia geral é de mentiras, falsidade, ladrões, problemas com informação falsa. Nos dias anteriores, se tiver que assinar coisas leia a letra miúda e espere algum tipo de falsidade, mesmo que não mentiras diretas.

 

 

 

 

Comments

  1. Olá Yuzuru td bem? Pra quem tem no mapa Natal Júpiter em sagitário na casa 12 com o nodo norte alguma esperença nos próximos 11 meses ? Ou já seria melhor fazer um upgrade no seguro de saúde rs. E com o nodo sul entrando em capricórnio(meu ascendente) no caso onde eu tenho sol e mercúrio natais e acho q saturno(regente da minha carta natal) está em capricórnio? Tipo juntando td Júpiter na 12 nodo sul na 1 já é motivo pra ir planejando funeral ? rsrs

    1. Oi, Fred
      bem, se júpiter vai voltar à sua posição original, ou seja um retorno, é a mesma configuração uma vez a cada 11 anos e meio. O que aconteceu com você por volta de 2007?
      Depois compare com a casa em que cai Júpiter no Retorno solar do ano que vem – isso mostra como o potencial do retorno é ativado

  2. Obrigada mais uma vez pelo texto!
    Quando os nodos do trânsito fazem conjunção com os nodos sul natais, é um período considerado benéfico ou maléfico???

    1. não necessariamente, nenhum é um ciclo de 9 anos, há vários ciclos – talvez olhando o que aconteceu 9 anos antes você encontre semelhanças

Deixe uma resposta